por AdrianoS »
03 Abr 2021, 21:08
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje AdrianoS escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão escreveu:AdrianoS escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal,
estou com uma dúvida, mas pesquisando no fórum, não consegui encontrar resposta em nenhum tópico, por isso estou postando por aqui, ok!
Seguinte, alguém sabe dizer em qual temperatura as ventoinhas deveriam armar e desarmar ao arrefecer no motor 2.2 8 válvulas?
As temperaturas para aberturas de ventoinhas depende muito do ano do carro tanto para 2.2 como 2.0. Isto porque os que usam cebolões como sensor de ventoinhas tem várias opções, umas como originais e outras inventadas e assim mudando a temperatura para armar, tendo umas assustadoramente altas. Enquanto o modelo 99 pra frente usam o sensor de temperatura da agua para esta função, mas se o seu carro for este 2001 como informado e usar um plug original o correto é ele armar as ventoinhas aos 90º e desligar ali perto de 85 ou menos. Se usar um plug MTE 4051 ele vai armar mais cedo, uns 88º e levará para uns 83. Tudo isto se o sistema tiver perfeito porque se tiver problema de circulação da água que pode ser radiador ou termostática elas podem armar com 90 e não desligar mais ou se o problema for menor, demorar muito para desligar. Quando se diz 90º no Vectra é exatamente no meio do mostrador.
Se você quiser saber se o sistema do seu carro está bom e assim ter uma leve certeza que o problema possa ser sensor ou cebolão, basta você colocar o carro na estrada livre em baixadas e velocidade de 80 pra cima. Ai ele terá que está no máximo 83º, se tiver acima disto, no caso do Vectra, com certeza que há problemas de circulação correta da água.
Almeidão, aproveitando a deixa, você sabe dizer qual é o comportamento normal de pressão no reservatório de expansão? Assim, após um dia sem funcionar o carro, ao abrir a tampa do reservatório com motor totalmente frio, é normal estar totalmente despressurizado, ou não, deveria dar aquela soprada indicando que mesmo frio ainda estava pressurizado? O normal é manter a pressão mesmo depois de frio?
Nada disto, ele tem que está sem pressão nenhuma e nem precisa está totalmente frio. A tampa do reservatório tem uma válvula para liberar o vapor, se não tivesse esta válvula com certeza iria vazar em algum lugar ou estourar uma mangueira, se você para o carro em um local silencioso, muito silencioso e ele bem quente e desligado e você se aproximar da tampa se pode ouvir ele a cada instante liberando um pequeno sopro e não pode ser constante porque se fosse iria vazar água, as tampas antigas se ouve mais fácil, porem o modelo mais novo é mais confiável. Isto faz com que a perca de uns 50 a 100 ml em 90 dias seja normal, porque o vapor sai e logicamente a água sai junto. Um carro que trabalha muito quente vai perder mais que um com temperatura normal.
Outra dica sobre a tampa e vale ressaltar que estou falando de uma perfeita, original e que ainda um frentista não estragou e que o sistema seja perfeito, aliás nunca deixe o frentista mexer nisto. Colocar ela no logar, ir até final e aperte ela somente 1/4 de volta, dai pra menos, nunca mais que isto e pode ter a impressão que não está fechada, mas pode ter certeza que está sim. E pra finalizar, se tiverem usando um aditivo correto e com 3 litros que é o normal, podem completar com água sempre e no decorrer da vida útil do aditivo, não será afetado em nada. Eu só recomendo o que eu uso, e nada contra os outros e pior que nada a favor também kakakakkak
Puxa vida Almeidão, você é um verdadeiro acervo técnico do Vectra, rsrs, muito obrigado meu amigo por sanar as dúvidas que eu tinha!!!
É que tive que trocar a junta do cabeçote do meu recentemente, por estar infiltrando o líquido de arrefecimento no 4º cilindro, e percebi que antes dessa manutenção o reservatório ficava pressurizado até por período superior a 1 semana, quando eu ia conferir os níveis, eu reparava que estava com o nível do líquido baixo, a hora que ia abrir a tampa, saia o ar sob pressão e até subia um pouco o nível, mas não teve jeito de não fazer a manutenção agora, pois já estava começando a falhar na primeira partida do dia, e fiquei com receio de ir postergando e em algum certo dia ter uma surpresa de um calço hidráulico e prejudicar mais ainda o motor.
Daí fiquei na dúvida, porque hoje, depois de corrigido o problema, não segura mais nada de pressão, isso ao conferir o nível com o motor frio, já de um dia para o outro, e eu não me lembrava como era o comportamento antes de ocorrer o problema, se também era assim. Mas também não baixa mais o nível do líquido, nem rateia mais nada na primeira partida do dia. Realmente é comportamento norma mesmo então, ter zero de pressão ao esfriar o motor.
Excelente, muito obrigado novamente Almeidão!!
Ahh e ainda irei fazer o teste de rodagem na pista, conferindo sobre aquela dúvida sobre a temperatura, daí posto o resultado!
Obrigado e abraços.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal