O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra A[Vectra A] Motor falhando/oscilando

15 mensagens   •   Página 1 de 1
Ferreira28
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Jun 2015, 13:10
Nome Completo: Harrison Costa Ferreira
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[Vectra A] Motor falhando/oscilando

por Ferreira28 » 08 Jun 2015, 13:42

Boa tarde galera!

Sou novo no fórum mas já acesso e leio os conteúdos a um bom tempo afinal meu sonho sempre foi ter um vecão, não era desta forma que eu gostaria de começar (já perguntando) mas finalmente consegui vir a conquistar meu primeiro carro que por ser ano 95 esta com algumas coisas a serem feitas que estão tirando meu sono! :13: .

Desde que eu comprei o carro, de um amigo familiar, ele vem apresentando os seguinte problemas:

- O carro liga de primeira sempre, nunca tive que segurar a chave por mais do que 2 segundos, mesmo quando morre.
- Motor Fraco e falhando, pipocando as vezes.
- Quando eu estou em movimento, por exemplo, 2º e vou passar em uma lombada ao pisar na embreagem até o final o carro desce a rotação e apaga, Detalhe, se eu ligo o carro (parado) e saio para olhar o motor por exemplo, ele não morre, ao ficar ligado o motor fica oscilando é possível ouvir que as vezes a rotação desce e sobe novamente.
- Outra coisa que notei foi que as vezes o ponteiro do velocímetro fica estático ou até desce, me levando a acreditar ser o sensor de velocidade.
- Sensor de I.E. as vezes ascende e apaga porém na maior parte do tempo ascende e permanece ligada por um longo período e quando desligo e ligo novamente esta apagada por breve período.

Foi trocado o Sensor de Massa de fluxo de ar e após isso, parou com a morte ao pisar na embreagem porém o carro emite alguns pipocos que vem de baixo do capô quando acelerado até altas rotações além de um som um pouco mais forte que aparenta as vezes vir de baixo do capô como se fosse um som de escapamento porem grave.

O motor foi refeito a menos de 5 meses,
Velas novas,
Só ando com gasolina aditivada vpower.

Galera, já agradeço por aqui, qualquer tipo de opinião, experiências próprias, algo que me guie!

Avatar do usuário
amf
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 273
Registrado em: 01 Fev 2014, 14:49
Nome Completo: Marcos
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [Vectra A] Motor falhando/oscilando

por amf » 08 Jun 2015, 17:47

Nossa, verifique o ponto, as velas, cabos, distribuidor. Verifique o corpo de borboleta na admissão carbonização nas bordas da borboleta deixa a marcha lenta quadrada. E veja se está muito sujo o atuador de passo.
Imagem

Ferreira28
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Jun 2015, 13:10
Nome Completo: Harrison Costa Ferreira
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [Vectra A] Motor falhando/oscilando

por Ferreira28 » 08 Jun 2015, 22:01

Boa noite amf!

Agradeço muito pelas dicas, é sempre difícil chegar até o mecânico e falar olha ai sem ter um pouco de conhecimento sobre o que possa ser,

Amanhã levarei ele na oficina logo pela manhã e citarei os pontos que você me disse além de passá-lo no scanner, assim que obtiver uma resposta eu posto aqui!!!

Novamente muito obrigado!

----adicionando

Liguei-o agora pela noite, ao acelerar o carro morre, mesmo parado e desengatado esta falhando tanto ao acelerar que se pisar ele morre.

Avatar do usuário
amf
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 273
Registrado em: 01 Fev 2014, 14:49
Nome Completo: Marcos
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [Vectra A] Motor falhando/oscilando

por amf » 09 Jun 2015, 16:33

O meu Vectra teve uns sintomas parecidos uns anos atras, depois de ter rodado uns 10 km em dias muito quentes, começava a engasgar, do tipo de acelerar forte e cortar o combustivel, acelerando devagar ficava fino. Mas ao engatar a 1ª dai engasgava. Resumindo o pre-filtro na bomba estava com uma guarnição de borracha que vai nas bombas desses Vectras envolvendo o pre-filtro, dificultando a entrada de combustivel.
E isto foi um palpite meu para que o mecanico desse uma olhada, pois ja tinha trocado: velas, cabos, sensor de rotação, sonda lambda e continuava engasgando. A guarnição foi retirada e aproveitei e trocamos as mangueiras, e pronto, nunca mais engasgou. :52:
Imagem

Ferreira28
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Jun 2015, 13:10
Nome Completo: Harrison Costa Ferreira
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [Vectra A] Motor falhando/oscilando

por Ferreira28 » 09 Jun 2015, 20:03

Obrigado pela dica amf!

Hoje levei o carro na oficina, e ao abrir o capo o mecânico constatou que a braçadeira do tubo do sensor maf estava frouxa (o mesmo que trocou o sensor)! Estava passando ar direto pela folga.
Trocado isso o carro esta sem oscilação, quanto as mortes repentinas ao pisar na embreagem tbm esta tudo ok, respondendo bem as acelerações, o motor voltou a ter potência, quanto a isso realmente era o sensor maf, agora é incrível, você arruma uma coisa e outra aparece! você sai perfeitamente em baixa rotação tira o pé da embreagem e segura a velocidade em digamos 15~20km (meio rpm sem forçar para 2º nem soltar para voltar a neutra) em uma rua movimentada de pedestres, ao retomar a aceleração o carro fica instável e começa a pular! pedindo rotação mesmo se antecipando uma segunda permanece... Vou quinta ao mecânico e vamos passá-lo no sensor, pois a luz da injeção se mantem acesa.

Ferreira28
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Jun 2015, 13:10
Nome Completo: Harrison Costa Ferreira
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [Vectra A] Motor falhando/oscilando

por Ferreira28 » 16 Jun 2015, 19:53

Pessoal, problema resolvido, passei o carro no scanner apontou erro na sonda lambda e no TPS, foi feita a substituição somente do TPS e problema resolvido, carro forte novamente não engasgando entre as aceleradas e nem morrendo ao pisar na embreagem até o final quando em baixa velocidade.

Quanto a sonda lambda era o próprio problema do TPS que estava desregulando a lambda.

Fica a dica para quem tiver o mesmo problema, vale a pena conferir. Obrigado!

Avatar do usuário
amf
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 273
Registrado em: 01 Fev 2014, 14:49
Nome Completo: Marcos
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [Vectra A] Motor falhando/oscilando

por amf » 17 Jun 2015, 14:47

Bom, valeu por postar a resolução do problema. Só desfrutar da maquina gora. :52:
Imagem

Ferreira28
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Jun 2015, 13:10
Nome Completo: Harrison Costa Ferreira
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [Vectra A] Motor falhando/oscilando

por Ferreira28 » 17 Jun 2015, 22:57

Opa meu amigo valeu!!! Até agora só fiquei correndo atrás disso, agora como vc disse irei só desfrutar! :102:

Glafernandes
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Dez 2021, 07:53
Nome Completo: Glaucia Fernandes Brandão
Cidade: Munhoz
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 34

[Vectra A] Motor falhando/oscilando

por Glafernandes » 20 Dez 2021, 09:17

Glafernandes • 57 minutos atrás
Bom dia pessoal , então vou tentar resumir o meu problema estou com um Vectra 98 2.0 8V o que acontece é o seguinte ele está falhando muito meu marido já pegou ele falhando e só piorou ,meu marido já trocou bomba de combustível , já trocou sensor de rotação e a falha não para ,ele trocou junta do tbi e o carro teve uma grande melhora até aí tudo bem mais no outro dia o carro voltou a falhar do mesmo jeito ,meu marido está com suspeita da válvula canister mais ele não tem certeza outra ele só aceitava andar em alta rotação e só quando acendia a luz de injeção o carro ficava melhor e depois que meu marido fez essas trocas só aceita andar em baixa e quando acende a luz de injeção ele engasga parece que inverteu as coisas ,e ele falha demais então pessoal é isso
Obrigada.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Vectra A] Motor falhando/oscilando

por Almeidão » 20 Dez 2021, 09:40

Glafernandes escreveu:Fuente del Mensaje Glafernandes • 57 minutos atrás
Bom dia pessoal , então vou tentar resumir o meu problema estou com um Vectra 98 2.0 8V o que acontece é o seguinte ele está falhando muito meu marido já pegou ele falhando e só piorou ,meu marido já trocou bomba de combustível , já trocou sensor de rotação e a falha não para ,ele trocou junta do tbi e o carro teve uma grande melhora até aí tudo bem mais no outro dia o carro voltou a falhar do mesmo jeito ,meu marido está com suspeita da válvula canister mais ele não tem certeza outra ele só aceitava andar em alta rotação e só quando acendia a luz de injeção o carro ficava melhor e depois que meu marido fez essas trocas só aceita andar em baixa e quando acende a luz de injeção ele engasga parece que inverteu as coisas ,e ele falha demais então pessoal é isso
Obrigada.


São vários problemas que faz um carro falhar, e são diversos tipos de falhas que estando de longe não podemos suspeitar o que seria mas tem algumas peças que são partes de manutenção que quando não são cuidadas vão criando uma corrente de problemas onde o acerto seria quase que trocar tudo. No fato de acender a luz da injeção, é que o carro está buscando soluções para não te deixar a pé, e esta solução é uma reserva imediata, não algo como salvação constante.
No seu caso eu supeito ser a sonda Lambda e o sensor de temperatura da Agua, este que fica em cima da saida da termostática, um plug azul qu pode ser comprado em qualquer loja a peça é MTE 4051. Já a sonda lambda tem que ser a original ou Bosch de um fio que usa o seu carro. Pode ser outras coisas, mas o fato de acender a luz da injeção, suponho que possa ser isto.
Agora o que pode fazer o carro falhar além da sonda lambda e o plug sensor de temperatura da agua:
1 - bicos injetores
2 - filtro de gasolina sujo
3 - pré filtro da bomba de gasolina, se já foi trocado a bomba, acredito que esteja limpo.
4 - Sensor TPS (posicionador da borboleta)
5 - atuador da marcha lenta
6 - cabos de velas
7 - velas
8 - bobinas
9 - sensor de rotação muito apertado na carcaça do motor.
10 - Sensor MAP
Imagem

Glafernandes
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Dez 2021, 07:53
Nome Completo: Glaucia Fernandes Brandão
Cidade: Munhoz
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 34

[Vectra A] Motor falhando/oscilando

por Glafernandes » 20 Dez 2021, 10:14

Obrigado por responder ,vou pedir para meu marido verificar essas peças , aparentemente foi trocado os cabos de velas dele , mais mesmo assim vou pedir para ele verificar ,esse problema está nos deixando doido ,parece carro que dá falta de combustível e outro problema também é a bateria as vezes dá partida e as vezes não dá , não sei se pode ter algo a ver , depois volto pra contar o que aconteceu .
Obrigado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Vectra A] Motor falhando/oscilando

por Almeidão » 20 Dez 2021, 14:20

Glafernandes escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado por responder ,vou pedir para meu marido verificar essas peças , aparentemente foi trocado os cabos de velas dele , mais mesmo assim vou pedir para ele verificar ,esse problema está nos deixando doido ,parece carro que dá falta de combustível e outro problema também é a bateria as vezes dá partida e as vezes não dá , não sei se pode ter algo a ver , depois volto pra contar o que aconteceu .
Obrigado


Sobre a bateria as vezes liga e as vezes não, pode ser ela em curto e isto faz com que tudo dá errado no carro, mas pode ser arranque ou cabos frouxo nela ou no arranque ou pode ser atrás da bateria uma caixa com fusíveis, teria que tirar todos eles, lubrificar com WD 40 e remontar, Tem uma tomada redonda parecisa a um cachinbo, teria que soltar ela desenroscando e lubrificar ali e na montagem colocar com atenção, sed sente na mão quando ela é enroscada certa. Sobre o arranque teria que soltar as porcas e colocar graxas e nçao apertar muito porque ali é cobre e como a rosca fácil e se for mexer ali tem que soltar o cabo positivo da bateria.

É, o carro pode ter muitas coisas ruins, mas o principal tem que está bom para achar o defeito real, o principal é vela, bobina, arranque e bateria. Mas o que faz acender a luz com facilidade é a sonda lambda, o resto pode ser que uma limpeza resolva.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Vectra A] Motor falhando/oscilando

por chirola » 20 Dez 2021, 16:24

uma pergunta , a luz da injeçao ela liga e fica ligada uo liga depois de uns segundos desliga ou ela pisca em algumas situaçoes .
no meu caro dependendo da situaçao ela acende fica uns dois segundinhos e desliga , meu carro anda normal e eu sei que esa falha sao os bicos sujos coisa que resolvere no feriado de fim de ano ,
vi uma mensagem sua no chat a valvula do canister ela fica fechada a maioria do tempo e se falha geralmente tranca fechada e nao da diferença a minha fico trancada uma par de anos .

Srayol
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Jan 2017, 08:05
Nome Completo: Sebastião Octávio RAYOL
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[Vectra A] Motor falhando/oscilando

por Srayol » 29 Jul 2022, 06:39

Bom dia a todos do clube do Vectra.
Tenho um Vectra 97, 8 válvulas, 2.0, GLS, que estava com o mesmo problema dos demais já descrito neste fórum.
Me sentir na obrigação de compartilhar, como resolvi a situação .
Verificando o cabo do sensor de rotação, vi que o mesmo estava pegando na polia do motor, cortando o mesmo e fazendo o isolamento, com estouros e falhas.
Usei uma fita isolante e um enforca gato para afastar o mesmo da polia, e, caso resolvido.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3398
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Vectra A] Motor falhando/oscilando

por chirola » 30 Jul 2022, 11:38

Srayol escreveu:Fuente del Mensaje Me sentir na obrigação de compartilhar, como resolvi a situação .

sempre que alguem comparte uma soçução e otimo para ajudar ,a maioria so joga a bomba e cuando resolve não comparte a solução.
vlw seu aporte é importante meu amigo

15 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 43 visitantes

Bem-vindo: 16 Abr 2024, 01:24