O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1381 mensagens
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 17 Jan 2022, 19:50

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Hoje comprei uma polia usada de duas posições, logo explicarei para quem tiver interessado a diferença dela e eu saberei com precisão o quanto poderei avançar ainda o meu comando ou se já está no local correto. E assim partir para outros acertos

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje cada vez mais penso que esta injeção mesmo antiga é muito inteligente, sobre vácuo eu acho que ele não estava mesmo sendo aproveitado,

e bem avansada para a epoca a correçao no caso do seu carro e feita pelo sensor MAP que vai medir o vacuo no coletor , ao avansar o comando acaba criando mais vacuo em baixa e a injeçao mesmo sem tantos recursos vai corregir o ponto e a cuantidade de gasolina a ser injetada . o unico que tem fixo no 8v e o tempo de injeçao e é o que limita vc anao tirar mais potença , mais o ponto mesmo sem sensor de detonaçao ele mexe e se adapta a cada situaçao por diversos factores seja MAP, leitura de sonda lambda , ou ate temperatura .
em baixa rotaçao a velocidade dos gases dos gases e mais lenta e encher a camera depende mais do movimento do pistão mesmo do que o vacuo gerado pelos gases de exaustão porque pelo fluxo os gases não geram vacuo suficiente para arrastar a mistura para dentro da camera ao abrir antes a valvula de escape antes aproveita mais a força da exploçao para gerar uma exaustao mais rapida por causa da preçao dentro da camera , ja em altas rotaçao ( se entende mais de 3500\4000 giros ) a velocidade dos gases e maior e atrasar o comando aproveita mais o vacuo gerado pela exaustao de gases a grande velocidade que arrastam a mistura com mais facilidade por inercia junto com o vacuo gerado pelo movimento do pistão ,
e bem complexo , adiantar muito o cmando eleva tambem a temperatura na descarga mais não tem magia se ganha em baixa perde em alta se ganha em alta perde em baixa , um drama superado pela tecnologia com os comandos variaveis seja vvt da toyota , vtec da honda etc...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 22 Jan 2022, 20:16

E alguém tem ainda duvida sobre esta polia GM duas posições e piora quando ela é da marca FGP que tem o numero 1 e 2. Este vídeo pode te ajudar a resolver o problema. E com certeza quem tem ela da marca FGP, a dica é verificar o ponto que ele pode está atrasado em 4mm.

https://www.youtube.com/watch?v=HJjie6ME-JU
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 23 Jan 2022, 02:58

Olhando o seu video entendi bem a diferença e o porque da posição do comando, deixe um comentário lá , basicamente a diferença de posição de efi para mpfi com o mesmo comando se da pelo tipo de alimentação que muda de um bico para 4 bicos multiponto o que permite uma posição diferenciada do comando para tirar melhor proveito dele com a tecnologia mpfi e correção de ponto que permite a injeção mais moderna acho que foi bem esclarecido graças a seu carro que funcionou como laboratório para o teste , na ultima abastecida no meu carro pensando em tudo isto fiz um teste para tirar umas duvida , coloque 22 litros de gasolina como e mude minha forma de dirigir esticando um pouco mais a segunda marcha na cidade e asim reduzi muito as trocas de marcha por não colocar 3ra marcha e ter que reduzir nos cruzamentos e lombadas, tambem em algumas partes do trajeto nao colque a 5ta marcha e rode em cuarta com o giro entre 2000 e 2500 rpm ,o resultado foi uma redução de consumo passando de 9,2km/l para 10km/l no mesmo trajeto misto de todo dia , por ISO acredito que cuando VC erte o milimetro que falto na polia regulável com mais torque em baixa e acostumando vai melhorar ainda mais o consumo .
Se aha o ponto de torque e tirar proveito dele consegue melhorar o rodar do carro e o consumo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Jan 2022, 14:29

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Olhando o seu video entendi bem a diferença e o porque da posição do comando, deixe um comentário lá , basicamente a diferença de posição de efi para mpfi com o mesmo comando se da pelo tipo de alimentação que muda de um bico para 4 bicos multiponto o que permite uma posição diferenciada do comando para tirar melhor proveito dele com a tecnologia mpfi e correção de ponto que permite a injeção mais moderna acho que foi bem esclarecido graças a seu carro que funcionou como laboratório para o teste , na ultima abastecida no meu carro pensando em tudo isto fiz um teste para tirar umas duvida , coloque 22 litros de gasolina como e mude minha forma de dirigir esticando um pouco mais a segunda marcha na cidade e asim reduzi muito as trocas de marcha por não colocar 3ra marcha e ter que reduzir nos cruzamentos e lombadas, tambem em algumas partes do trajeto nao colque a 5ta marcha e rode em cuarta com o giro entre 2000 e 2500 rpm ,o resultado foi uma redução de consumo passando de 9,2km/l para 10km/l no mesmo trajeto misto de todo dia , por ISO acredito que cuando VC erte o milimetro que falto na polia regulável com mais torque em baixa e acostumando vai melhorar ainda mais o consumo .
Se aha o ponto de torque e tirar proveito dele consegue melhorar o rodar do carro e o consumo

Hoje eu estou testando gasolina, o que me favorece isto é a câmera que comprei que posso olhar dentro no orifício das velas, comecei em um posto só aditivada, mas sem bandeira achei que os pistões escureceram rápido, inclusive o quarto cilindro bem escuro, a velas com o pé da rosca preto e o resto normal que diz claramente que está normal o funcionamento segundo o que vejo nas velas. Mas esta semana comecei a usar a grid da Petrobras, hoje o quarto cilindro continua escuro mas nem tanto já o primeiro que também estava escuro voltou a cor do alumínio de quando limpei. Nós temos um grande problema, ninguém fiscaliza o aditivo e o pessoal usa o que quer para aditivar e usar nos postos sem bandeira, neste caso posso pensar que pelo menos a Grid já sabemos que vem pronta lá de dentro. Continuarei monitorando e policiando bem este quarto cilindro o porque está mais preto. Continuarei com a Grid para ter mais certeza.

Sobre a polia eu tinha calculado 3mm pela internet no olhômetro, ou seja não errei muito, logo logo avançarei este um milímetro restante, mas já nem sei se conseguirei notar melhoras no funcionamento porque ele está perfeito e o simples fato de não ouvir o comando batendo na gaiola já é algo fantástico.
Imagem

Kabotchá
Member
Member
Nome Completo: Paulo Ito
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

por Kabotchá » 23 Jan 2022, 14:37

Boa tarde.
Estou com problema com meu vectra gt já um tempinho.
Quando ligo o ar em cada um tempo a luz interna do carro fica fraco e o ar também fica fraco parece que está puxando a parte eléctrica toda do carro.
Mais ele gela tudo certinho.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Jan 2022, 16:42

Kabotchá escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde.
Estou com problema com meu vectra gt já um tempinho.
Quando ligo o ar em cada um tempo a luz interna do carro fica fraco e o ar também fica fraco parece que está puxando a parte eléctrica toda do carro.
Mais ele gela tudo certinho.

isto pode ser um problema de aterramento, verificar isto no terra da bateria, terra da caixa de marcha para o motor e outros mais e eu sempre comento que muito das vezes pode ser problemas de tomadas que tem no carro, fusíveis e relês precisando de uma limpeza tipo tirar fora todos, aplicar um DW 40 e remontar tudo. Eu sempre prefiro graxa, mas não é nada lambuzado, imagina você passar graxa em um parafuso e depois limpar ele o máximo possível com um pano, ele ficará lubrificado e limpo e eu ainda uso graxa de mecanismo que é branca e diferente de graxas usadas nos carro. Não esquecer da tomada do multimer, no Vectra B ela fica na caixa de fusível, não sei onde seria do seu carro.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 28 Jan 2022, 11:13

Se voce tem bicos injetores e quer armazenar los sem estragar, não deixe ele seco, faça igual ao video e mantenha ele perfeito. Assim faço com os que tenho e é muito fácil tirar o que tem dentro dele e deixar somente oleo.

https://www.youtube.com/watch?v=qTYzWLuOI_w
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 28 Jan 2022, 21:45

sempre com dicas boas pra nois,
obrigado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 01 Fev 2022, 09:22

Aqui eu me preparei para limpar os bicos do meu carro, lembro a todos que não tenho nada contra as maquinas de limpar bicos e comentei isto no video, o problema é que aqui e muitos outros locais faltam maquinas e quando tem máquina falta profissional pra trabalhar nelas e mesmo fabricando as coisas ainda não fica tão barato como muitos pensam,

https://www.youtube.com/watch?v=Nqoj3Qm3DNg
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 01 Fev 2022, 19:20

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Aqui eu me preparei para limpar os bicos do meu carro, lembro a todos que não tenho nada contra as maquinas de limpar bicos e comentei isto no video, o problema é que aqui e muitos outros locais faltam maquinas e quando tem máquina falta profissional pra trabalhar nelas e mesmo fabricando as coisas ainda não fica tão barato como muitos pensam,

https://www.youtube.com/watch?v=Nqoj3Qm3DNg

E asim meu amigo tem que se virar com o que tem ,mandar limparos bicos para não ficarem como VC espera não da , então tem que facer VC mesmo para obter um resultado esperado, eu gosto das soluções que VC comparte com bois tem gente que não vai entender ou que vai criticar mais o resultado vai ser bom se tem maquina profecional utiliza se não tem não vai comprar para limpar 4 bicos a cada dois anos , agradeso por compartir com nois as soluções que encontra diante dos problemas já que cualquer um pode face do jeito que VC mostra mesmo com minimo conhecimento de mecânica .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Fev 2022, 14:38

Lubrificar ignição ou qualquer outro tipo de fechaura. Parem de ficar brigando com grafite e WD 40, eles não são propriamente para isto.

https://www.youtube.com/watch?v=CqPy7_PNEmo
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 04 Fev 2022, 15:16

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Lubrificar ignição ou qualquer outro tipo de fechaura.

deixe meu comentario lano video mais comento por aqui tambem ,
aquela graxa siliconada e otima ela não suja mesmo , otimo em peças plasticas como pequenas engrenagens , eu coloco ela dentro de uma seringa para facilitar a aplicação em diferentes lugares

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Fev 2022, 20:51

Avançar ou atrasar o ponto usando uma polia ajustável no comando de válvula carro 8V.

Hoje eu avancei 1 mm no ponto do Vectra, assim cheguei nos 4 mm que eu imagino ser a diferença entre as polias do Vectra 2.0 e o Vectra 2.2 ou S10 2.2. Tive que fazer um esforço imenso para ouvir algo de detonação e a temperatura segue normal, então ali não tem mais nada a fazer.
Observei uns tempo o pistão numero 4 bem escuro e abastecendo gasolina aditivada em um posto sem bandeira, depois ele foi ficando avermelhado, bastou 15 dias usando a grid Petrobras para dar uma boa limpeza, acredito que a aditiva anterior poderias está contaminada por óxido de ferro, afinal não existe uma regra para estes aditivo no Brasil, porem usando a grid pelo menos vem pronta lá de dentro e com certeza ela não tem o poder de limpar algo como estavam os pistões do meu carro, mas posso manter eles mais limpo depois que eu mexi no motor e descarbonizei.

https://www.youtube.com/watch?v=ymNSZydgebY
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 13 Fev 2022, 19:59

Funcionamento das ventoinhas do Vectra B com ar condicionado

https://www.youtube.com/watch?v=_gY3L5s5qXM
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: antonio m.
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Tony Fera » 14 Fev 2022, 13:03

Falando em manutenção:
Oia eu retirando o pneu da roda em casa rsss
https://www.youtube.com/watch?v=AE_NXL18VFI

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Fev 2022, 14:35

É Tony, não sei se eu faria isto não, mas que dá vonteade dá. Os caras hoje estão todos em cima de metas, comprei 4 pneus novos, antes de montar colocaram uma roda na maquina, rodaram e separaram, colocaram a segunda, mesma coisa separaram, colocram a terceira, separaram colocaram a quarta e montaram o pneu. Ai disse estas 3 tem que levar para desempenar porque estão ruins, ficarão pronta a tarde, 80 reais cada uma isto antes da pandemia. Uma bagatela de 240,00 reais nas 3. Eu disse para o cara: - Duas opções montam os 4 pneus velhos e vou embora ou montam os novos e faça o balanceamento no máximo que voce consegue, porque desempenar elas nunca que farei. E será fácil pois não paguei os pneus ainda que é uma bagatela de 1.300,00 + o balancemaneto e alinhamento.

Montou tudo, fez o balanceamento, alinhou o carro e até hoje segue perfeito.

Metas meu amigo, tantos bicos por dia é a nossa desgraça.
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Tony Fera » 14 Fev 2022, 16:57

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje É Tony, não sei se eu faria isto não, mas que dá vonteade dá. Os caras hoje estão todos em cima de metas, comprei 4 pneus novos, antes de montar colocaram uma roda na maquina, rodaram e separaram, colocaram a segunda, mesma coisa separaram, colocram a terceira, separaram colocaram a quarta e montaram o pneu. Ai disse estas 3 tem que levar para desempenar porque estão ruins, ficarão pronta a tarde, 80 reais cada uma isto antes da pandemia. Uma bagatela de 240,00 reais nas 3. Eu disse para o cara: - Duas opções montam os 4 pneus velhos e vou embora ou montam os novos e faça o balanceamento no máximo que voce consegue, porque desempenar elas nunca que farei. E será fácil pois não paguei os pneus ainda que é uma bagatela de 1.300,00 + o balancemaneto e alinhamento.

Montou tudo, fez o balanceamento, alinhou o carro e até hoje segue perfeito.

Metas meu amigo, tantos bicos por dia é a nossa desgraça.

A ultima vez que troquei 2 pneus,do monza ainda
Em um borracheiro de esquina aqui perto
Quebrou a valvula dentro do bico alegando que tava podre e não saiu e que tinha que trocar o bico
eu disse tudo bem, mas, se quebrar a outra eu não tenho dinheiro pra pagar e não vai ser feito o serviço
Ficou bravo,eu disse: não tenho dinheiro pra 2 bicos
Antes eles alegavam que tava velho e ressecado,agora não "cola" mais eles quebram a valvula dentro

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 14 Fev 2022, 18:49

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje A ultima vez que troquei 2 pneus,do monza ainda
Quebrou a valvula dentro do bico alegando que tava podre e não saiu e que tinha que trocar o bico
eu disse tudo bem, mas, se quebrar a outra eu não tenho dinheiro pra pagar e não vai ser feito o serviço
Antes eles alegavam que tava velho e ressecado,agora não "cola" mais eles quebram a valvula dentro

verdade tony os desgraça eles apertama valvula para espanar ou quebram dentro , trocar o bico ja não cola cuando troque os pneus do meu carro em uma loja o pessoal foi bem legal e eu premio a sinceridade , o cara falo logo não presisa trocar os bicos e as duas rodas que estabam meio empenadinhas falo logo que consegue deixar rodando de boa com um balanseamento .
uma que vi em lojas de poca vergonha é desmontar o pneu e colocar o aro na maquina de balancear so que não retiram os chumbinhos velhos para ver o real estado da roda .
vi seu video desmontar com o peso do carro não tinha visto ainda , achei top a gente tinha um macaco entre dois postes para iso kakakakak , montar sim duas espatulas e martelo de borracha sim é asim que monta ate hoje os pneus de caminhao na estrada .
parabens otimo material esas coisas das antigas vão se perdendo com o tempo , mais vc tem pratica os primeiros pneus não são tão facil asim rsrsrsrsrsrsr

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 14 Fev 2022, 19:26

aproveitando o pessoal neste topico , uma consulta para trocar os coxim ou buchas da caixa de direçao é posivel trocar no lugar pela caixa de roda , ou tem que ser por baixo mesmo tirando o protetor do carter.

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Tony Fera » 15 Fev 2022, 01:08

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje A ultima vez que troquei 2 pneus,do monza ainda

verdade tony os desgraça eles apertama valvula para espanar ou quebram dentro , trocar o bico ja não cola cuando troque os pneus do meu carro em uma loja o pessoal foi bem legal e eu premio a sinceridade , o cara falo logo não presisa trocar os bicos e as duas rodas que estabam meio empenadinhas falo logo que consegue deixar rodando de boa com um balanseamento .
uma que vi em lojas de poca vergonha é desmontar o pneu e colocar o aro na maquina de balancear so que não retiram os chumbinhos velhos para ver o real estado da roda .
vi seu video desmontar com o peso do carro não tinha visto ainda , achei top a gente tinha um macaco entre dois postes para iso kakakakak , montar sim duas espatulas e martelo de borracha sim é asim que monta ate hoje os pneus de caminhao na estrada .
parabens otimo material esas coisas das antigas vão se perdendo com o tempo , mais vc tem pratica os primeiros pneus não são tão facil asim rsrsrsrsrsrsr

Tenho uma certa pratica sim,...obg !!
Sempre trabalhei em oficina e gosto de oficina
Hoje dou graças e faço por birra com borracheiros
Mas, ja troquei por necessidade financeira

1381 mensagens