por Almeidão »
05 Abr 2022, 16:57
Realmente este esquema é um esquema inteiro, aliás gosto das explicações dos "porquês" afinal fica mais fácil de entender.
No meu caso é mais simples só quero ouvir a seta batendo ao ligar la. Até fiz um esqueminha legal e ficou muito bom, mas começou a dar problema e eu defiz. Fiquei pau da vida e disse comigo mesmo não quero mais isto, mas bastou eu sair e sentir falta do ruido tic, tac kakakakakakakak.
Eu tinha feito com um relê e o sinal positivo seta esquerda para este relê e com um diódo para não encontra o fio da seta lado direito e direito entravam no mesmo pino 86 e o diôdo protegia para não piscar as 4 quando era sinalizado para qualquer lado. Começou dar uns erros tipo alguns raro momento não piscava e até agora ainda não consegui descobrir o porque. Eu não queria usar dois relês, mas acho que a solução será 2 relês mesmo, um para cada lado e os dois protegidos com diôdo sem usar o fio 30 e nem 87, será só para o ruìdo mesmo. Vou estudar mais, mas acho que a solução será esta mesmo.
Fio 14, preto e branco, luz de sinalização, engraçado que aqui no clube diz ser do carro 99 a 2005, o meu é 97 e tem este fio.
Outra solução, mas igualmnte está me aterrorizando seria usar somente um relê na saida de sinal negativo que pisca a luz do painel, acho que ali meio arriscado, já estraguei uma placa multitimer e nao quero estragar outra, vou medir esta saida pra ver se aguenta tocar um relê sem muito problema kakakkakak