O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1382 mensagens
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 23 Ago 2022, 13:14

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje mas tem um porem, eu uso pneus menores no meu carro onde o giro maximo atinge uma menor velocidade,

verdade voce utiliza roda 14

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 28 Ago 2022, 20:07

Fiz este video mais completo sobre o comutador de Ignição Vectra 96 até 2011 e também serve para o Astra. Durante o video mostro como fazer um relê de partida para dar mais vida para o comutador, relê este que uso no meu carro há muito tempo, eu disse uns 6 anos, mas uso bem mais que 10 anos e a trilha do comutador segue nova como um novo. Mostro todas as saidas do comutador, afinal ali entra positivo e saem todas positivas e uma que só usam os carros mais novos. O video é longo, mas para uma boa explicação foi necessário isto.

https://www.youtube.com/watch?v=QFetkSWfi_Q
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 29 Ago 2022, 08:55

Salve, Almeidão!

Só queria registrar aqui meu obrigado! Com o uso de um dos seus vídeos e alguns outros específicos no youtube para o Astra resolvi fazer uma manutenção no meu carro em casa mesmo. Encontrei um vazamento numa das mangueiras que entram na caixa da termostática e não estava disposto ($$) a levar pra um mecânico. Comprei uma mangueira nova original (93387187), aprendi a tirar a correia de acessórios - embora eu não tenha uma ferramenta tão prática como a sua hehe - afastei o alternador e tive o acesso necessário à mangueira!!

Mas antes de decidir fazer eu fiz toda uma análise se seria somente isso mesmo. Entendi que sim e, em vez de pagar a mão de obra pro mecânico, comprei 2 ferramentas necessárias que eu não tinha - 1 chave torx fêmea 14/16 e 1 estrela 14/15mm, que me custaram R$ 41,29. Tomei um espanco pra colocar a correia novamente, mas por fim encontrei o movimento correto e sozinho mesmo concluí o serviço. Já dei novamente um trato no reservatório de arrefecimento que tinha só um pouquinho de sujeira acumulada no fundo, completei a água e vou monitorar se não haverá vazamentos onde mexi. Não havendo, farei a troca do líquido de arrefecimento novamente. (Vou postar uma foto no tópico apropriado de como estava o líquido após 2 anos de uso). Ah, para mexer no arrefecimento deste motor também aprendi com você!

No final, ficou aquela satisfação de eu mesmo ter resolvido um probleminha que me custaria, sei lá, 3 ou 4 vezes mais que o custo que tive!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 29 Ago 2022, 09:47

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Salve, Almeidão!

Só queria registrar aqui meu obrigado! Com o uso de um dos seus vídeos e alguns outros específicos no youtube para o Astra resolvi fazer uma manutenção no meu carro em casa mesmo. Encontrei um vazamento numa das mangueiras que entram na caixa da termostática e não estava disposto ($$) a levar pra um mecânico. Comprei uma mangueira nova original (93387187), aprendi a tirar a correia de acessórios - embora eu não tenha uma ferramenta tão prática como a sua hehe - afastei o alternador e tive o acesso necessário à mangueira!!

Mas antes de decidir fazer eu fiz toda uma análise se seria somente isso mesmo. Entendi que sim e, em vez de pagar a mão de obra pro mecânico, comprei 2 ferramentas necessárias que eu não tinha - 1 chave torx fêmea 14/16 e 1 estrela 14/15mm, que me custaram R$ 41,29. Tomei um espanco pra colocar a correia novamente, mas por fim encontrei o movimento correto e sozinho mesmo concluí o serviço. Já dei novamente um trato no reservatório de arrefecimento que tinha só um pouquinho de sujeira acumulada no fundo, completei a água e vou monitorar se não haverá vazamentos onde mexi. Não havendo, farei a troca do líquido de arrefecimento novamente. (Vou postar uma foto no tópico apropriado de como estava o líquido após 2 anos de uso). Ah, para mexer no arrefecimento deste motor também aprendi com você!

No final, ficou aquela satisfação de eu mesmo ter resolvido um probleminha que me custaria, sei lá, 3 ou 4 vezes mais que o custo que tive!

Na verdade nunca é muito difícil, lógico que a experiencia vai deixando isto tudo mais fácil ainda. Estamos ai para ajudar mesmo e isto é algo que faço com prazer por perceber que falta mecanico no mercado, é bem certo que nem seria fácil sobrar com tantos modelos existente hoje, mas ter a resposta deles que: "isto é normal no Vectra", " isto é normal no Astra, "isto é normal no Gol" não me deixa muito contente e sempre prezo muito pela segurança e uma delas é evitar olhar o cara fazer sangria de freio com alicate de pressão.

Valeu, se precisar estamos sempre a disposição.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 29 Ago 2022, 14:22

os videos sempre ajudam muito , e uma pessoa que dedica seu tempo para comprtir seu conhecimento de forma gratuita a troca de nada so pode ser uma boa pessoa .
sempre agradeço pela informação , e sim tem vez que mesmo pagando um mecanico o carro não fica bom em breve teria que trocar a junta da tampa de valvulas do meu carro tentare tirar fotos explicando porque o 16V vaza tanto nesta junta , tinha trocado so que o meu silicone estaba velho e não vedo dereito mais tentare lembrar de tirar as fotos para compartir , vlw

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 30 Ago 2022, 08:16

chirola escreveu:Fuente del Mensaje... e sim tem vez que mesmo pagando um mecanico o carro não fica bom...

Nem me fale... desde quando comprei meu Astra ela está melando na tampa de válvulas: mandei no mecânico pra trocar a junta, não resolveu; comprei tampa nova original + junta, não resolveu; posteriormente pedi pra tentar novamente com um junta nova e ficou na mesma.

Também já levei para trocar as juntas do cárter (esse motor GM babão :-( ) e o mecânico não acertou a mão - tá lá melando o piso da garagem com óleo. Qualquer dia a patroa vai azedar e mandar eu deixar o carro na rua. Vou ter que trocar de mecânico. O rapazinho é honesto e sabe trabalhar, mas tem coisas que só alguns "macaco véio" conhece os macetes.
JULIANO -

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 30 Ago 2022, 09:24

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje... e sim tem vez que mesmo pagando um mecanico o carro não fica bom...

Nem me fale... desde quando comprei meu Astra ela está melando na tampa de válvulas: mandei no mecânico pra trocar a junta, não resolveu; comprei tampa nova original + junta, não resolveu; posteriormente pedi pra tentar novamente com um junta nova e ficou na mesma.

Também já levei para trocar as juntas do cárter (esse motor GM babão :-( ) e o mecânico não acertou a mão - tá lá melando o piso da garagem com óleo. Qualquer dia a patroa vai azedar e mandar eu deixar o carro na rua. Vou ter que trocar de mecânico. O rapazinho é honesto e sabe trabalhar, mas tem coisas que só alguns "macaco véio" conhece os macetes.

A tampa do 16 V eu não me meto porque nunca desmontei uma, sei que erram muito na de 8V que é muito simples, posso imaginar que a 16 eles se perdem totalmente, mas o carte é bem fácil, usando a junta de aluminio original dele usada e com silicone comum dará certo. O meu eu montei com silicone vermelho, o mais fraco dos silicones, isto em 2005 e não vaza nada até hoje. Tem uns que usam o silicone black, bem este veda até sem limpar o óleo, mas fica ruim de arrancar depois caso for preciso.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 30 Ago 2022, 13:10

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Nem me fale... desde quando comprei meu Astra ela está melando na tampa de válvulas: mandei no mecânico pra trocar a junta, não resolveu

olha na ultima que troque fou cuando troque os tuchos do meu carro e estaba la dois anos sem vazar cuando coloque a nova o silicone que tinha estaba velho e não vedo bem mais acredito que se vc quer que fique bom vc mesmo vai ter que facer, mecanico não entende o motivo do vazamento e não é a tampa o problema é a junta de reposição e o molde utilizado para fabricar ela . seu carro vaza na tampa do lado da bobina? ou atrais das polias do motor o mais comum e vazar perto da bobina e facer um belo de um meladão .
no carter meu carro tem uma junta de papelão que eu mesmo coloque , não coloque cola so graxa na junta e esta la tambem dois anos sem vazar , no carter da caixa de marchas a junta tambem é de papelão com graxa e esa tem 4 anos sem vazar uma gota .

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje , usando a junta de aluminio original dele usada e com silicone comum dará certo.

sempre recomendo pasar cola ou silicone do lado da tampa e não do bloco , o motivo e que se vai para um mecanico tem uns que são meio ignorantes e ao limpar a cola do bloco podem riscar e cagar de vez tudo a tampa sempre e mais facil se estragar para trocar , tem mecanicus que nem limpa osilicone velho so manda mais e cola denovo kakakakakak uma desgrama ,
vejo videos de mecanicos colocando cola e da ate uma coisa ruim eles colocam uma ignorancia de cola ou silicone , cuando coloca silicone eu aconcelho cortar o bico dele fino e pasar um fio de silicone no meio da junta, como referencia sabe o grosor do o´ring da valvula termostatica esa é a cuantidade e grosor que eu paso , deixa uns 20 minutos secar um pouco coloca a tampa e so encosta com a mão os parafusos uma encostadinha de leve e deixa asim para curar um pouco o silicone geralmente minha ansiedade não deixa mais de uma hora , e so depois aperta , tem que dar tempo ao silicone curar para criar uma junta , não adianta colocar um kilo de cola e apertar logo so vai conseguir que o silicone vai parar dentro e fora do motor .

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 30 Ago 2022, 15:02

chirola escreveu:Fuente del Mensaje seu carro vaza na tampa do lado da bobina?

Vaza por tudo, mas não chega a escorrer óleo - só fica melado. Eu não tive coragem de mexer com ela por causa do torque nos parafusos, visto que não tenho torquímetro. Eu tenho esperança que essa tampa ainda preste (daí o receio de apertar em demasia) pra talvez tentar mandar pra um mecânico mais gabaritado. Embora eu já esteja imaginando o que pode acontecer: quando eu contar que a tampa já foi trocada e continuou vazando, ele diga que então já empenaram ela e precisa de uma nova... :23:
JULIANO -

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 30 Ago 2022, 15:47

É Chirola silicone na mão dos mecanicos garanto pra você que não vaza mais, mas tem este problema que para arrancar estraga tudo. No carte eu diria que pode usar um simples de cor laranja da Whurt, ele é bem fraquinho e nçao agarra e veda muito bem. No caso de usar o preto forte, limpar ele é muito fácil, basta usar estopa com querosene, sai tudo com muita facilidade, o problema é soltar o carte até chegar no silicone.

Agora vamos para os testes que fiz antes de colar o cabeçote e já pensei em fazer um video sobre isto. O silicone seca de dentro pra fora quase que de imediato e seca por inteiro realmente em 24 horas. Fiz duas partes de 15 mm, passei silicone, juntei as duas partes e com 4 horas abri, a parte externa estava seca dos 4 lados algo de 3 mm entrando mas no meio não. Fiz ourtra vez abrindo com 10 horas, pouco avançou, mas o centro já não estava tão mole, fiz com 20 horas e estava quase seco e com 24 horas 100% seco. Testei esquentando, sem esquentar e dá no mesmo, porque deixei a peça em cima da descarga até a descarga esfriar e dava no mesmo.

Pasmem, testei só o Loctite, 598, coloquei a cola na peça, entornei oleo de motor, muito óleo, fechei a peça sempre com fita isolante bem prensada. 24 horas depois estava seca e colada mesmo com o óleo ali. Detalhe, não suporta e nem pode ver querosene kakakakak.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 30 Ago 2022, 18:55

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje mbora eu já esteja imaginando o que pode acontecer: quando eu contar que a tampa já foi trocada e continuou vazando, ele diga que então já empenaram ela e precisa de uma nova.

meu carro ainda tem a tampa original com seus 25 anos e se montar certinho ela não vaza .
o torque dos parafusos é um aperto sem vergonha nesta peça , nemsei se torquimetro marcara certo eu coloco com uma parafusadeira com controle de torque , o torque maximo da parafusadeira que utilizo é 800 gramas e o torque indicado se não to enganado é de 750gramas ,
se encostar os parafusos na mão e der so 1\8 de volta ja é suficiente , a tampa não vai empenar facil se tudo esta frio na hora da montagem , cuando for trocar a minha vou tirar umas fotos asim fica mais facil de entender o porque vaza tanto , repito não é problema da tampa e sim da junta .
vai silicone mais so em alguns pontos para corregir o defeito das juntas ate no manual de manutenção diz que vai são uns 8 pingos de silicone e eu fico com raiva porque compro um silicone para colocar a junta e cuando vou utilizar outra vez tem que comprar outro porque ja não presta ou esta meio seco .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 31 Ago 2022, 08:23

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje mbora eu já esteja imaginando o que pode acontecer: quando eu contar que a tampa já foi trocada e continuou vazando, ele diga que então já empenaram ela e precisa de uma nova.

meu carro ainda tem a tampa original com seus 25 anos e se montar certinho ela não vaza .
o torque dos parafusos é um aperto sem vergonha nesta peça , nemsei se torquimetro marcara certo eu coloco com uma parafusadeira com controle de torque , o torque maximo da parafusadeira que utilizo é 800 gramas e o torque indicado se não to enganado é de 750gramas ,
se encostar os parafusos na mão e der so 1\8 de volta ja é suficiente , a tampa não vai empenar facil se tudo esta frio na hora da montagem , cuando for trocar a minha vou tirar umas fotos asim fica mais facil de entender o porque vaza tanto , repito não é problema da tampa e sim da junta .
vai silicone mais so em alguns pontos para corregir o defeito das juntas ate no manual de manutenção diz que vai são uns 8 pingos de silicone e eu fico com raiva porque compro um silicone para colocar a junta e cuando vou utilizar outra vez tem que comprar outro porque ja não presta ou esta meio seco .

Chirola tem uma forma do silicone durar mais que o normal. Antes de fechar a tampa aperta a bisnaga para sair uns 3 a 5 mm, ai coloca tampa, vai borrar um pouco, mas vai durar mais tempo e se deve fazer isto sempre que for mexer. Não será par sempre, mas dura muito mais que fechar sem fazer isto.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 31 Ago 2022, 14:33

vou tentar facer iso porque como não utilizo muito ele acaba secando mesmo , e toda vez que tem que utilizar acabo comprando outro , na ultima manutenção da junta da tampa de valvulas não lembre de comprar e utilize o que tinha em casa e deu merds não vedo dereito .
não adianta colocar culpa do vazamento na tampa ou na junta , a culpa foi minha por naõ lembrar de comprar o silicone ,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 31 Ago 2022, 16:16

chirola escreveu:Fuente del Mensaje vou tentar facer iso porque como não utilizo muito ele acaba secando mesmo , e toda vez que tem que utilizar acabo comprando outro , na ultima manutenção da junta da tampa de valvulas não lembre de comprar e utilize o que tinha em casa e deu merds não vedo dereito .
não adianta colocar culpa do vazamento na tampa ou na junta , a culpa foi minha por naõ lembrar de comprar o silicone ,

Bom lembrar que fazendo isto dura um bom tempo mais, mas não para toda vida kakakakak
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 31 Ago 2022, 18:22

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Bom lembrar que fazendo isto dura um bom tempo mais, mas não para toda vida kakakakak

ja consegui dois anos sem vazamentos natampa do 16v e teve que abrir para manutenção colocare outra junta do modo correto a ver cuanto dura kkakakaka

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 03 Set 2022, 22:12

Se alguém tem duvida de como trocar uma lâmpada de painel do Vectra B, ela pode ser sanada aqui neste vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=LQ8Pw5Ac6BM
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Set 2022, 14:15

Muitos colocam leds no painel e começa o problema, um trabalhão danado e um dia começa a piscar, outro dia apaga um e pisca o outro, logo volta a acender os tudo, ou seja um verdadeiro desanimo para aquilo que a princípio era lindo e logo pura dor de cabeça.
A Dica está ai o que se deve fazer para que tenham um produto durável, não adianta comprar e usar os bocais que vem neles, tem que usar o original do carro e tem que ser soldados sempre, eles nunca tem o mesmo acabamento de uma lâmpada, ele precisa ser trabalhado.

https://www.youtube.com/watch?v=GcgjvLmc1ps
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 05 Set 2022, 15:34

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Se alguém tem duvida de como trocar uma lâmpada de painel do Vectra B, ela pode ser sanada aqui neste vídeo.

vc me fez lembrar que tem que colocar a lampada do airbag no painel do meu carro ,
uma dica para cuando os parafusos agarram no plastico e não consegua soltar , com um ferro de solda encosta na cabeça do parafuso asim ele esquenta umpouco e consegue afrouxar sem quebrar nada , es costa o ferro de solda um pouco e tenta afrouxar se não conseguir encosta mais um pouco ate conseguir soltar o parafuso .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Set 2022, 17:31

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Se alguém tem duvida de como trocar uma lâmpada de painel do Vectra B, ela pode ser sanada aqui neste vídeo.

vc me fez lembrar que tem que colocar a lampada do airbag no painel do meu carro ,
uma dica para cuando os parafusos agarram no plastico e não consegua soltar , com um ferro de solda encosta na cabeça do parafuso asim ele esquenta umpouco e consegue afrouxar sem quebrar nada , es costa o ferro de solda um pouco e tenta afrouxar se não conseguir encosta mais um pouco ate conseguir soltar o parafuso .

É verdade Chirola, mas o que eu não entendo é porque tanta raiva assim nas peças, tem painel que voce tira e aquela peça plastica onde entra o parafuso já cai espedaçando tudo. O Boing 777-400 tem duas turbinas monstruosas que empurra pra cima 351 toneladas, estão presas nas asas em dois pontos, só de olhar aquela turbina gigante do tamanho de um ónibus presa por cima e o resto todo solto já é assustador. E os caras aqui para prender um plastico usa um torque de turbina nos parafusos kakakak.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 06 Set 2022, 01:39

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje E os caras aqui para prender um plastico usa um torque de turbina nos parafusos kakakak.

Sei lá aqueles plásticos quebram só de olhar ,todo vectra que desmontei tem quebrado o plástico do alojamento da chave de luces, eu a um tempo compre uma parafusadeira sem fio pequena e aperto tudo com ela , nunca se passa do torque porque é fraquinha e é ela que ajusta e afrouja .
Mais só encostar o parafuso já segura é plastico e é frágil a maioria dos nossos carros já tem mais de 15/20 anos

1382 mensagens