chirola escreveu:Fuente del Mensaje acredito que o cobustivel não este relacionado com o defeito,
ele da esa falha sempre? seja com o tanque na reserva ou com meio tanque de etanol?
correto, sempre irá falhar independente do clima/horário/nível de combustível/fase da lua
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje eu checaria seria a linha de combustivel de ponta a ponta ,não falo em trocar peças e sim checar elas
sim eu pretendo até inclusive trocar parte da linha, vou trocar os conectores de engate rápido que prendem o filtro pra ficar aquele modelo que solta no dedo, não tenho saco de toda hora usar o alicate especial.
a minha bomba de combustível anterior queimou de condenar a flange, então eu aproveitei e fiz uma manutenção completa na bomba. flange nova, regulador de pressão novo, filtro e pré filtro da bomba também novos e a bomba em si uma bosch nova. todo o sistema em 3.8 bar
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje no vectra C pelo que tenho entendido ele tem o cold start e uma manobra da injeção que cuando vc liga o giro vai la para os 2mil giros e vem baijando devagar .
correto ele possui esse sistema de coldstart e aceleração. Em dias MUITO frios (abaixo de uns 9°c) ele injeta uma quantidade muito maior, ao ponto de ser possível ouvir a partida a frio injetando (parece o motor do limpador só que mais alto)
chirola escreveu:Fuente del Mensaje mais pelo seu relato parece que a linha de combustivel não da preção ou não tem preção para manter o carro ligado , na seguda partida a linha de combustivel encheu e pega normal , asi o carro pega com gasolina da partida a frio mais não tem etanol na linha ou não tem preção então aoacabar a gasolina injetada ele morre , na segunda partida ja tem um pouco de preção residual na linha e liga normal
É EXATAMENTE ESSA A SENSAÇÃO QUE EU TENHO. A parte estranha é que se eu ligar e desligar a chave só para forçar injetar na linha mais de uma vez e retirar qualquer ar que possa ficar ali, ainda vai falhar a primeira do mesmo jeito
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje No caso deste carro pode ser algo eletronico que não lê quando frio usando alcool puro, o do Brates era igual, e ele coloca um pouco de gasolina, tipo uns 10% e o carro não faz isto.
qualquer dia desses vou tentar colocar pura gasolina nele, se o erro continuar já sabemos que não é preferência por combustível. Mas acho improvável, se não me engano a parte do sistema que detecta ser ou álcool ou gasolina é a sonda lambda apenas, e ela não trabalha imediatamente nem faz o ajuste na exata hora da partida. Na teoria ele tá salvo na programação do ultimo combustível e vai se manter ali até aquecer e fazer uma leitura atualizada, então ele sabe que é etanol e tá preparado para ligar nos parâmetros de etanol
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Ou onde ele abastece pode ter agua alem dos 6% que o alcool já tem, eu acredito que para não dá BO pode ser usar até uns 10% de agua.
O meu etanol eu já analisei e tem por volta de 95% de pureza, eu sempre abasteço no mesmo local sempre justamente pra evitar essa preocupação
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje E onde seria o BO, quando flex se tiver muita agua ao usar gasolina a agua vai separar do álcool e vai para o fundo do tanque e o posto não vai querer que isto aconteça, mas tem uma proporção máxima de água aceitável no álcool a qual ainda não separa e com certeza eles sabem disto e é maior que 6 a 8% normal do alcool do posto.
Só complementando sua explicação caso alguém queira saber os detalhes técnicos:
A gasolina brasileira COMUM (E23) idealmente é 77% GASOLINA + 23% etanol ANIDRO (pureza maior que 98% etanol, o restante água + diversos).
Então em teoria na gasolina comum teriamos 77% gasolina + 22,5% etanol + 0,5% água (grossamente uns 5ml de água por litro de gasolina)
Essas misturas de combustíveis podem ser feitas em qualquer proporção que SEMPRE vão se misturar, não vão se separar:
Etenol (anidro) + Água
Etanol (anidro) + Gasolina
PORÉM, Água + Gasolina jamais vão se misturar, mas se acabar tendo álcool no meio a água vai se misturar ao álcool e o álcool vai permitir que todo mundo se misture com a gasolina.
Mas se você colocar bastante água na gasolina, ela vai acabar se misturando ao etanol que tem na gasolina, mas a gasolina por não gostar da água vai jogar a água pra fora e a água então arrasta o etanol junto com ela pra fora da gasolina. Nisso separa ao fundo etanol + água (qualquer proporção de etanol pra água) e deixando em cima PURA gasolina, inclusive é assim que você analisa a quantidade de álcool/água/purifica gasolina.
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Só lembrando que o alcool colocado na gasolina, é anidro, livre de agua e diferente do alcool "puro" do posto.
O etanol HIDRATADO (etanol combustível) pode ser no máximo 93% água e 7% etanol, purezas maiores (acima de 98%) são impossíveis sem condições especiais (guardar em frascos com algo para absorver a água). O etanol se TOTALMENTE anidro vai absorver água da atmosfera e se diluir para mais ou menos os 98%). Infelizmente eu ainda não sei até qual proporção de etanol + água o motor consegue trabalhar sem sentir
Marcelo Peixoto escreveu:Fuente del Mensaje Passei o Scaner e acusou o SENSOR DE ROTAÇÃO com defeito !
E isso não consta na sua lista kkk kkk !
Dá uma olhada nele, fica debaixo da sonda lambida no cantinho , na carcaça do bloco (cabinho preto) chave 8 mm.
Ele esquenta muito e endurece,ai perde contato...
E aí eu acho que vc resolve o seu problema !
No scanner não tá constando NADA de nenhum tipo, o problema é que no vectra antigo era mais de boa, mas no meu que é o novo e ainda tenho ar condicionado fica MUITO difícil de sequer ver o caminho do fio do sensor de rotação, mais tenebroso ainda de conseguir soltar e trocar ele. Como eu disse anteriormente, algum dia desses eu vou fazer a revisão de correia e já aproveito e peço para trocarem preventivo por conta da recomendação de troca pelo calor estragar a peça. Não vou mexer agora nisso porque é uns 400 só de sensor fora a mão de obra pra desmontarem e chegar nele