O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1382 mensagens
jm_vectra99
Member
Member
Nome Completo: __
Estado: Mato Grosso
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por jm_vectra99 » 22 Set 2022, 00:35

O rapaz da GM disse pra ver no carter numero de parafusos, se for 10 é o mesmo do monza/kadett antigos, se for 11 seria cambio especifico vectra depois de 2002
mas pensando agora, sera cque ele se referiu ao F23 ou há essa variação (10/11 parafusos) nos F18 tambem?
Editado pela última vez por jm_vectra99 em 17 Nov 2024, 00:19, em um total de 1 vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 22 Set 2022, 08:37

Sobre o óleo, se eu tivesse esta opção e não fosse usar o original, eu usaria o Isafluido que já era usado nestas caixas e ao usar um muito caro eu já iria para o original e na época quem fabricava era a Castrol e hoje nem sei quem o fabrica. Sobre os 10 e 11 parafusos eu só procurei saber na época para comprar uma junta correta e nada mais. Aliás comprei e não usei

O oleo GM acho ser este aqui, é fabricado pela Castrol. Hoje possa ser que mudaram.
https://msdspds.castrol.com/bpglis/Fusi ... ZAXC_0.pdf

Tem outros mais baratos e nem sei como são, diz ser similar ao GM 94728699.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... UZEALw_wcB
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por chirola » 22 Set 2022, 12:52

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje mas pensando agora, sera cque ele se referiu ao F23 ou há essa variação (10/11 parafusos) nos F18 tambem?

pelo que tenho entendido a caixa f23 não tem tampa de carter tem bujão de escoamento ,são as duas metades da carcaza e so , ja o f17 e f18 tem tampa no carter e não tem bujão
o dda cuantidade de parafusos não sabia é novo pra mim ,não tinha ideia desa mudanza dependendo do ano .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 22 Set 2022, 13:11

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje mas pensando agora, sera cque ele se referiu ao F23 ou há essa variação (10/11 parafusos) nos F18 tambem?

pelo que tenho entendido a caixa f23 não tem tampa de carter tem bujão de escoamento ,são as duas metades da carcaza e so , ja o f17 e f18 tem tampa no carter e não tem bujão
o dda cuantidade de parafusos não sabia é novo pra mim ,não tinha ideia desa mudanza dependendo do ano .

Sim, tem uma com 11 furos e pra fazer este furo extra tiveram que fazer altos investimentos porque ela é bem carinha, a minh á com 10 e o vendedor na época me perguntou quantos parafusos.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... b8574ea678
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Set 2022, 18:33

Uma explicação sobre o sistema de arrefecimento do meu Vectra, alguem viu uma peça em um video e perguntou se era KIT VERÃO, logo eu que odeio esta adaptação. Portanto fiz um video explicando a mudança que fiz e que esta peça nele não tem nada a ver com esta bizarra adaptação.
Ainda no video comenetei sobre a possibilidade de usar dois cebolões ao invez de usar um duplo e a forma simples de fazer, tudo testado no meu carro que ainda segue comigo já uns 20 anos.

https://www.youtube.com/watch?v=JOnZqBGjJEc
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 27 Set 2022, 13:20

Ainda sigo com a ideia de um botão de partida, não será um start sem chave, será mais simples, liga a chave e aperta o botão. Esta semana que passou mexi em um vectra de um amigo que quebrou o cilindro de ignição, é muito difícil fazer um não original funcionar, tive que misturar varias peças minhas guardadas para fazer pelo menos funcional, ótimo impossivel, cada vez mais espanto com esta peça que é praticametne impossivel achar da marca Morcego. Então, vou me precaver já que meu carro é ligado por dia quando pouco, 8 vezes. Nem meu isqueiro eu aciono tantas vezes como a ignição do meu carro por dia.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 02 Out 2022, 19:20

Eu continuo sendo cético a qualquer outro aditivo de radiador que não seja o Havoline Xtended life, na verdade acho que todos que são vendidos em auto peças não me atende e o video que exponho a seguir sobre a foto do cabeçote, ele usava o Paraflu, eu tive péssima experiencia com Radiex e é o que mais vejo nas auto peças são estes e não existe Havoline nas auto peças, seria caro para eles venderem. E quando um me diz que tal montadora usa um destes eu não acredito e prefiro não comentar sobre os originais porque não cheguei a usar um, talvez eu tenha usado o original, mas não lmebro o resultado e por sorte depois de perder dois radiadores eu encontrei o que uso até hoje e deixo em maículo a informação que USO ESTE MESMO ADITIVO HÁ 20 ANOS NO MESMO CARRO E ELE TEM A MESMA TEMPERATURA ATÉ O DIA DE HOJE E NÃO TEM AGUA MARROM COR DE BARRO. Era com o nome anterior Havoline Long Life, mudou o nome para Xtended life e o resultado é o mesmo.
Sobre o radiador que comento no video, é bem simples, sair agua todos saem, mas. Será que é a quantidade certa?
Sobre a termostática, bem, tem umas que estão ativa há mais de 20 anos no mesmo carro, mas nem todos tem esta mesma sorte. Lhe pergunto. Quantas vezes você furou um pneu do seu carro este ano? hummm, tem uns que nunca furaram, sorte não são para todos.

https://www.youtube.com/watch?v=SJKgZR0ta0I
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 03 Out 2022, 00:45

O que tem a ver com peças de carro que duram muito é difícil achar informação correta porque dificilmente o dono troca ao longo do tempo geralmente troca o carro antes .
VC tem o carro a muito tempo e consegue checar os itens e é VC mesmo que troca ou arruma.
Por ISO eu ho a informaçao que você posta ferido e confirmada , a interneesta cheia de mecânicos de computador que falam muito mais nunca se sujaram as maos com graxa

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 03 Out 2022, 09:07

chirola escreveu:Fuente del Mensaje O que tem a ver com peças de carro que duram muito é difícil achar informação correta porque dificilmente o dono troca ao longo do tempo geralmente troca o carro antes .
VC tem o carro a muito tempo e consegue checar os itens e é VC mesmo que troca ou arruma.
Por ISO eu ho a informaçao que você posta ferido e confirmada , a interneesta cheia de mecânicos de computador que falam muito mais nunca se sujaram as maos com graxa

É verdade vejo o pessoal falando de teoria e uns são propagandas,
esta semana eu meti a mão no óleo tirei o sub carte por desencargo de consciencia, e mesmo tirando tudo o que não sai nas trocas de óleo com uma seringa ainda me surprendi com uma camada espessa que toma conta de 80% do fundo parecendo uma graxa, desamassei o pouco que estava amassado, fiz as medidas do pescador com relação ao fundo do carter e com certeza não estava pegando nele mas a distancia era e sempre foi pequena entre o fundo e pescador, o amassadinho diminuiu a distancia mas ele não tocava.
Remontei, coloquei oleo novo e o batido metalico acabou, mas não posso acreditar que foi isto que ajustou esta pancada mais forte, vamos esperar pra ver se o óleo novo fez dá esta melhorada, ainda que o velho não fosse tão velho, tinha menos de 4 mil km rodado e é real o comentário, não é psicológico embora o filme nao tenha ficado legal para ser postado, mas tenho o ruido velho gravado e o novo é fácil de fazer outro e quero rodar um pouco mais para certificar.
Ainda escuto com um estetoscopio em cima no lado do fundo da cangalha os balancins com ruidos diferente do ruido da parte ao contrário, mas agora posso investir em um manometro de pressão, porque sei com certeza que o carter está limpo e se for preciso investir em uma bomba de óleo eu não iria ter surpresa.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 03 Out 2022, 16:50

Sigo com minha tarefa de colocar um botão liga no meu carro e engraçado dei uma olhada em um start/stop e acho que não serve para mim mesmo. Entra no carro, encosta a chave em algo, recebe um sinal, aperta o botão, liga o radido, aperta outra vez accende o painel, pisa no freio aperta outra vez e o carro liga. Se ele morrer no transito. Será que vão lembrar de fazer isto tudo? Sem contar que vi um que custa 1.600,00 e outros no Alie Express perto de R$ 500,00 e os baratos que não sei se seria viável.

Depois que eu vi uns, ai que me fortaleci a colocar um sistema que eu ligo a chave, aperto o botão e tchau, se ele morrer, dedo no botão e vamos nós. Com certeza não quero mais ficar 90 dias procurando outro cilindro original sem ter a certeza que eu vá encontrar.
Imagem

jm_vectra99
Member
Member

por jm_vectra99 » 04 Out 2022, 00:23

so ficou uma dificuldade de partida depois de quente...
Editado pela última vez por jm_vectra99 em 17 Nov 2024, 00:22, em um total de 1 vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Out 2022, 08:51

Sobre o aditivo que comento, voce não acha em auto peças, somente pelo mercado livre ou em um antigo posto Texaco. Fiz um video recente sobre o aditivo e acho que sobre este assunto só deixo o video como exemplo. Detalhe nem um deles altera alguma coisa de imediato, ou seja qualquer problema agora não seria culpa do aditivo seja ele qual for

Alguns vazamentos de mangueiras, também farei um video curto mas adianto que o proprio aditivo ruim vai criando um zinabre e infectando as mangueiras ali na ponta internamente e perdendo o poder devedação da borracha, na verdade parece que ela se cristaliza por dentro.

Tubo de agua eu preferi comprar um original GM e comprei na concessionária, o que estava no meu carro tinha uns 16 anos e eu troquei sem que ele tivesse furado, então o original faz o serviço bem feito e o preço é parecido. Mas eu pensei em colocar um inox no meu e voltei atras pelas soldas que.

Temperatura do seu carro está estranha ainda, na verdade o painel mostra menos que no scaner, ou seja a real é mais alta, mas voce já sabe como é nele e saberá conviver com isto. Lembre-se, caso ela for mudar para pior, não fique psicológicamente pensando que mudou por causa do tempo.

Ventoinha ligando 2 minutos depois que desligar o carro, normal isto desde que coincida com a temperatura que voce desligou o carro. Exemplo, voce antes de desligar o carro digamos que estava com uma tempertura ao ponte de quase ligar as ventoinhas, ao desligar o carro ele seguirá esquentando e alcança a temperatura nos sensores e elas ligarão.
Mas se voce antes de desligar o carro a temperatura dele estiver baixa, elas não ligarão, Exemplo, voce chega com elas ligadas, espera elas desligarem ai voce desliga o carro, caso elas voltem a ligar, ai com certeza tem algum problema.

Só lembrando que elas ligam só para baixar a pressão do gás do ar condicionado, elas não ligam para baixar a temperatura do carro e nem conseguem fazer este trabalho, porque ao desligar o carro a agua para de circular, então se o ar condicionado não estava ligado elas nem eram para ligar, infelizmente nesta época ainda não eram tão evoluidos tecnologicamente e para não correr risco, a solução encontrada foi esta que estando ou não com o ar ligado, elas ainda fazem o serviço. Diferente de um carro sem ar condicionado que não tem este sistema por não necessitar.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 04 Out 2022, 13:10

sinceramente não sei ao certo cual seria a diferença entre o oleo sintetico e o mineral no cambio , nunca teve uma comparação correta a maioria dos comentarios são : troque o oleo do cambio por sintetico e é uma maravilha ... mais o oleo que tiro do cambio tinha vai saber cuantos anos la e cuantos oleos tinha misturado dentro do cambio , então cualquer oleo que coloque la vai ter melhorias no funcionamento ,
e o mesmo com o aditivo do radiador o cara coloca agua e de repente faz uma limpeza no sistema coloca um aditivo e tchan a temperatura melhora , na sua cabeça o aditivo fez milagre e na verdade a limpeza que ajudo na circulação da agua .
no meu carro so tem aditivo anticorrosivo e esta bom asim , no caso do almeidão e diferente e troco mais de um radiador e testo em diversos radiadores variedade de aditivos ao longo de 20 anos por iso sua opinhão eu levo a serio .
no caso das aceleradas forte e temperatura seria bom facer com o scaner ligado no carro para controlar , pode indicar outro defeito como radiador meio entupido ou ate problemas na junta do cabeçote ou ate mesmo o cabeçote , no meu carro era o cabeçote .
muito importante purgar o ar de sistema de arrefecimento o ar que fica alojado no cabeçote pode corroer o aluminio mesmo com aditivo correto .

o cano de agua no meu carro é o original de fabrica ainda com seus 25 anos de uso e continua la com 90% das mangueiras original de fabrica e suas abraçadeiras elasticas original , cano de inox não sei como é a sua dilatação mais caso vc coloque aconselho colocar abraçadeiras elasticas e vou explicar o porque .
os materiais do motor esquentam e dilatam , esfriam e contraem certo , as abraçadeiras de parafuso elas são fixas em seu tamanho vc aperta e aquele tamanho e fixo e a dilatação dos materiais não e igual vc tem la plastico (cano) mangueira e a abraçadeira tudo de diferentes materiais com diferentes dilataçoes o cano expande mais do que a borracha e o metal e a abraçadeira de parafuso vai dilatar menos no fim das contas vai acabar apertando mais a mangueira o que com o tempo acaba esmagando a mangueira repete iso centos de veses a a mangueira amasada ja não vai vedar corretamente . ja a abraçadeira elastica ela copia a dilatação pela sua estrutura material e formato então se o cano dilata a abraçadeira abre e cuando contrae a abraçadeira fecha mantendo a vedação por muito mais tempo sem amasar a mangueira , não sei se fico claro mais é asim que funciona .

a temperatura dopainel pode ter variado pela enmenda do fio sim, cuando vc enmenda tem que colocar fio de igual calibre do que tem no chicote se o fio é mais groso ou mais fino do original ou tem mais ou menos filamentos dentro da capa pode alterar a resistencia sim . um error comum em som automotivo é colocar fio residencial pelo custo e a estrutura e diferente da que tem os fios especificos para som mesmo tendo o mesmo calibre muda a cuantidade de filamentos e grosor deles criando mais resistencia ,

a dificuldade para ligar quente pode ser bobina mais acredito que teria alguma falha rodando com o carro mesmo que seja minima a bobina cuando esta ruim e esquenta ela falha no funcionamento e não so na partida.
error de mistura rica pode ser TPS ou MAP tudo vc pode testar com multimetro ou com o scaner liga o carro com o scaner ligado e olha cual sensor esta com os valor fora do rango , se os sensores estão corretos checa filtro de ar os bicos eles funcionam ou não funcionam , bico sujo ele e deficiente sempre e não so cuando quente .
mais tirar os bicos e facer oma limpeza nunca é demais . deixar eles muito tempo no ultrasom acaba cansando a mola interna uns 20 minutos esta bom , a limpeza inicial sempre se faz retirando a peneira deles e colocando os bicos invertidos na maquina de limpeza e so depois coloca na posição correta para equalizar , a peneira deve ser trocada a cada limpeza .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Out 2022, 14:48

Chirola, voce é o cara, estou preparando um video tentando explicar o sistema de arrefecimento e um dos motivos que as mangueira não vedam e nem tinha me passado pela cabeça a importancia desta abraçadeiras sobre expanção do metal. Bem lembrado, vai para o video kakakaka.
Sobre os fios mais grosso não posso dizer com certeza, mas sei que fino demais para distancia em muita perca, portanto o que mais faz perder amperagem são emendas diretas que pode ser amenizado com uma boa solda.

O carro ter dificuldades para pegar quando quente eu não comentei mas pode ser muita coisa e uma delas seria estanqueidade dos bicos, como esta palavra é meio estranha, explico então que os bicos podem está gotejando e não vedando 100% quando o carro pe desligado. Não quer dizer que ele frio seria facil de pegar, mas como voce desliga o carro, digamos que ele vai gotejar, até o periodo de ligar outra vez quando frio, a gasolina gotejada já evaporou e ele não estará afogado como um carro quente.
Eu tenho dois videos para você dar uma olhada, um pequeno com um problema e depois com ele sem problema, bem curto. O outro o trabalho intenso para limpar de tras pra frente porque os filtros deles não afuenta muito tempo e os meus tinha toda a idade do carro sem ser mexido. Vou mais longe, eu olhava os filtro por fora e jurava que todos estavam perfeitos, mas vi que não assim que tirei.

https://www.youtube.com/watch?v=qPFaqgLwKOs

https://www.youtube.com/watch?v=0Ic64NWIFLs
Imagem

jm_vectra99
Member
Member

por jm_vectra99 » 04 Out 2022, 23:34

Chirola, fiquei na duvida agora vc diz purgar o sistema, como tirar esse ar alojado no cabecote?
Editado pela última vez por jm_vectra99 em 17 Nov 2024, 00:24, em um total de 1 vez.

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 05 Out 2022, 00:12

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Chirola, fiquei na duvida agora vc diz purgar o sistema, como tirar esse ar alojado no cabecote?

Sim VC faz a sangria tirando o sensor de temperatura liga o carro com o reservatório aberto para circulará a agua ate ver que vai subir a agua nele oiu ate abrir a termostática.
A maioria dos canos de agua quebram por causa das abraçadeiras , como VC noto elas apertam desparelho sempre a parte do parafiuso vai apertar mais e ciuando o cano plastico expande tem um ponto com mais força o que acaba rachando os bicos , ou ate mesmo ao apertar a força que faz para fechar a abraçadeira acaba fragilizando ele .
Os bico para limpar eles só como almeirão ensina racer uma limpeza invertida ,só asim consegue desentupir bem , tem video no canal de YouTube do almeirão da uma olhada esta cheio de dicas das boas

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Out 2022, 10:21

O tubo de agua o mecanico tem uma certa razão, nçao 100%, eu usei um marca AJE por um ano, porque nçao tinha original no dia, ecomendei mais demoraria 15 a 20 dias pra chegar. Ao tirar do carro ele estava perfeito, mas a comparação de material pelo original é visivel a olho nu e considerando que meu carro nçao esquenta tanto quanto a maioria que vão nestes mecanicos o meu ganha pontos neste quesito. O que pode vazar no tubo é a emenda dele, ali precisa ser lixado para tira a rebarba que vai atrapalhar a vedar. Detalhe radiador com suspeita de galerias tapadas ajuda um pouco a vazar nas mangueiras.

Acredito sim que o cara limpou os bicos 3 vezes, talvez ele estava procurando um defeito e os bicos nunca foram limpados como deveria. Sobre os filtros dos bicos, não adianta, é impossivel examinar olhando ele no local, ali você terá a certeza que estão bons, o correto é comprar um jogo e tirar todos fora, e fazer a limpeza inversa sem eles, colocar eles no local e montar no carro. Não vale a penas comprar sem tentar acertar, estes bicos gordinhos original bosch do Vectra B são os melhores que existem e não estragam fácil.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 06 Out 2022, 10:05

Testando 3 tipos de silicone, eu usei o 598 na gaiola do comando e com 6 horas de montado sai com carro e está perfeito até hoje, subcarter Vectra usei o laranja, acabei de fechar tipo duas horas coloquei o oleo e esta lá sem vazar, tampa do comando, coloquei o 598 e loiguei o carro com meia hora e está sem vazar. Com certeza que 24 horas seria o ideal, mas eu nçao posso esperar e usar antes disto seria por conta e risco do mecanico. Afirmo que eu não espero, não tenho tempo pra isto.

https://www.youtube.com/watch?v=a8o_kCGRcHg
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Out 2022, 13:03

Considerando que na loteria federal de quarta feira deu 070 como centena na cara, então sobrou um pouco dos 6 mil para comprar 4 buchas axios avista, R$ 510,00. O mais interessante que tinha duas ruins e é ótimo conhecer e na hora já trocar por duas boas. Uma delas eu segurei nas duas pontas e com pouca força ali no balcão ela virou rolamento, uma outra foi claro que passaram no esmeril para tentar colocar e desistiram. Com certeza devolveram assim kakakka.
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: antonio m.
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Tony Fera » 08 Out 2022, 10:21

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sigo com minha tarefa de colocar um botão liga no meu carro e engraçado dei uma olhada em um start/stop e acho que não serve para mim mesmo. Entra no carro, encosta a chave em algo, recebe um sinal, aperta o botão, liga o radido, aperta outra vez accende o painel, pisa no freio aperta outra vez e o carro liga. Se ele morrer no transito. Será que vão lembrar de fazer isto tudo? Sem contar que vi um que custa 1.600,00 e outros no Alie Express perto de R$ 500,00 e os baratos que não sei se seria viável.

*Depois que eu vi uns, ai que me fortaleci a colocar um sistema que eu ligo a chave, aperto o botão e tchau, se ele morrer, dedo no botão e vamos nós. Com certeza não quero mais ficar 90 dias procurando outro cilindro original sem ter a certeza que eu vá encontrar.
*
Esse esquema é do meu monza todinho kkkkk

1382 mensagens