O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1382 mensagens
Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: antonio m.
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Tony Fera » 08 Out 2022, 10:27

Pessoal?
Queria colocar algo tipo um alarme (não precisa ser alarme)
Pra fechar e abrir vidros , travar as portas no controle
Algo baratinho
Sabem algo?
Será que da pra usar o mesmo modulo do carro ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 09 Out 2022, 11:25

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal?
Algo baratinho
Sabem algo?

Acho que o mesmo módulo do carro você não consegue, precisa ser um alarme e eu uso positron apesar que não sei nada sobre os outros para escolher A ou B.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 09 Out 2022, 11:28

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sigo com minha tarefa de colocar um botão liga no meu carro e engraçado dei uma olhada em um start/stop e acho que não serve para mim mesmo. Entra no carro, encosta a chave em algo, recebe um sinal, aperta o botão, liga o radido, aperta outra vez accende o painel, pisa no freio aperta outra vez e o carro liga. Se ele morrer no transito. Será que vão lembrar de fazer isto tudo? Sem contar que vi um que custa 1.600,00 e outros no Alie Express perto de R$ 500,00 e os baratos que não sei se seria viável.

*Depois que eu vi uns, ai que me fortaleci a colocar um sistema que eu ligo a chave, aperto o botão e tchau, se ele morrer, dedo no botão e vamos nós. Com certeza não quero mais ficar 90 dias procurando outro cilindro original sem ter a certeza que eu vá encontrar.
*
Esse esquema é do meu monza todinho kkkkk

Já fiz o meu Tony, vou postar o link. Todo protegido por relê, não funciona sem chave, apaga farol ou desliga ar condicionado, ventilador e ventoinhas assim que dou a partida. Pra mim ficou legal, apesar que nem sempre seja perfeito para outros.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 09 Out 2022, 11:38

Feito ai o sistema de ligar o carro com um botão de partida e lembrando que meu carro tem um relê de partida e acho que todos carros deveriam ter e este relê de partida é bem mais importante para o carro que este botão. No video tem detalhes de como instalar, tem na descrição igualmente o video do comutador para o pessoal entender com mais clareza. Achei melhor assim do que ficar mostrando qual cor de fio ser cortado, as vezes o carro tem uma adaptação antiga e isto de cor pode fazer alguem mexer em algo errado. Pra mim ficou ótimo, vida longa ao comutador com o relê de partida que ja tinha e agoa vida longa ao cilindro de ignção.
Ele não aciona sem a chave, já fiz isto tempos atrás e uma Brasilia, mas eu não tinha tais conhecimentos, com ela mesmo desligada era possivel acionar o arranque ao apertar o botão, não pegava mas dava pulo se tivesse engrenado. Melhorei tecnicológicamente kakakakk;

https://www.youtube.com/watch?v=4yfN4MklwEU
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Tony Fera » 09 Out 2022, 13:28

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sigo com minha tarefa de colocar um botão liga no meu carro e engraçado dei uma olhada em um start/stop e acho que não serve para mim mesmo. Entra no carro, encosta a chave em algo, recebe um sinal, aperta o botão, liga o radido, aperta outra vez accende o painel, pisa no freio aperta outra vez e o carro liga. Se ele morrer no transito. Será que vão lembrar de fazer isto tudo? Sem contar que vi um que custa 1.600,00 e outros no Alie Express perto de R$ 500,00 e os baratos que não sei se seria viável.

*Depois que eu vi uns, ai que me fortaleci a colocar um sistema que eu ligo a chave, aperto o botão e tchau, se ele morrer, dedo no botão e vamos nós. Com certeza não quero mais ficar 90 dias procurando outro cilindro original sem ter a certeza que eu vá encontrar.
*
Esse esquema é do meu monza todinho kkkkk

Já fiz o meu Tony, vou postar o link. Todo protegido por relê, não funciona sem chave, apaga farol ou desliga ar condicionado, ventilador e ventoinhas assim que dou a partida. Pra mim ficou legal, apesar que nem sempre seja perfeito para outros.

O meu eu fiz porque tentaram roubar e estragaram o cilidro da ignição
Dai tinha esse botão pra injetar gasolina de partida a frio, (na vdd acho que esse botão era pra abrir o porta malas eletrico ) tive um outro monza que o botão era igual usei ele

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Tony Fera » 09 Out 2022, 13:58

Algo baratinho
Sabem algo?

Acho que o mesmo módulo do carro você não consegue, precisa ser um alarme e eu uso positron apesar que não sei nada sobre os outros para escolher A ou B.

Comprei esse por 150 pilas
Um cara aqui me pediu 300,instalado em um que não tem metade das funções
Bem completo,não sei se vou conseguir instalar rsss
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 09 Out 2022, 17:41

Algo baratinho
Sabem algo?

Comprei esse por 150 pilas
Um cara aqui me pediu 300,instalado em um que não tem metade das funções
Bem completo,não sei se vou conseguir instalar rsss
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1

Claro que vai conseguir instalar, isto é fácil demais. Dicas para você, caso for soldar os fios, nunca faça com cabos de baterias ligados, ou deixar ligado e eu faço assim, e todas as soldas eu desconecto o soldador da tomada. Isto porque passa energia pelo soldador e queima a central com facilidade caso a energia for curto.
Eu prefiro e repito, soldar tudo desconectando o soldador da tomada em cada solda.
Imagem

jm_vectra99
Member
Member
Nome Completo: __
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por jm_vectra99 » 13 Out 2022, 23:27

Percebi tambem que os vazamentos ocorrem por isso, temperatura fora do normal, quando o carro esquenta demais agua pode ferver mesmo com aditivo e cria pressao extrema sai estourando o que tiver de mais fraco, entao se o sistema tiver tudo ok nunca vai explodir aquele tubo dagua, essas coisas acontecem por isso, temperatura muito alta.. muita pressao...
Editado pela última vez por jm_vectra99 em 17 Nov 2024, 00:28, em um total de 2 vezes.

jm_vectra99
Member
Member

por jm_vectra99 » 14 Out 2022, 00:05

pensando em trocar o regulador de pressao... unica coisa que nao mexi ate agora por ter passado no teste da seringa mas nao sei mais o que olhar...
Editado pela última vez por jm_vectra99 em 17 Nov 2024, 00:28, em um total de 1 vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Out 2022, 08:33

Esta peça anrtes da flauta seria um desburbulhador, é para tirar bolha de ar, não influencia no funcionameto direto.
Esta mangueira la érto do tanque é o suspiro, ela leva o vapor lá para o filtro canister atras da roda dianteira direita, e atraves da válvula purgadora este vapor é liberado para TBI.
Este sensor de temperatura é importante para o funcionamento do carro, não atrapalha na hora de ligar.
A pressão de combustivel sim, isto ´pressiva levar em conta e ter certeza que toda a linha esteja bem conectada e que não tem mangueira dando entrada de ar, as mangueira do tanque, a d bomba tem que ter uma atenção especial, o filtro também para ver se nçao tem vazamento e e assim a linha poe perder pressão e o carro demorar pegar. Não sei que mangueira voce colocou ali, mas se for a plastica, ela não aceita aquecimento na ponta para ser colocada e não aceita ser reaproveitada. Até pode aquecer, dentro de agua quente e não diretamente no fogo.
No fundo do tanque a função do copo é manter com uma valvula a bomba e o recipiente cheio, ali não atrapalha partida, existem outros defeitos, mas não na partida.
O regulador de pressão passando no teste, nçao pode ser ele o probelma, pode ser falta de pressao inicial. EU ESTOU NA DUVIDA SE O SEU CARRO INJETA ANTES DE LIGAR, checa isto, por ser um 99, acredito que sim, mas precisa ser checado.

SOBRE A TERMOSTATICA, FIZ UM VIDEO e comento exatamente isto, e estará livre o youtube hoje mesmo. Pessoal não sabe a importancia da carcaça, uns pensam que a agua entra ali e sai, muito pelo contrátio, a parte frontal nçao sai agua, ali é retorno e o tubo de cima é ar quente e o de baixo é retorno para o tubo de agua.

Daqui a pouco coloco o link aqui sobre o sitema, talvez poderá lhe ajudar ainda mais.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Out 2022, 08:48

Fiz este video sobre o arrefecimento e com atenção especial no tubo de agua e na carcaça da termostacia que muitos não sabem a verdadeira função desta peça. Não sabem que o furo central não sai agua, ali é retorno e não sabem que ao esquentar ela fecha o retorno com este disco que ela tem por trás, ela abre a frente e fecha atrás. Vale apenas assistir por completo pelo menos sobre a carcaça da termostatica e a termostatica e como ela abre e como ela fecha o retorno.

O próximo e já está em andamento será sobre a temperatura, mostrarei a do meus carro hoje e como usar agua desmineralizada.

https://www.youtube.com/watch?v=ThN2rTFamAo
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por chirola » 14 Out 2022, 13:59

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Percebi tambem que os vazamentos ocorrem por isso, temperatura fora do normal, quando o carro esquenta demais agua pode ferver mesmo com aditivo e cria pressao extrema sai estourando o que tiver de mais fraco, entao se o sistema tiver tudo ok nunca vai explodir aquele tubo dagua, essas coisas acontecem por isso, temperatura muito alta.. muita pressao...

a preção maxima dentro do sistema é controlada pela tampa do reservatorio que funciona como uma valvula na tampa original se vc olha tem escrito nela 1,4 bar , mais se tem alguma peça cansada e não segurar esa pressão vai estourar mesmo .

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje z por jm_vectra99 em 13 Out 2022, 23:09, em um total de 1 vez.

ainda bem que deu certo , agora o carro esta funcionando na temperatura certa , no modelo 99\2000 as ventoinhas são comandadas pela ECU e a temperatura fica na maior parte do tempo entre 85 e 92 , as ventoinhas deveriam ligar perto dos 92 graus , o segundo estagio so vai ligar em modo emergencias la pelos 110 graus sem ligar o ar condicionado , não e comum o vectra funcionar o segundo estagio .

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje , entao se o sistema tiver tudo ok nunca vai explodir aquele tubo dagua, essas coisas acontecem por isso, temperatura muito alta.. muita pressao...

e verdade se tudo esta ok não tem porque estourar nada , no meu carro ainda tem as mangueiras original de fabrica e o tubo de agua tambem , o unico que troque nee foi o radiador e funciona 100% , fico feliz por vc ter resolvido o problema naõ e legal rodar com o carro e não sentirse seguro para pegar uma estradaou ficar com medo de algo dar errado ,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Out 2022, 14:52

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Percebi tambem que os vazamentos ocorrem por isso, temperatura fora do normal, quando o carro esquenta demais agua pode ferver mesmo com aditivo e cria pressao extrema sai estourando o que tiver de mais fraco, entao se o sistema tiver tudo ok nunca vai explodir aquele tubo dagua, essas coisas acontecem por isso, temperatura muito alta.. muita pressao...

a preção maxima dentro do sistema é controlada pela tampa do reservatorio que funciona como uma valvula na tampa original se vc olha tem escrito nela 1,4 bar , mais se tem alguma peça cansada e não segurar esa pressão vai estourar mesmo .

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje z por jm_vectra99 em 13 Out 2022, 23:09, em um total de 1 vez.

ainda bem que deu certo , agora o carro esta funcionando na temperatura certa , no modelo 99\2000 as ventoinhas são comandadas pela ECU e a temperatura fica na maior parte do tempo entre 85 e 92 , as ventoinhas deveriam ligar perto dos 92 graus , o segundo estagio so vai ligar em modo emergencias la pelos 110 graus sem ligar o ar condicionado , não e comum o vectra funcionar o segundo estagio .

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje , entao se o sistema tiver tudo ok nunca vai explodir aquele tubo dagua, essas coisas acontecem por isso, temperatura muito alta.. muita pressao...

e verdade se tudo esta ok não tem porque estourar nada , no meu carro ainda tem as mangueiras original de fabrica e o tubo de agua tambem , o unico que troque nee foi o radiador e funciona 100% , fico feliz por vc ter resolvido o problema naõ e legal rodar com o carro e não sentirse seguro para pegar uma estradaou ficar com medo de algo dar errado ,

O que faz aumentar muito a pressão é quando o radiador não tem a passagem de agua livre. Neste caso além da temperatura aumentar, a bomba que apesar de não ser tão forte, fará mais pressão nas mangueiras que no radiador tentando empurrar agua e ela insise em não ir, isto afeta trasticamente as partes plásticas do sistema, inclusive o tubo de agua e sobre este tubo eu uso original, mas com a temperatura que meu carro tem e da forma que eu cuido, eu poderia usar um paralelo sem problema, mas jamais indicaria um paralelo considerando as temperaturas que as vezes vejo comentando. E por isto que dizem que um paralelo dura um ano ou menos, não que ele seja tão ruim, é que ele não está preparado para a temperatura que outrora fez o anterior estragar.

O mito da temperatura as vezes piora com informações erradas de mecanicos, exemplo meu carro tudo ´perfeito a temperatura em rodovias é 80 e máximo 82, isto mostra que tudo nele está fuindo, se um me disser que em rodovias está com 90 graus, eu logo direi que ela estaria perto do máximo aceitável para um motor, e que se era 82 e hoje é 90, com certeza ela foi para 83, 84, 85,.....90, logo ela não irá parar e vai para 95, 100 etc. Então normal é 82 em rodovias, mas isto é muito fácil, basta vigiar que ela hoje está 90, e no proximo ano continua 90, ok, ela estabilizou no máximo aceitável. Mas tem que vigiar e não pensar e tentar enganar a si mesmo com o pensamento que ela subiu hoje porque parou de chover ontem etc. Nas ruas vai depender do resultado das rodovias, não tem como acertar de trás pra frente, se o resultado de rodovias mostra radiador fluindo, acertar ele nas ruas será fácil demais.

Vectra em rodovias o normal é maxima 82, o mecanico acha que o normal é entre 82 a 90, mas eu não penso na temperatura como uma vareta de oleo onde é normal entre as duas marcas máximo e mínimo, temperatura é algo mais sério. É aceitável o normal entre 82 a 90 oscilando, não em 90 sempre.

A melhor coisa a se fazer é marcar como está hoje e conferir 3 a 6 meses depois, Foi assim que descobri que tem um monte de Aditivos péssimos no percado e descobri que o Radiador Visconde é bom porque tive que comprar dois que os aditivos que fazem propaganda por ai estragaram kakakakakaka..
Imagem

jm_vectra99
Member
Member

por jm_vectra99 » 16 Out 2022, 12:16

Eu nao sei se aciona os injetores, mais ao girar a chave (1 ponto antes de ligar) ele aciona a bomba de comb, da pra ouvir ela ligando por 2 seg pra pressurizar a linha.
Editado pela última vez por jm_vectra99 em 17 Nov 2024, 00:40, em um total de 1 vez.

Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

por Brates » 16 Out 2022, 18:10

Que bom que vc conseguiu resolver a partida! Chique! Mas o mais importante é vc estar vivo depois dos testes de temperatura em rodovias e nessa velocidade. Hehehehehehehe.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 16 Out 2022, 20:33

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia pessoal,

Almeidao, a bomba de comb e nova e mangueira nova tbm (plastica da marca DS) com aqueles grampos de pressao originais, realmente deu trabalho trocar aquilo mas coloquei sem danificar/esquentar entao nao tem como ter entrada ar ali, por fora da linha tambem nao tem pois nao vi vazamento algum e troquei o filtro de comb e os o-rings e peneiras dos bicos depois da limpeza

Eu nao sei se aciona os injetores, mais ao girar a chave (1 ponto antes de ligar) ele aciona a bomba de comb, da pra ouvir ela ligando por 2 seg pra pressurizar a linha.

Sim! vi seu video sobre a termostatica perfeito é isso mesmo, o desenho dela ali se analisarmso e como vc comenta por isso se forem isolar o ar quente usem aqueles tampoes do monza (coloquei na foto o codigo da peça) pois se deixar como o antigo dono deixou voltando agua quente o carro aumenta a temperatura

Mas pessoal aparentemente acho que resolvi os problemas de partida quente vejam só o que eu fiz
troquei o regulador de pressao por ser realmente o unico item que nao mexi, coloquei da marca DS, antes de instalar testei o meu antigo e o novo com a seringa e ambos praticamente iguais entao nao tenho certeza se foi ele que resolveu

mas fiz o seguinte, fui em todos os pontos de ateramento do carro (2x acima do coletor de adm e 1x la embaixo abaixo do tubo dagua) e os cabos da bateria e tambem os cabos do motor de partida e alternador
desconetei a bateria e todos esses cabos, lixei tudo com lixadagua e coloquei uma fina camada de graxa pra protejer e apertei bem essas conexoes

ate agora pelos meus testes esta ligando de primeira! como eu fiz os 2 servicoes juntos nao sei oq foi que resolveu mas nao vou mexer no time que esta ganhando heheh

Valeu Chriola é isso ai igual comentei as vezes a gente fica pensando demais quebrando a cabeça quando era apenas um simples sensor de temperatura, agradeço voces dois por darem todas essas dicas valiosas e deixarmos nossos vectroes saudaveis!

Almeidao sobre a temperatura do vectra me diga uma coisa, seu cambio e a versao curta ou longa?
o meu vi que e a versao curta, a 110kmh em quinta ele fica em torno de 3mil giros, e a velocidade final dele maxima é uns 200kmh em 6000 giros algo assim nao me recordo

pergunto pois testando o carro na rodovia, se eu andar entre 90-120kmh fica nisso mesmo abaixo nos 85c bem frio, mas se constante em torno de 150-170kmh com giro la emcima ele fica nos 90-92c mesmo e se ficar esticando acima dos 180 ele nao volta mais so fica la nos 92c mesmo

Muito difícil eu te dar uma resposta precisa, sim meu cambio é longo, é o F18 ré do lado da primeira. O difícil é que normalmente ando em 110, no feriado fui a praia e um raro momento coloquei 150 isto foi depois que ultrapassei uma turma sendo segurada por um carro rebaixado, assim distanciei deste pessoal e a temperatura ficou igual, o meu carro um pouquinho acima de 100 fica cravado 3 mil giro, mais ou menos 105 km/h. Sobre a temperatura em velocidade superior a 140 eu sinceramente não saberei informar, mas até ai entre 80 ou a 130 a do meu carro não muda e como 150 não foi constante eu não teria um parâmetro, mas com certeza no período de 5 a 10 minutos eu vi e ficou a mesma coisa. Eu diria pra você que não está nada mau, mas como eu disse no video, vale apenas ter estas anotações nos proximos 6 meses, se permanecer igual é sinal que nada está interferindo nela e que não irá mudar isto e a atençao é para ela não subir disto.
Sobre o terra, sim influencia muito e tem gente que precisa fazer terra la na bomba, eu fiz um recente, meu carro tinha um problema e fiz este terra e não resolveu o problema, mas deixei ele lá, graxa nos terras é essencial. O terra embaixo do trambulador em cima da caixa e no parafuso do lado que prende a peça que segura a caixa de fusivel eu também troquei, até gravei o nome desta peça trançada. Cordoalha kakakkaka

Existe uma diferença de temperatura de um carro para outro que é causada pelo radiador do ar, o condensador, muitos deles vão ficando concavos com o tempo e criam uma barriga quase encostando no radiador de água, isto faz a temperatura ficar uns 3 graus a mais que o normal, porem não pode mudar, tipo hoje é 3 graus e daqui 6 meses é 5 etc. Por isto a atenção especial de conhecer o nosso carro.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por chirola » 16 Out 2022, 22:55

Olha não lembro ao certo da temperatura a 160/170kmh o que lembro bem e a multa que tome do radar móvel kakakakkaka
Viajando a 130/140kmh a temperatura no meu carro mantem entre 82/85 dependendo do calor que faz , ( temperatura ambiente de 34/36 graus )

Meu carro não sei se serve como referência por ser 16v y caixa loooonga a 120kmh mal chega a 3mil giros e o 16v tem melhor fluxo em alta e a faixa de torque fica perto dos 4mil giros o que seria uns 160kmh acredito ,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Out 2022, 09:53

O maior erro em uma temperatura de um carro era o que eu cometia quando não entendia dela e pior ainda não tinha ninguem para me explicar que estava errada e nem sei se alguem explicasse para mim eu iria aceitar, foi assim até sentir no bolso o quanto era o problema.
1 - Em rodovias que a temperatura era 86, porque já estava ruim passou para 88 e eu achando que era o tempo mais quente, afinal o sol está forte.
2 - Dai obsevei um dia voltando do trabalho a noite e ela estava em 90, ai pensei deve ser o aditivo novo que coloquei, afinal o aditivo faz ela subir um pouco.
3 - Ainda bem que não tinha o Google tão presente na época, porque ainda hoje leio algumas loucuras sobre temperatura e aditivos.
4 - Perguntei a um mecanico e ele disse que o Vectra trabalhava bem quente mesmo, foi ai que veio o primeiro alerta que eles sao fracos em temperatura, afinal motor é motor, fogo é fogo e ele não sabe o que está dizendo.
5 - Este alerta me fez despertar quando o carro ficou ruim de pegar as vezes que era ligado em seguida depois de desligar, ou seja muito quente.
6 - Em pouco tempo a temperatura em Rodovia estava em 92 graus pela manhã, intereesante que a tarde era a mesma, então vi que o problema não era o tempo, era o radiador e foi ai que fiz aquele video que doei para o Crispim e ele postou no canal dele.
7 - Ai começou a luta atrás de outros aditivos e descobri que radiador não entope por sujeira, ele cria zinabre se não for cuidado e que um aditivo ruim aumena a chande de criar este zinabre, eu posso definir que alguns aditivos é o próprio zinabre disfarçado de aditivo.

Eu presumo que primeiro psicológicamente criamos uma ideia que não tem defeito do sistema mesmo olhando no painel e vendo o ponteiro no lugar errado, por isto que a dica é acompanhar a temperatura do carro e qualquer mudança para cima é porque tem algo errado no sistema. Este acompanhamento seria 6 meses e nada mais e não adianta dizer que olhamos ela sempre que isto não é verdade, só olhmos quando desconfiamos de um problema.
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Tony Fera » 17 Out 2022, 13:49

Alguem sabe desativar aquela função desligar o carro e se deixar a chave de seta ligada ficar acesa a luz que corresponde ao lado que ficou ligada a achave?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Out 2022, 15:03

Eu não sei lhe dizer, aliás no Vectra B que usa um sistema se seta através do multi time não acredito que tem como desativar algo ali e transformar para seta acesa, e ao mesmo tempo é possivel fazer isto através de relês, mas se fizer errado o multi time pode queimar. Eu fiz uma mudança há pouco tempo e quase queimei ele e era um simples relê batendo sem saida no mesmo fio da seta, tinha hora que piscava, tinha hora que piscava rápido e tinha hora que acendia sem piscar. descobri que sem colocar o diodo no lugar certo esta placa poderia queimar.

O Vectra A não sei como funciona, mas se for um relê de seta fica mais fácil montar um sistema assim, mas simplesmente desconectar algo eu não sei lhe dizer, porque a ignição estará deligada.
Imagem

1382 mensagens