por Ju_Bueno »
02 Mar 2024, 11:01
Salve, amigos!!
Vim trazer umas breves atualizações:
*no início de janeiro dei 1 par de pneus para o Astra. Saíram 2 Michelin que já estavam no carro desde que o comprei, já meio ressecados e entraram 2 Dunlop SP Sport FM 800;
*no início de fevereiro troca de óleo + Bardhal B12 (pela 2ª vez) após uns 1500 quilômetros nos últimos 6 meses;
*troca do filtro secador do ar condicionado (após 5 anos da última) + gás novo no sistema - meu técnico sempre me alerta dessa preventiva. No caso da saturação do filtro, ocorre o entupimento e, por esse sistema do Astra até 2008 ter o pressostato depois desse filtro, ele não recebe a leitura de alta pressão e o compressor continua trabalhando até estourar. Daí é sentar e chorar...
*resolvi trocar o abafador traseiro do escape, já com 2 anos e 10 meses, marcas externas de corrosão e pingando água, apesar de ainda não estar fazendo barulho de furado. Como ia viajar, não quis o risco de me aborrecer com ele abrindo de vez durante a viagem;
Um breve registro dele nessa minha mini-férias:

Percorri 1040 quilômetros, com a média geral de consumo entre 10~11 km/l com álcool. Achei muito bom ter chegado em Ubatuba com a média de 12km/l - contribuiu pra isso atravessar toda a Rodovia dos Tamoios dentro do limite de 80km/h (lá tem muitos radares) e a descida da serra praticamente toda em cut-off, e é claro, eu andar de pé leve em todo o percurso, mantendo uns 100~110 km/h nas rodovias duplicadas e 90~100 nas de pista simples. Sem adrenalina - meu negócio é curtir o passeio!
Um detalhe que notei numa serra aqui no interior, de trecho relativamente pequeno, mas travado e bem íngrime. As imagens abaixo dão uma ideia:

A descida faço quase toda em 2ª marcha, deixando o freio-motor segurar o carro e usando bem pouco o freio de serviço para passar pelas curvas numa velocidade adequada... a subida foi na maior parte em 3ª, entre 40~50 km/h, já numa tocada um pouco mais divertida e RPM ali na casa dos 2 mil~2 e pouco, onde o motor oferece bom torque. Ah, no carro só eu e a patroa + 2 malas.
Me chamou a atenção o fato de que no início da serra, onde desliguei o ar condicionado, a temperatura normalmente chegou ao ponto onde atuam as ventoinhas e, mesmo com a subida divertida, vi o ponteiro baixando rapidamente até o ponto onde as ventoinhas se desligam. Temperatura ambiente por volta dos 30º. Que troca de calor eficaz!!! Recompensa por cuidar tão bem do sistema de arrefecimento! Fico aqui imaginando o que pode acontecer com os desavisados (e os não tão desavisados) que acabam colocando radiador de tubos e ou negligenciam a devida atenção à esse sistema.
Parece até besteira comentar isso, mas é o relato de alguém orgulhoso em manter minuciosamente a manutenção do seu carro, ter a confiança de botá-lo pra rodar sem receios e curtir o prazer de dirigir sua paixão!!