maurilio_sjc escreveu:Boa tarde.
Acho que vc esta fazendo confusão... o fio azul e vermelho é o fio de sinal dos botões.. os marrons saem todos no fio azul e vermelho...
se não me engano, alem dos fios do ar bag, saem mais 4 fios. sinal, iluminaçao do controle, outro aterramento e outro buzina.. a de iluminação vc liga junto ao A7
Fala pessoal! Beleza?
Bom... Depois de pesquisar e de receber varias orientações resolvi eu mesmo fazer a instalação e por fim agora tenho os comandos de som! Muito bom! Agradeço a todos que me ajudaram aqui no fórum, mas em especial ao corsa turbo que me passou as instruções de como fazer as ligações necessárias.
Antes de mais nada preciso informar que a instalação que fiz no meu carro reflete o "sistema original GM", ou seja, como se ele tivesse saído de fábrica com os comandos de som no volante. Logo, não é necessário o uso de interface nesse caso.
Vou deixar aqui resumidamente o passo a passo do que fiz para fazer as ligações! Espero que seja útil a quem pretende usar rádio original GM. Também ressalto que meu carro não tem airbag.
# PEÇAS:- Volante 4 pontas com comando de som (com ou sem airbag)
- Suporte da seta/coluna de direção (GM 026051171)
- Hard Disc (GM 09152056)
- Chicote do Hard Disc
- Rádio padrão GM
# MATERIAL PARA INSTALAÇÃO:- Ferramentas (alicate, chaves etc)
- Fio elétrico com bitola de 1 mm (ou de configuração que achar conveniente... rsrs)
- Espaguete termo retrátil de 3 mm (ou de configuração que achar conveniente... rsrs)
- Conector FIC padrão ISO fêmea (esse será usado apenas para retirar o terminal metálico onde o fio se prende)
- Fita anti chama
# LIGAÇÕES ELÉTRICAS:
- No caso do volante possuir airbag mantenha as conexões (fios
amarelos), já no caso de não possuir isole os fios.
- Conecte o fio
marrom e branco no fio de mesma cor já existente (buzina)
- Conecte o fio
marrom no aterramento do rádio (eu fiz uma solda)
- Faça uma extensão do fio
azul com vermelho, coloque o terminal metálico e conecte na posição A5
- Faça uma extensão do fio
cinza e conecte-o juntamente com fio da antena na posição A7 (eu fiz uma solda para unir os dois fios)
Referência do esquema de ligação dos fios
Chicote
Iluminação
Conector do rádio
Resultado final
Caso tenha algo a mais para complementar me informem pra eu adicionar no tópico!
Valeu galera!