O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1370 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 18 Set 2023, 09:46

DIFERENÇA DE UMA BUCHA NACIONAL AXIOS, POR UMA IMPORTADA DA MESMA MARCA, Este é o motivo o qual as peças que vem no carro duram uma eternidade e depois já sabemos o resultado, vai durar 2 a 3 anos. As que se encontram aqui são todas iguais mesmo sendo Sampel, Axios, Mobensani e outros fabricantes, é até difícil separar a qualidade uma da outra, porém esta importada Axios, eu diria que é 500% melhor que qualquer uma e a estrutura dela já diz isto.

https://youtu.be/1tsVR2r1pVw

A que eu uso da Axios lado direito é este modelo do link, custa quase 900 reais as duas, detalhe ela não é totalmente preenchida com borracha no interior, parece que é, mas a borracha está somente em dois lados maiores da peça do centro, o resto é preenchica com uma menbrana, é 100% oca. Os concorrentes vendem até por 115 reais o par.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... JEQAvD_BwE
Imagem

Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

por Brates » 18 Set 2023, 15:44

Certa vez subsitui as buchas de um nissan sentra que eu tinha, por buchas de PU. As buchas do agregado. Melhor coisa que fiz.

https://www.ajbuchasespeciais.com.br/chevrolet/vectra

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 18 Set 2023, 17:07

Brates escreveu:Fuente del Mensaje Certa vez subsitui as buchas de um nissan sentra que eu tinha, por buchas de PU. As buchas do agregado. Melhor coisa que fiz.

https://www.ajbuchasespeciais.com.br/chevrolet/vectra

Eu já pensei nisto, aliás vi uma da ponta do eixo do Vectra (tipo facão do fusca) que se eu não tivesse uma importada ainda de reserva para colocar no carro, ali sem medo eu usaria. Mas estas hidráulicas que de hidráulica não tem nada, ela é igual um pivô com vários movimentos, acho que ali no braço taseiro eu fico ainda com dúvidas, inclusive tem uma do peugeot 206/207 que é bem parecida com a do Vectra. Veja link abaixo
Vou acabar comprando Axios mesmo, porem em outra loja aqui que representa a Bosch, vou tentar mais uma vez.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... okQAvD_BwE
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Set 2023, 10:51

SACA VOLANTE FEITO EM CASA, só um louco tenta tirar um volande sem uma ferramenta apropriada, eu disse tentar, porque tirar inteiro sem ferramenta é impossivel.

https://youtu.be/sjASk-RXajE
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Set 2023, 08:23

RELÊ AUXILIAR. USAR 86 OU 85 COMO POSITIVO?
Pra quem sai trocando relês sem consultar, está ai uma dica

https://www.youtube.com/watch?v=GxtVnlSB8Zo
Imagem

Renan Perez
Member
Member
Nome Completo: Renan Augusto Perez
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por Renan Perez » 25 Set 2023, 23:14

Pessoal, uma ajuda por favor. To com um vectra 97 2.0 16v automatico. Ele tá assim: se você não pisar ele vai bem, se precisar enfiar o pé ele dá tipo um corte e não desenvolve. Aí tirei o sensor de rotação e medi, tá certinho. Será que o sensor pode falhar com o carro quente? Pois é aí que piora: ele fica falhando e demora pra subir o giro.
Nem estou saindo de casa com ele, porque qualquer morrinho ele não aguenta. Piso, o carro não sobe o giro e não vai. Deem uma ideia por favor

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Set 2023, 10:03

Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, uma ajuda por favor. To com um vectra 97 2.0 16v automatico. Ele tá assim: se você não pisar ele vai bem, se precisar enfiar o pé ele dá tipo um corte e não desenvolve. Aí tirei o sensor de rotação e medi, tá certinho. Será que o sensor pode falhar com o carro quente? Pois é aí que piora: ele fica falhando e demora pra subir o giro.
Nem estou saindo de casa com ele, porque qualquer morrinho ele não aguenta. Piso, o carro não sobe o giro e não vai. Deem uma ideia por favor

O sensor de rotação não faz isto, se der problema o carro morre e afalha dele é o caro não pegar. Pode ser alimentação, e o primeiro teste seria o regulador de pressão e pode ser feito em casa como neste video.
https://www.youtube.com/watch?v=GsxI5ddFtZM
Se tiver correto, ai sim poderemos sugerir algo mais apesar que no momento não acredito ser um sensor eletronico embora o TPS pode sim fazer isto também.

Na parte alimentação temos bombas, filtro sujo aliás filtro se troca com 10 a 15 mil km, pré filtro da bomba ou entrada de ar nas mangueiras. Foi trocado bomba de gasolina nestes dias?
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Set 2023, 10:05

MANUTENÇÃO EM TUCHOS HIDRÁULICOS, eu achava que não precisava, até os meus travarem por excesso de borras

https://youtu.be/WAnOnXw2wCM
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por chirola » 26 Set 2023, 15:15

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Mas estas hidráulicas que de hidráulica não tem nada, ela é igual um pivô com vários movimentos, acho que ali no braço taseiro eu fico ainda com dúvidas, inclusive tem uma do peugeot 206/207 que é bem parecida com a do Vectra. Veja link abaixo

olha teria que ir em alguma aupeças e medir a bucha do peugeot se a medida for igual eu colocaria sem medo , buchas de pu no agregado eu colocaria trancuilo . nas balaças não colocaria pu .
no facão sim colocaria pu ,
vi em algum lugar buchas de pu para colocar no lugar das hidraulicas , não sei se funcionaria porque ao subir e decer a suspenção a geometria muda e não se se as de pu conseguem acompanhar ou deformariam , por outro lado os civic dos anos 90 não tinham buchas hidraulicas e sim de borracha teria que estudar bem antes de mexer .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Set 2023, 16:28

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Mas estas hidráulicas que de hidráulica não tem nada, ela é igual um pivô com vários movimentos, acho que ali no braço taseiro eu fico ainda com dúvidas, inclusive tem uma do peugeot 206/207 que é bem parecida com a do Vectra. Veja link abaixo

olha teria que ir em alguma aupeças e medir a bucha do peugeot se a medida for igual eu colocaria sem medo , buchas de pu no agregado eu colocaria trancuilo . nas balaças não colocaria pu .
no facão sim colocaria pu ,
vi em algum lugar buchas de pu para colocar no lugar das hidraulicas , não sei se funcionaria porque ao subir e decer a suspenção a geometria muda e não se se as de pu conseguem acompanhar ou deformariam , por outro lado os civic dos anos 90 não tinham buchas hidraulicas e sim de borracha teria que estudar bem antes de mexer .

Uma coisa é certa Chirola, tenho duas no carro estragadas e confirmada, falta confirmar as duas de cima e troquei em outubro do ano passado marca Axios e paguei R$ 480,00 nas 4. Recente fiz um video e vou postar ainda, duas originais das 4 que tirei do carro estão boas ainda, e comparando com a Axio que comprei e comprando o dobro do preço que elas são, percebi que fiz burrice pela segunda vez. Na hora da compra em uma embalagem já tinha uma estragada quando comprei as 4 e troquei eli mesmo, agora nas duas que comprei outra uma estava estragada e troquei ali mesmo as coifas da axio no carro já racharam todas, as originais usada por uns 10 anos as coifas estão 100% perfeita. PASME meu amigo, a da Axios nova não entra nem a ferramenta para empurrar a bucha, ai eu tirei a coifa da original e coloquei nelas, e se não fizer isto já vão estragar na colocação. Mostrarei isto no video também e paguei 240,00 nas duas e não contente com tudo isto, comprei duas da marca Rolt e estou esperando chegar, paguei R$ 130,00 nas duas e quero ver se dará tempo de comparar, porque estas duas já vou trocar sábado.

Não indico Axios nem a pau para ninguem, estamos pagando caro pela marca e recebendo lixo, o coxim que coloquei a pouco tempo já passa quase um dedo entre ele e a carroceria. Até agora só as homocinéticas estão reagindo bem, e tenho até medo de falar e ficar ruim kakakak

Sobre a polieretano, acho que eu usaria na ponta do braço, aquela grande isto porque eu percebi que as nacionais são muito simplona, seja Axios ou qualqer outra marca, na verdade Axios vendia importada, ai nacionalizou tudo e aqueles buchas alemãs, viraram chinesas para todos, ali nas hidráulicas acho que elas não farão o movimento correto.

Sobre a Axios, eu INDICAVA.
Imagem

Renan Perez
Member
Member
Nome Completo: Renan Augusto Perez

por Renan Perez » 26 Set 2023, 16:52

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, uma ajuda por favor. To com um vectra 97 2.0 16v automatico. Ele tá assim: se você não pisar ele vai bem, se precisar enfiar o pé ele dá tipo um corte e não desenvolve. Aí tirei o sensor de rotação e medi, tá certinho. Será que o sensor pode falhar com o carro quente? Pois é aí que piora: ele fica falhando e demora pra subir o giro.

O sensor de rotação não faz isto, se der problema o carro morre e afalha dele é o caro não pegar. Pode ser alimentação, e o primeiro teste seria o regulador de pressão e pode ser feito em casa como neste video.
https://www.youtube.com/watch?v=GsxI5ddFtZM
Se tiver correto, ai sim poderemos sugerir algo mais apesar que no momento não acredito ser um sensor eletronico embora o TPS pode sim fazer isto também.

Na parte alimentação temos bombas, filtro sujo aliás filtro se troca com 10 a 15 mil km, pré filtro da bomba ou entrada de ar nas mangueiras. Foi trocado bomba de gasolina nestes dias?

Na verdade foi. Ele pega bem, dá marcha lenta, mas se for acelerar ele falha muito e estoura. Só mais uma coisa. Medi no sensor de rotação tá dando 1100 ohms. Este valor está correto? E no sinal lampejador da luz de injeção marca 12 e 145.

Eduardo Alencar1245
Member
Member
Nome Completo: EDUARDO LUIS GOMES DE ALENCAR
Estado: Piauí
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por Eduardo Alencar1245 » 29 Set 2023, 11:58

Bom dia, estou procurando as molduras direita, central e esquerda do difusor de ar Vectra ano 2000. Alguém indicaria uma loja ou sucata que posso encontrar?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 29 Set 2023, 16:51

Eduardo Alencar1245 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia, estou procurando as molduras direita, central e esquerda do difusor de ar Vectra ano 2000. Alguém indicaria uma loja ou sucata que posso encontrar?

Eu já ficaria feliz somente com a direita e esquerda kkkakakakkaka.
É muito difícil achar isto e se achar na internet vale fortunas e talvez esteja pior que a sua e a unica vez que comprei veio veio semi nova da Inglaterra com ajuda do Crispim. Só garimpando mesmo e ter a sorte em uns desmanches.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 01 Out 2023, 19:02

Apareceu um óleo ali na porca do diferencial e vou ter que mexer ali. Existe uma foguinha bem pequena nas homocinética deslizante, estas ali do lado do cambio. Estou pensando já trocar uma e um futuro próximo trocar a outra.
Estou achando Nakata e outras marcas: Alguem tem informações de que peça atendia ou atende GM?
Obrigado
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: antonio m.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Tony Fera » 03 Out 2023, 02:17

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje DIFERENÇA DE UMA BUCHA NACIONAL AXIOS, POR UMA IMPORTADA DA MESMA MARCA, Este é o motivo o qual as peças que vem no carro duram uma eternidade e depois já sabemos o resultado, vai durar 2 a 3 anos. As que se encontram aqui são todas iguais mesmo sendo Sampel, Axios, Mobensani e outros fabricantes, é até difícil separar a qualidade uma da outra, porém esta importada Axios, eu diria que é 500% melhor que qualquer uma e a estrutura dela já diz isto.

A que eu uso da Axios lado direito é este modelo do link, custa quase 900 reais as duas, detalhe ela não é totalmente preenchida com borracha no interior, parece que é, mas a borracha está somente em dois lados maiores da peça do centro, o resto é preenchica com uma menbrana, é 100% oca. Os concorrentes vendem até por 115 reais o par.

O problema de buchas na maior parte é a instalação errada
Quando instalada em elevador o carro chega ficar alto quando desce as rodas no chão
NUNCA se instala bucha com carro em elevador
As rodas ficam pra baixo ,e se apertar elas assim quando colocar as rodas no chão ja vai ficar forçando
A torção delas são pouco e estouram rapido por ja estar acionadas ,ou seja só vai ter movimento ,quando a roda descer
Se apertar as buchas com as rodas no chão vai ser na posição correta que elas vão estar em posição de descanso sem forçar
Dai se a roda passar em algo que precise subir vai ter movimento da borracha se se precisar descer tambem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 03 Out 2023, 09:23

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje DIFERENÇA DE UMA BUCHA NACIONAL AXIOS, POR UMA IMPORTADA DA MESMA MARCA, Este é o motivo o qual as peças que vem no carro duram uma eternidade e depois já sabemos o resultado, vai durar 2 a 3 anos. As que se encontram aqui são todas iguais mesmo sendo Sampel, Axios, Mobensani e outros fabricantes, é até difícil separar a qualidade uma da outra, porém esta importada Axios, eu diria que é 500% melhor que qualquer uma e a estrutura dela já diz isto.

O problema de buchas na maior parte é a instalação errada
Quando instalada em elevador o carro chega ficar alto quando desce as rodas no chão
NUNCA se instala bucha com carro em elevador
As rodas ficam pra baixo ,e se apertar elas assim quando colocar as rodas no chão ja vai ficar forçando
A torção delas são pouco e estouram rapido por ja estar acionadas ,ou seja só vai ter movimento ,quando a roda descer
Se apertar as buchas com as rodas no chão vai ser na posição correta que elas vão estar em posição de descanso sem forçar
Dai se a roda passar em algo que precise subir vai ter movimento da borracha se se precisar descer tambem

Claro que isto sempre comento nos vídeos, qualquer bucha só pode ser apertada com as rodas no local e o carro arriado no chão, mas tem outras técnicas que eu uso ao apertar em elevador, antes de mexer no carro, medir a distancia do para lamas até o centro da roda, ai com o caro no elevador ou no poço, colocar um macaco no amortecedor e levantar a roda até a medida feita e apertar as buchas e tem ainda o inclinômetro que quase nao uso, mas usei nas trocas das buchas internas das hastes das suspenção traseira.
no elevador fica mais perigoso fazer isto, mas pode colocar um toco de madeira embaixo de um amortecedor, baixar o elevador que a rola se eleva.
Se não tiver estes cuidados e sempre comento nos videos que você vai tirar uma bucha ruim e vai colocar uma nova estragada por você mesmo.
Outro erro e ainda fazem isto é bater no centro das buchas para encaixar ela no local, ela pode ser batida para tirar, mas para colocar tem que ter ferramentas adequadas, aliás fabriquei umas e pra você que mexe com torno fica fácil demais fabricar kakaka

Inclinômetro é isto aqui usado nestas buchas
https://youtu.be/BSmbWRJAOIc
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 03 Out 2023, 13:07

TAMPA DO RESERVATÓRIO.
Se precisar mais que isto para fechar, infelizmente ela já está estragada e a frase para os frentista é: Por favor, coloque gasolina que o resto do carro está em dia. Mas por favor, não esqueçam o "por favor", algo muito esquecido entre os brasileiros e eu tenho notado muito isto desde que me tornei brasileiro assim que nascí.

https://www.youtube.com/shorts/swnlxtNGPuQ
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Out 2023, 10:44

Recente eu fiz um video como instalar o botão trava e destrava original do Vectra que tem somente um fio e precisa de dois, porem usei 2 diodos e mostrei como é feita a ligação, mas pensei em outra e acho que até mudarei a minha, é mais difícil e eu gosto destas coisas complicadas e seria assim usando um relê auxiliar e pode ser o DNI 0102, ou DNI 0101
NOS TERMINAIS DOS RELÊS Nº:
86 - positivo direto, sempre usar depois de um fusível que pode ser 10A, assim ele já é montado protegido
85 - fio que vem do botão e que emite negativo
30 - fio destrava
87 - fio trava
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Out 2023, 08:35

TUDO SOBRE BUCHAS HIDRÁULICAS
Não vejo motivo nenhum em usar estas buchas da Axios, pagar o dobro para não ter o dobro do benefício, no video se consegue ver claro que uma original usada por 10 anos tem o mesmo movimento que uma Axios nova. O diferencial destas buchas estão na folga da esfera, nas coifas e no diâmetro que tem que ter 45,3 a 45,4, encontrei estes problemas nelas e a Axios passou somente no diâmetro com 45,3 e as outras 45,2.
O lado direito do meu carro uma com 45,2 entra folgada precisando usar cola para buchas em contra partida a coifa da axios com um ano de uso está toda trincada e a original com 10 anos de uso ainda está 100% perfeita. Na Axios não dá para usar a ferramenta sem tirar a abraçadeiras e isto seria algo mais simples nela e parece que eles ou o fabricante deles não sabem que precisa ser usado uma ferramenta para colocar esta peça e uma abraçadeira menor cabe ali e eu testei isto. Está muito longe de valer o dobro das outros que não se movimenta nas mãos nem a pau por serem justas como realmente um terminal é, mas falta nelas acrescentar 1 a 2 décimo no diâmetro externo que nçao pode ser menor que 45.3 e nem maior que 45.4

TIREM AI SUAS CONCLUSÕES VENDO O VIDEO E INCLUSIVE COM UMA ABERTA.

https://www.youtube.com/watch?v=OhOOCghHNHM
Imagem

yunusbra
Member
Member
Nome Completo: Yunus Harad
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2011/2011

por yunusbra » 12 Out 2023, 11:42

Obrigado pelas informações, é interessante saber quais são as taxas se você deseja importar um carro da Europa?

1370 mensagens