O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaVECTRA B MARCHA LENTA OSCILANDO SOMENTE COM AR CONDICIONADO LIGADO.
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

6 mensagens   •   Página 1 de 1
marcelohbg
Member
Member
Nome Completo: Marcelo Heleodoro Barbosa
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2000

VECTRA B MARCHA LENTA OSCILANDO SOMENTE COM AR CONDICIONADO LIGADO.

por marcelohbg » 17 Set 2024, 00:19

Boa noite pessoal, meu carro está oscilando a marcha lenta mas somente quando ligo o ar condicionado, com o ar desligado ele fica estável/perfeito, limpei o atuador de marcha lenta já, alguém tem alguma ideia do que pode estar ocasionando isso?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 17 Set 2024, 09:09

marcelohbg escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal, meu carro está oscilando a marcha lenta mas somente quando ligo o ar condicionado, com o ar desligado ele fica estável/perfeito, limpei o atuador de marcha lenta já, alguém tem alguma ideia do que pode estar ocasionando isso?

Eu acho que voce deveria limpar a TBI, só o atuador não resolve, tirar ela fora dar uma geral com qurosene, desmontar o atuador e limpar, só assim terás certeza se tem algo errado, parece que ao ligar o tem entrada de ar falsa, isto é consequencia de sujeira no corpo da borboleta onde o atuador atuda demais e tenta ajustar e atua de menos. Sim, pode ser outra coisa, mas tudo que envolve um bom funcionamento começa com a TBI limpa, eu tenho um video trocando a TBI e mostro como abrir o atuador da lenta e limpar com querosene ou WD 40, isto que precisa ser feito ai antes de tudo. O atuador só se limpa desmontando e ali dá pra sentir se o oring está ruim e trocar ele.

https://www.youtube.com/watch?v=PgLcKYyjHjU
Imagem

marcelohbg
Member
Member

por marcelohbg » 20 Set 2024, 19:40

Boa noite Almeidão, eu realizei a desmontagem da tbi e do atuador de marcha lenta, fiz a limpeza de ambos conforme você mostra nos vídeos do seu canal, mas sinto a lenta oscilando ainda, eu fiquei com um pouco de dúvida na regulagem daquele parafuso da tbi, não sei se ele está bem regulado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 21 Set 2024, 18:24

marcelohbg escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite Almeidão, eu realizei a desmontagem da tbi e do atuador de marcha lenta, fiz a limpeza de ambos conforme você mostra nos vídeos do seu canal, mas sinto a lenta oscilando ainda, eu fiquei com um pouco de dúvida na regulagem daquele parafuso da tbi, não sei se ele está bem regulado

A TBi tem que trabalhar toda fechada em descanso e começar a acelerar sem está agarrada, porem se você soltar muito o parafuso ela fecha e agarra, ai que você tem que ter sensibilidade de regular ela o máximo fechada sem agarrar ao começar a acelerar.
Estando ela limpa e atuador também, a possível causa agora seria uma entrada de ar que pode está na mangueira do regulador de pressão que precisa ser testado também, na mangueira da válvula purgadora do canister que fica embaixo da TBI, na válvula purgadora, na válvula do freio servo freio ou servo freio furado, no vácuo que vai para portinhola do circulador de ar e por fim se tiver válvula de ar quente. Não é nada fácil achar estes defeitos, mas estão ai os caminhos a serem seguidos, e vale apenas testar o regulador se pressão, é fácil e barato, porem a mangueirinha tem que está impecável para fazer este teste com uma seringa de 20 ml, e não descarto velas e cabos, mas ai você sabe se são novos ou não e são peças que duram entre 20 a 30 mil km.

Assim voce consegue testar ele
https://www.youtube.com/watch?v=GsxI5ddFtZM
Imagem

marcelohbg
Member
Member

por marcelohbg » 23 Set 2024, 02:10

Fala Almeidão, tudo bem? Então, mas no caso de ser entrada falsa de ar em alguma desses componentes que você citou o carro não teria que ficar acelerado? Com a rotação mais alta do que o normal? No meu caso ela abaixa em torno de 500 rpm quando piso na embreagem para parar, ao manobrar o carro e até mesmo dando ré, a rotação abaixando pode ser entrada falsa de ar também? Vi em outro post que você comentou aqui sobre o mesmo assunto que tem alguns sensores que ocasionam esse problema também.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Set 2024, 08:32

marcelohbg escreveu:Fuente del Mensaje Fala Almeidão, tudo bem? Então, mas no caso de ser entrada falsa de ar em alguma desses componentes que você citou o carro não teria que ficar acelerado? Com a rotação mais alta do que o normal? No meu caso ela abaixa em torno de 500 rpm quando piso na embreagem para parar, ao manobrar o carro e até mesmo dando ré, a rotação abaixando pode ser entrada falsa de ar também? Vi em outro post que você comentou aqui sobre o mesmo assunto que tem alguns sensores que ocasionam esse problema também.

Não necessáriamente ele ficaria acelerado, quando a entrada de ar é muito ele fica acelerado, quando é pouco ele qauer ficar acelerado e o atudador de marcha lenta não deixa e ele acaba atuando errado tipo baixando e subindo.
E por falar em entrada de ar falsa a válvula PCV, dá uma limpeza nela, tira fora, use querosene ou WD 40 ou um outro produto como descarbonizante. Lembre se a válvula PCV é uma entrada de ar falsa e necessária para manter a marcha lenta e é uma entrada de ar a qual o atuador de lenta domina, se tiver entupido o carro terá marcha lenta irregular.
Imagem

6 mensagens   •   Página 1 de 1