O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1050 mensagens
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por chirola » 18 Nov 2021, 18:13

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Acho que você disse tudo, gente queendo justificar o salario, porque ela é mecanica e com algo a mais para dar uma leve aquecida porque ali com agua fria não dá para aquecer muito, seria o mesmo que voce girar a chave em uma descida para o arranque ajudar a acelerar kakakakaak.

morri de rir esa foi boa

MeganArthur
Member
Member
Nome Completo: MeganArthur
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1999/1999

por MeganArthur » 22 Nov 2021, 06:19

Mais um detalhe, talvez as mangueiras estejam boas, mas e se o radiador estiver entupido tbm vai subir a temperatura, e mesmo com ele entupido, não vai interferir na circulação do líquido.

Leonardo Vale
GLS member
GLS member
Nome Completo: Leonardo Vale dos Santos Ferreira
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.

por Leonardo Vale » 10 Nov 2024, 22:44

Boa Noite,

Meu Vectra 2.0 CD 2003/2004 8V, a temperatura subiu rápido estava numa via de 4 para quinta marcha, do nada subiu a temperatura um pouco acima antes do vermelho.Parei imediatamente quando vi a temperatura subir perto antes da faixa vermelha.Não deixei chegar no vermelho.
Quando abri o capô estava jogando líquido de arrefecimento para fora. :13:
Deixei esfriar abrir a tampa pegou uma pequena quantidade de água desmineralizada para chegar em casa rápido, novamente parei no posto de gasolina para baixar a temperatura que subiu acima do normal, antes de chegar um pouco antes do vermelho, desliguei o motor para esfriar, abri o capô, notei o líquido em nível acima dois dedos do meio do reservatório, mas não jogou aditivo para fora.Esperei esfriar no meio do ponteiro, e seguir para garagem o mais rápido possível.
Chegando na garagem voltou a subir a temperatura um pouco acima antes do vermelho, mas não deixei chegar no vermelho, parei logo na garagem.
Abri o capô estava sem jogar água para fora do reservatório, mas acima dois dedos do meio do reservatório.

Obs.: O radiador tá vazando pouco na lateral abaixo do lado direito do radiador, já tinha identificado isso.
Antes em trajetos curtos completava, dois dedos por causa desse vazamento pequeno.Mas não jogava líquido para fora.
O antigo dono me avisou que já fez serviço na ventoinha, por que não acionava o segundo estágio, será que é isso?
Antes desligar o veículo a ventoinha funcionava, mas pelo que vi não na velocidade forte segundo estágio entende?

Obs.: A tampa do reservatório não é original, vou testar ela, possa ser que seja ela?
Vou verificar este segundo estágio, se estar acionando certo, porque cheguei rápido preocupado com isso, será que o radiador vazando e segundo estágio sem acionar vaza pela tampa? :40:
Não está misturando água com óleo, já verifiquei e não falha.
Sei que a tampa com problema faz jogar líquido de arrefecimento, se a válvula dela estiver ruim.
Vou substituir a tampa por uma GM, que tenho aqui e verificar, se a mangueira na saída da termostática tá quente.
A ventoinha sem funcionar o segundo estágio, joga líquido de arrefecimento pela tampa?
O radiador vazando pouco, será que iria jogar líquido de arrefecimento para fora, acho que não?
Agora termostática travada com problema, faz jogar líquido de arrefecimento para fora talvez acho que sim, será? :2:
Sei que faz aumentar muito a temperatura, se estiver sem acionar o segundo estágio. :9:
No vectra 2001 cd 16v 2.2, sempre que chegava na garagem quando desligava o carro, a ventoinha funcionava com ele desligado abaixando a temperatura, e depois desligava quando a temperatura baixava, agora este Vectra 2.0 8v 2003/2004 não vejo, ele fazer isto é normal deste modelo de vectra?
Agora notei, que antes de acontecer isso, lembro que ele ficava um traço acima dos 90 acho beirando os 92 graus e voltava para os noventa e vice-versa? :9:

A termostática do Vectra cd 2003/2004 8v 2.0, qual a melhor marca e modelo e faixa de grau? :9:
Técnico em Manutenção Automotiva

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 11 Nov 2024, 10:43

Leonardo Vale escreveu:Fuente del Mensaje Boa Noite,

Meu Vectra 2.0 CD 2003/2004 8V, a temperatura subiu rápido estava numa via de 4 para quinta marcha, do nada subiu a temperatura um pouco acima antes do vermelho.Parei imediatamente quando vi a temperatura subir perto antes da faixa vermelha.Não deixei chegar no vermelho.
Quando abri o capô estava jogando líquido de arrefecimento para fora. :13:
Deixei esfriar abrir a tampa pegou uma pequena quantidade de água desmineralizada para chegar em casa rápido, novamente parei no posto de gasolina para baixar a temperatura que subiu acima do normal, antes de chegar um pouco antes do vermelho, desliguei o motor para esfriar, abri o capô, notei o líquido em nível acima dois dedos do meio do reservatório, mas não jogou aditivo para fora.Esperei esfriar no meio do ponteiro, e seguir para garagem o mais rápido possível.
Chegando na garagem voltou a subir a temperatura um pouco acima antes do vermelho, mas não deixei chegar no vermelho, parei logo na garagem.
Abri o capô estava sem jogar água para fora do reservatório, mas acima dois dedos do meio do reservatório.

Obs.: O radiador tá vazando pouco na lateral abaixo do lado direito do radiador, já tinha identificado isso.
Antes em trajetos curtos completava, dois dedos por causa desse vazamento pequeno.Mas não jogava líquido para fora.
O antigo dono me avisou que já fez serviço na ventoinha, por que não acionava o segundo estágio, será que é isso?
Antes desligar o veículo a ventoinha funcionava, mas pelo que vi não na velocidade forte segundo estágio entende?

Obs.: A tampa do reservatório não é original, vou testar ela, possa ser que seja ela?
Vou verificar este segundo estágio, se estar acionando certo, porque cheguei rápido preocupado com isso, será que o radiador vazando e segundo estágio sem acionar vaza pela tampa? :40:
Não está misturando água com óleo, já verifiquei e não falha.
Sei que a tampa com problema faz jogar líquido de arrefecimento, se a válvula dela estiver ruim.
Vou substituir a tampa por uma GM, que tenho aqui e verificar, se a mangueira na saída da termostática tá quente.
A ventoinha sem funcionar o segundo estágio, joga líquido de arrefecimento pela tampa?
O radiador vazando pouco, será que iria jogar líquido de arrefecimento para fora, acho que não?
Agora termostática travada com problema, faz jogar líquido de arrefecimento para fora talvez acho que sim, será? :2:
Sei que faz aumentar muito a temperatura, se estiver sem acionar o segundo estágio. :9:
No vectra 2001 cd 16v 2.2, sempre que chegava na garagem quando desligava o carro, a ventoinha funcionava com ele desligado abaixando a temperatura, e depois desligava quando a temperatura baixava, agora este Vectra 2.0 8v 2003/2004 não vejo, ele fazer isto é normal deste modelo de vectra?
Agora notei, que antes de acontecer isso, lembro que ele ficava um traço acima dos 90 acho beirando os 92 graus e voltava para os noventa e vice-versa? :9:

A termostática do Vectra cd 2003/2004 8v 2.0, qual a melhor marca e modelo e faixa de grau? :9:

Tem várias perguntas sua ai que confesso que nem li ainda, lerei mais tarde, mas acho com a certeza de mais ou menos 90% que a termostática estragou, e este carro usa uma que eu prefiro usar seria MTE 211-82 neste caso somente o perfil.

- Sobre as ventoinhas, voce andando em rodovias não vai ligar o segundo estagio mesmo se voce tiver com o ar ligado se não tiver problema e imaginamos que a termostatica estiver fechada pode ligar sim no carro 2001 porem sem efeito e não adiantará nada porque se não circular a água não vai refrigerar la.

Teste para voce saber se a temostática travou ou se a bomba não circula a água.
Carro frio, abra o reservatório, liga ele e até a ventoinha armar não poderá devolver ou borbulhar o reservatório. Se isto acontecer a agua não está circulando pelo radiador, é bem fácil fazer este teste. Detalhe, se a ventoinha armar e tiver tudo perfeito, não desligeu o carro antes de tampar o reservatório.

https://www.youtube.com/shorts/F7raCNaFETs
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por chirola » 11 Nov 2024, 15:14

Leonardo Vale escreveu:Fuente del Mensaje e depois desligava quando a temperatura baixava, agora este Vectra 2.0 8v 2003/2004 não vejo, ele fazer isto é normal deste modelo de vectra?

a ventoinha fica ligada com o carro desligado porque tem ar condicionado e so por isso na verdade e pra baixar a preção no sistema de ar e não dar ruim , com o motor desligado não tem o que esfriar porque não tem circulação de agua no motor radiador ,carro sem ar não liga ventoinha com o carro desligado .
a tampa do reservatorio tem que ser a correta ela como vc falo e uma valvula igual panela de preção tem a preção dela gravada na mesma tampa , se não me engano a do vectra diz 1,5 bar .
o vectra na estrada dificil ligar a ventoinha , menos ainda o segundo estagio , o segundo estagio e na verdade mais utilizado pelo ar condicionado mesmo .
acho que deveria primeiro arrumar o radiador e colocar uma tampa boa (ou nova ) se a termostatica traca atemperatura sobe rapidinho e em coisa de 10 minutos funcionando ja estaria fervendo , e logico colocar um aditivo bom para evitar corroção no sistema de arrefecimento , não recomendo o tal do paraflu
no club recomendam havolive ou acdelco que ja foram testados por um bom tempo e mostraram bons resultados a longo prazo .

Leonardo Vale
GLS member
GLS member

por Leonardo Vale » 11 Nov 2024, 22:18

Boa Noite,

Fiz o teste no carro não está acionando a ventoinha, chega nos 90 a 92 graus com ar desligado, ou seja não está acionando o eletroventilador.Aumentando a temperatura chegando aos 100 graus daí desliguei.Troquei a tampa por uma GM que eu tinha aqui usada que usei pouco na época.
Nesse caso, era para ter armado ventoinha no 90 graus.Por isso aqueceu...
Quando ligo o ar condicionado a ventoinha funciona a do radiador e a outra ventoinha externa.
Mesmo assim sobe a temperatura, passa dos noventa chegando em 100 aí desliguei logo.
Como o antigo dono disse que fez reparo na ventoinha, deve ser ela ou algum problema elétrico?
Editado pela última vez por Leonardo Vale em 11 Nov 2024, 22:28, em um total de 2 vezes.

Leonardo Vale
GLS member
GLS member

por Leonardo Vale » 11 Nov 2024, 22:24

Qual a faixa de trabalho em graus arma nos 90, e retorna a que grau abaixo sem ar ligado?
E com ar ligado a faixa de trabalho?
E o segundo estágio só entra com ar condicionado ligado?
Sem o ar ligado aciona segundo estágio?

Leonardo Vale
GLS member
GLS member

por Leonardo Vale » 11 Nov 2024, 22:51

Tem o link da termostática completa com a caixa dela?
Meu Vectra 2.0 CD 8v 2003

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 12 Nov 2024, 09:44

Leonardo Vale escreveu:Fuente del Mensaje Tem o link da termostática completa com a caixa dela?
Meu Vectra 2.0 CD 8v 2003

O sistema de arrefecimento é um sistema muito fácil, porem mesmo sendo fácil requer manutenção, e seu caso pode ser a termostática porque voce diz que esquenta em rodovias as ventoinhas nem acionam pelo sensor porque o vento natural nçao deixa. Sim com o ar desligado só vai acionar o segundo estágio se tiver problemas no sistema. Seu carro tem 3 relês verdes, um do ar condicionado um do primeiro estágio e um do segundo estágio e tem um relê marron com 5 terminais que faz o funcionamento em série para ter a velocidade lenta para o primeiro estagio.
Pega o relê verde do ar e coloca no verde do primeiro estágio que fica mais perto do paralamas e faça o teste. Se funcionar, você pode providenciar um relê deste de 4 terminais original ou um DNI 0101, somente este 0101 pode substiruir este relê que é invertido. Todos os verdes deste carro usa este DNI 0101.

Deu certo o teste? o relê do ar acionou a ventoinha no primeiro estágio? então tira ele do primeiro estágio e coloca ele do outro lado do marrom e deixa o primeiro estagio sem ele e liga o carro e fica vigiando se arma o segundo e ficaria ali proximo a 93 ou 94 graus e não mais que isto. Neste caso se acionar, irá funcionar uma ventoinha somente

Todos os testes acima deu errado, então troca o sensor de temperatura da água, pode ser original ou um MTE 4051.

Assim que voce vê a ventoinha acionada voce tem que acompanhar o painel para ver se a temperatura vai baixa, pode acelerar o carro, ajuda ela baixa mais fácil se a termostatica tiver aberta, se não baixar, o problema pode ser ela, pode ser radiador entupido ou pode ser a bomba de águal.

Sim, o primeiro estagio arma mais ou menos em 90 graus no painel ou no meio para aqueles que não tem numeros e o segundo mais ou menos 93 a 94.

Voce precisa testar isto e nos postar respostas mas concreta, o problema ai no seu carro é um, as vezes simples como um mau contato em uma tomada e precisa ser eliminado um por um, acertar problemas é um checking list, e precisa ser seguido para não gastar além do orçamento correto.

Circulação de água:
1 - Termostática
2 - Radiador
3 - Bomba
Eletro ventilador
1 - Relês, são 3 - Não tem como testar, só trocando e tem no carro alguns cobaias
2 - Fusivel
3 - Tomadas das Ventoinhas
4 - Tomada embaixo da bateria
5 - sensor da água
6 - problema na central
Imagem

Leonardo Vale
GLS member
GLS member

por Leonardo Vale » 12 Nov 2024, 22:19

Boa noite,

Lembro que no meu outro Vectra talvez, foi esse problema, inclusive foi este bendito relê verde, vou realizar os testes para vê, e volto para dá resposta do andamento do diagnóstico. :88:
A doença dos Vectras são esses relês...

Aí as fotos dos relês abaixo são dois verdes iguais, 1 para o primeiro estágio, e outro para o segundo estágio? :47:

Lembro que sim...
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 13 Nov 2024, 09:49

Leonardo Vale escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite,

Lembro que no meu outro Vectra talvez, foi esse problema, inclusive foi este bendito relê verde, vou realizar os testes para vê, e volto para dá resposta do andamento do diagnóstico. :88:
A doença dos Vectras são esses relês...

Aí as fotos dos relês abaixo são dois verdes iguais, 1 para o primeiro estágio, e outro para o segundo estágio? :47:

Lembro que sim...
Imagem

Imagem

Sim, são iguais, se tudo tiver certo no carro o problema será este relê. Lembre se, caso for usar um paralelo no local, sendo original verde com 4 terminais e se for comprar DNI tem que ser o 0101, sobre outra marca não sei te informar o numero mas tem que ser invertido.
Imagem

Leonardo Vale
GLS member
GLS member

por Leonardo Vale » 15 Nov 2024, 16:51

Boa tarde,

Segue algumas fotos dos relês verdes os dois estão com sinais de aquecimento.
Vou substituir os dois relês que estão queimados com certeza provavelmente.Já fiz o pedido na
Shopee, problema que demora para chegar, previsão de chega dia 26 de novembro.Invertir funcionou a primeira velocidade por duas vezes, nos 90 graus, Fiz o teste com ar condicionado desligado, mas depois não acionou mais e a temperatura subiu, passou do 90 chegando a 100 graus, aí desliguei.A mangueira superior está quente, ou seja a termostática tá funcionando normal.

Com Ar condicionado ligado aciona normal ventoinha!

Obs.: O primeiro relê verde da esquerda para direita, tirei ele notei sinais de aquecimento, antes de inverter os relês.
Olhe os pinos estão escuros alguns...

Os dois relês verdes que estão no carro, são de 30 A, não era para ser de 40A ? São GM.
Será que estes relês estão corretos, neste modelo do Vectra CD 2003 8V? :2:

O Vectra do ano 2001 CD 16V 2.2 que tive estes relês verdes eram de 40A? :9:

Será que antigo dono substituiu erradamente por 30 A os relês, será que o correto é de 40A ? :2:
Será que por ser 30A estão aquecendo, queimando os mesmos por ser de 30A?

Obs.: Todos os relês verdes são de 30A nas fotos.

Segue fotos abaixo

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Painel

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Nov 2024, 00:19

Todos os relês esquentam mesmo, afinal é uma bobina acionada e bobina irá esquenta, o que fazer a base queimar é o mau contado interno do relê por serem trocados somente quando aparecem problemas e eles não são eternos, ajuda muito usar graxa cobreada nos contatos e em ultimo caso usar graxa de silicone. O relê do segundo estagio se funcionar mais que um minutos sem desligar, em pouco tempo torra a base. Eu não compraria esta peça em Shopee ou em qualquer lugar que seja usada, os contatos dos relês começam a queimar no primeiro dia que ele atraca, a beleza por fora não me diz nada de como ele é por dentro use o DNI 0101 novo no local dos verdes, use graxa cobreada nos contatos e se for um carro do dia a dia, troque esta peça pelo menos uma vez ao ano.
Detalhe não tem nada de original nestes dois verdes, o anterior da marca Siemens este é original, mas os outros dois não e eu tenho uns 3 a 4 deles com o nome e numero GM, mas fomos enganados.
Imagem

Leonardo Vale
GLS member
GLS member

por Leonardo Vale » 17 Nov 2024, 17:13

Boa tarde,

Vou fazer isto, substituir por dois novos, e utilizar esta graxa cobreada.
Os relês que comprei são novos.
Agora são DNI 0101 40A, posso utilizar?
Por que os relês, que estavam no carro são de 30A? :9:
E os fusíveis que estão ao lado na caixa, são de 30A, teria algum problema?
Posso utilizar o relê de 40A ? :2:
Fotos abaixo do relê novo DNI 0101 40A:

Imagem

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Nov 2024, 19:47

Vou tentar explicar sobre relês auxiliares para você entender e por mais que eu tentar cortar, ainda será muitas linhas a serem lidas e sim podes usar o de 40 amperes e se você encontrar um invertido de 50 avisa me que usarei no meu.
1 - Relê de 5 terminais a maioria são comuns e não são invertidos sendo acionado com negativo no 85 e positivo no 86, quando não acionado ele transporta energia positiva ou negativa de acordo com a escolha do terminal 30 para o terminal 87A o do meio e ao ser acionado manda esta energia para o 87.
2 - Relê de 4 terminais, todos são acionados com negativo no 85 e positivo no 86 e transporta energia positiva ou negativa a escolher do 30 para o 87
3 - Deixei o item 3 para algo muito importante, relês de 4 terminais tem os normais e os invertidos. O que é invertido? são exatamente estes relês de 4 terminais usados no Vectra, todos os verdes são invertidos, tendo o terminal 86 no local do terminal 30 do relê normal, esta é a diferença deles, portanto nas ventoinhas do Vectra são usados o DNI 0101 por ser invertido, existem outras marcas com este tipo de relê e eu não conheço números etc.
4 - Amperagem alta ou baixa, são mais usados em economias eu queria ter um de 50 amperes se tivesse para usar nas ventoinhas, sabemos que a energia transportada não tem nada a ver com a energia que aciona os relês, então quanto mais alta a amperagem mais forte ele irá atracar e melhor será a energia transportada. Um exemplo um fio mal encostado vai aquecer a peça, imaginamos uma maquina de solda, para soldar encosta negativo no positivo e mau encostado para aquecer e soldar, se apertar o eletrodo a máquina deixa de soldar e dá aquele grito, isto porque se encostar forte não esquenta, resumindo tudo se o fio encostar forte a energia passa sem esquentar, então 40 amperes no local de 30 é bem melhor.
5 - voltando na maquina de solda, o relê com o tempo corroem os contatos e a energia fica fraca e esquenta a peça além do normal e derrete a base, igual a máquina de solda, que para soldar precisa um leve contado, mas o relê precisa de um contato forte.
6 - O relê nada mais é que um interruptor, muito parecido ao de luz de uma residência, porem o da residência a energia para acionar ele são nossos dedos, e o relê quem aciona é a energia elétrica e quando um interruptor fica muito velho e começa falhar e é preciso apertar ele forte para dar contato apesar que a energia alternada de nossas residências corroem bem menos os contatos que a energia continua que é dos carros.

Daria para escrever mais um pouco, mas vou deixar um vídeo que eu mostro um relê de carro sendo acionado por uma pilha e transportando energia 110V e mostro também um que aciona e não funciona isto porque o que aciona é uma energia a energia transportada é outra e depende do contato está integro e acionar o relê não é uma forma de testar.

Assim funciona um relê auxiliar, transportando uma energia diferente daquela que o aciona
https://www.youtube.com/watch?v=SpD5nwCWBow
Imagem

Leonardo Vale
GLS member
GLS member

por Leonardo Vale » 18 Nov 2024, 00:24

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Vou tentar explicar sobre relês auxiliares para você entender e por mais que eu tentar cortar, ainda será muitas linhas a serem lidas e sim podes usar o de 40 amperes e se você encontrar um invertido de 50 avisa me que usarei no meu.
1 - Relê de 5 terminais a maioria são comuns e não são invertidos sendo acionado com negativo no 85 e positivo no 86, quando não acionado ele transporta energia positiva ou negativa de acordo com a escolha do terminal 30 para o terminal 87A o do meio e ao ser acionado manda esta energia para o 87.
2 - Relê de 4 terminais, todos são acionados com negativo no 85 e positivo no 86 e transporta energia positiva ou negativa a escolher do 30 para o 87
3 - Deixei o item 3 para algo muito importante, relês de 4 terminais tem os normais e os invertidos. O que é invertido? são exatamente estes relês de 4 terminais usados no Vectra, todos os verdes são invertidos, tendo o terminal 86 no local do terminal 30 do relê normal, esta é a diferença deles, portanto nas ventoinhas do Vectra são usados o DNI 0101 por ser invertido, existem outras marcas com este tipo de relê e eu não conheço números etc.
4 - Amperagem alta ou baixa, são mais usados em economias eu queria ter um de 50 amperes se tivesse para usar nas ventoinhas, sabemos que a energia transportada não tem nada a ver com a energia que aciona os relês, então quanto mais alta a amperagem mais forte ele irá atracar e melhor será a energia transportada. Um exemplo um fio mal encostado vai aquecer a peça, imaginamos uma maquina de solda, para soldar encosta negativo no positivo e mau encostado para aquecer e soldar, se apertar o eletrodo a máquina deixa de soldar e dá aquele grito, isto porque se encostar forte não esquenta, resumindo tudo se o fio encostar forte a energia passa sem esquentar, então 40 amperes no local de 30 é bem melhor.
5 - voltando na maquina de solda, o relê com o tempo corroem os contatos e a energia fica fraca e esquenta a peça além do normal e derrete a base, igual a máquina de solda, que para soldar precisa um leve contado, mas o relê precisa de um contato forte.
6 - O relê nada mais é que um interruptor, muito parecido ao de luz de uma residência, porem o da residência a energia para acionar ele são nossos dedos, e o relê quem aciona é a energia elétrica e quando um interruptor fica muito velho e começa falhar e é preciso apertar ele forte para dar contato apesar que a energia alternada de nossas residências corroem bem menos os contatos que a energia continua que é dos carros.

Daria para escrever mais um pouco, mas vou deixar um vídeo que eu mostro um relê de carro sendo acionado por uma pilha e transportando energia 110V e mostro também um que aciona e não funciona isto porque o que aciona é uma energia a energia transportada é outra e depende do contato está integro e acionar o relê não é uma forma de testar.

Assim funciona um relê auxiliar, transportando uma energia diferente daquela que o aciona
https://www.youtube.com/watch?v=SpD5nwCWBow

Interessante este conteúdo, excelente aula do assunto, vou só esperar chegar os relês e testar.

Obrigado amigo!

Leonardo Vale
GLS member
GLS member

por Leonardo Vale » 01 Dez 2024, 17:05

Boa tarde,

Substituir os dois relês por novos, acionou por duas vezes a ventoinha normal, mais ou menos 92 graus, depois ao acelerar para ter certeza, voltou a subir a temperatura chegando a 100 graus aquecendo, mas não borbulhou aí desliguei logo. Fiz o teste com ar condicionado desligado.

Notei um barulho na região da bomba d'água, quando ligo o ar condicionado, ou seja quando pega mais esforço mecânico do compressor.

Obs.: O radiador tá vazando pouco na lateral direita, mas vou mandar substituir logo este mês.Será que não está mantendo a pressão, mas não vazou na garagem e na rua quando estaciono goteja depois que rodou?

Obs.: Quando ligo o ar condicionado aciona normal a ventoinha primeira segunda velocidade notei isso lá quando estava alta temperatura.Fiz esse teste também.

O antigo dono disse que já fez serviço de reparo na ventoinha, será que em alguns momentos ela tá falhando, acredito que não seja ela, se não ligava quando aciono o ar condicionado.

Será que é a bomba d'água com problema não circula o líquido diminuindo o fluxo faz isso, já vi alguns casos que ela faz isso se estiver estragada ou a termostática ou até o sensor de temperatura eletrônico? :9: :2:
A mangueira superior da Termostática estava quente, não estava frio, digo em relação a termostática.

Segue fotos do painel e sua temperatura abaixo:

Imagem

Temperatura 100 graus aquecendo abaixo: :62:

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 01 Dez 2024, 18:40

Leonardo Vale escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde,

Substituir os dois relês por novos, acionou por duas vezes a ventoinha normal, mais ou menos 92 graus, depois ao acelerar para ter certeza, voltou a subir a temperatura chegando a 100 graus aquecendo, mas não borbulhou aí desliguei logo. Fiz o teste com ar condicionado desligado.

Notei um barulho na região da bomba d'água, quando ligo o ar condicionado, ou seja quando pega mais esforço mecânico do compressor.

Obs.: O radiador tá vazando pouco na lateral direita, mas vou mandar substituir logo este mês.Será que não está mantendo a pressão, mas não vazou na garagem e na rua quando estaciono goteja depois que rodou?

Obs.: Quando ligo o ar condicionado aciona normal a ventoinha primeira segunda velocidade notei isso lá quando estava alta temperatura.Fiz esse teste também.

O antigo dono disse que já fez serviço de reparo na ventoinha, será que em alguns momentos ela tá falhando, acredito que não seja ela, se não ligava quando aciono o ar condicionado.

Será que é a bomba d'água com problema não circula o líquido diminuindo o fluxo faz isso, já vi alguns casos que ela faz isso se estiver estragada ou a termostática ou até o sensor de temperatura eletrônico? :9: :2:
A mangueira superior da Termostática estava quente, não estava frio, digo em relação a termostática.

Imagem

Imagem

Ventoinha falhar só se for na rua, ali que ela funciona, bomba de água falhar, isto sim pode acontecer de ter corroído o rotor, Mas acho que o problema é o radiador, não por perder pressão, mas por ter tapado com um aditivo qualquer etc. Não esqueças, radiador do Vectra é brasado e eu sem ganhar nenhum centavo indico o Visconde é o que eu uso e aditivo nunca eu usarei outro que não seja Havoline xtended Life concentrado, nunca não, enquanto ele existir.
Visconde RV12570
Imagem

Leonardo Vale
GLS member
GLS member

por Leonardo Vale » 01 Dez 2024, 20:51

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Leonardo Vale escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde,

Imagem

Imagem

Ventoinha falhar só se for na rua, ali que ela funciona, bomba de água falhar, isto sim pode acontecer de ter corroído o rotor, Mas acho que o problema é o radiador, não por perder pressão, mas por ter tapado com um aditivo qualquer etc. Não esqueças, radiador do Vectra é brasado e eu sem ganhar nenhum centavo indico o Visconde é o que eu uso e aditivo nunca eu usarei outro que não seja Havoline xtended Life concentrado, nunca não, enquanto ele existir.
Visconde RV12570

Eu também estava analisando isto, este bendito radiador.
Vou substituir retorno se deu certo!
Ouvi dizer do Havoline aqui no fórum ele é ótimo pena ser caro, por que é excelente...
Quantos litros vou ter que comprar? no rótulo diz pronto uso, ou concentrado que precisa diluir com água desmineralizada.
O Havoline pronto uso, posso diluir em água desmineralizada?

Mas se usar Ac Delco pronto uso é o segundo melhor? Dá para usar ele bom também? Concentrado ou pronto uso?

Leonardo Vale
GLS member
GLS member

por Leonardo Vale » 01 Dez 2024, 21:33

Boa Noite,
O Visconde é excelente, mas tá caro no momento entende, tem uma revisão para fazer no carro.Mas em outro momento ainda compro. :7:
Achei o Notus dizem que é bom? :9:
Dê uma olhada por favor amigo?

Segue fotos radiador de alumínio brasado Notus, bem avaliado na nota do mercado livre, quem comprou e o vendedor diz que é Notus.
Link:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... manual-_JM
Imagem

Imagem

O outro também com outro valor Radiador de alumínio brasado:

Link https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... manual-_JM

Dê uma olhada amigo, por favor

Imagem

Imagem

1050 mensagens