O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CLuz do óleo ligada em lenta com motor quente

68 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por Almeidão » 25 Mar 2022, 08:43

Antes de tudo, nunca se deve usar um óleo com a viscosidade diferente do especificado no manual, ou seja a viscosidade tem que ser seguida e não se pode afinar e nem engrossar com aditivos etc. Explicando a grosso modo se voce usar uma bomba jogando agua ela irá jorrar em uma certa distancia mais ela pode ser comprimida com mais facilidade. Ao contrario de usar óleo nesta bomba o óleo vai ter menos ditancia na saida, mas com certeza ele terá mais pressão por ser mais grosso que a água. Este fato acontece porque ao tapar a mangueira com água a bomba vai girar em falso com mais facililidade pela menor resistencia que a agua tem alem de um poder hidráulico menor que o óleo. Na prática acontece também com óleo sendo mais fino para um motor que pede uma viscosidade maior.
A diferença interna do motor mais novo pode está exatamente na bomba e no retorno dela que aliás todas tem, isto porque aparentemente as galerias são todas iguais a olho nu.
Este vídeo abaixo mostra a diferença com teste visual sobre a pressão quando se usa um óleo errado.

https://www.youtube.com/watch?v=i-F8Uda7Cb4
Imagem

Rodrigo12
Member
Member
Nome Completo: Denilson Santiago
Estado: Piauí
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

por Rodrigo12 » 25 Mar 2022, 19:38

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Rodrigo12 escreveu:Fuente del Mensaje O meu apresentou esse mesmo problema hoje e estranhamente após colocar o óleo 5w30 o antigo dono colocava o mais grosso. Ele aparece a luz do óleo ao estar em baixa rotação ou no sinal, aí ao acelerar, ou sair com o carro ela some, chega no sinal e reduz aparece de novo, seria um problema crônico ou devo me preocupar de fato?

Náo 3 normal teria que medir a pressão do óleo para saber se por causa da bomba cansada , folga no motor , ou a cebolinha indo pro espaso ,
Óleo 5w30eu acho muito fino ,

Eu também acho mano, no manual tem recomendando esse, meu cunhado tem um vectra há 12 anos e usa sempre o 15w40 nunca deu problema aí já não sei né. rsrs

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 25 Mar 2022, 20:27

Eu coloco 15w40 a bomba de óleo dura muito arriscou a falar que dura mais do que o motor , muito difícil dar problema .
O óleo 15w40 esta dentro dos indicados no manual

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Mar 2022, 20:30

Bom, está dado a luz do óleo
Imagem

deilor
Member
Member
Nome Completo: deilor higielimp
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por deilor » 22 Dez 2024, 11:22

Olá
Dúvidas
Em meu Vectra GLS 98 2.0 8v
durante viagem rachou o radiador original, até poder sair pro acostamento aqueceu
Troquei o radiador e válvula termostatica, duas semanas depois branquear o óleo
Fiz geral no cabeçote, rodando por perto entre 10 15 km reparei que estava trabalhando com a temperatura um pouco mais elevada que antes, imaginei que durante viagem normalizaria a temperatura, me enganei ficou entre 88* e 93*
Rodei 300 km começou acender luz óleo, conferi nivel, estava normal mas muito fino
Entrei num posto e troquei o óleo que estava com somente 600km rodados
Rodei mais alguns km acendeu novamente, resolvi tirar a válvula termostatica mas não adiantou em nada
Acredito que a luz acende por causa da temperatura elevada
O erro pode ser no radiador ou cabeçote ?
Desde já agradeço

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 22 Dez 2024, 13:16

deilor escreveu:Fuente del Mensaje Olá
Dúvidas
Em meu Vectra GLS 98 2.0 8v
durante viagem rachou o radiador original, até poder sair pro acostamento aqueceu
Troquei o radiador e válvula termostatica, duas semanas depois branquear o óleo
Fiz geral no cabeçote, rodando por perto entre 10 15 km reparei que estava trabalhando com a temperatura um pouco mais elevada que antes, imaginei que durante viagem normalizaria a temperatura, me enganei ficou entre 88* e 93*
Rodei 300 km começou acender luz óleo, conferi nivel, estava normal mas muito fino
Entrei num posto e troquei o óleo que estava com somente 600km rodados
Rodei mais alguns km acendeu novamente, resolvi tirar a válvula termostatica mas não adiantou em nada
Acredito que a luz acende por causa da temperatura elevada
O erro pode ser no radiador ou cabeçote ?
Desde já agradeço

A luz não acende por ter temperatura elevada, a termostática se você tirar o carro esquentará mais, o radiador do Vectra tem que ser brazada, não sei o que você colocou ai se for um na faixa de uns 300 a 400 é possível que seja tubo expandido. Muita gente mexe neste carro e inverte as mangueiras na frente do alternador que não podem ser invertida, a de cima vai para o ar quente e a debaixo retorna para o tubo de água. Piora muito quando eliminam o ar quente e não tapam as duas mangueiras que seria tampar o tubo de cima na frente do alternador e o tubo de agua, não pode fazer uma ponte e repito não podem inverter estas mangueiras. Sobre a luz do óleo eu sugiro primeiro você trocar o sensor, que fica ali atrás do filtro do óleo, se continuar acender ai sim seu carro com certeza tem problemas e talvez seja simples como sujeira no pescador o problemas na bomba de óleo. Olha também se o fio do sensor do óleo não está descascado e encostando no motor, se isto acontecer a luz acenderá

Você quer entender sobre a termostática? veja o vídeos a seguir e também a forma de eliminar o ar quente caso tenham feito isto ai no seu carro

https://www.youtube.com/watch?v=9Gg4_w24el8
https://www.youtube.com/watch?v=18R1TIbPlI4

Se você achar ainda que eu esteja errado e que a termostática a agua sai pelo centro, ai você precisa ver este vídeo e nunca coloque uma no carro sem testar
https://www.youtube.com/watch?v=VpyTYzd4GH0
Imagem

deilor
Member
Member

por deilor » 22 Dez 2024, 22:01

O radiador original era brazado o que foi colocado é tubo expandido
As mangueiras estão na posição correta
Acredito que não seja sensor porque ootor da uma rajada quando quente e luz so óleo acesa e frio funciona normal

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 23 Dez 2024, 09:43

Bem, a questão da temperatura já está esclarecida - com radiador de tubos a temperatura será essa mesma que vc relatou - e até pior em determinadas situações, além de um tempo maior para a troca de calor.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Dez 2024, 13:39

está ai problema, Radiador de Tubo expandido não serve para o Vectra com ar condicionado é para Vectra sem ar e muitos ainda me perguntam: - Mas eu não uso o ar? Claro que não mas também não tira o radiador (condensador) que está na frente do radiador de água. Vai aquecer e queimar a junta outra vez e piora mais em viagens longas com algumas serras.
MINHA HISTÓRIA: Quando eu comprei o meu Vectra ele tinha a temperatura bem alta e por falta de conhecimento na época e todos diziam que o Vectra trabalha muito quente mesmo (idiotas diziam) e por eu acreditar ele acabou queimando a junta, fiz o cabeçote e sem saber o que faziam foi plainado piorando ainda mais fizeram tudo que tinha que fazer e continuou quente e por minha conta coloquei radiador novo brazado ficou a temperatura perfeita e ai vi que os mecânicos eram M... e por minha conta também comecei a usar um aditivo de péssima qualidade e estraguei o radiador em 6 meses, e o motor nunca se portava como um verdadeiro motor isto porque aqueceu e tive que fazer cabeçote, mas tem um aquecimento simples que é de uma vez que não afeta muito o motor e só o cabeçote
e tem aquele que trabalha no limite e vai destruindo o motor até destruir o cabeçote também. Só fiquei bem com este Vectra em 2004 quando comprei um motor praticamente novo e coloquei nele e tudo isto por causa de um radiador certo e mau cuidado, com certeza eu não uso no meu carro o expandido que é o errado, a não ser que eu tire o condensador da frente e aditivo eu só conheço um e sem a mínima vontade de conhecer outro.
Lembro também que o meu acendia a luz do óleo quando aquecia, hoje eu faço tudo nele e esta independência de mecânico me deixa com menos problemas.
Imagem

deilor
Member
Member

por deilor » 22 Jan 2025, 14:10

Boa tarde
O problema era realmente o radiador, por sorte guardei o original, como estava com a lateral rachada mandei para o conserto e instalei de volta normalizando tudo
Em breve vou colocar um novo aletado é claro
Qual marca me recomendam ?
Mesmo aletado terão a mesma eficiência que o original?
Att Deilor

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 22 Jan 2025, 15:13

Debatemos isso recentemente neste tópico: viewtopic.php?f=45&t=20467&p=211662&hilit=notus#p211662

Creio que suas dúvidas serão sanadas.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 22 Jan 2025, 15:28

deilor escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde
O problema era realmente o radiador, por sorte guardei o original, como estava com a lateral rachada mandei para o conserto e instalei de volta normalizando tudo
Em breve vou colocar um novo aletado é claro
Qual marca me recomendam ?
Mesmo aletado terão a mesma eficiência que o original?
Att Deilor

Visconde RV12570 este é igual original.
Imagem

Rodrigo Ignacio
Member
Member
Nome Completo: RODRIGO RAFAEL IGNACIO DOS SANTOS
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por Rodrigo Ignacio » 07 Fev 2025, 18:50

Boa tarde, o meu Vectra está com um problema parecido , porém a luz só acende com o carro parado em trânsito ( semáforo, cruzamento) , na garagem de casa parado o defeito desparece, deixei ele mais de 40 minutos ligado , a ventoinha trabalhou várias vezes e nada da luz do óleo piscar, troquei o sensor de óleo , óleo 5w30 , no manual diz normal acender a luz com o carro quente, mas não acho normal não, já tive Monza, Corsa e nunca teve esse comportamento...alguém tem alguma luz do que seria isso ? Pelos testes que fiz, o carro não tem folga no virabrequim...

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 08 Fev 2025, 19:28

Rodrigo Ignacio escreveu:Fuente del Mensaje a ventoinha trabalhou várias vezes e nada da luz do óleo piscar, troquei o sensor de óleo , óleo 5w30 , no manual diz normal acender a luz com o carro quente, mas não acho normal não, já tive Monza, Corsa e nunca teve esse comportamento...alguém tem alguma luz do que seria isso ?

oi no monza vc não utilizava oleo 5w30 .
eu acho 5w30 muito fino para o clima do brasil mais é o que vem de fabrica so que no manual mostra que não e a unica opção que o carro aceita ,o defeito comenzo a pouco tempo ? quantos kilometros tem o carro? fez alguma manutenção que coincida co o defeito que vc fala?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 11 Fev 2025, 09:39

Rodrigo Ignacio escreveu:Fuente del Mensaje a ventoinha trabalhou várias vezes e nada da luz do óleo piscar, troquei o sensor de óleo , óleo 5w30 , no manual diz normal acender a luz com o carro quente, mas não acho normal não, já tive Monza, Corsa e nunca teve esse comportamento...alguém tem alguma luz do que seria isso ?

eu acho 5w30 muito fino para o clima do brasil mais é o que vem de fabrica so que no manual mostra que não e a unica opção que o carro aceita ,o defeito comenzo a pouco tempo ? quantos kilometros tem o carro? fez alguma manutenção que coincida co o defeito que vc fala?

20 nos no meu Vectra usando Havoline 20W50 mineral e o comando estava íntegro quando tirei e coloquei um novo original GM e comecei a usar o óleo 15W40 semi sintético com um bardhal B12, em 8 meses o comando teve um desgaste absurdo. O grande problema é que por ser hidráulico não aparece o problema de imediato porque os tuchos compensam, mas eu gosto de conferir o que faço e percebi isto, troquei o comando e coloquei outro GM, sem pensar que poderia ser o óleo que é o Castrol e andei 15 dias com o comando e olhando ali na tampa do poleo comecei a ver algo diferente do comando que eu coloquei, joguei o óleo fora e voltei para o mineral 20W50 Havoline puro, não sei ainda se usarei o bardahal, mas acho que não porque tem 3.000 km que abri o motor depois de andar 20 anos com ele e não achei folga axial, nçao achei bronzina comida e o unico que fiz foi trocar bronzina e bielas, roquei anéis e pistões.

E quem garante mostrando por dentro os desgaste usando óleo sintético? Lembrem se, muitas novidades vem por ser fácil de ser fabricada, custo baixo e lucros altos e isto é impulsionado pela propaganda. Aqueles que acreditam na eficácia deste óleo, é porque não conhecem um motor antigo com o óleo antigo, e muitos tem este motor e tenta estragar ele com as novidades de hoje. Na real, fala se muito e mostra se pouco.

Sobre o semi sintético que eu estava usando, com uma seringa eu tirei 60 ML com ele quente, eu vi algo idêntico a água, não vi óleo. Definitivamente não vi motivo para trocar de óleo, ele nasceu para usar o mineral 15W40 ou 20W50, não usarei outro.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 11 Fev 2025, 16:47

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje E quem garante mostrando por dentro os desgaste usando óleo sintético? Lembrem se, muitas novidades vem por ser fácil de ser fabricada, custo baixo e lucros altos e isto é impulsionado pela propaganda. Aqueles que acreditam na eficácia deste óleo, é porque não conhecem um motor antigo com o óleo antigo, e muitos tem este motor e tenta estragar ele com as novidades de hoje. Na real, fala se muito e mostra se pouco.

Sobre o semi sintético que eu estava usando, com uma seringa eu tirei 60 ML com ele quente, eu vi algo idêntico a água, não vi óleo. Definitivamente não vi motivo para trocar de óleo, ele nasceu para usar o mineral 15W40 ou 20W50, não usarei outro.

e isso mesmo , com o valor da gasolina as montadoras focaram em consumo e sim oleo mais fino pode ajudar a economizar alguma merreca, mais a que preço ?
o motor do vectra e um prjeto de 40 anos atrais funciona com oleo 220w50 ate com oleo 15w40 igual o motor AP igual o CHT igual as mecancas de 40 anos atrais .
depois de essas geraçoes de motores não tem muita coisa que preste coreias banhadas a oleo que desmancham , motores 3 cilindros que funde com 100mil km , turbinas fumando com 40mil KM , motores sem respiros de oleo que entope de borra (vw tek e power) .
opor aqui tem um ditado que fala a real ,, ¨ as coisas boas que funcionam não faz publicidade , ou vc ja viu publicidade de querosene ou alchool ¨
cuando alguma coisa faz muita publicidade olha ate desconfio kakakakkaka
eu coloco no meu carro oleo mineral 15w40 mais nada , a vida util do motor colocando um oleo bom vai depender do projeto da mecanica e d motorista .
as pessoas não entende uma coisa os oleos dependem muito da região aonde mora e o clima , se vc mora no canada com menos 20' um oleo 20w50ou 15w40 seria terrivel e o carro mal conseguiria fazer isso circular , se vc mora com 40' de temperaura um oleo 0w10 seria fino de mais e a bomba mal conseguiria puxar de tão fino , por isso no manual do carro tem mais de um tipo de oleo especificado .
igual os aditivos para radiador a maioria e anticorrosivo , se mora num lugar quente ok , mais se mora com temperaturas abaixo de 0 graus so anticorrosivo não adianta tem que ter anticongelante não sei se da para entender

Rodrigo Ignacio
Member
Member

por Rodrigo Ignacio » 15 Fev 2025, 19:24

chirola escreveu:

Boa tarde como vai?
O monza era 1988 sr , ja faz 30 anos kkkkkk, ele usava 20w50 , o corsa 1.8 estava como 15w40 semi sintetico, o Vectra esta com 120 mil km , peguei em agosto troquei o oleo assim que peguei (acompanhei a etiqueta do parabrisa que estava o sintetico marcando ) andei com ele assim e a luz do oleo acendeu dessa forma intermitente depois de alguns meses ( essa semana nao acendeu nenhuma vez por exemplo ) , eu ia pedir para medir a pressão e abrir o carter para ver se tem algo anormal , mas tenho receio de desmontar a toa e acredito que se fosse algo mais serio essa luz acenderia todos os dias pois faço basicamente os mesmo percursos, a gente fica com o cabelo em pé kkkkk , ja vi relatos de que trocaram tudo quando é peça e de inclusive fazerem retifica do motor e continuar essa bendita luz acessa, pensei em mudar a viscosidade do oleo tbm, mas estou com receio de dar ruim.

Rodrigo Ignacio
Member
Member

por Rodrigo Ignacio » 15 Fev 2025, 19:30

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

20 nos no meu Vectra usando Havoline 20W50 mineral e o comando estava íntegro quando tirei e coloquei um novo original GM e comecei a usar o óleo 15W40 semi sintético com um bardhal B12, em 8 meses o comando teve um desgaste absurdo. O grande problema é que por ser hidráulico não aparece o problema de imediato porque os tuchos compensam, mas eu gosto de conferir o que faço e percebi isto, troquei o comando e coloquei outro GM, sem pensar que poderia ser o óleo que é o Castrol e andei 15 dias com o comando e olhando ali na tampa do poleo comecei a ver algo diferente do comando que eu coloquei, joguei o óleo fora e voltei para o mineral 20W50 Havoline puro, não sei ainda se usarei o bardahal, mas acho que não porque tem 3.000 km que abri o motor depois de andar 20 anos com ele e não achei folga axial, nçao achei bronzina comida e o unico que fiz foi trocar bronzina e bielas, roquei anéis e pistões.

E quem garante mostrando por dentro os desgaste usando óleo sintético? Lembrem se, muitas novidades vem por ser fácil de ser fabricada, custo baixo e lucros altos e isto é impulsionado pela propaganda. Aqueles que acreditam na eficácia deste óleo, é porque não conhecem um motor antigo com o óleo antigo, e muitos tem este motor e tenta estragar ele com as novidades de hoje. Na real, fala se muito e mostra se pouco.

Boa tarde, pensei em trocar a viscosidade do oleo porém tenho receio de dar ruim, eu acompanhei a etiqueta antiga que estava no parabrisa e coloquei o 5W30 como estava com o dono anterior o carro esta com 120 mil km

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Fev 2025, 11:35

Rodrigo Ignacio escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Boa tarde, pensei em trocar a viscosidade do oleo porém tenho receio de dar ruim, eu acompanhei a etiqueta antiga que estava no parabrisa e coloquei o 5W30 como estava com o dono anterior o carro esta com 120 mil km

Eu tenho uma quase dúvida e é quase porque tenho quase certeza que a idéia do uso do óleo mais grosso ou mais fina não fecha a conta que faço.
No manual do meu carro está escrito isto sobre o óleo: 15W40, 15W50 e 20W50 e na época nem existia os sintéticos, esta variação é usada de acordo com o local onde moramos, de acordo com temperatura local e não importa a idade do motor. A opção de usar um oleo mais grosso quando o motor fica velho não me convence, porque o motor tem galerias que não muda com o desgastes, um exemplo a lubrificação do comando e nem pede para usar o mais fino, portanto eu uso o que está no manual e se o seu está ecrito isto que pode usar tal óleo, que seja o 5W30 ou 10W40, assim deve ser feito.

O Chirola mesmo comenta sobre este assunto e nós infelizmente um pouco mais velho presenciamos motores que duraram milhares de km usando o mineral 20W50, dando um show nos motores de hoje que usam o sinténtico. Mas eu compreendo bem, a propaganda domina muitas cabeças, fazem até motores ligar mais rápido com óleo fino. Confesso que meu Vectra com 15W40 liga igual usando o 20W50 com bardhal ou não, é a mesma quantidade de volta que dá o motor com um ou com outro. A unica diferença que vejo nesta hora, é quando coloco uma bateria nova e recem coloquei uma Moura 70 amperes, ai sim ele gira mais rápido kakakakakkak.

Lembre, se o óleo fina chega mais rápido em cima, mas quando o carro é desligado ele desce mais rápido tambem. E e esta diferença de subir mais rápido só se conta no dia que ele é trocado, depois serão iguais e como o fino desce mais rápido, é provável que o original do carro seja proprio para manter alguma coisa pelo menos dentro do comando. Aqui no meu carro o masi fino deixa o comando de uma noite para o dia 100% sem óleo.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 17 Fev 2025, 14:20

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O Chirola mesmo comenta sobre este assunto e nós infelizmente um pouco mais velho presenciamos motores que duraram milhares de km usando o mineral 20W50, dando um show nos motores de hoje que usam o sinténtico. Mas eu compreendo bem, a propaganda domina muitas cabeças, fazem até motores ligar mais rápido com óleo fino. Confesso que meu Vectra com 15W40 liga igual usando o 20W50 com bardhal ou não, é a mesma quantidade de volta que dá o motor com um ou com outro. A unica diferença que vejo nesta hora, é quando coloco uma bateria nova e recem coloquei uma Moura 70 amperes, ai sim ele gira mais rápido kakakakakkak.

oi almeidão , eu falo e confirmo , o oleo depende muito da temperatura do lugar aonde vc mora ou o tipo de uso do carro , oleos mais finos e indicado para carros que geralmente faz trajetos curtos e com o motor mais frio ou para climas frios , os oleos mais grossos são mais idicados para climas mais quentes ou para carros de uso pesado , explica no manual dos vectras mais velhos o uso pesado e : carros que puxam carretinhas e reboques , carros que são usados em trancito pesado tipo engarrafamento aonde o motor fica sempre quente ligando as ventoinas de 5 em 5 minutos .
explico de uma forma facil de entender , vc coloca oleo frigideira quanto mais quente mais fino ele fica , o muda de mais grosso para mais fino , mais a viscocidade dele (o poder de grudar nas peças e a mesma indicada na embalagem) .
o desgaste que pode gerar o meio segundo em prencher as galerias é minimo comparado com o desgaste que pode provocar se o oleo não prenche as folgas das peças , o trajeto do oleo no motor vai sempre primeiro no virabrequim e depois sobe , não vai fundir um motor por meio segundo sem oleo ate pq os motores rodaram 30 anos com oleo 20w50 e duravam pra la dos 250mil kilometro e vi muitos casoso de mais de 300 mil km sem abrir motor .
antigamente aqui nas região de neve os carros sofria pra ligar com temperatura abaixo de zero , tinha casos que tinha que esquentar o carter com soprador de ar quente , secador de cabelo etc para o oleo circular na primeira partida , foi solucionado com os oleo 5w30 e 0w30 , mais no brasil aonde 90% dos lugar não e frio asim não justifica usar esses oleos

68 mensagens