Realmente, o meu Vectra GT 2011 tbm não tem essa proteção da correia, bom, estranhei logo quando fui trocar o filtro de óleo, pois bem, peguei uma bela chuva em uma viagem e assim que cheguei notei um barulho diferente na correia e logo suspeitei da falta da capa. (detalhe correia tem menos de 1000 Km).
Lembro que já vi que, em alguns modelos de Astra, Zafira (tinham a capa) que eram equipados com praticamente o mesmo motor e tinham muitos problemas com o Damper (amortecedor de vibrações ) fixado no virabrequim, pode ser chamado tbm de polia do virabrequim. Uma das situações que são um problema para esse componente é a alta temperatura, ou seja se ela trabalhar muito quente a borracha no qual ele é constituído deforma e começa a causar vibração ao motor podendo quebrar o virabrequim.
Por que estou falando do Damper?
Acredito que após o aumento da potencia e modernização desses motores, logo o Damper é mais exigido, assim aquece mais, então linkei essa não utilização da capa de proteção das correias que teoricamente não permitia uma melhor passagem de ar no Damper e assim não o refrigerando conforme limites do componente.
Conclusão> Acredito que essa capa foi removida para solucionar o problema de aquecimento do Damper e possível falha, sendo que o correto seria desenvolver um novo Damper que lógico sairia mais caro para a montadora.
Tenho essa opinião baseada em meus conhecimentos em desenvolvimento de motores, pois é de se estranhar um veiculo não ter uma capa protegendo as correias, logo em um local onde a proximidade do pneu é clara e assim deduzir que o lançamento de água e detritos na correia é algo iminente.