O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BArrefecimento do Vectra Milenium 2.2

30 mensagens
  • 1
  • 2
yleosamp
Member
Member
Nome Completo: Leonardo de Melos Daitx
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Arrefecimento do Vectra Milenium 2.2

por yleosamp » 18 Fev 2025, 19:15

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje quando liga o ar condicionado com o carro em movimento, a temperatura atinge a máxima em menos de 10 segundos

é rápido demais... dá pra ficar em dúvida se a temperatura realmente está subindo. Vc já aferiu a temperatura com uma pistola ou no scanner pra ver se realmente ela sobe tanto?
Será que ao ligar o sistema ar há algum problema elétrico que interfira no ponteiro?

Não tenho o scanner. Mandei ele pra um mecânico conhecido na cidade(não sei se é bom, é meu primeiro carro e nunca tive contato com mecânicos) e diz ele que provavelmente é o radiador. Perguntou hoje se poderia tirar para mandar a uma especializada de radiadores e limpar ele. Ainda desconfio que não é o radiador, pois não é possível que o ar condicionado aqueça a nível de chegar no vermelho, só por causa dele... Já que sem fica suaveee nos 90 graus. Se bem que nos videos do Alemidão num calor bem maior que aqui o dele ficava 85

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 19 Fev 2025, 01:27

yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje
yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje quando liga o ar condicionado com o carro em movimento, a temperatura atinge a máxima em menos de 10 segundos

é rápido demais... dá pra ficar em dúvida se a temperatura realmente está subindo. Vc já aferiu a temperatura com uma pistola ou no scanner pra ver se realmente ela sobe tanto?
Será que ao ligar o sistema ar há algum problema elétrico que interfira no ponteiro?

Não tenho o scanner. Mandei ele pra um mecânico conhecido na cidade(não sei se é bom, é meu primeiro carro e nunca tive contato com mecânicos) e diz ele que provavelmente é o radiador. Perguntou hoje se poderia tirar para mandar a uma especializada de radiadores e limpar ele. Ainda desconfio que não é o radiador, pois não é possível que o ar condicionado aqueça a nível de chegar no vermelho, só por causa dele... Já que sem fica suaveee nos 90 graus. Se bem que nos videos do Alemidão num calor bem maior que aqui o dele ficava 85

Pode ser o radiador, mas eu não acredito em limpeza desta peça porque ele não suja, ele oxida e fecha a passagem, tem o problema da termostática e as mangueiras dela que não podem ser invertida e tem o problema do radiador errado, o Vectra com ar usa o brasado, Sim tem como usar um produto e limpar a peça quando entope criando crostas de um aditivo ruim, mas quando passa muito tempo com o problema o produto nem sempre resolve. Neste caso nçao adianga tirar o radiador, o sistema tem que ser limpo.
Imagem

yleosamp
Member
Member

por yleosamp » 24 Fev 2025, 20:23

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje

Pode ser o radiador, mas eu não acredito em limpeza desta peça porque ele não suja, ele oxida e fecha a passagem, tem o problema da termostática e as mangueiras dela que não podem ser invertida e tem o problema do radiador errado, o Vectra com ar usa o brasado, Sim tem como usar um produto e limpar a peça quando entope criando crostas de um aditivo ruim, mas quando passa muito tempo com o problema o produto nem sempre resolve. Neste caso nçao adianga tirar o radiador, o sistema tem que ser limpo.

Mecânico mandou limpar o radiador. Ficou bem melhor, sem ar condicionado jamais passa dos 88 graus. Com ar condicionado ANDANDO não passa de 92, 95 graus no máximo. Porém PAROU o carro, ele aquece quase que instantaneamente. Subindo lombas ou morros com ar ligado também aquece... Mecânico ta achando ser elétrica. Mas isso só vou poder ver mês que vem, já que esse mês gastei bastante com ele, já que comprei esse mes tive que gastar o valor do carro + manutenções preventivas que fiz e a transferencia que vai dar quase 1000 reais. Mas será que pode ser elétrica mesmo? Também pode ser o gás do ar. Mandei o cara encher o gás mas o ar ta fraco, amanhã vou lá ver com ele, se ele não completou totalmente e acabou ficando fraco, forçando muito o ar. Vamos ver, mas limpar o radiador realmente resolveu muito.

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 25 Fev 2025, 07:45

Bem, já passei por situações assim - gastar bastante dinheiro, não zerar o problema e ter que esperar os meses adiante para poder mexer novamente. Mas pelo menos vc consegue usar o carro, já que sabe em quais situações aparece o problema e tenta evitá-las.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Fev 2025, 11:28

É bom complicado este tipo de problemas, existem vários achismos e complica a cada dia. Eu começaria do zero, mas antes iria com certeza sobre as mangueiras que o pessoal erra muito quando mexe, feito esta verificação e com a termostática continuar assim, ai o inicio seria comprar um radiador novo, aliás o Visconde brasado baixou um pouco ou apareceu vendedores com preço de 700,00. Esta peça depois que oxida ela fecha e não tem recuperação e por experiencia própria já mexi em algo para salvar uma peça de 500,00 e no fim gastei mais do que isto e não resolveu. Ao trocar o radiador e permanecer assim, ai eu trocaria a bomba, mas eu acho ser o radiador.
Outros pontos a serem vistos.
Fio do sensor de temperatura se não tem emenda mau feita
Aterramento ali na gaiola, por tras lado contrário do atuador de marcha lenta
Aterramento da injeção, fica lado oposto um fio que prende no parafuso perto da flauda
Cordoalha que ica em cima da caixa
Por fim o aterramento que fica em cima do amortecedor esquerdo.

Eu acho que pela informação dada que o carro em rodovias anda em 88, acredito que seja radiador. Dependendo da rodovia estável, ele deveria ficar enre 80 a 84 no máximo.

Com cerdeza, um radiador oxidado é o fim dele, e mecânicos já deveria saber disto, se for sujeira ou crosta de aditivo ruim agarrado nele, ao usar p bardahl Radclean 7 dias limpará e se usar algo assim e não limpar, diga Adeus a esta peça. Não perca tempo medindo ela sem ter um novo para comparar
Imagem

yleosamp
Member
Member

por yleosamp » 25 Fev 2025, 14:14

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje É bom complicado este tipo de problemas, existem vários achismos e complica a cada dia. Eu começaria do zero, mas antes iria com certeza sobre as mangueiras que o pessoal erra muito quando mexe, feito esta verificação e com a termostática continuar assim, ai o inicio seria comprar um radiador novo, aliás o Visconde brasado baixou um pouco ou apareceu vendedores com preço de 700,00. Esta peça depois que oxida ela fecha e não tem recuperação e por experiencia própria já mexi em algo para salvar uma peça de 500,00 e no fim gastei mais do que isto e não resolveu. Ao trocar o radiador e permanecer assim, ai eu trocaria a bomba, mas eu acho ser o radiador.
Outros pontos a serem vistos.
Fio do sensor de temperatura se não tem emenda mau feita
Aterramento ali na gaiola, por tras lado contrário do atuador de marcha lenta
Aterramento da injeção, fica lado oposto um fio que prende no parafuso perto da flauda
Cordoalha que ica em cima da caixa
Por fim o aterramento que fica em cima do amortecedor esquerdo.

Eu acho que pela informação dada que o carro em rodovias anda em 88, acredito que seja radiador. Dependendo da rodovia estável, ele deveria ficar enre 80 a 84 no máximo.

Com cerdeza, um radiador oxidado é o fim dele, e mecânicos já deveria saber disto, se for sujeira ou crosta de aditivo ruim agarrado nele, ao usar p bardahl Radclean 7 dias limpará e se usar algo assim e não limpar, diga Adeus a esta peça. Não perca tempo medindo ela sem ter um novo para comparar

já achei um radiador por 500, da mesma medida que o original, a marca era Notus. Eu cancelei a compra dele pois o mecânico disse que ia limpar o que tava no carro. Mas ele só aquece assim com o ar condicionado e limpar o radiador resolveu bem mesmo. O cara disse que o radiador tava todo sujo de "barro" mas acredito que era ferrugem mesmo

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 25 Fev 2025, 17:08

yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje . O cara disse que o radiador tava todo sujo de "barro" mas acredito que era ferrugem mesmo

se falo barro , é barro mesmo ja yroquei um radiador entupido de barro , por isso falo pode colocar agua de torneira ? pode mis dependendo da região aonde mora a agua sempre pode ter barro nela , podem me chamar de fresco mais eu coloco agua desmineralizada e se coloco de torneira e do filtro ou deixo num balde de um dia para o outro para decantar a terra ,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Fev 2025, 01:40

Eu não conheço o Notus, não sei a medida dele, mas conhecendo o Visconde e sem pensar em economia eu nao usarei outro e muito menos tendo uma diferença de 200 reais. Sobre a sujeira que sai dele não posso contestar, eu sou muito cético com tudo na mecânica quando eu não faço o trabalho e jamais posso garantir que ao colocar um novo dará certo, mas comigo o problema foi feio e só o Visconde novo resolveu e para manter ele novo só deu certo usando o Havoline Xtended life concentrado e mesmo tendo informações de alguns outros sendo muito pouco, ainda prefiro o que uso. Com certeza eu cobraria muito caro para usar estes famosos que usam por ai porque eu sei que eles danificarão o motor e sei tambem quanto me custa para manter este bendito perfeito.

Confirmo que não dá para garantir que ficará perfeito, mas pra mim seria o início de uma tentativa válida, comprar um Visconde brasado novo. Sou EXPERT em perder dinheiro para acertar um problema, sim perdi muito para aprender e depois tento ajudar ao próximo a não perder tanto quanto eu e todos os problemas tem um início para começar a ser reparado e muitos deste início as vezes por sorte também é o fim.
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 26 Fev 2025, 10:17

yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje já achei um radiador por 500, da mesma medida que o original, a marca era Notus

Estou com um Notus no meu Astra há pouco mais de um ano e meio e, pelo menos até agora, sem sustos. Confesso que procurei (e bastante) por marcas mais tradicionais, mas não encontrei (pelo menos com preço aceitável - mais de 50% a mais do que paguei neste, pra mim era totalmente inviável). Apenas me certifiquei de que fosse brasado. Ah, e esta marca diz ser de fabricação nacional. Mas, parece que do Vectra B encontra-se mais fácil de marcas mais tradicionais.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Fev 2025, 19:26

yleosamp escreveu:Fuente del Mensaje já achei um radiador por 500, da mesma medida que o original, a marca era Notus

Estou com um Notus no meu Astra há pouco mais de um ano e meio e, pelo menos até agora, sem sustos. Confesso que procurei (e bastante) por marcas mais tradicionais, mas não encontrei (pelo menos com preço aceitável - mais de 50% a mais do que paguei neste, pra mim era totalmente inviável). Apenas me certifiquei de que fosse brasado. Ah, e esta marca diz ser de fabricação nacional. Mas, parece que do Vectra B encontra-se mais fácil de marcas mais tradicionais.

Esquecí que você comprou um Notus, mas lembre se ele deve ter um código etc para vir igual, pra mim comprar pela internet não basta ser um Visconde Brasado, tem que ser o Visconde RV12570 e por sorte comprei o meu na Auto Peças e vendo.
Tem algo ineressante que você falou, "pra mim era totamente inviável" Aliás hoje comprar peças para o Vectra B está sendo inviável, seja boa ou ruim, mas se conseguir a boa com certeza ajuda muito. As peças estão tão caras que algumas originais que eu acho direto na concessionária consegue ser ainda bem mais barata que na internet e nem pago frete. Antes de viajar comprei a válvula de alívio do cabeçote do meu carro e comprei a tampinha também, pedi direto na GM por algo de 80,00, aliás o vendedor já me avisou que chegou e eu pegarei na proxima semanda. Pela internet R$ 154,00 e nem sei quem fabrica.
Tá bravo manter este carro perfeito como eu gosto.
Imagem

30 mensagens
  • 1
  • 2