O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra Bproblemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

63 mensagens
Williamvectracd
Member
Member
Nome Completo: William Belica
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por Williamvectracd » 24 Jul 2025, 00:09

Olá tenho um vectra 2.2 automático 16v 1998 queria saber se ele tem cebolao pois o meu não tem o chicote que liga no cebolao porém eu vi que ele está ali, e as ventoinhas ligam normal.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 24 Jul 2025, 08:56

Williamvectracd escreveu:Fuente del Mensaje Olá tenho um vectra 2.2 automático 16v 1998 queria saber se ele tem cebolao pois o meu não tem o chicote que liga no cebolao porém eu vi que ele está ali, e as ventoinhas ligam normal.

Depende do mês de fabricação, porque o 98/99 já vieram sem cebolão ou pelo meenos alguns, mas se o cebolão está ali e tem a tomada nele possivelmente o seu deva usar estes sensor para acionar as ventoinhas. Se não tiver uma tomada com fios, possivelmene está ali tampando o buraco, aliás eu uso um assim no meu aquele tampão plastico do radiador muitos deles vazam com o tempo e a solução é usar um cebolão só para tampar.
Um teste simples para saber se é um carro que usa um sensor e não o cebolão. Ligue a chave e desconecta o sensor em cima da termostática, as ventoinhas irão ligar se for sensor, se for cebolão não acontecerá nada.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 25 Jul 2025, 13:47

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Parece complexo mas na prática tu percebe que nao tem nada demais, pra quem gosta e tem tempo claro rsrs

trabalinho caprichado , sabe qual eé o lado ruim depois de fazer um trabalho desses , o ruim é que vc nunca mais vai querer que outra pessoa mexa na eletrica do carro e vai desconfiar sempre que mandar o carro para oficina kakakakakak
e na verdade esta certo em desconfiar mesmo , toda vez que meu corro foi para alguma oficina sempre volta faltando algo , ou com fios desplugados , estourados ou alguma merda feita . nunca foi para uma oficina e volto 100% , a lista de faltantes os parafusos ganha sempre , o teto solar mal fechado , e o protetor de carter são o top , mais ja falto ate a caixa do filtro de ar , me fala quem não ve aquela caixa gigante e não se toca que esta faltando , sensor de fase , sensor de detonação desplugados , fio da sonda lambda estourado por puxar e a lista é grande . akakakakkakakakakk
ta ficando top , e sim vc esta certo tem ferramentas que ajuda a fazer un trampinho caprichado

jm_vectrab
GL Member
GL Member
Nome Completo: JM
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

por jm_vectrab » 27 Jul 2025, 20:13

Hahah bem isso mesmo chirola! Se tem tempo e sabe mexer, faça voce mesmo, compre as ferramentas (vao se pagar depois em servicos futuros) ao invez de gastar em oficina..

E claro eles ganham por servico entao nunca vai ter um capricho, maioria pega tanto q nao da conta, ai te enrola e faz nas coxas correria.. isso se nao ferrar outra coisa no meio do caminho e deixar outras pela metade... salvo exceções, tem excelentes profissionais por ai mas esses cobram um valor “gourmet” ai fica complicado.

Esse vectra é meu xodo, ate hoje so levei em oficina pra trocar os pivos dianteiros que ainda eram originais rebitados, e como comprei com eles e ja ia fazer alinhamento nem cobraram o servico, no mais faço tudo eu mesmo

Acho que o sonho de todo mecanico; quem mexe no proprio carro é ter uma garagem ampla coberta e um elevador automotivo... bah, um dia ainda consigo isso ai que nunca mais passo em oficina mesmo kkkk

as fitas devem chegar essa prox semana, ai posto o resultado final

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 28 Jul 2025, 14:08

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Acho que o sonho de todo mecanico; quem mexe no proprio carro é ter uma garagem ampla coberta e um elevador automotivo... bah, um dia ainda consigo isso ai que nunca mais passo em oficina mesmo kkkk

olha não da ideias , pq umm elevacar não é tão caro assim , acha ate por 1500 reais usado e pra carro leve ate 2T acha por 2500 \ 3000 novo kakakakakakk
isso na parcela não e muito se pensar o que economiza em mecanico , troca de embreagem e mais algum trampinho pesado ja pagaria o elevador

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 28 Jul 2025, 16:31

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Acho que o sonho de todo mecanico; quem mexe no proprio carro é ter uma garagem ampla coberta e um elevador automotivo... bah, um dia ainda consigo isso ai que nunca mais passo em oficina mesmo kkkk

olha não da ideias , pq umm elevacar não é tão caro assim , acha ate por 1500 reais usado e pra carro leve ate 2T acha por 2500 \ 3000 novo kakakakakakk
isso na parcela não e muito se pensar o que economiza em mecanico , troca de embreagem e mais algum trampinho pesado ja pagaria o elevador

O maior problema que eu enfrento é exatamente este, não conhecer mecânicos nem pra dar informação. Quando um me pergunta onde tem um mecanico bom eu não sei, e até acho que muitos me perguntam pensando que vou mexer nos carros deles kakkka. Sobre o preço do elevador, é lógico que errei e gastei uns
R$ 100,00 por um erro de projeto, mas só o catch can que fiz ficou em R$ 600,00. Aliás uma maravillha de Catch can, algo que realmente funciona, 100% seco, livre de óleo e sem aquele trabalho de ficar tirando água toda semana.

Voltando na mecânica, a dica são as chaves e eu não medi esforço para comprar e sempre as que eu iria precisar, nada de comprar jogo inteiro, quando percebí tempos depois eu já tinha todas. Modestia parte no meu canal tem praticamente 90% de tudo que é preciso fazer no Vectra e eu não tenho dificuldades de desmontar e saber como funciona qualquer coisa, se eu sei disto eu consigo consertar e acho que todos nós temos esta capacidade, eu não seria tão iluminado assim para ser o único.

Manual de reparações do Vectra, aqui vocês consegue grátis.
https://www.youtube.com/shorts/qx-212J8c3o
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 04 Ago 2025, 23:34

chirola escreveu:Fuente del Mensaje olha não da ideias , pq umm elevacar não é tão caro assim , acha ate por 1500 reais usado e pra carro leve ate 2T acha por 2500 \ 3000 novo kakakakakakk

exatamente! ainda nao fiz isso pois vivo no aluguel, mas o dia que tiver minha casa propria vou colocar um, nao quero nem saber, faço questao de ter isso como uma prioridade hahah

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O maior problema que eu enfrento é exatamente este, não conhecer mecânicos nem pra dar informação. Quando um me pergunta onde tem um mecanico bom eu não sei, e até acho que muitos me perguntam pensando que vou mexer nos carros deles kakkka. Sobre o preço do elevador, é lógico que errei e gastei uns
R$ 100,00 por um erro de projeto, mas só o catch can que fiz ficou em R$ 600,00. Aliás uma maravillha de Catch can, algo que realmente funciona, 100% seco, livre de óleo e sem aquele trabalho de ficar tirando água toda semana.

eu sempre gostei de fuçar ainda mais depois de decepções com os mexanicos por ai, sempre pesquiso na internet, forums, videos no youtube e tento achar a informação técnica original da fonte. canais como o seu almeidao ajudam muito pois mesmo quem nao tem experiencia ja pega como um incentivo pra começar, quando se percebe q nao é nada de outro mundo e vc consegue fazer com calma, economizando e sem stress (na medida do possivel) nao tem volta heheh

sobre o catchcan é uma ótima ideia, vou dar uma olhada depois como ficou teu projeto.

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 04 Ago 2025, 23:38

Bom senhores, dividi em outro post pra colocar aqui os resultados, pra resumir bem, solucionado de uma vez por todas; exorcizado os demônios desse Vectra! hahah

rodei 400km com o chicote revisado, uns 90km apenas dentro da cidade e nesse ultimo fds uma viagem de 300km. pra minha surpresa, no anda e para na cidade ele não bateu nem 90c! fica ali um risco abaixo como 88-89. as ventoinhas de certo estavam acionando tarde devido a resistência no chicote do sensor e podia ser q o mostrador também não estava 100% devido as emendas mal feitas nele, pois na pista parece que também esta marcando mais frio mas isso pode ser impressão minha. ponto é q antes batia 92c na cidade toda vez, e agora nem em 90 chegou, muito show.

também achei um problema em um dos injetores, o plug estava se desfazendo quebradisso, ao mexer ali pra tirar ele quebrou de vez então coloquei um novo. também tem um ponto em comum no chicote dos injetores onde os 4 fios se juntam e a vedação original estava esfarelando e cheio de zinabre, nao peguei foto do antes mas segue o depois da limpeza e com termoretratil.

pra resumir se forem fazer isso, comprem esses materiais pois vale a pena, acho que nao faz mal usar solda mas a forma correta que li é climpar sem soldas, pois solda pode causar fadiga com a vibracao do motor e trincar com o tempo.

Imagem
outro detalhe, o plug original vem com uma borracha de vedação (da pra ver em laranja no novo) isso é importante pra vedar contra humidade;sujeira

Imagem

Imagem
aqui o terra acompanhando a extensão do fio da sonda lambda como no projeto original.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
esse detalhe do plug da sonda lambda, deveria ter um suporte ali no parafuso extendido da valv termostática, o meu e de muitos com ctza quebra, adaptei por hora ali em cima da presilha da mangueira mas vou ver se encontro isso pra vender. também comprei aquelas presilhas originais para organizar os cabos de vela em cima da tampa do comando de válvulas.

Imagem
outro capricho que aproveitei, limpeza da caixa e novo filtro, não peguei fotos do antes mas estava uma sujeira imensa e oleo pra todo lado, esses grampos tbm estavam faltando alguns e vou ver se encontro em algum ferro velho, pois de nada adianta o filtro se o ar entrar por cima na abertura da caixa, coisas simples que não nos ligamos e podem fazer uma diferença...

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 05 Ago 2025, 09:03

Trampo caprichado... e que satisfação em ter resolvido tudo!!!!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Ago 2025, 09:16

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Bom senhores, dividi em outro post pra colocar aqui os resultados, pra resumir bem, solucionado de uma vez por todas; exorcizado os demônios desse Vectra! hahah

rodei 400km com o chicote revisado, uns 90km apenas dentro da cidade e nesse ultimo fds uma viagem de 300km. pra minha surpresa, no anda e para na cidade ele não bateu nem 90c! fica ali um risco abaixo como 88-89. as ventoinhas de certo estavam acionando tarde devido a resistência no chicote do sensor e podia ser q o mostrador também não estava 100% devido as emendas mal feitas nele, pois na pista parece que também esta marcando mais frio mas isso pode ser impressão minha. ponto é q antes batia 92c na cidade toda vez, e agora nem em 90 chegou, muito show.

também achei um problema em um dos injetores, o plug estava se desfazendo quebradisso, ao mexer ali pra tirar ele quebrou de vez então coloquei um novo. também tem um ponto em comum no chicote dos injetores onde os 4 fios se juntam e a vedação original estava esfarelando e cheio de zinabre, nao peguei foto do antes mas segue o depois da limpeza e com termoretratil.

pra resumir se forem fazer isso, comprem esses materiais pois vale a pena, acho que nao faz mal usar solda mas a forma correta que li é climpar sem soldas, pois solda pode causar fadiga com a vibracao do motor e trincar com o tempo.

Imagem
outro detalhe, o plug original vem com uma borracha de vedação (da pra ver em laranja no novo) isso é importante pra vedar contra humidade;sujeira

Imagem

Imagem
aqui o terra acompanhando a extensão do fio da sonda lambda como no projeto original.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
esse detalhe do plug da sonda lambda, deveria ter um suporte ali no parafuso extendido da valv termostática, o meu e de muitos com ctza quebra, adaptei por hora ali em cima da presilha da mangueira mas vou ver se encontro isso pra vender. também comprei aquelas presilhas originais para organizar os cabos de vela em cima da tampa do comando de válvulas.

Imagem
outro capricho que aproveitei, limpeza da caixa e novo filtro, não peguei fotos do antes mas estava uma sujeira imensa e oleo pra todo lado, esses grampos tbm estavam faltando alguns e vou ver se encontro em algum ferro velho, pois de nada adianta o filtro se o ar entrar por cima na abertura da caixa, coisas simples que não nos ligamos e podem fazer uma diferença...

Dois comentários sobre a solda e/ou grimpar os fios, as duas formas são perfeitas se fizer bem feito e existem vários tipos de solda para determinado local e todos os fios antigos ficam com zinabe escuro e ali precisa usar um protudo de limpesa e eu uso ácido fosfórico para esta limpeza. Um exemplo de solda, Cobix 60/40 rolos de 250 gramas é ótima, enquanto a cobix tubinhos que vendem em qualquer lugar não vale anda, mas abaixo o exemplo da boa e da ruim e talvez nem todos sabem disto.
Tomadas, conectores, relês e fusíveis meu amigo, não tem jeito se não usar graxa nos conetores eles vão criar zinabre, eu sempre indico graxa de silicone Implastec, mas qualquer graxa serve, azul, branca, amarela etc.

Solda Boa é esta e sempre usar com pasta e se for fios velhos limpar com ácido fosfórico, detalhe se usar o ácido não precisa usar a pasta e sempre soldar com o soldador desconectado da tomada quando for fazer solda no carro.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... DBEALw_wcB

Esta outra solda fica igual uma pelota mal feita sem brilho e se não brilhar não está soldado, não derrete igual a anterior, nem de graça me serve.
https://www.mercadolivre.com.br/kit-3-t ... ExZjdlOGM0

Comentário sobre o filtro com óleo, é possivel que esteja jogando óleo demais pelo suspiro isto acontece com o tempo, um CATCH CAN resolve este problema e resolveu de um amigo que tem um 2.2 e por falar em Catch can, o meu carro não joga nada nele, andei 195 km em 5 dias testando e estava 100% seco eu tive que colocar agua e comentei no video para mostrar como a válvula funciona caso tenha algum líquido ali, mas não posso dizer que quando o motor estiver um pouco cansado se vai manter seco. Sexta feira 00:00 horas o video será postado. Confesso que fiz algo muito profissional e ficou caro, mas não tem tanta necessidade de ser assim, mas para postar no Youtube não poderia ser tipo uma gambiarra qualquer e poderia ter uma torneira no local da válvula que abre assim que acionam as ventoinhas
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 06 Ago 2025, 13:10

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Trampo caprichado... e que satisfação em ter resolvido tudo!!!!

Valeu! sim esse carro quando peguei infelizmente o(s) antigo dono descuidado devem ter usado apenas agua no sistema e tive q refazer todo o arrefecimento como mostrei naquele topico sobre o numero de aletas no radiador, ali matou problemas que tinha de temperatura na pista, mas na cidade voltariam a aparecer... e no fim o culpado era esse sinal do sensor/chicote

agora tudo resolvido, bom dessa experiencia para entender melhor como todo o sistema precisa estar alinhado, pois trabalham em conjunto.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Dois comentários sobre a solda e/ou grimpar os fios, as....

Boa Almeidão, realmente essas mais baratas que vendem em qq loja de materias mas faz sentido oq diz, a solda precisa ser bem feita e com material adequeado.

sobre a sujeira que comentei é aquele suor de oleo que fica, normal do sistema e nunca limpo a anos.. ja abri a tampa de válvulas onde passa os vapores e limpei toda aquela crosta acumulada (tem que colar depois com silicone, ja devo ter postado por aqui) no mais ele não baixa oleo, fiz essa viagem ao nordeste e continuou no mesmo nível perfeito mas tem um detalhe.... estou usando oleo 20w50 pra proteger melhor, com o 10w40 mais fino ele estava consumindo oleo sim, e bastante pelo que lembro, os aneis ja devem estar cansados.

estou pensando em colocar um motul 15w50 na prox troca, mas eita oleo caro.... e so encontrei online não se acha em lojas por aqui...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 06 Ago 2025, 17:23

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Trampo caprichado... e que satisfação em ter resolvido tudo!!!!

Valeu! sim esse carro quando peguei infelizmente o(s) antigo dono descuidado devem ter usado apenas agua no sistema e tive q refazer todo o arrefecimento como mostrei naquele topico sobre o numero de aletas no radiador, ali matou problemas que tinha de temperatura na pista, mas na cidade voltariam a aparecer... e no fim o culpado era esse sinal do sensor/chicote

agora tudo resolvido, bom dessa experiencia para entender melhor como todo o sistema precisa estar alinhado, pois trabalham em conjunto.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Dois comentários sobre a solda e/ou grimpar os fios, as....

Boa Almeidão, realmente essas mais baratas que vendem em qq loja de materias mas faz sentido oq diz, a solda precisa ser bem feita e com material adequeado.

sobre a sujeira que comentei é aquele suor de oleo que fica, normal do sistema e nunca limpo a anos.. ja abri a tampa de válvulas onde passa os vapores e limpei toda aquela crosta acumulada (tem que colar depois com silicone, ja devo ter postado por aqui) no mais ele não baixa oleo, fiz essa viagem ao nordeste e continuou no mesmo nível perfeito mas tem um detalhe.... estou usando oleo 20w50 pra proteger melhor, com o 10w40 mais fino ele estava consumindo oleo sim, e bastante pelo que lembro, os aneis ja devem estar cansados.

estou pensando em colocar um motul 15w50 na prox troca, mas eita oleo caro.... e so encontrei online não se acha em lojas por aqui...

Meu motor não deu certo com o semi sintético, estragou um comando em um ano e não tinha estragado com óleo mineral em 20. Se era óleo bom eu não sei, mas estava usando o Castrol 15W40, então semi ou sintético no meu carro não. Voltei a usar o Havoline 20W50, ficou perfeito ruído macío etc, ai eu fui trocar e coloquei o mesmo 20W50 e coloquei 3,8 litros e 500 ML bardalh B12, meu Deus mudou o carro para pior parecia que tinha algo quebrado dentro, fui atrás de um mineral 15W40 e depois de muita pesquisa coloquei o 15W40 SL mineral Top Turbo Petrobras, como o 20W50 foi bom e ao colocar o bardahl ficou ruim, pensei em colocar o 15W40 com 300 ML de bardhal B12, melhorou demais, mas não estou satisfeito ainda com o teste que estou filmando já com 2.700 Km esperando chegar nos 5 mil pra trocar e vou colocar ele puro pra ver. Sinceramente não vi ainda um óleo tão perfeito para o motor 8V que aceita o SL melhor que este pelo menos nos testes de ruídos. Explico melhor, todas as trocas de óleo com ele novo o ruído muda e depois vai ficando ruim, este com 2.700 km continua perfeito e o ruído foi filmado com 500 km e ainda segue perfeito com 2.700.
O Chirola diz uma coisa que nós aqui acostumamos dizer que é "batata", este motor foi preparado para usar óleo mineral, e aqui na empresa onde trabalho tem um mecanico de maquinas, caminhões e os carros da empresa que são muitos. Ele diz que deveriam prender quem inventou o óleo sintético kakakak
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 06 Ago 2025, 18:22

hahaha mas é bem isso mesmo, foram fabricados em 90-00 mas o projeto desse motor deve ser dos anos 70-80... nao tinha essa fuleragem toda.

melhor coisa que faz pro teu motor, trocas frequentes por km ou tempo, uso 5000km ou 6 meses mas tento trocar antes com 4500 por ai... e sempre o filtro junto, claro, esse tento MANN mas as vezes não encontro ai vai oq tiver.

essa de 10-15mil km no sintetico, isso nao existe... os fabricantes colocam esse marketing e na minha opnião só ferra o motor de quem é leigo e nao se atenta ao nivel e contaminação com o tempo/km

estou usando o castrol de embalagem branca 20w50 (30-33r$ o litro) sem nada de aditivos... e me parece muito bom, alias escolhi pois vi um video no racetechbr onde eles usam esse oleo nos projetos turbo de lá (APs e nosso GM Família II).

no caso do 15W50 manteria a mesma espessura com uma frescura gourmetizada do "selo" sintetico kkkk, mas vi um video um tempo atras, acho q um vectra 2.2 16v onde estava com mais de 300mil km e ele sempre usou esse oleo, vale o teste, vou ver se consigo na prox.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Ago 2025, 09:12

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje hahaha mas é bem isso mesmo, foram fabricados em 90-00 mas o projeto desse motor deve ser dos anos 70-80... nao tinha essa fuleragem toda.

melhor coisa que faz pro teu motor, trocas frequentes por km ou tempo, uso 5000km ou 6 meses mas tento trocar antes com 4500 por ai... e sempre o filtro junto, claro, esse tento MANN mas as vezes não encontro ai vai oq tiver.

essa de 10-15mil km no sintetico, isso nao existe... os fabricantes colocam esse marketing e na minha opnião só ferra o motor de quem é leigo e nao se atenta ao nivel e contaminação com o tempo/km

estou usando o castrol de embalagem branca 20w50 (30-33r$ o litro) sem nada de aditivos... e me parece muito bom, alias escolhi pois vi um video no racetechbr onde eles usam esse oleo nos projetos turbo de lá (APs e nosso GM Família II).

no caso do 15W50 manteria a mesma espessura com uma frescura gourmetizada do "selo" sintetico kkkk, mas vi um video um tempo atras, acho q um vectra 2.2 16v onde estava com mais de 300mil km e ele sempre usou esse oleo, vale o teste, vou ver se consigo na prox.

A ideia de andar 10 a 15 mil km com o óleo o carro vai funcionar até mesmo com o mineral o problema é: Será que o filtro aguentará? Ele pode ficar saturado e ai que entra a válvula de segurança abre para não deixar o motor sem óleo, mas o óleo irá direto sem ser iltrado, aliás óleo grosso que o pessoal coloca no carro corre este risco também. Com certeza já pensaram nisto de fazer um filtro melhor para usar nestes carros mais atuais. Será que o filtro que usamos no Vectra esta preparado pra isto?
Eu tenho um amigo e ele diz que o vectra dele consome 2 litros de óleo a cada 5 mil km e ninguem descobre o motivo, porem no manual destes carros costuma está escrito que isto é normal, pra mim nao é mesmo porque o meu não consome nada, mas o fabricante escreve isto para evitar Recall caso um motor tenha sido mau consruido. serve como alibi. Imagina este motor com sintético 15 mil km, 5 mil coloca 2 litros, 10 mil mais 2 litros, 15 mil mais dois litros e já colocou 6 sendo que o Vectra usa 4,5, ele não precisará trocar de óleo, só o filtro kakkakkaka.
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 08 Ago 2025, 13:29

sim nem me fala, se antigamente ja era assim imagina esses de hoje com oleos 0w20 e 10-15mil km entre as trocas...

aproveitando, vi agora teu video do catch can e bem legal, pois usou um sistema selado mantendo a pcv e projeto original do carro, diferente desses que vendem por ai abertos com um filtrinho em cima... isso cria entrada de ar falsa no sistema.

olhando assim ate pensei em adaptar algo mais simples e barato com aqueles filtros de combustivel transparentes, ja viu desses? ficaria algo do tipo (perdoe a edicao no paint):
Imagem

claro nao vai ter a mesma capacidade de um catchcan nem de longe, mas pelo menos elimina aquela circulacao dentro da tampa de valvulas e borra que cria ali (foi um trabalho limpar na minha) e tbm daria pra visualizar facil pelo filtro e trocar quando necessario hahah, so uma ideia besta que pensei aqui mas acho que nao vou mexer com isso nao.

acho que uma melhoria q pode fazer é montar um catchcan com encaixe de rosca, ai consegue abrir e ver dentro como esta de depositos e limpar, tambem pode colocar um bombril ou algo do tipo dentro pra ter uma superficie pra sujeira "grudar" e reter elas, isso tbm da pra trocar depois.

mas essa ideia da valvula pra tirar a agua foi genial hahah prabens pelo projeto!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 08 Ago 2025, 14:13

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje sim nem me fala, se antigamente ja era assim imagina esses de hoje com oleos 0w20 e 10-15mil km entre as trocas...

aproveitando, vi agora teu video do catch can e bem legal, pois usou um sistema selado mantendo a pcv e projeto original do carro, diferente desses que vendem por ai abertos com um filtrinho em cima... isso cria entrada de ar falsa no sistema.

olhando assim ate pensei em adaptar algo mais simples e barato com aqueles filtros de combustivel transparentes, ja viu desses? ficaria algo do tipo (perdoe a edicao no paint):
Imagem

claro nao vai ter a mesma capacidade de um catchcan nem de longe, mas pelo menos elimina aquela circulacao dentro da tampa de valvulas e borra que cria ali (foi um trabalho limpar na minha) e tbm daria pra visualizar facil pelo filtro e trocar quando necessario hahah, so uma ideia besta que pensei aqui mas acho que nao vou mexer com isso nao.

acho que uma melhoria q pode fazer é montar um catchcan com encaixe de rosca, ai consegue abrir e ver dentro como esta de depositos e limpar, tambem pode colocar um bombril ou algo do tipo dentro pra ter uma superficie pra sujeira "grudar" e reter elas, isso tbm da pra trocar depois.

mas essa ideia da valvula pra tirar a agua foi genial hahah prabens pelo projeto!

Vamos ver o que posso te dizer sobre esta ideia:
1 - Filtro não, ali não pode barrar a passagem do ar para não forçar os retentores, tem que ser livre.
2 - Sobre a sujeira, podes esquecer ali o meu não vai sujar, a válvula foi colocada ali por sdegurança caso haja um erro e colocar exceso de óleo ou algo parecido, talvez vapôr que vira água em dias muito quente e nasda mais.
3 - Sobre a PCV não precisa está na tampa sugando óleo, os engenheiros colocaram ela ali para não deixar uma magueira solta, a função dela é exatamente esta que comentei no video criar uma entrada de ar falsa o suficiente para que o atuador de marcha lenta seja capaz de recuperar o funcionamento ao entrar em marcha lenta e receber o gás carbono direto e não deixar oscilar e nem deixar o carro morrer e isto irá acontecer muito quando o motor tiver muito cansado.
4 - Mangueira do suspiro direta para mangueira da TBI sem o filtro eu nunca testei, mas acho que seria melhor que passar pela tampa da válvula e ainda não consegui pensar porque não é assim a não ser que seja uma ideia de um engenheiro querendo mostrar serviço para manter o emprego.
5 - Vejo alguns na internet com filtro pra fora kakakkakakak, nunca entendi o que o cara pensa que este filtro pode fazer a não ser mandar cheiro ruim ali no cofre do motor, mas internet não manda cheiro, passa despercebido nos videos.
6 - Muitos fazem uns querendo se livrar do óleo sem saber como é o sistema e o que o motor precisa que é apenas expirar e ao fazer isto suja o ambiente e precisa expirar em um local seguro. Se na saida da tampa sai óleo, não vejo motivo de usar esta saída e continuar sujando um reservatório e se misturar com vapor de água e dando trabalho para limpar e o meu carro já dá trbalho demais para eu inventar mais um.

Observações interessante: Eu andei com o carro sem a válvula PCV e sem a mangueira do respiro na TBI por mais ou menos 18 anos e a TBI 100% limpa, fiz como o tempo antigo que jogava o supiro na natureza, óbvio que joguei a mangueira lá pra trás do carro para não afetar a cabine e antes testei e era impossivel ficar ali dentro, sendo assim estes 18 anos sem limpar a TBI e ela sempre foi 100% limpa e la na mangueira gotejava água e nada mais, mas o pouco de óleo que saia era imperceptível.

Um amigo fez este sistema que fiz e atravéz do WhatsApp sabendo que eu iria fazer um Catch can disse que iria fazer o carro dele igual e eliminar aquela mangueira do fundo do carro e iria esperar eu fazer para copiar. Eu disse que estava preparando mais estava viajando e poderia passar o projeto para ele e assim eu fiz e ele adiantou o trabalho antes do meu. Porém ele fez uma pequena mudança, pegando a saida na tampa: Resultado enchia de água e eu disse para ele mudar e assim ele fez igual ao meu, porque antes de postar já tinha mostrado pra ele o resultado. Até agora ali no dele segue seco também.

Claro que nãoprecisaria ser tão caro e cheio de detalhes, mas para postar no Youtube assim como está uns dirão que é gambiarra, imagina se fizer mau feito! akakakakaka.

Sds
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 08 Ago 2025, 16:57

isso mesmo a PCV pelo q lembro precisa estar conectada no sistema de ventilacao do carter, ela abre quando gera pressao no sistema e "devolve" esses gases ao coletor de admisao pra queimar junto, mas esse projeto do vectra é estranho mesmo o posicionamento dela... acho que eles vao evoluindo o motor do monza e tem q adicionar essas coisas de emissoes e vao colocando onde é mais facil kkkk

o filtro iria mesmo criar uma resistencia mas sei la, teria que testar, ja assoprei um desses a me pareceu bem tranquilo nao bloqueou nada, daria pra deixar apenas uma mangueira sem ele tambem, mas ai ia ficar aquela meleca igual o original nao ia resolver muita coisa.... mas ja iria dar um "bypass" na tampa de valvulas e nao melecar mais ela por dentro

aproveitando, vc ja mexeu na valvula do canister? pensava em eliminar ela e deixa pra atmosfera tbm mas n entendo bem a funcao dela, uns dizem que e apenas pra queimar os vapores de gasolina do tanque mas ja ouvi outros dizendo que ela "enriquece" a mistura jogando esses cases e a central controla isso.... acho que é abobrinha mas vai q... deixei ela lá...

o meu por ser 2.2 ainda tem outra porcaria dessas que é a valvula EGR pra recircular os gases do escape, isso eliminei colocando um pedaço de lata entre a valvula pra fechar, uma sujeira sem igual isso gera de carbonizacao ali, deixei o sensor conectado pra nao ascender no painel e o carro melhorou bastante na lenta e arancadas.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 08 Ago 2025, 17:40

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje isso mesmo a PCV pelo q lembro precisa estar conectada no sistema de ventilacao do carter, ela abre quando gera pressao no sistema e "devolve" esses gases ao coletor de admisao pra queimar junto, mas esse projeto do vectra é estranho mesmo o posicionamento dela... acho que eles vao evoluindo o motor do monza e tem q adicionar essas coisas de emissoes e vao colocando onde é mais facil kkkk

o filtro iria mesmo criar uma resistencia mas sei la, teria que testar, ja assoprei um desses a me pareceu bem tranquilo nao bloqueou nada, daria pra deixar apenas uma mangueira sem ele tambem, mas ai ia ficar aquela meleca igual o original nao ia resolver muita coisa.... mas ja iria dar um "bypass" na tampa de valvulas e nao melecar mais ela por dentro

aproveitando, vc ja mexeu na valvula do canister? pensava em eliminar ela e deixa pra atmosfera tbm mas n entendo bem a funcao dela, uns dizem que e apenas pra queimar os vapores de gasolina do tanque mas ja ouvi outros dizendo que ela "enriquece" a mistura jogando esses cases e a central controla isso.... acho que é abobrinha mas vai q... deixei ela lá...

o meu por ser 2.2 ainda tem outra porcaria dessas que é a valvula EGR pra recircular os gases do escape, isso eliminei colocando um pedaço de lata entre a valvula pra fechar, uma sujeira sem igual isso gera de carbonizacao ali, deixei o sensor conectado pra nao ascender no painel e o carro melhorou bastante na lenta e arancadas.

A PCV não tem nada de entrar em funão aliás ela está sempre sugando e fazendo esta entrada de ar e não aproveita gas algum, está ali porque tem um atuador de marcha lenta que recupera esta estrada de ar que aparece quando voce solta o acelerador, mas ela já está ali acionada mas sem importancia até soltar o pé isto porque o carro de injeção com vários sensores iria falhar ao entrar o gas carbono que aparede forte ao entrar em marcha lenta. O carro carburado não tem a PCV mas tem o respiro jogando oleo no carburador e eu tinha um monza assim, mas ele quando queria morrer eu segurava ele no pé kkakakakak. O filtro ali não serve para nada, não tem sujeira só gás referente aos movimentos dos pistões quente ali no óleo que desaparece ao acelerar, fenômeno que nçao sei ecplicar.

Esta história que aproveita o vapor da gasolina para ser queimado é pura mentira, ELIMÍNA um possível vapor de gasolina no meio ambiente, isto porque qualquer coisa que entra ali dentro vai atrapalhar o funcionamento porque todos os motores tem um equilibio de oxigenio e combustível na proporção correta, se voce injetar mais gasolina com menos oxigenio ele afoga, se voce tem um carro GNV e liberar um pouco de GNV com a gasolina ele morre e vice versa. Se voce eliminar esta peça com certeza você sentirar cheiro de gasolina por ali ou lá atrás porque este suspiro o carro tem que ter e em que ligar algo para enganar a injeção para a luz não ficar acendendo.

Mais uma informação desta peça, ela só entra em funcionamento com carro acelerando. Sabes porque? Se entrar na marcha lenta ele pode morrer por receber uma mistura a mais ou pelo menos dá uma maqueada na lenta, fica bem claro que este vapor será queimado sim, mas não será benéfico para o motor e sim para o meio ambiente.

Tudo de ruim caiu em nossas mãos com a injeção, inclusive a mistura absurda do alcool na gasolina, quando era carburado não tinha esta válvula e ainda somos enganados achando que isto seria mais economico. Se fizer isto no fusca e ele ficar economico será uma ótima ideia porque o bicho fede gasolina kakakakak
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 09 Ago 2025, 10:01

hahah pois é, essa do canister vou manter lá esta tudo original, isolei apenas a EGR e o catchcan pensando ainda se vou mexer com isso... talvez mais pra frente mas tem outras prioridades na fila heheh

preciso trocar um plug conector que vai na mangueira no filtro de combustível, comprei esse peça a mais de um ano e nao quis mexer pq sei que da um trabalho do caramba prensar com isso no carro (vai naquela mangueira plastica azul), agora que preciso trocar o filtro comprei um alicate especifico pra isso (KA-031) 60 pilas, vamos ver se presta...

sobre o filtro no "prototipo de catchcan" pensei em colocar para criar uma "parede" ali na linha e segurar esses vapores (sem reter a pressao) e dai daria pra fazer um furinho embaixo dele e adaptar alguma saída com uma mangueira pra descer a humidade que pegar, tipo oq vc fez, pelo menos assim não sujaria mais a tampa de válvulas por dentro e reduziria aquela meleca de oleo na entrada... massss isso é tudo teoria na minha cabeça, se vai dar certo ou nao só testando kkkk

o seu ai ficou longe de gambiarra, bem profissional diria

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 09 Ago 2025, 13:25

fala gente boa , coloca filtro não , o filtro vai entupir rapidinho .
no meu carro so que é 16v a pcv funciona bem , não sobe oleo no filtro de ar oou na tbi .
nos 8V vejo que o problema e mais comum ,
pode ser pelo desenho da tampa de valvulas , a tampa do 16V original tem tipo uma trampa ou um laberinto que deija passar o ar mais se tem oleo atrapalha a passagem , isso reduz bastante o oleo que é sugado asssim eu testei em carro mexido aquele filtro direto na tampa e olha a meleca demoraba sei la uns 15 dias mais o filtro enchia de oleo .
se esta a fim de resolver o que fala o almeidão e uma solução não das baratas mais a correta
colocar un catch tank nele vc liga as mangueira da tampa de valvulas na entrada e a saida na tbi , oscatchtank eles tem trampa de oleo dentro assim o oleo fica no reservatorio e o ar continuapassando na tbi normalmente , seria a solução ideal , os tank melhorzinhos tem uma torneirinha (valvula ) para esgotar o oleo deles .
pode ver se acha alguma pcv de outro carro que seja adaptavel , por exemplo os antigos vw gol \ golf etc tinham uma valvula na tampa de valvulas que tinha uma trampa para reter o oleo , tem que achar algo adaptavel e funcional .
la tampa de valvulas del 8v tiene un sistema para tentar impedir do oleo passar mais pelo visto não e muito funcional
Imagem

63 mensagens