O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & Elétrica[VECTRA C] Piloto Automatico, Sensor de Temperatura Externa e Chave de Boca
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

9 mensagens   •   Página 1 de 1
GabTibolla
Member
Member
Nome Completo: Gabriel Matheus Tibolla
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2009/2010

[VECTRA C] Piloto Automatico, Sensor de Temperatura Externa e Chave de Boca

por GabTibolla » 29 Ago 2025, 15:03

Olá, pessoal!

Estou um com um problema no meu Vectra 2010 Elite 2.0.
Logo que comprei ele, alguns dias atrás, percebi que as luzes de freio estavam sempre ligadas. Dei uma olhada no pedal de freio e vi que ele nem encostava no interruptor, então, colei um calço de borracha apenas para que o interruptor fique levemente pressionado, com isso as luzes de freio apagaram e funcionam bem.

Notei que o Cruise Control (Piloto automatico) não está funcionando, será que pode ser isso? Algum de vocês sabe indicar como deve ficar esse sensor do pedal de freio? ele deve ficar 100% pressionado quando o freio estiver em repouso?

E referente ao sensor de temperatura externa: no MID fica apenas os traços "---". Fui até a localização do sensor e ele não está lá e o chicote está cortado. Comprei o sensor e o chicote, mas não, sei como instalar o chicote... Ele tem polaridade? Tem apenas dois fios e não quero danificar o sensor (se é que isso é possível)

Como um bom carro usado, de baixo do capo, o reservatório de partida fria está isolado, aparentemente a conexão do motor de partida fria (acho que o nome é solenoide) está quebrado.

A chave de boca no painel acende sempre que o motor esquenta, o que pode ser? Pode ser algum dos problemas citados acima? não noto nada de diferente nele...

O carro tem apenas esses "problemas"... de resto estou curtindo a nave.

Obrigado

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 30 Ago 2025, 14:22

Estou um com um problema no meu Vectra 2010 Elite 2.0.
opa , vamos por partes para vc conseguir arrumar o seu carro e curtir ele sem problemas ou preocupação
parece que
1- o sensor de temperatura do vectra não tem especificada a polaridade mais se vc se sente mais seguro alguma imagem pode ajudar
Imagem
em alguns carros o fio branco pode ser amarelo mais se ligar invertido ele vai funciona

2- cruice control , o sensor de freio ele desativa o crice control quando pisa no freio , o mesmo a embreagem se for manual , o sensor ele esta apertado ou não , circuito aberto o fechado , sensor del pedal fica encostado no pedal quando o pedal esta em repouso

3- a luz da chave de boca no painel
pode indicar alguma manutenção programada ou pode indicar que tem algum defeito ,
pode ser alguma luz queimada pode ser o sensor do pedal de freio que estava errado , acho que o problema do sensor do pedal fooi a causa de acender a luz no painel .
vc pode tentar usar um scanner para ver e apagar o error ou vc pode tentar resetear o ecu desligando o polo negativo da bateria por uns 15 minutos .
desligar a bateria apaga tudo e teria que configurar tudo de novo , vidros para funcionar com um toque , o code do som e o som .
tem alguns errores que apaga solzinho e tem alguns que fica gravado ate apagar ele .
pode checar as lampadas para ver si tem mal contato ou alguma quimada , ja vi coisas doidas , tena acende luz de neblina e desligar ela se seu carro tem , tem vez que ligar e desligar todas as luz faz o arro chequear e aoaga a luz do paine , se não desligar com test de uz ou deligando a bateria so vai sobrar o scanner mesmo

GabTibolla
Member
Member

por GabTibolla » 30 Ago 2025, 21:41

- Coloquei o sensor como indicado e ficou tudo ok.
- Passei um scanner e acusou erro no circuito 1 do interruptor de freio, troquei ele e o piloto automático está funcionando
- mesmo com isso, a luz da chave de boca continua acesa… vou tentar essas outras alternativas que você indicou…
Obrigado

GabTibolla
Member
Member

por GabTibolla » Ontem, 08:12

Adicionando mais informações, que possam ajudar outros membros...

Troquei o interruptor do pedal de freio e no mesmo instante, a luz da chave de boca continuou acesa. Um tempo depois, com o motor do carro frio, precisei sair e a luz apagou e não ligou mais. Então, acredito que o problema tenha se resolvido.

Gostaria também, de deixar alguns adendos sobre essa alteração:
- O interruptor precisa ficar 100% pressionado para funcionar (100% mesmo, o máximo que dá), pois, ele tem 2 circuitos: quando está solto, vai ligar as luzes de freio e abaixo explico o caso de quando está pressionado.

Quando o interruptor está 100% pressionado pelo pedal do freio em repouso, ele ativa o circuito informando a ECU que o pedal está solto e, isso faz com que o carro saiba exatamente quando não há pressão nenhuma sobre o pedal de freio. Isso trouxe dois casos, que notei que melhorou:
* Como meu carro tem cambio automático, ao parar em semáforos, pisando no freio, ele desacopla a marcha (quando o cambio está em D) eletronicamente para não ficar forçando, mas, ao soltar o pedal do freio ele não "engatava" eletronicamente, então, tinha que dar uma acelerada para o carro engatar e isso dava um leve tranco. Esse problema se resolveu com essa troca do interruptor.
* O piloto automático está funcionando exatamente como indicado no manual.

Então voltando ao problema: troquei somente o interruptor do pedal de freio e o problema se resolveu, mas, levei um certo tempo até entender que o interruptor precisava ficar 100% pressionado. Alguns casos, assim como o meu, tive que deixar o calço para o interruptor ficar pressionado corretamente. Mas tudo está funcionando bem.
Editado pela última vez por GabTibolla em 01 Set 2025, 14:25, em um total de 2 vezes.

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » Ontem, 08:20

Que joia, heim!!! Resolver os problemas de forma simples e ganhar conhecimento do sistema!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » Ontem, 14:05

GabTibolla escreveu:Fuente del Mensaje ntão voltando ao problema: troquei somente o interruptor do pedal de freio e o problema se resolveu, mas, levei um certo tempo até entender que o interruptor precisava ficar 100% pressionado. Alguns casos, assim como o meu, tive que deixar o calço para o interruptor ficar pressionado corretamente. Mas tudo está funcionando bem.

coisa boa , vc mesmo arrumo e com a informação ajuda mais membros do club .
o meu carro não tem ceuise control , não sabia que o sensor de freio tinha 2 estagios , vlw pela informação , mensagens como a sua ajuda para que consigamos ajudar o pessoal do forum obrigado

GabTibolla
Member
Member

por GabTibolla » Ontem, 14:18

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
GabTibolla escreveu:Fuente del Mensaje ntão voltando ao problema: troquei somente o interruptor do pedal de freio e o problema se resolveu, mas, levei um certo tempo até entender que o interruptor precisava ficar 100% pressionado. Alguns casos, assim como o meu, tive que deixar o calço para o interruptor ficar pressionado corretamente. Mas tudo está funcionando bem.

o meu carro não tem ceuise control , não sabia que o sensor de freio tinha 2 estagios , vlw pela informação , mensagens como a sua ajuda para que consigamos ajudar o pessoal do forum obrigado

Estamos aí para se ajudar! Eu testei no multímetro antes de colocar o interruptor no local e notei esse caso...
Não sei informar como funciona para o interruptor de 2 terminais, mas para o de 4 terminais (meu caso) funcionava assim.

Interruptor de 2 terminais
Imagem

Interruptor de 4 terminais
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » Ontem, 14:34

GabTibolla escreveu:Fuente del Mensaje

Estamos aí para se ajudar! Eu testei no multímetro antes de colocar o interruptor no local e notei esse caso...
Não sei informar como funciona para o interruptor de 2 terminais, mas para o de 4 terminais (meu caso) funcionava assim.

Imagem

Imagem

O interruptor do freio se ajusta na colocação, ele funciona como uma haste de antena e antes de colocar ele está extendido e não deve ser acionado acidentalmente apertando demais antes de colocar no local e na colocação o pedal de freio deve está acionado. Ao soltar o pedal ele se ajustará sozinho e acredito que com o tempo eu imagino que ele possa sofrer desgaste por ser plástico.
Outrto detalhe sobre estes sensores, eles sofrem muito por receber corrente para disribuir muita energia, o meu simplão, carro antigo só acende as luzes traseira porém uso o freio de forma correta sempre acionado em semáfaro ou facha de pedestre e é a unica forma de defender a traseira do carro é se montrar aceso nestes momentos e por isto estragava um a cada 6 meses, coloquei um relê para evitar este desgaste e tem bem mais de 15 anos que não troco esta peça. Acredito que no caso dos carros mais novos já devam ter relês para esta proteção, bem, espero que sim.
Imagem

GabTibolla
Member
Member

por GabTibolla » Ontem, 16:01

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
GabTibolla escreveu:Fuente del Mensaje

Imagem

Imagem

O interruptor do freio se ajusta na colocação, ele funciona como uma haste de antena e antes de colocar ele está extendido e não deve ser acionado acidentalmente apertando demais antes de colocar no local e na colocação o pedal de freio deve está acionado. Ao soltar o pedal ele se ajustará sozinho e acredito que com o tempo eu imagino que ele possa sofrer desgaste por ser plástico.
Outrto detalhe sobre estes sensores, eles sofrem muito por receber corrente para disribuir muita energia, o meu simplão, carro antigo só acende as luzes traseira porém uso o freio de forma correta sempre acionado em semáfaro ou facha de pedestre e é a unica forma de defender a traseira do carro é se montrar aceso nestes momentos e por isto estragava um a cada 6 meses, coloquei um relê para evitar este desgaste e tem bem mais de 15 anos que não troco esta peça. Acredito que no caso dos carros mais novos já devam ter relês para esta proteção, bem, espero que sim.

Pois é, eu vi alguns modelos que tinha essa regulagem, porém, nesse modelo de 4 terminais (exatamente o da imagem que anexei acima) não tem essa regulagem. Sobre o relé, não sei dizer se tem ou não.

9 mensagens   •   Página 1 de 1