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Manutenção, Mecânica & Elétrica[Vectra C] Travas elétricas, multimídia desligando e marcador de combustível
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GabTibolla
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[Vectra C] Travas elétricas, multimídia desligando e marcador de combustível

por GabTibolla » 08 Set 2025, 08:51

Olá pessoal.
Estou com um problema estranho.
Quando estou rodando, notei que ao passar em ondulações ouço algo como se fosse um motor, um barulho que no meu carro, é semelhante ao motor que trava as portas. O barulho parece ser do lado esquerdo do carro na parte traseira. Nesse momento também, a multimídia desliga e só liga após desligar o carro e ligar novamente (multimídia está no pós chave). Uma coisa que notei, mas não posso afirmar com 100% de certeza: parece que sempre que ocorre isso, o marcador de combustível aumenta ou diminui o nível, não parece ter precisão na informação. Alguém tem uma pista do que pode ser?

Obs.: removi o porta-luvas para conferir o "ponto de massa" (ou negativo) e aparentemente está tudo bem, nada enferrujado ou algo assim...

Almeidão
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[Vectra C] Travas elétricas, multimídia desligando e marcador de combustível

por Almeidão » 09 Set 2025, 08:59

GabTibolla escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal.
Estou com um problema estranho.
Quando estou rodando, notei que ao passar em ondulações ouço algo como se fosse um motor, um barulho que no meu carro, é semelhante ao motor que trava as portas. O barulho parece ser do lado esquerdo do carro na parte traseira. Nesse momento também, a multimídia desliga e só liga após desligar o carro e ligar novamente (multimídia está no pós chave). Uma coisa que notei, mas não posso afirmar com 100% de certeza: parece que sempre que ocorre isso, o marcador de combustível aumenta ou diminui o nível, não parece ter precisão na informação. Alguém tem uma pista do que pode ser?

Obs.: removi o porta-luvas para conferir o "ponto de massa" (ou negativo) e aparentemente está tudo bem, nada enferrujado ou algo assim...


Sem dúvida que é problema de conexão elétrica e eu suponho que o problema esteja no comutador e nem sempre seja ele mas sim o desgaste do cilindro de ignição que não conecta o fundo dele no comutador de forma correta. Todas as vezes que o carro é ligado o cilindro entra e com o tempo ele vai entrando cada vez menos e pode acontecer isto no início do problema até o problema aumentar e parar de funcionar algumas coisas. Tem uns reparadores que fazem uma gambiarra colocando um parafusinho no pino plastico do comutador aumentando ele 1 a 2 mm e acaba resolvendo por mais um tempo
ISTO É APENAS UMA SUPOSIÇÃO.

Sobre a gambiarra: o meu carro por não usar o sistema trava automatico original e nem o alarme original e por isto não usa o fundo do comutador que mesmo sendo um carro antigo mas o sistema ainda é o mesmo, se fosse preciso eu faria esta gambiarra também, porque encontrar um cilindro de ignição ou um comutador original é quase impossivel.

No video abaixo eu comento extamente isto apartir do minuto 13:10 e mostro o possivel desgaste e ainda confirmo que é apenas suposição.

https://www.youtube.com/watch?v=QFetkSWfi_Q
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GabTibolla
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[Vectra C] Travas elétricas, multimídia desligando e marcador de combustível

por GabTibolla » 09 Set 2025, 10:10

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
GabTibolla escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal.
Estou com um problema estranho.
Quando estou rodando, notei que ao passar em ondulações ouço algo como se fosse um motor, um barulho que no meu carro, é semelhante ao motor que trava as portas. O barulho parece ser do lado esquerdo do carro na parte traseira. Nesse momento também, a multimídia desliga e só liga após desligar o carro e ligar novamente (multimídia está no pós chave). Uma coisa que notei, mas não posso afirmar com 100% de certeza: parece que sempre que ocorre isso, o marcador de combustível aumenta ou diminui o nível, não parece ter precisão na informação. Alguém tem uma pista do que pode ser?

Obs.: removi o porta-luvas para conferir o "ponto de massa" (ou negativo) e aparentemente está tudo bem, nada enferrujado ou algo assim...


Sem dúvida que é problema de conexão elétrica e eu suponho que o problema esteja no comutador e nem sempre seja ele mas sim o desgaste do cilindro de ignição que não conecta o fundo dele no comutador de forma correta. Todas as vezes que o carro é ligado o cilindro entra e com o tempo ele vai entrando cada vez menos e pode acontecer isto no início do problema até o problema aumentar e parar de funcionar algumas coisas. Tem uns reparadores que fazem uma gambiarra colocando um parafusinho no pino plastico do comutador aumentando ele 1 a 2 mm e acaba resolvendo por mais um tempo
ISTO É APENAS UMA SUPOSIÇÃO.

Sobre a gambiarra: o meu carro por não usar o sistema trava automatico original e nem o alarme original e por isto não usa o fundo do comutador que mesmo sendo um carro antigo mas o sistema ainda é o mesmo, se fosse preciso eu faria esta gambiarra também, porque encontrar um cilindro de ignição ou um comutador original é quase impossivel.

No video abaixo eu comento extamente isto apartir do minuto 13:10 e mostro o possivel desgaste e ainda confirmo que é apenas suposição.

https://www.youtube.com/watch?v=QFetkSWfi_Q


Buenas mestre!
Gostei do vídeo, vou verificar se é este mesmo o problema...
Só não entendi onde eu devo colocar o parafusinho...

é aqui ou tenho que desmontar a parte preta (que tem os terminais)?
Imagem

Se for na parte preta: porque não posso colocar esse mesmo parafusinho na ponta desse cilindro que mostrei na foto acima?

Almeidão
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[Vectra C] Travas elétricas, multimídia desligando e marcador de combustível

por Almeidão » 09 Set 2025, 13:17

GabTibolla escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
GabTibolla escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal.
Estou com um problema estranho.
Quando estou rodando, notei que ao passar em ondulações ouço algo como se fosse um motor, um barulho que no meu carro, é semelhante ao motor que trava as portas. O barulho parece ser do lado esquerdo do carro na parte traseira. Nesse momento também, a multimídia desliga e só liga após desligar o carro e ligar novamente (multimídia está no pós chave). Uma coisa que notei, mas não posso afirmar com 100% de certeza: parece que sempre que ocorre isso, o marcador de combustível aumenta ou diminui o nível, não parece ter precisão na informação. Alguém tem uma pista do que pode ser?

Obs.: removi o porta-luvas para conferir o "ponto de massa" (ou negativo) e aparentemente está tudo bem, nada enferrujado ou algo assim...


Sem dúvida que é problema de conexão elétrica e eu suponho que o problema esteja no comutador e nem sempre seja ele mas sim o desgaste do cilindro de ignição que não conecta o fundo dele no comutador de forma correta. Todas as vezes que o carro é ligado o cilindro entra e com o tempo ele vai entrando cada vez menos e pode acontecer isto no início do problema até o problema aumentar e parar de funcionar algumas coisas. Tem uns reparadores que fazem uma gambiarra colocando um parafusinho no pino plastico do comutador aumentando ele 1 a 2 mm e acaba resolvendo por mais um tempo
ISTO É APENAS UMA SUPOSIÇÃO.

Sobre a gambiarra: o meu carro por não usar o sistema trava automatico original e nem o alarme original e por isto não usa o fundo do comutador que mesmo sendo um carro antigo mas o sistema ainda é o mesmo, se fosse preciso eu faria esta gambiarra também, porque encontrar um cilindro de ignição ou um comutador original é quase impossivel.

No video abaixo eu comento extamente isto apartir do minuto 13:10 e mostro o possivel desgaste e ainda confirmo que é apenas suposição.

https://www.youtube.com/watch?v=QFetkSWfi_Q


Buenas mestre!
Gostei do vídeo, vou verificar se é este mesmo o problema...
Só não entendi onde eu devo colocar o parafusinho...

é aqui ou tenho que desmontar a parte preta (que tem os terminais)?
Imagem

Se for na parte preta: porque não posso colocar esse mesmo parafusinho na ponta desse cilindro que mostrei na foto acima?


Na verdade eu não mostrei porque eu também nao fiz, mas é na parte preta, só ela será desmontada. Uma dica, o pino pode ser tirado do local ou não depende de você e ele tem a ponta mais fina, se eu fosse mexer iria lixar ela para ficar plana e facilitar a colocação do parafuso, vou mostrar outro video abaixo e mostro esta pecinha para você entender melhor. Detalhe ao desmontar marque onde fica as chapinhas do contato ou se for rolete marcar os roletes eles tem lados, direito é esquerdo se voce tiver paciencia mostro isto no video também

No minuto 7:14 eu seguro a pecinha com os detos da mão direita, é nesta ponta que entra o parafuso. Eu usaria um parafusinho de calculadora ou controle remoto em que ser muito pequeno, faria um furo centrado e usando um clip aquecido e depois colocaria o parafuso, bem esta seria a minha ideia caso fosse necessário.
PARA ABRIR O COMUTADOR, USA O PRIMEIRO VIDEO COMO EXEMPLO, É MAIS SIMPLES, e neste mesmo video mostro como tirar fora e colocar caso queira tirar esta pecina fora, mas dá pra fazer ela no local e o lembre se de testar se ele entra no local depois de pronto sem agarrar, se isto acontecer basta lixar a cabeça do parafuso em volta

https://www.youtube.com/watch?v=khvz4RcXJnM
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Idade: 23

[Vectra C] Travas elétricas, multimídia desligando e marcador de combustível

por GabTibolla » 09 Set 2025, 13:53

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
GabTibolla escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
GabTibolla escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal.
Estou com um problema estranho.
Quando estou rodando, notei que ao passar em ondulações ouço algo como se fosse um motor, um barulho que no meu carro, é semelhante ao motor que trava as portas. O barulho parece ser do lado esquerdo do carro na parte traseira. Nesse momento também, a multimídia desliga e só liga após desligar o carro e ligar novamente (multimídia está no pós chave). Uma coisa que notei, mas não posso afirmar com 100% de certeza: parece que sempre que ocorre isso, o marcador de combustível aumenta ou diminui o nível, não parece ter precisão na informação. Alguém tem uma pista do que pode ser?

Obs.: removi o porta-luvas para conferir o "ponto de massa" (ou negativo) e aparentemente está tudo bem, nada enferrujado ou algo assim...


Sem dúvida que é problema de conexão elétrica e eu suponho que o problema esteja no comutador e nem sempre seja ele mas sim o desgaste do cilindro de ignição que não conecta o fundo dele no comutador de forma correta. Todas as vezes que o carro é ligado o cilindro entra e com o tempo ele vai entrando cada vez menos e pode acontecer isto no início do problema até o problema aumentar e parar de funcionar algumas coisas. Tem uns reparadores que fazem uma gambiarra colocando um parafusinho no pino plastico do comutador aumentando ele 1 a 2 mm e acaba resolvendo por mais um tempo
ISTO É APENAS UMA SUPOSIÇÃO.

Sobre a gambiarra: o meu carro por não usar o sistema trava automatico original e nem o alarme original e por isto não usa o fundo do comutador que mesmo sendo um carro antigo mas o sistema ainda é o mesmo, se fosse preciso eu faria esta gambiarra também, porque encontrar um cilindro de ignição ou um comutador original é quase impossivel.

No video abaixo eu comento extamente isto apartir do minuto 13:10 e mostro o possivel desgaste e ainda confirmo que é apenas suposição.

https://www.youtube.com/watch?v=QFetkSWfi_Q


Buenas mestre!
Gostei do vídeo, vou verificar se é este mesmo o problema...
Só não entendi onde eu devo colocar o parafusinho...

é aqui ou tenho que desmontar a parte preta (que tem os terminais)?
Imagem

Se for na parte preta: porque não posso colocar esse mesmo parafusinho na ponta desse cilindro que mostrei na foto acima?


Na verdade eu não mostrei porque eu também nao fiz, mas é na parte preta, só ela será desmontada. Uma dica, o pino pode ser tirado do local ou não depende de você e ele tem a ponta mais fina, se eu fosse mexer iria lixar ela para ficar plana e facilitar a colocação do parafuso, vou mostrar outro video abaixo e mostro esta pecinha para você entender melhor. Detalhe ao desmontar marque onde fica as chapinhas do contato ou se for rolete marcar os roletes eles tem lados, direito é esquerdo se voce tiver paciencia mostro isto no video também

No minuto 7:14 eu seguro a pecinha com os detos da mão direita, é nesta ponta que entra o parafuso. Eu usaria um parafusinho de calculadora ou controle remoto em que ser muito pequeno, faria um furo centrado e usando um clip aquecido e depois colocaria o parafuso, bem esta seria a minha ideia caso fosse necessário.
PARA ABRIR O COMUTADOR, USA O PRIMEIRO VIDEO COMO EXEMPLO, É MAIS SIMPLES, e neste mesmo video mostro como tirar fora e colocar caso queira tirar esta pecina fora, mas dá pra fazer ela no local e o lembre se de testar se ele entra no local depois de pronto sem agarrar, se isto acontecer basta lixar a cabeça do parafuso em volta

https://www.youtube.com/watch?v=khvz4RcXJnM


Beleza. Vou ver se é esse o problema e tentar fazer. Obrigado por enquanto

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