estaba lendo a sua postagem e twm coisas que sim e tem coisas que e so pra bonito
Estou pesquisando para turbinar meu vectra Gt-x 2008/2009
1- cabeçote roletado para 0,5 de pressão ou ate para mais pressão sei não , pensa que os cabeçotes com tuchos hidraulicos tendem a flutuar valvuas em alta rotação o que não e bom e mais com pressão no coletor empujando as valvulas .
2- o carro vai ser turbo não faz diferença o coletor eu procuraria um de aluminio ou ate algum especifico para o modelo vai ser mais seguro e fica ate mais bonito .
3- polia regulavel so se for acertar o carro no dinamometro , se não for assim pode deixar a original mesmo a polia regulavel e para tirar ate a ultima gota de potença do comando e turbina mais se não acertar no dino e dificil ver se tiro por exemplo 2 cavalos a mais mexendo no ponto do comando .
4- bomba de oleo tem que ver qual modelo vai usar , lembra que o vectra 2.4 tem compensador de massa e o pescador é diferente , um e redondo e o outro modelo o encaixe do pescador e quadrado , cheka isso antes de comprar algo que não vai poder adaptar .
5- este é um ponto muito importante aonde muitos confundem as coisas , eu não colocaria os freios da mercedes , os freios do vectra dão conta de frear e ate tem freio de sobra , se esta a fim de um UP de freio pode procurar os freios (pinça e discos ) do modelo cd 97\2006 e falo pra vc que vai sobrar freio .
freio maior não freia sempre mais , o freio segura a roda e freia o movimento mais o seu carro faz contato no chao com os pneus e se a roda trava a 180 km\h falo pra vc que não tem freio que faza parar o carro so vai arrastando igual sabonete ate parar mais por sorte do que por freio , pode colocar uns pneus toyo ou pneus bom e vai frear mais do que colocando freio grande . se seu carro tem abs e aroda trava essa roda vai ficar freando e soltando ate parar o carro e a freada pode ate piorar , os freios do cd dos noventa falo pra vc que segura o rochao facil ate uns 180\200 km\h tranquilo .não vai na emoção o carro tem que ser bom e seguro um freio que ao pissar arrasta as rodas ou faz o abs atuar asimque pisa no pedal não e o mais seguro .
5- pistão aguenta traquilo 200 cavalos mesmo os do 8V se esta bemacertada a mstura o real problema da familia 2 da GM são as vielas pode trocar viela ou vai se incomodar ,não procura vielas para 1500 cavalos , as vielas para muita cavalaria podem ser mais pesadas e ter mais masa , procura algo normal por exemplo vielas para 500 cavalos ja esta com uma folga boa .
6- a preção da bomba esta relacionada diretamente com a vazão dos bicos e preção do turbo ,por exemplo a bomba tem que mandar gasolina soficiente para manter os bicos MAIS tem que manter a pressão da linha , por exemplo o vectra em alta roda com 3 bar de preção de bomba de gasolina se vc coloca 0,5 bar de pressão de turbo a bomba tem que compensar a contrapressão do coletor , então vai ter que colocar 3 bar original mais 0,5 bar de pressão de gasolina para obter os 3 bar por causa da contrapressão se entende ?
7- os bicos e são calculados pela potencia que vc quer atingir , por exemplo x potencia usa X quantidade de gasolina e assim calcula o caudal dos bicos , pode ir no site da fueltech oficial que la tem a calculadora de bicos , vc coloca potencia estimada , quantidade de cilindros a mais alguns parametros e a calculadora da o tamanho dos bicos , lembra que sempre tem que ter um 20% de folga pra mais , e muito dificil acertar um carro com bicos muito grandes para a potencia que vai ter .
aTBI eu colocaria uma do vectra 2.4 e estaria sobrando , lembra que umatbi muito grandee ruim para andar no dia a dia e vai dar aceleradas brutas e não progresivas , cano de de 3 polegadas na admição para so 0,5 de pressão e exagerado , se colocar um cano muito superdimencionado a turbina não vai conseguir enxer ele na rotação correta e vai fazer falta uma turbina grande de mais para conseguir enxer e ter a mesma potencia que um turbo pequeno bem dimencionado .
resumo rapido e facil de entender .
um kit turbo , bicos , vielas e um bom acerto ta bom de mais para 200 cavalos rodaria tranquilo forte e seguro .
quer um UP pra melhorar , gasta em um intercooler mesmo pequeno vai fazer que seu motor dure mais , tem duvidas olha por exemplo um audi a3 turbo e o tamanho de cano de presurização , tamanho de intercooler etc e vai ver que não e tudo grandão .
a pergunta é vai ficar com a ECU original ou vai colocar uma programavel?
a ideia e legal mais tem que fazer certinho para não se incomodar , lembra que um vectra bem chipado consegue seus 160 cavalos original sem mexer em nada
a taxa de compressão vai depender se vai rodar no etanol ou na gasolina .
lembra que a descarga tem que ser ajustada tambem , por exemplo catalizador em carro mexido acho que não rola kakakakakakkaka
um bom coletor ajuda pracas .
boa sorte com o projeto ficamos a espera do andamento , a mensagem não e para criticar nada so para vc ter uma ideia geral do panorama e decidir melhor as escolhas e no que vale mais a pena investir no inicio e não ficar muito tempo com o carro parado gastando em coisas que não faz falta ou coisas que podem parecer boas ou melhores mais podem ter efeito contrario na pratica