O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CVECTRA GT-X Amortecedor

8 mensagens   •   Página 1 de 1
NandovianaGTX
Member
Member
Nome Completo: Fernando Laurindo Viana
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2008/2009

VECTRA GT-X Amortecedor

por NandovianaGTX » 03 Out 2025, 13:27

Pessoal, boa tarde.

Estou com uma duvida sobre qual amortecedor irei utilizar.

Estou com um Vectra GT-X 2008/2009 e vou fazer uma troca completa de buchas do agregado, da balança, eixo traseiro, amortecedores e molas.

Vou utilizar molas Eibach pro-kit, qual amortecedor seria melhor? eu não estava querendo fazer trabalho de encurtar haste do amortecedor, já que vou substituir para amortecedores novos.
Os cofap turbo gás é uma boa escolha para combinar com as molas ou vai ficar ruim de andar? vai ficar dando fim de curso?

As Eibach abaixa cerca de só 30mm e é bem dura para não abaixar o porta malas.

mais alguma dica sobre as substituição? pretendo fazer tudo em casa...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

VECTRA GT-X Amortecedor

por Almeidão » 03 Out 2025, 14:04

NandovianaGTX escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, boa tarde.

Estou com um Vectra GT-X 2008/2009 e vou fazer uma troca completa de buchas do agregado, da balança, eixo traseiro, amortecedores e molas.

Vou utilizar molas Eibach pro-kit, qual amortecedor seria melhor? eu não estava querendo fazer trabalho de encurtar haste do amortecedor, já que vou substituir para amortecedores novos.
Os cofap turbo gás é uma boa escolha para combinar com as molas ou vai ficar ruim de andar? vai ficar dando fim de curso?

A escolha é sua, amortecedor dá fim de curso dependendo do terreno e o uso do carro em deterninado local. Em compensação o que não dá fim de curso endurece o carro. Eu uso Cofap e na unica vez que comprei o Monroe pra frente do carro onde temos mais percepção, eu pensei que eles tinham agarrados de tão duro que eram e o Monroe é original e comprei na GM aqui da cidade e achei uma péssima experiencia e dinheiro jogado fora, era quase impossivel baixar a dianteira com as mãos, e realmente joguei fora com 3 meses de uso. Eu prefiro Cofap e esta é a razão e este é o exemplo que posso passar para você e considerando que a traseira na teoria é bem mais leve acho que quanto mais macio melhor.
Imagem

NandovianaGTX
Member
Member

VECTRA GT-X Amortecedor

por NandovianaGTX » 03 Out 2025, 15:06

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

A escolha é sua, amortecedor dá fim de curso dependendo do terreno e o uso do carro em deterninado local. Em compensação o que não dá fim de curso endurece o carro. Eu uso Cofap e na unica vez que comprei o Monroe pra frente do carro onde temos mais percepção, eu pensei que eles tinham agarrados de tão duro que eram e o Monroe é original e comprei na GM aqui da cidade e achei uma péssima experiencia e dinheiro jogado fora, era quase impossivel baixar a dianteira com as mãos, e realmente joguei fora com 3 meses de uso. Eu prefiro Cofap e esta é a razão e este é o exemplo que posso passar para você e considerando que a traseira na teoria é bem mais leve acho que quanto mais macio melhor.

utilizando molas esportivas ou originais?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

VECTRA GT-X Amortecedor

por Almeidão » 03 Out 2025, 15:16

NandovianaGTX escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

utilizando molas esportivas ou originais?

Molas originais
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

VECTRA GT-X Amortecedor

por Ju_Bueno » 03 Out 2025, 15:44

Eu optei pelo kit completo Monroe (troquei já há alguns anos)... infelizmente não tenho muito parâmetro de comparação de como era anteriormente - eu, de fato, não me recordo desse aspecto, mas em comparação com o Vectra C que já andei, meu carro realmente é bem duro. Sinto uma saudade gigante do maciez do Vectra A que tive...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

VECTRA GT-X Amortecedor

por chirola » 04 Out 2025, 13:45

NandovianaGTX escreveu:Fuente del Mensaje Os cofap turbo gás é uma boa escolha para combinar com as molas ou vai ficar ruim de andar? vai ficar dando fim de curso?

tem que ver o tanto que a haste sai e quanto vc vai baixar para tentar imaginar se vai bater fim de curso imagino que baixar dois dedos não vai bater no fim do curso do amortecedor

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Monroe pra frente do carro onde temos mais percepção, eu pensei que eles tinham agarrados de tão duro que eram e o Monroe

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje u optei pelo kit completo Monroe (troquei já há alguns anos)...

coloquei no meu carro um jogo da monroe e confirmo que são durps pracas , ate achei a mesma coisa que vc almeidão achei que tinham trancado e desmontei para ver se realmente tinham trancado kakakakakak mais não .
agora no meu carro tem um par de nakata na frente são menos duros que os monroe mais não e que tenham esse molejo macio , na traseira mesma coisa mais não lembro a marca pode ser ate da china e a mesma coisa que os nakata , todos os 4 amortecedor são do tipo turbo gas da cofap , senti uma melhora quando troquei os pneus e coloqueia medida original que fala no manual , tinha pneus 195\60\15 e agora tem 195\65\15 mais na vdd são os pneos que ajudam a amortecer um pouco por serem mais altos ficam com aquele balãozinho que da aquele molejo ,
ate lembro uma vez que levei o carro com os monroe para geometria e o cara flo que estabam trancados de tão duros que era akakkakakakak

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

VECTRA GT-X Amortecedor

por Almeidão » 05 Out 2025, 11:28

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
NandovianaGTX escreveu:Fuente del Mensaje Os cofap turbo gás é uma boa escolha para combinar com as molas ou vai ficar ruim de andar? vai ficar dando fim de curso?

tem que ver o tanto que a haste sai e quanto vc vai baixar para tentar imaginar se vai bater fim de curso imagino que baixar dois dedos não vai bater no fim do curso do amortecedor

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Monroe pra frente do carro onde temos mais percepção, eu pensei que eles tinham agarrados de tão duro que eram e o Monroe

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje u optei pelo kit completo Monroe (troquei já há alguns anos)...

coloquei no meu carro um jogo da monroe e confirmo que são durps pracas , ate achei a mesma coisa que vc almeidão achei que tinham trancado e desmontei para ver se realmente tinham trancado kakakakakak mais não .
agora no meu carro tem um par de nakata na frente são menos duros que os monroe mais não e que tenham esse molejo macio , na traseira mesma coisa mais não lembro a marca pode ser ate da china e a mesma coisa que os nakata , todos os 4 amortecedor são do tipo turbo gas da cofap , senti uma melhora quando troquei os pneus e coloqueia medida original que fala no manual , tinha pneus 195\60\15 e agora tem 195\65\15 mais na vdd são os pneos que ajudam a amortecer um pouco por serem mais altos ficam com aquele balãozinho que da aquele molejo ,
ate lembro uma vez que levei o carro com os monroe para geometria e o cara flo que estabam trancados de tão duros que era akakkakakakak

Sim, foi o que pensei que eles estavam travados porque já travou um comigo e o carro ficou muito ruim. Amortecedor não pode ser duro não é o só o amortecedor que determina se o carro é macio ou não eles estão ali para amortecer e tem que ser todos macios o suficiente para amortecer impactos e não deixar as molas comprimirem rápidos e nem descomprimirem rápidos, mas tem que deixar elas comprimirem e descomprimirem.
Não podemos esquecer as buchas que devem está sempre perfeitas e não só ajudam a amortecer como mantem os pneus com os poucos contatos que tem inteiro no chão e não de lado. Entendam que mesmo parececendo que a banda está toda apoiada no chão, nem sempre o peso está dividido inteiro como se vê e as buchas são responsálvel por isto e lógico pelo conforto também.

Já que falei de buchas e muitos esquecem delas, alerto que não sou contra as buchas PU, mas as hidráulicas não estou de acordo em usar deste material, as hidráulicas que nem são hidráulicas são internamente iguais um terminal de direção e se movimenta para todos os lados sem torção, não acho uma boa ideia usar elas ali.
No final deste video abaixo no minuto 11:00 eu mostro uma aberta para verem como é e confirmo que a pior delas é a mais cara e por não resolver achando que se a mais cara é ruim, imagina então a mais barata, por isto muitos usam a PU. Não é verdade tem muitas boas e uma das melhores custa R$ 50,00 cada, mas ou menos o preço de uma Dephi em Londres.

https://www.youtube.com/watch?v=OhOOCghHNHM
Imagem

NandovianaGTX
Member
Member

VECTRA GT-X Amortecedor

por NandovianaGTX » 06 Out 2025, 13:57

chirola escreveu:Fuente del Mensaje tem que ver o tanto que a haste sai e quanto vc vai baixar para tentar imaginar se vai bater fim de curso imagino que baixar dois dedos não vai bater no fim do curso do amortecedor

Pelo site da Eibach vai descer 30mm (3cm) acho que nao vai bater fim de curso, mas...

8 mensagens   •   Página 1 de 1