Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Pode esquecer o Catch Can, daqui a pouco entrará o outro video mostrando o que falha,
estava estudando esse topico na gringa e vendo alguns artigos, é bemmm complexo mas vou tentar resumir oq encontrei
o motor quando frio/marcha lenta produzira maior blowby, pois os aneis ainda estao contraidos e nao selando perfeitamente, por isso vemos gases de compressao escapando por ali no tubo de ferro
a pcv so abre com vacuo em marcha lenta, aceleracao media ou desaceleracao, quando afudna o pe ela se fechara pois nao existira vacuo ali
sendo assim todos os gases passarao pela rota da tampa ate a mangueira mangote e engolidos pela tbi, por isso vemos oleo ali
em contrapartida, com o motor totalmente aquecido e girando em alta, o blowby sera menor, pois maior comrpessao e temperatura os aneis estarao selando no seu maximo
acontece o efeito seguinte, quando pistao desce = blowby (gases de comrpessao escapando pelos aneis) quando sobe, cria um vacuo puchando os gases,
quando colocamos a mao ali nao conseguimos sentir esse vacuo, so a expulsao dos gases (por isso pensamos q vem pressao positiva) mas o vacuo esta la, uma prova disso e colcoar um saco plastic ou bexiga ali na saida do cano, vera q ele nao se enche... me lembra o AC de eletrica hahah
enfim... se estiver saindo muita compressao com vapor branco de oleo, ai realmente o motor ja esta cansado e escapando muito blowby
outra coisa q esses gases voltam pelos drenos de oleo tbm q apontei em verde na ultima msg, a maior parte sai pelo tubo mas ali na tampa de valv se observar tem uma janela pequeno pra eles escaparem, a camara com os defletores dentro da tampa, fora essa janela pequena, é selada pra maior parte q vem do tubo passar.

eu comprei um catch can grande no ML, 220 pilas com abertura pra soltar esvaziar, vou testar de 2 formas, ambas mantendo a valvula pcv pra ter um vacuo ali em lenta e media aceleracao.
1. saida tubo ferro ao catch can, catch can para atmosfera (essa via mangueira saindo embaixo do carro igual tu fez) e tampao na tampa de valvulas onde entraria mangueira do tubo
2. saida maior (atras da tampa valvulas que iria por mangote) ao catch can, catch can para atmosfera da mesma forma acima.
metodo 1 pula a galeria interna e nao deve chegar mais oleo ali mesmo com a mangueira do mangote conectada.
metodo 2 adiciona uma coisa a mais pros gases passarem que seria o catch can, nao sei se e o ideal, mas como em aceleracao total nao deve ter tanto blowby acredito nao ter problemas
as 2 formas o catch can estaria filtrando os gases e jogando apenas ar sem poluir muito meio mbiente e nao sujando o intake.
mas isso é tudo teoria, vou testar na pratica. o catch can tem um dreno manual (igual torneira so abrir) e se nao pegar muito oleo assim da pra esvaziar a cada troca de oleo..