O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Atenção! Necessário efetuar a troca da senha de acesso para continuar usando o fórum!

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem

~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1509 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 05 Jun 2026, 14:54

Ju_Bueno escreveu:Você acha que este esquema está abaixo está correto? Lembrando: a luz de baixo continuará original (meia-luz + freio); a de cima manterá a funcionalidade de neblina somente ao acionar o botão, mas o jump com resistor e diodo irá acendê-la fraca (5w) ao ligar a meia-luz.

Imagem

Sim, a ligação ali está perfeita, só falta conferir se ali é a ultima como meia luz mas isto é fácil e eu só não sei se a resistencia seria o suficiente para baixar o que voce quer porque sou meio leigo em valores de resistencia, mas que vai baixar algo vai. Desta forma ao acender a lanterna ou meia luz como voce diz ou o farol, estas lâmpadas acenderão e a de cima acenderá mais fraca do que ela é e ao acender o neblina ela vai receber a carga total e mais forte e o diodo não deixará a energia da lâmpada de cima interferir na lâmpada de baixo, poque nesta posição que está o diodo só vai positivo pra cima vindo da meia luz de baixo e não retorna positivo para baixo da luz de neblina. Ótima ideia do cara que fez, podes fazer que está perfeito e dou uma dica de voce colocar um termo contratil depois que voce soldar o diodo e o fio da frente antes de soldar a outra ponta dele para isolar ele por inteiro

Achei muito boa a ideia de quem lhe passou, eu mexo muito com diôdo nas minhas invenções e não pensei nisto para passar para o video do mesmo jeito que fiz tendo freio normal nela e mudando para neblina ao usar o neblina sem prder a parte de cima que no Vectra é o freio, sendo que eu com certeza não iria fazer no meu porque ali eu mudei tudo e o fio de neblina eu tive que cortar, afinal aqui se cair no vestibular o que é neblina todos vão para o Google para descobrir o que ékakakkaka
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por Ju_Bueno » 06 Jun 2026, 11:07

Tanto o diodo quanto o resistor foram recomendados nestas especificações pela IA do Google. Só espero que ele funcione como o esperado, pois, se a lâmpada que funcionará com resistor brilhar muito diferente da de 5w do outro lado, eu anulo tudo. Tenho TOC e não sei lidar com essas coisas kkk...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 06 Jun 2026, 12:15

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Tanto o diodo quanto o resistor foram recomendados nestas especificações pela IA do Google. Só espero que ele funcione como o esperado, pois, se a lâmpada que funcionará com resistor brilhar muito diferente da de 5w do outro lado, eu anulo tudo. Tenho TOC e não sei lidar com essas coisas kkk...

Este tal de TOC é f... eu jogava bola, entrava no campo com o pé direito e 3 paços igual um sací todas as vezes e odeio até hoje camisa de cor laranja, na verdade não uso e gosto de alguns carros tunados com esta cor kakakaak. Eu acho que não vai clarear mais. eu nem vejo aqui esta diferença a não ser a que tem 2 polos, ai sim ela é forte em um lado.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Jun 2026, 14:03

VENTOINHAS DOS VECTRA DE 99 A 05 COM PROBLEMAS, e o problema pode ser bem simples, este meu amigo acertou o dele assim e eu comentei pra não fazer kit verão antes de checar este fio e tomada. Pensa em um cara feliz com o carro dele com as ventoinhas funcionando e o carro dele merece, é super conservado. Hoje com este sensor que ele está usando acionam o primeiro estagio antes do meio e no máximo no meio, o segundo 2 a 3 tracinhos acima.

https://www.youtube.com/shorts/mSvOtVHuJ8E
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » Hoje, 13:32

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Tanto o diodo quanto o resistor foram recomendados nestas especificações pela IA do Google. Só espero que ele funcione como o esperado, pois, se a lâmpada que funcionará com resistor brilhar muito diferente da de 5w do outro lado, eu anulo tudo. Tenho TOC e não sei lidar com essas coisas kkk...

Este diodo fez até eu mudar meu video onde no meu carro todas as vezes que piso no freio acende a luz do neblina e a luz de freio original do Vectra, mas no video vou usar o diôdo e mesmo não tendo como desmonstrar no meu carro, direi como ficará no Vectra pra quem quiser fazer. Usando um diôdo simples, com o neblina apagado ao pisar no freio acenderá a luz de neblina e a luz de freio original. E ao acender o neblina e enquanto tiver aceso ao pisar no freio somente acende a lâmpada original. Gostei da ideia deste diôdo, o cara ai me deu um baile kakakkak
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » Hoje, 14:39

E eu pesquisei um pouquinho mais e recebi uma dica interessante: com o fio da lanterna de neblina recebendo uma derivação da lanterna de posição, é possível que, ao ligar as luzes (posição ou faróis), a luz sinalizadora da lanterna de neblina no painel acenda com pouca intensidade. Colocar nessa linha um diodo 1N5408 impede esse retorno.
JULIANO -

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » Hoje, 15:25

Ju_Bueno escreveu:E eu pesquisei um pouquinho mais e recebi uma dica interessante: com o fio da lanterna de neblina recebendo uma derivação da lanterna de posição, é possível que, ao ligar as luzes (posição ou faróis), a luz sinalizadora da lanterna de neblina no painel acenda com pouca intensidade. Colocar nessa linha um diodo 1N5408 impede esse retorno.

Eu uso muito o diodo 1N5408 mas nunca para mudar a luz, eu uso ele em mudanças que fiz nas ventoinhas e neste caso funciona igual ao 1N4007, a vantage para mim deste 1N5408 é por ser maior e mais dificil de partir em uma instalação enquanto o 1N4007 é bem pequeno e de corpo sensivel, mas a potencia para os carros são parecidas com sobra na amperagem usadas para os dois. Uso alguns 1N4007 em relês quando faço algumas instalaões que envolve eletrònica no carro tipo algo que esteja nas setas que passa pela mutitimer etc. O 1N4007 também impede o retorno apesar que o IN5408 talvez seja mais potente, pelo menos é mais robusto e pode ter mais perca de energia, mas a durabilidade dos dois são pra os carros a mesma coisa. Veja o que acontece de retorno de energia ao desligar um relê, mostro isto em video e é bem perigoso quando envolve eletrônica, um exemplo um relê para ligar farol, buzina ou ventoinha não precisa estes cuidados mas algo como as setas do Vectra que passa pela multitimer sim e ai que entra um diôdo 1N4007 por ser pequeno e pode ser o IN5408 só que neste caso o IN5408 nem daria chance de colocar este relê em uma tomada e pode ser colocado no fio da instalação porem com risco de um dia colocar um relê errado e é o que mais acontece com o povão e estourar o diôdo.

O problema nem é quando liga é quando desliga o relê e a magia do diôdo resolve isto, o diôdo para mim é mágico kakkaka

https://www.youtube.com/watch?v=HYNdiiZsof8
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » Hoje, 15:39

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O 1N4007 também impede o retorno apesar que o IN5408 talvez seja mais potente, pelo menos é mais robusto e pode ter mais perca de energia, mas a durabilidade dos dois são pra os carros a mesma coisa

Isso! O cálculo feito pela IA informou que para a amperagem da luz da lanterna, o 4007 é o suficiente. Já no fio da lanterna de neblina, por ter mais amperagem, foi recomendado o 5408, ou, como alternativa, dois 4007 soldados em paralelo no fio. Usar apenas 1 4007 trabalharia no limite.
JULIANO -

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » Hoje, 16:07

Ju_Bueno escreveu:
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O 1N4007 também impede o retorno apesar que o IN5408 talvez seja mais potente, pelo menos é mais robusto e pode ter mais perca de energia, mas a durabilidade dos dois são pra os carros a mesma coisa

Isso! O cálculo feito pela IA informou que para a amperagem da luz da lanterna, o 4007 é o suficiente. Já no fio da lanterna de neblina, por tem mais amperagem, foi recomendado o 5408, ou, como alternativa, dois 4007 soldados em paralelo no fio. Usar apenas 1 4007 trabalharia no limite.

Sem sombra de duvida que o 1N5408 é bem melhor para trabalhar também,
Neste primeiro anuncio do 1N5408 a foto é praticamente o tamanho original dele olhando em um computador
https://www.mercadolivre.com.br/kit-50- ... sid=search

E o 1N4007 eu vejo aqui ainda maior que o original olhando a ultima foto. Ao vivo é menor que isto olhando em um computador
https://www.mercadolivre.com.br/100-pec ... sid=search
Imagem

1509 mensagens