Pedro Josino escreveu:Pessoal,
Encaminhei meu carro para a oficina da Porto Seguro da minha cidade e solicitei que fosse realizada uma inspeção geral no carro, analisando os componentes que fossem necessários substituir. Dentre os problemas, me apontaram o desgaste irregular do disco de freio, que estava com ondulações e rebarbas, podendo diminuir a capacidade de frenagem e barulho ao freiar, de fato eu havia notado isso mas não havia feito essa reclamação na oficina.
As pastilhas de freio atuais são Fras-le PD/72 e o disco de freio é original ainda. Ambos possuem muito material mas devido a esse desgaste do disco, me recomendaram substituir os dois.
O mecânico disse que trabalha apenas com produtos homologados pela Porto Seguro, então o disco de freio é da Fremax e as pastilhas da Fras-le. Andei pesquisando e o disco deve ser o modelo Fremax BD9127 e a pastilha é a PD/72 mas existe a opção da PD/72 Cmaxx que é a da linha Ceramaxx (feita em cerâmica).
O valor pedido é R$ 160,00 na comum e R$ 270,00 na de cerâmica. Eu sei que é um componente que irá durar no mínimo mais três ou quatro anos comigo e a de cerâmica possui algumas vantagens em relação a comum, como soltar menos pó de freio, redução no ruído ao freiar, aumenta alguns % a melhoria da frenagem e diz ter uma durabilidade maior.
Alguém já usou esses produtos, sabem se é bom? Será que vale o investimento?
Levinthal escreveu:Rapaz, o barulho do freio do meu vectra é muito chato também. Principalmente por ser automático. Ele não faz aquele assovio caracteristico, mas faz um som muito estranho, comparável a um berrante... vocês já ouviram falar nesse som?? Ele acontece normalmente em baxissimas velocidades, sei la, 2km/h, mas é MUITO alto... no anda e para de trânsito dá pra ouvir bem.
Abs.
Levinthal escreveu:Alcir, não pode ser... já dirigi diversos automáticos e nenhum fez isso, rs.
Pedro Josino escreveu:Na oficina da Porto Seguro me informaram que eles na hora da substituição iriam retirar as pinças para limpar e lubrificar, no momento da substituição do disco e pastilha. Informaram também haver um vazamento em um equalizador (eu acho que é isso) que fica na parte traseira do sistema de freio. A revisão do sistema de freio, incluindo disco, pastilha, a substituição desse equalizador, lubrificação das pinças, regulagem do freio de mão e substituição do fluido de freio, ficava em R$ 380,00.
O Gol eu fiz o serviço do freio em outro local, especializado em freio. Substitui os discos, pastilhas, burrinhos de freio traseiro e o fluido e morri com R$ 600,00 e poucos reais. Segundo o cara dessa loja, os burrinhos dos populares estão dando defeito com 20 a 30mil km, seja Gol, Palio, Punto, Ka, Fiesta, etc.. Ele disse que os que apresentam menos defeito são os GM. Nesse local eles "dão" revisões gratuitas a cada 2.000Km, que consiste na limpeza e lubrificação das pinças, regulagem do freio de mão, verificação de desgastes de discos e pastilhas, além do fluido de freio. Inclusive na última que fiz, eles recomendaram a substituição do fluido de freio por já haver 1 ano desde o serviço, custou R$ 35,00 por 800ml do fluido Varga com mão de obra e "ganhei" mais um ano de manutenção do freio ou 10.000Km.
Nessa cidade TUDO é caro, um absurdo!
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