Alcir Andreoni escreveu:Arquiteto, preciso de seus conhecimentos...
Eu mandei polir e cristalizar meu carro, porque estava com névoa de tinta.
Pois bem, nos primeiros dias estava tudo perfeito, mas depois começaram a aparecer aquelas marcas de disco de politriz. O que eu tenho de fazer para sumir com as marcas?
Valeu...
Alcir,
Eu sei que perguntastes diretamente ao arquiteto, mas acho que posso te ajudar...
Em geral, um bom polimento é feito em quatro etapas: 1-corte, 2-refino, 3-lustro e 4-proteção.
Cada etapa é feita de acordo com a necessidade/tipo de pintura. Alguns carros tem verniz mais duro, outros mais moles. Mas isso é assunto extenso e deve ser abordado em outra ocasião.
O que acontece é que alguns "profissionais" que oferecem esse serviço de "cristalização", fazem um polimento menos refinado.
As vezes, por pura ignorância do profissional, ele acha que só a aplicação de massa nº II com boina de lã (corte) e um alto brilho (mascarador) são suficientes para deixar a pintura "zerada".
Normalmente isso é visto em alguns lava-rápidos que oferecem a famosa "cristalização 3m".
A aplicação de massa de polir com boina de lã deixa marcas, conhecidas no ramo como holografias, que são uns "riscados" circulares, que aparecem muito fácil ao observar a pintura ao sol.
O alto brilho (produto que mascara esses riscos) é aplicado depois para deixar a pintura mais bonita, pois ele preenche os riscos e dá aquela aparência de espelho.
Porém, esta aparência dura pouco. Na primeira lavada, uma boa parte do produto se vai e ai é possível ver os riscos (holografias) deixadas pela boina.
A solução do seu problema é um polimento correto e refinado.
Seu carro é preto, certo?
Como certamente já foi feito um corte (que deixou marcas de boina), podemos partir para um refino, caso este procedimento tenha sido bem feito (eliminou os riscos maiores).
Na fase de refino, por seu carro ser preto, usa-se um composto polidor (uma "massa" mais fina) com uma boina de lã macia (que remove as marcas da boina de lã e deixa poucos ou quase nenhuma holografia).
Esse refino, na pintura preta, pode ser feito com boina macia e depois boina de lã, pois a cor escura facilita a aparição de marcas de boina.
Apos o refino (caso não haja mais holografias), faz-se o lustro com um composto mais fino ainda, em geral chamado de lustrador.
Este composto é aplicado com boina de espuma, pois esta não deixa marcas.
Nessa fase, surge aquele brilho no carro, aparentando que ele esta molhado, com o verniz bem transparente.
Após o lustro, aplica-se um bom selante ou cera para criar repelência a água e dificultar a incrustação de sujeiras.
Recomendo levar em um bom profissional (detailer), pois é um serviço minucioso, que leva muito tempo, além do fato de ser um trabalho artístico, onde a "mão" do técnico é responsável por 99% do resultado.
Pra voce ter ideia, tem carro que pode levar uma semana inteira de trabalho para ser bem polido!
A politriz, ferramenta obrigatória para fazer o polimento, é algo temperamental, e se não for bem usada, além de não atingir o objetivo, acaba com a sua pintura!
E eu que já muitas horas de experiencia com politriz, ainda sofro pra fazer um bom polimento...
Abs!