Alez escreveu:
Cara, pra eu entender. Quando menor o número antes do W mais fino é o óleo?
E o que exatamente significa o número depois do W? Quando maior ou menor, qual o sentido?
Então Alez, o W significa em inglês Winter, inverno pra nós, então o primeiro número antes do W significa a viscosidade , o grau da viscosidade do óleo para o inverno, ou para a fase fria do motor, logo quando se liga o motor do carro, e logo quando se liga o motor, o que a gente quer ?, quer que o óleo que está lá embaixo, no carter , suba logo para que possa proteger as partes móveis do motor, essas partes móveis, entre elas a mais importantes é o comando de válvulas são todas feitas de metal e com folgas mínimas, por isso , para lubrificar essas peças metálicas é necessário o óleo, e o óleo tem que percorrer espaços milimétricos no menor tempo possível, pois se esses metais ficarem girando no seco eles se desgatarão, por isso devemos ter um óleo fino o suficiente que ao ligar o motor ele consiga subir rapidamente, percorrendo galerias minísculas e chegando rápido para proteger esses metais evitando o desgaste.
Pensamos assim, se vc. tomar um copo de leite com um canudo fino, vai conseguir "puxar" mais líquido pra sua boca, porque o leite é mais fino, agora troque o leite por milk shake, um líquido mais denso, com o mesmo canudinho, vc. vai fazer mais força para puxar a mesma quantidade de líquido pra sua boca, assim é o funcionamento da bomba de óleo, um óleo mais grosso prejudica até mesmo a bomba que tem que fazer um esforço maior pra mandar o óleo lá de baixo do cárter pra cima e ainda manter a pressão para o óleo chegar em todos os outros pontos do motor.
Pra mim que trabalho na área da saúde também consigo achar um outro exemplo pra ti dar, tem pessoas que por diversos fatores, seja ela alimentação, hereditariedade, fumo, etc...possuem o sangue mais grosso, e muitas dessas pessoas sofrem de problemas circulatórios, porque é muito mais difícil para um sangue grosso percorrer e proteger, irrigar todas as partes vitais do nosso corpo, já um sangue mais afinado consegue chegar em todos os locais com mais facilidade, além disso poupa mais a nossa bomba de pressão , o coração, que é um músculo com estímulos elétricos que serve para bombear o sangue pelo corpo, sangue grosso faz o coração trabalhar sobregarregado causando diversos problemas cardíacos e circulatórios.
Voltando ao carro, é muito importante usar um óleo fino, um nº baixo antes do W, ao contrário que muita gente pensa o óleo fino não faz bater tucho, pois o tucho é tipo uma pecinha fechada com uma molinha e um furinho bem pequeno nele, se temos um óleo grosso ele não consegue entrar no interior do tucho e com isso ele não consegue "armar" essa molinha e "inchar" o tucho (note que esses termos que estou usando não é termos técnicos, é um palavreado bem chulo e simples que estou usando que é para melhor entendimento, ok) por isso o pessoal fala que o tucho está batendo, está batendo pois não consegue carregar, se não consegue carregar é porque o óleo é muito grosso, espesso e com isso a bomba está sofrendo para mandar o óleo subir com a pressão adequada e quando esse óleo consegue subir nas partes altas do motor ele não consegue entrar naquele furinho mínimo do tucho e com isso ele fica circulando "vagando" pelo motor até conseguir entrar nos tuchos e carrega-los e parar a bateção, por isso tem algumas pessoas que o motor tá batendo e então eles dão uma acelerada pra bomba de óleo ter mais pressão atraves da maior rotação do motor e assim conseguir mandar mais óleo pra cima e carregar mais rápido, porém é uma prática condenável, pois acelerando o motor com os tuchos descarregados só vai ajudar a aumentar o desgaste de todas as partes móveis.
Da mesma forma que queremos e temos um óleo bem fininho na fase fria ou logo quando se liga o motor a gente não quer um óleo fino demais quando o motor tiver quente, pois é o que vai acontecer, um óleo já fino quando esquentado vai afinar mais ainda, daí vai acontecer o contrário, um óleo muito fino na fase quente do motor, na temperatura normal de funcionamento não vai conseguir proteger o motor, vai estar tão fino que vai entrar e sair dos tuchos com muita rapidez, tanta que aí os tuchos vão ficar batendo, o que chamam por aí que estão desgarregando, ou seja, o óleo entra e já saí ao mesmo tempo, para não acontecer nada disso é que existem os óleos multiviscosos, um óleo que atende tanto a fase fria quanto a fase quente, um óleo que consegue ser fino quando frio e que a medida que vai esquentando ele vai ficando mais grosso, dessa forma chegamos a um ponto de equilibrio , para a gente chegar nesse ideal é bom a gente ver um óleo que tenha um nº o mais baixo possível antes do W e um nº mais alto depois do W.
Vale lembrar que o nº depois do W também está passando por mudanças, ou seja, o que pensávamos que era bom ter um nº bem alto depois do W, um óleo bem grosso quando quente, tipo um nº 50 ou 60, já está caindo em desuso em alguns carros, por exemplo, para o Vectra C a GM recomenda a especificação 5W30, ou seja, 5 é um óleo fino e 30 nem é tão grosso assim como é um com graduação 50 ou 60, podemos dizer que 5W30 é praticamente um óleo fino como um todo até, nesse caso, do Vectra C podemos melhorar, é só comprar um óleo que seja 0W30, estaríamos melhorando, aprimorando, a lubrificação na fase fria, mas devemos ficar atentos pra não mudar a classificação depois do W que é de 30, pois se a gente comprar um óleo que seja 20 depois do W aí vai ser muito fino no quente, e se fôr um óleo 40 depois do W vai ficar mais grosso do que deveria quando quente prejudicando o rendimento do motor que vai ficar mais amarrado e consequentemente mais beberrão.
Só por curiosidade, já temos carros usando 5W20 na Ford, ou seja, um óleo basicamente fino em todas as fases de temperatura de funcionamento do motor.
Como eu disse, eu tô usando 0W40 no CD 2.2 16V, pense bem, tem 16 tuchos pra alimentar na fase fria, moro no RS onde no inverno temos temperaturas de até 0º C, ou seja, imagina eu ligar o motor no inverno usando um óleo 20W50, vai ser uma bateção sem fim, já no verão aqui chegou ano passado a 42º C, então acho que estou no caminho certo, um óleo fino quando preciso e grosso o suficiente para proteger no calorão, daí vc. me pergunta, e porque não um com classificação 50 ou 60 para o verão ?, porque seriam muito grossos para um motor justinho e sem folga, daí perderia rendimento e estaria forçando o motor na fase quente, logo 40 é o nº ideal para o quente.
No Vectra C eu religiosamente uso o recomendado pela GM que é 5W30, queria muito achar um que fosse 0W30, porém não achei a venda aqui, senão já estaria na nave, só para ilustrar, mas tivemos um inverno bem rigoroso aqui esse ano, fui para o interior do RS na casa do meu tio e saí de lá pela madrugada, postei fotos aqui inclusive, temperatura externa de 2º C negativos, isso mesmo negativos, e quando liguei o motor, depois de ele ter ficado no sereno a noite inteira, abastecido no alcool ainda, ele ligou como se estivesse uma temperatura externa de uns 30º C, motor lisinho , sem rançar, sem bater nem nada, daí que se dá valor para um óleo de qualidade, especificação correta, etc...
Dá uma lida em alguns artigos mais técnicos que vc. vai achar mais coisa sobre a classificação dos óleos multiviscosos, é uma leitura bem interessante e que não podemos deixar passar batido, pois o óleo é o sangue do motor, e quanto melhor fôr o sangue que a gente pôr na nave mais saúde terá o motor e mais tempo a gente vai ter um bom carro sem problema.
Veja isso também :
http://www.yakolda.com/index.php/suport ... de-do-oleoAbração
Janderson