rgapski escreveu:Tadeu,
Como disse o Almeidão, bomba fraca não aumenta o consumo.
Bomba fraca deixa o carro manco, em casos mais extremos faz falhar e dar estouros no coletor.
Se estiver com um destes sintomas, teste a bomba em bancada, pois só medir a pressão não resolve. Tem que ver a vazão que é tão importante quanto.
Verifique também a integridade do regulador de pressão, pois ele é que manda quando se trata de manter a pressão constante na linha de combustível. Esse teste é fácil.
Com uma seringa, sugue o vácuo do regulador e solte, se ela voltar, ta tudo bem. Se vier gasolina ou ela não voltar, substitua.
Não saia trocando sensores sem testá-los. Assim vai acabar gastando demais e talvez não resolvendo o problema!
Sobre o consumo instantâneo em 1,3/1,4, pode ser normal se o carro estiver com motor frio, ar ligado, cambio automático em posição de marcha, etc. Veja em que condições esta o carro quando você esta lendo a informação.
O meu é 2.2 16v e fica entre 0,9~1,1 em marcha lenta, com motor quente, cambio desengatado e tudo desligado (ar, faróis, desembaçador, etc). Com ar fica em 1,2~1,4, e com tudo ligado entre 1,4~1,6.
Em geral, meu consumo fica em 9,5 km/l na cidade (com variação de 1km/l pra mais ou menos), com transito moderado.
Moro em lugar que quase não tem vias planas, ou se esta subindo ou se esta descendo.
Uso bem o motor. Sempre troco marchas por volta das 2,5 ~3 mil rpm, mas sem atolar o pé no acelerador.
Uso o ar condicionado 90% do tempo, mas é raro colocar no mais frio (o compressor não fica acionado 100% do tempo).
Quando fiz médias que considero bem baixas, 6~7 km/l, estava em condições péssimas, como calor (+30ºC), transito muito pesado (média de 10km/h), ar condicionado ligado no máximo, som, carro pesado (5 ocupantes + malas).
Vejo que fazer um bom consumo de combustível, depende também das condições gerais do carro, e não só de itens específicos, como bomba, sensor x, y, z...
A princípio sugiro verificar os itens abaixo, que são coisas que eu estou sempre "de olho":
- Sensor de temperatura.
Esse sensor dar defeito não é tão incomum. Quando ele falha, a injeção não percebe, apenas trabalha dentro do que ele informa. Um bom indicativo é o consumo instantâneo alto.
Com auxílio de um scanner, (pode ser aquele baratinho do ML que usa no notebook) veja qual é a temperatura acusada pelo sensor. Com auxilio de um termômetro laser, veja se a temperatura do motor condiz com o indicado pelo scanner. SNME, são admitidos erros na ordem de 3º+ou-.
Se não conseguir um termômetro, pode comparar com as informações do painel. Em geral, o da injeção da pau e o do painel continua bom (vai entender).
- Velas e cabos.
Esses itens, em geral, são os maiores culpados pelo alto consumo nos GM FII.
Se os cabos não foram substituídos em menos de 50mil km, faça a troca por novos, de preferencia original.
O que costuma acabar com o cabo é ficar com muito "tira e põe" ou sacá-lo puxando pelo cabo.
Eu sempre substituo junto com as velas.
Se você roda na gasolina, pode usar as velas "normais", com GAP de pelo menos 0,8~0,9mm, que duram por volta de 30mil km, mas devem ser revisadas a cada 10/15mil km.
Eu prefiro as iridium com 1,20 mm de GAP, só pelo fato de durarem pelo menos o triplo das convencionais, mas não custam o dobro. As originais custam por volta de R$80. Paguei R$ 150 nas iridium.
- Bobina.
Verifique também se a bobina apresenta a resistência correta. Qualquer mecânico tem tabela com esses valores.
Se ela estiver com alteração na resistência, ela não faísca mais como deveria, tornando a ignição ineficiente.
Importante: as medições devem ser feitas com ela fria, e depois aquecida.
- Limpeza da tbi.
A limpeza da tbi também influencia no consumo, mas principalmente a entrada falsa de ar.
Sempre que fizer a limpeza, é obrigatório trocar as juntas de papel, inclusive do atuador da lenta.
Veja também se as mangueiras de vacuo estão ok e se o aquecedor do tbi esta circulando água.
- Troque os filtros.
Por ser barato e fácil de trocar, inspecione a cada 10mil km, e se estiver sujo, troque. Nada de bater ar pra prolongar...
Eu tenho utilizado de espuma, pois é lavável, e de quebra dá uma melhoradinha no torque em baixa.
O de combustível eu troco a cada 10mil km. Como não da pra ver, prefiro não arriscar.
- Alinhamento/Calibragem.
Esse também faz diferença, principalmente na estrada.
Alinho a cada 6 meses, independente da km e calibro os pneus religiosamente aos sábados.
As pessoas vivem me perguntando se o vectra bebe muito. Eu sempre digo: O meu não! rs
Acho o consumo do vectra mais que ótimo, considerando as dimensões/peso do carro.
Sinceramente, acho que, guardada as devidas proporções, ele é mais econômico que o celta 1.0 da minha esposa que faz 12/13 na cidade, sem a/c, dh, e outros mimos que pesam...
Abs!
bruno241281 escreveu:
Amigo, poderia informar o codigo das velas iridiun, no meu caso é o 2.2 16v....
Muito grato.
rgapski escreveu:bruno241281 escreveu:
Muito grato.
O código correto para o 2.2 16v é o BRK6EIX-11, que já vem com 1.1mm de GAP.
Pode ser também a BKR6EIX, que vem com GAP de 0,8mm (melhor ainda pra galera do fogão - GNV).
Esse é "plug & play".
Se seu carro já recebeu uma plaina no cabeçote, ou grilava quando a gasolina recebeu menos álcool, pode usar a BKR7EIX / BKR7EIX-11 que os grilos acabam.
Eu uso a BKR7EIX, pois na época que diminuíram o álcool na gasolina ele começou a grilar, e como tenho gosto de andar com o motor em rotações mais altas, prefiro uma vela um tiquinho mais fria. Comprei a "normal" e ajustei o GAP para 1,2mm.
GAP eu recomendo manter em 1.1 (caso seja final -11), ou no caso da padrão, regular o GAP para 1.2mm
Cuidado na hora de regular o GAP. A ponta de iridium é muito fina e quebra fácil!
Ajuste com ajuda de um alicate, movendo apenas o aterramento, nada de enfiar chave de fenda entre o eletrodo e o terra.
Abs.
bruno241281 escreveu:rgapski escreveu:bruno241281 escreveu:
Muito grato.
O código correto para o 2.2 16v é o BRK6EIX-11, que já vem com 1.1mm de GAP.
Pode ser também a BKR6EIX, que vem com GAP de 0,8mm (melhor ainda pra galera do fogão - GNV).
Esse é "plug & play".
Se seu carro já recebeu uma plaina no cabeçote, ou grilava quando a gasolina recebeu menos álcool, pode usar a BKR7EIX / BKR7EIX-11 que os grilos acabam.
Eu uso a BKR7EIX, pois na época que diminuíram o álcool na gasolina ele começou a grilar, e como tenho gosto de andar com o motor em rotações mais altas, prefiro uma vela um tiquinho mais fria. Comprei a "normal" e ajustei o GAP para 1,2mm.
GAP eu recomendo manter em 1.1 (caso seja final -11), ou no caso da padrão, regular o GAP para 1.2mm
Cuidado na hora de regular o GAP. A ponta de iridium é muito fina e quebra fácil!
Ajuste com ajuda de um alicate, movendo apenas o aterramento, nada de enfiar chave de fenda entre o eletrodo e o terra.
Abs.
Raphael,
desculpe a minha ignorancia, mas o que quer dizer com grilar????
Alcir Andreoni escreveu:bruno241281 escreveu:Raphael,
desculpe a minha ignorancia, mas o que quer dizer com grilar????
É um barulho característico no motor, quando você troca de marcha faz um barulho diferente, dá a impressão que está batendo "pino".
A isso se dá o nome de pré-detonação...
rgapski escreveu:Para você perceber se seu carro faz isso, basta andar em uma rua bem calma com os vidros abertos.
Coloque uma segunda marcha e ande com o giro próximo aos 1000rpm, pressione o acelerado a fundo e tente ouvir se seu motor faz um barulho parecido com bolas de gude dentro de um pote de vidro.
tadeu_pc escreveu:Pessoal, muito obrigado pelas informações de todos!
rgapski como falei acima "só não troquei sensor de temperatura, map e regulador de pressão, o resto está tudo novo" então creio que seja algo relativo a isso ou a pressão/vazão bomba. Qto ao consumo instantâneo considero esse valor com o carro aquecido, ligando a ventoinha e sem o ar ligado (meu carro é manual), então não está normal ao meu ver.
Vou fazer os testes que me orientou e isolando os componentes por parte até chegar a um veredito.
Vou postando os resultado pq já vi outros amigos reclamando desse problema de consumo geral alto e instantâneo alterado sem postarem como resolveram e se resolveram!
Abraço!
rgapski escreveu:tadeu_pc escreveu:Pessoal, muito obrigado pelas informações de todos!
rgapski como falei acima "só não troquei sensor de temperatura, map e regulador de pressão, o resto está tudo novo" então creio que seja algo relativo a isso ou a pressão/vazão bomba. Qto ao consumo instantâneo considero esse valor com o carro aquecido, ligando a ventoinha e sem o ar ligado (meu carro é manual), então não está normal ao meu ver.
Vou fazer os testes que me orientou e isolando os componentes por parte até chegar a um veredito.
Vou postando os resultado pq já vi outros amigos reclamando desse problema de consumo geral alto e instantâneo alterado sem postarem como resolveram e se resolveram!
Abraço!
Tadeu,
Esse é problema: muitos componentes podem influenciar.
Tem que testar um por um.
Sobre a bomba estar fraca, pode até ser, mas não credito à ela o alto consumo, veja só:
O computador de bordo calcula o consumo pelo tempo em que os bicos ficam abertos (tempo de injeção), e se a bomba estiver "fraca", certamente o tempo de injeção vai subir para poder manter a alimentação correta.
Eu tive um carro que do nada ficou extremamente amarrado, mas o consumo era o mesmo.
Testaram tudo que se podia imaginar, inclusive a bomba de combustível.
Fiquei uns 2 meses rodando com o carro amarrado de tudo, horrível. Até pensei em vendê-lo.
Até que um dia ele parou na marginal às 18:30h. Fiz uns testes e vi que não chegava combustível.
No dia seguinte, testei a parte elétrica e vi que estava tudo ok.
Comprei uma bomba nova e pronto. O carro voltou a andar direito.
No meu caso, só testaram a pressão. Nem sempre uma bomba ruim perde pressão.
A pressão é mantida pelo regulador de pressão. As vezes a bomba consegue mandar o suficiente pra pressurizar, mas não a quantidade suficiente para alimentar quando em marcha.
Esse consumo que você informou foi obtido pelo CB ou dividindo a quantidade de litros do tanque pelo km rodado?
Abs
tadeu_pc escreveu:
Entendi o que vc quis dizer, vou fazer um trabalho de formiguinha pq não consigo ficar com algo errado, principalmente no carro. Acho que essa questão da vazão pode estar acontecendo, mas como disse vou vendo aos poucos hj qdo chegar faço o teste do regulador de pressão como vc ensina e vou indo...
Qto ao consumo, tanto no CB qto na divisão os valores são bem próximos..então ele (CB) está correto...
Abração, a noite informo o teste do regulador!
rgapski escreveu:tadeu_pc escreveu:
Entendi o que vc quis dizer, vou fazer um trabalho de formiguinha pq não consigo ficar com algo errado, principalmente no carro. Acho que essa questão da vazão pode estar acontecendo, mas como disse vou vendo aos poucos hj qdo chegar faço o teste do regulador de pressão como vc ensina e vou indo...
Qto ao consumo, tanto no CB qto na divisão os valores são bem próximos..então ele (CB) está correto...
Abração, a noite informo o teste do regulador!
Tadeu,
Realmente tem que ver o que acontece. Esse consumo ta muito alto.
Porém, como ta batendo com o CB, não acredito que a bomba tenha problemas, mas é sempre bom testar.
Seu carro falha em algum momento, tipo aceleração, retomadas, trocas de marchas?
O que você tem achado do desempenho do seu carro?
Como são as partidas com motor frio e quente?
Abs!
tadeu_pc escreveu:Compartilhando o histórico do problema, substituição das juntas e limpeza da TBI, não alterou nada. Testado ontem o sensor de temperatura da água com multímetro (resistência e tensão) e o mesmo está funcionando corretamente...então também não é o causador da marcação alta do consumo instantâneo. Próximo teste, vazão e pressão bomba.
tadeu_pc escreveu:Compartilhando o histórico do problema, substituição das juntas e limpeza da TBI, não alterou nada. Testado ontem o sensor de temperatura da água com multímetro (resistência e tensão) e o mesmo está funcionando corretamente...então também não é o causador da marcação alta do consumo instantâneo. Próximo teste, vazão e pressão bomba.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 116 visitantes