O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BConsumo x pressão bomba

40 mensagens
  • 1
  • 2
tadeu_pc
GL Member
GL Member
Nome Completo: Tadeu Coradini
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Consumo x pressão bomba

por tadeu_pc » 01 Out 2013, 09:51

Olá pessoal, não encontrei nenhuma referência direta sobre isso então vamos lá...
Alguém sabe se a pressão baixa da bomba de combustível pode aumentar o consumo do veículo?
Se sim, poderiam me explicar o porque disso?
Grato!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Consumo x pressão bomba

por Almeidão » 01 Out 2013, 10:25

Teóricamente não, bomba fraca seria mais economica, na prática ele bebe mais. Na verdade ele não alcança uma velocidade final satisfatória e com isto perde nas arrancadas e retomadas fazendo com que o contudor perca o controle de aceleração e cambio usando muito as reduções e assim acelerando mais que o normal para alcançar o que seria mais fácil estando a bomba em perfeitas condições.

Bem, esta é uma suposição minha através de conhecimentos de funcionamento de um motor e considerando como exemplo uma bomba com 2,9 bar e um regulador de pressão com 3 bar. Porque se uma bomba estiver com 2 bar em um regulador de pressão com 3, o carro nem funcionará ou funcionaria rateando já que não teria a injeção devida e sim gotejamento através dos bicos.

Sds
Imagem

tadeu_pc
GL Member
GL Member

por tadeu_pc » 01 Out 2013, 10:56

Obrigado pela resposta!
Pergunto pq a tempos venho com um problema de consumo tanto instantâneo 1,3 - 1,4L/h qto final, em torno de 6,5Km/l na cidade e não acho isso normal. Ultimamente troquei sonda e pulou pra 6,7km/l mas o consumo instantâneo não mudou, por isso ando desconfiado da bomba. Qto a outros componentes só não troquei sensor de temperatura, map e regulador de pressão, o resto está tudo novo. O que me diz, o que verificaria primeiro? Desde já agradeço!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V

por rgapski » 01 Out 2013, 12:00

Tadeu,

Como disse o Almeidão, bomba fraca não aumenta o consumo.
Bomba fraca deixa o carro manco, em casos mais extremos faz falhar e dar estouros no coletor.
Se estiver com um destes sintomas, teste a bomba em bancada, pois só medir a pressão não resolve. Tem que ver a vazão que é tão importante quanto.
Verifique também a integridade do regulador de pressão, pois ele é que manda quando se trata de manter a pressão constante na linha de combustível. Esse teste é fácil.
Com uma seringa, sugue o vácuo do regulador e solte, se ela voltar, ta tudo bem. Se vier gasolina ou ela não voltar, substitua.

Não saia trocando sensores sem testá-los. Assim vai acabar gastando demais e talvez não resolvendo o problema!

Sobre o consumo instantâneo em 1,3/1,4, pode ser normal se o carro estiver com motor frio, ar ligado, cambio automático em posição de marcha, etc. Veja em que condições esta o carro quando você esta lendo a informação.

O meu é 2.2 16v e fica entre 0,9~1,1 em marcha lenta, com motor quente, cambio desengatado e tudo desligado (ar, faróis, desembaçador, etc). Com ar fica em 1,2~1,4, e com tudo ligado entre 1,4~1,6.
Em geral, meu consumo fica em 9,5 km/l na cidade (com variação de 1km/l pra mais ou menos), com transito moderado.
Moro em lugar que quase não tem vias planas, ou se esta subindo ou se esta descendo.
Uso bem o motor. Sempre troco marchas por volta das 2,5 ~3 mil rpm, mas sem atolar o pé no acelerador.
Uso o ar condicionado 90% do tempo, mas é raro colocar no mais frio (o compressor não fica acionado 100% do tempo).
Quando fiz médias que considero bem baixas, 6~7 km/l, estava em condições péssimas, como calor (+30ºC), transito muito pesado (média de 10km/h), ar condicionado ligado no máximo, som, carro pesado (5 ocupantes + malas).

Vejo que fazer um bom consumo de combustível, depende também das condições gerais do carro, e não só de itens específicos, como bomba, sensor x, y, z...

A princípio sugiro verificar os itens abaixo, que são coisas que eu estou sempre "de olho":

- Sensor de temperatura.
Esse sensor dar defeito não é tão incomum. Quando ele falha, a injeção não percebe, apenas trabalha dentro do que ele informa. Um bom indicativo é o consumo instantâneo alto.
Com auxílio de um scanner, (pode ser aquele baratinho do ML que usa no notebook) veja qual é a temperatura acusada pelo sensor. Com auxilio de um termômetro laser, veja se a temperatura do motor condiz com o indicado pelo scanner. SNME, são admitidos erros na ordem de 3º+ou-.
Se não conseguir um termômetro, pode comparar com as informações do painel. Em geral, o da injeção da pau e o do painel continua bom (vai entender).

- Velas e cabos.
Esses itens, em geral, são os maiores culpados pelo alto consumo nos GM FII.
Se os cabos não foram substituídos em menos de 50mil km, faça a troca por novos, de preferencia original.
O que costuma acabar com o cabo é ficar com muito "tira e põe" ou sacá-lo puxando pelo cabo.
Eu sempre substituo junto com as velas.
Se você roda na gasolina, pode usar as velas "normais", com GAP de pelo menos 0,8~0,9mm, que duram por volta de 30mil km, mas devem ser revisadas a cada 10/15mil km.
Eu prefiro as iridium com 1,20 mm de GAP, só pelo fato de durarem pelo menos o triplo das convencionais, mas não custam o dobro. As originais custam por volta de R$80. Paguei R$ 150 nas iridium.

- Bobina.
Verifique também se a bobina apresenta a resistência correta. Qualquer mecânico tem tabela com esses valores.
Se ela estiver com alteração na resistência, ela não faísca mais como deveria, tornando a ignição ineficiente.
Importante: as medições devem ser feitas com ela fria, e depois aquecida.

- Limpeza da tbi.
A limpeza da tbi também influencia no consumo, mas principalmente a entrada falsa de ar.
Sempre que fizer a limpeza, é obrigatório trocar as juntas de papel, inclusive do atuador da lenta.
Veja também se as mangueiras de vacuo estão ok e se o aquecedor do tbi esta circulando água.

- Troque os filtros.
Por ser barato e fácil de trocar, inspecione a cada 10mil km, e se estiver sujo, troque. Nada de bater ar pra prolongar...
Eu tenho utilizado de espuma, pois é lavável, e de quebra dá uma melhoradinha no torque em baixa.
O de combustível eu troco a cada 10mil km. Como não da pra ver, prefiro não arriscar.

- Alinhamento/Calibragem.
Esse também faz diferença, principalmente na estrada.
Alinho a cada 6 meses, independente da km e calibro os pneus religiosamente aos sábados.

As pessoas vivem me perguntando se o vectra bebe muito. Eu sempre digo: O meu não! rs
Acho o consumo do vectra mais que ótimo, considerando as dimensões/peso do carro.
Sinceramente, acho que, guardada as devidas proporções, ele é mais econômico que o celta 1.0 da minha esposa que faz 12/13 na cidade, sem a/c, dh, e outros mimos que pesam...

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: bruno c
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por Bruno Cesário » 01 Out 2013, 12:09

O primeiro que eu olho quando se trata de consumo alto...calibrar pneu > conferir alinhamento > cabos e velas > tbi > óleo > conferir se tem algo puxando energia em excesso > correia com folga ...se nada mudar, troco de posto.
:52:

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por bruno241281 » 01 Out 2013, 12:29

rgapski escreveu:Tadeu,

Como disse o Almeidão, bomba fraca não aumenta o consumo.
Bomba fraca deixa o carro manco, em casos mais extremos faz falhar e dar estouros no coletor.
Se estiver com um destes sintomas, teste a bomba em bancada, pois só medir a pressão não resolve. Tem que ver a vazão que é tão importante quanto.
Verifique também a integridade do regulador de pressão, pois ele é que manda quando se trata de manter a pressão constante na linha de combustível. Esse teste é fácil.
Com uma seringa, sugue o vácuo do regulador e solte, se ela voltar, ta tudo bem. Se vier gasolina ou ela não voltar, substitua.

Não saia trocando sensores sem testá-los. Assim vai acabar gastando demais e talvez não resolvendo o problema!

Sobre o consumo instantâneo em 1,3/1,4, pode ser normal se o carro estiver com motor frio, ar ligado, cambio automático em posição de marcha, etc. Veja em que condições esta o carro quando você esta lendo a informação.

O meu é 2.2 16v e fica entre 0,9~1,1 em marcha lenta, com motor quente, cambio desengatado e tudo desligado (ar, faróis, desembaçador, etc). Com ar fica em 1,2~1,4, e com tudo ligado entre 1,4~1,6.
Em geral, meu consumo fica em 9,5 km/l na cidade (com variação de 1km/l pra mais ou menos), com transito moderado.
Moro em lugar que quase não tem vias planas, ou se esta subindo ou se esta descendo.
Uso bem o motor. Sempre troco marchas por volta das 2,5 ~3 mil rpm, mas sem atolar o pé no acelerador.
Uso o ar condicionado 90% do tempo, mas é raro colocar no mais frio (o compressor não fica acionado 100% do tempo).
Quando fiz médias que considero bem baixas, 6~7 km/l, estava em condições péssimas, como calor (+30ºC), transito muito pesado (média de 10km/h), ar condicionado ligado no máximo, som, carro pesado (5 ocupantes + malas).

Vejo que fazer um bom consumo de combustível, depende também das condições gerais do carro, e não só de itens específicos, como bomba, sensor x, y, z...

A princípio sugiro verificar os itens abaixo, que são coisas que eu estou sempre "de olho":

- Sensor de temperatura.
Esse sensor dar defeito não é tão incomum. Quando ele falha, a injeção não percebe, apenas trabalha dentro do que ele informa. Um bom indicativo é o consumo instantâneo alto.
Com auxílio de um scanner, (pode ser aquele baratinho do ML que usa no notebook) veja qual é a temperatura acusada pelo sensor. Com auxilio de um termômetro laser, veja se a temperatura do motor condiz com o indicado pelo scanner. SNME, são admitidos erros na ordem de 3º+ou-.
Se não conseguir um termômetro, pode comparar com as informações do painel. Em geral, o da injeção da pau e o do painel continua bom (vai entender).

- Velas e cabos.
Esses itens, em geral, são os maiores culpados pelo alto consumo nos GM FII.
Se os cabos não foram substituídos em menos de 50mil km, faça a troca por novos, de preferencia original.
O que costuma acabar com o cabo é ficar com muito "tira e põe" ou sacá-lo puxando pelo cabo.
Eu sempre substituo junto com as velas.
Se você roda na gasolina, pode usar as velas "normais", com GAP de pelo menos 0,8~0,9mm, que duram por volta de 30mil km, mas devem ser revisadas a cada 10/15mil km.
Eu prefiro as iridium com 1,20 mm de GAP, só pelo fato de durarem pelo menos o triplo das convencionais, mas não custam o dobro. As originais custam por volta de R$80. Paguei R$ 150 nas iridium.

- Bobina.
Verifique também se a bobina apresenta a resistência correta. Qualquer mecânico tem tabela com esses valores.
Se ela estiver com alteração na resistência, ela não faísca mais como deveria, tornando a ignição ineficiente.
Importante: as medições devem ser feitas com ela fria, e depois aquecida.

- Limpeza da tbi.
A limpeza da tbi também influencia no consumo, mas principalmente a entrada falsa de ar.
Sempre que fizer a limpeza, é obrigatório trocar as juntas de papel, inclusive do atuador da lenta.
Veja também se as mangueiras de vacuo estão ok e se o aquecedor do tbi esta circulando água.

- Troque os filtros.
Por ser barato e fácil de trocar, inspecione a cada 10mil km, e se estiver sujo, troque. Nada de bater ar pra prolongar...
Eu tenho utilizado de espuma, pois é lavável, e de quebra dá uma melhoradinha no torque em baixa.
O de combustível eu troco a cada 10mil km. Como não da pra ver, prefiro não arriscar.

- Alinhamento/Calibragem.
Esse também faz diferença, principalmente na estrada.
Alinho a cada 6 meses, independente da km e calibro os pneus religiosamente aos sábados.

As pessoas vivem me perguntando se o vectra bebe muito. Eu sempre digo: O meu não! rs
Acho o consumo do vectra mais que ótimo, considerando as dimensões/peso do carro.
Sinceramente, acho que, guardada as devidas proporções, ele é mais econômico que o celta 1.0 da minha esposa que faz 12/13 na cidade, sem a/c, dh, e outros mimos que pesam...

Abs!

Amigo, poderia informar o codigo das velas iridiun, no meu caso é o 2.2 16v....

Muito grato.
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 01 Out 2013, 13:05

bruno241281 escreveu:

Muito grato.

O código correto para o 2.2 16v é o BRK6EIX-11, que já vem com 1.1mm de GAP.
Pode ser também a BKR6EIX, que vem com GAP de 0,8mm (melhor ainda pra galera do fogão - GNV).
Esse é "plug & play".

Se seu carro já recebeu uma plaina no cabeçote, ou grilava quando a gasolina recebeu menos álcool, pode usar a BKR7EIX / BKR7EIX-11 que os grilos acabam.
Eu uso a BKR7EIX, pois na época que diminuíram o álcool na gasolina ele começou a grilar, e como tenho gosto de andar com o motor em rotações mais altas, prefiro uma vela um tiquinho mais fria. Comprei a "normal" e ajustei o GAP para 1,2mm.

GAP eu recomendo manter em 1.1 (caso seja final -11), ou no caso da padrão, regular o GAP para 1.2mm
Cuidado na hora de regular o GAP. A ponta de iridium é muito fina e quebra fácil!
Ajuste com ajuda de um alicate, movendo apenas o aterramento, nada de enfiar chave de fenda entre o eletrodo e o terra.

Abs.

Garagens:
Imagem

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por bruno241281 » 01 Out 2013, 13:18

rgapski escreveu:
bruno241281 escreveu:

Muito grato.

Pode ser também a BKR6EIX, que vem com GAP de 0,8mm (melhor ainda pra galera do fogão - GNV).
Esse é "plug & play".

Se seu carro já recebeu uma plaina no cabeçote, ou grilava quando a gasolina recebeu menos álcool, pode usar a BKR7EIX / BKR7EIX-11 que os grilos acabam.
Eu uso a BKR7EIX, pois na época que diminuíram o álcool na gasolina ele começou a grilar, e como tenho gosto de andar com o motor em rotações mais altas, prefiro uma vela um tiquinho mais fria. Comprei a "normal" e ajustei o GAP para 1,2mm.

GAP eu recomendo manter em 1.1 (caso seja final -11), ou no caso da padrão, regular o GAP para 1.2mm
Cuidado na hora de regular o GAP. A ponta de iridium é muito fina e quebra fácil!
Ajuste com ajuda de um alicate, movendo apenas o aterramento, nada de enfiar chave de fenda entre o eletrodo e o terra.

Abs.

Raphael,

desculpe a minha ignorancia, mas o que quer dizer com grilar???? :47:
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 01 Out 2013, 13:23

bruno241281 escreveu:
rgapski escreveu:
bruno241281 escreveu:

Muito grato.

Esse é "plug & play".

Abs.

Raphael,

É um barulho característico no motor, quando você troca de marcha faz um barulho diferente, dá a impressão que está batendo "pino".

A isso se dá o nome de pré-detonação...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 01 Out 2013, 14:59

Alcir Andreoni escreveu:
bruno241281 escreveu:Raphael,

É um barulho característico no motor, quando você troca de marcha faz um barulho diferente, dá a impressão que está batendo "pino".

A isso se dá o nome de pré-detonação...

Bruno,

É exatamente o que o Alcir falou: pré-ignição.
Esse fenômeno ocorre quando a vela fica muito aquecida (além do normal), ai ela acaba explodindo a gasolina antes da vela centelhar, ou seja, logo que o motor suga o combustível.

Essa queima desordenada causa, em carros de uso "civilizado", a médio/longo prazo, derretimento na cabeça dos pistões/cabeçote, desgaste das camisas, deslocamento dos anéis, e outras coisas que são bem prejudiciais ao motor.
Em carro turbo isso é fatal.

Para você perceber se seu carro faz isso, basta andar em uma rua bem calma com os vidros abertos.
Coloque uma segunda marcha e ande com o giro próximo aos 1000rpm, pressione o acelerado a fundo e tente ouvir se seu motor faz um barulho parecido com bolas de gude dentro de um pote de vidro.
Alguns casos ocorrem com o carro por volta das 2mil rpm e o acelerador com pouquíssima pressão, que cria condições em que há pouca injeção de gasolina, deixando a mistura com mais oxigênio, tornando-a mais inflamável, assim, qualquer temperatura excedente na vela vai provocar a pre ignição.

Sempre que a vela ultrapassar os 800ºC existe a possibilidade de pré ignição.

Guarde isso: em geral numero no código da vela significa o quanto ela esquenta dentro do motor. Quanto menor o numero, mas ela esquenta, ou seja, uma vela 5, esquenta mais que uma vela 7, que esquenta mais que uma vela 9.
Isso não é regra, pois cada fabricante adota um padrão diferente, mas em tese, funciona assim mesmo.

Tem gente que pensa "ahh, meu carro ta grilando, vou socar uma vela de grau 9 e pronto".
Vai parar de grilar? Sim!
Então esta tudo certo? Não! Está Errado!

A vela não deve ultrapassar os 800ºC para não ter pré ignição, porém, não pode ficar em temperatura inferior aos 400ºC.
Se a vela ficar com temperatura abaixo dos 400ºC, o resultado da queima do combustível vai aderir à ela, criando uma crosta que atrapalha a passagem da corrente elétrica, gerando falhamentos.
Quando a vela esta em temperatura entre 400 e 800 graus, ela esta em temperatura ideal e de auto-limpeza, ou seja, não causa pré ignição nem carbonização! :88:

Portanto, não existe vela melhor nem pior, mas sim a vela certa.
A GM indica vela Grau 6 pro vectra, considerando que a taxa de compressão e qualidade da gasolina estão dentro do padrão.
Maaaas, isso nem sempre ocorre.
As vezes o vectra esta com um pouco a mais de taxa de compressão, devido a um passe no cabeçote, surgindo a necessidade de se adequar a vela às novas condições.

Dá pra saber se a vela esta certa ou não só olhando para o aspecto dela depois de uns mil km rodados, mas isso fica pra outra aula! :6:

Abs.

Garagens:
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 01 Out 2013, 15:18

rgapski escreveu:Para você perceber se seu carro faz isso, basta andar em uma rua bem calma com os vidros abertos.
Coloque uma segunda marcha e ande com o giro próximo aos 1000rpm, pressione o acelerado a fundo e tente ouvir se seu motor faz um barulho parecido com bolas de gude dentro de um pote de vidro.

É exatamente isso...
Imagem

tadeu_pc
GL Member
GL Member

por tadeu_pc » 01 Out 2013, 15:27

Pessoal, muito obrigado pelas informações de todos!
rgapski como falei acima "só não troquei sensor de temperatura, map e regulador de pressão, o resto está tudo novo" então creio que seja algo relativo a isso ou a pressão/vazão bomba. Qto ao consumo instantâneo considero esse valor com o carro aquecido, ligando a ventoinha e sem o ar ligado (meu carro é manual), então não está normal ao meu ver.
Vou fazer os testes que me orientou e isolando os componentes por parte até chegar a um veredito.
Vou postando os resultado pq já vi outros amigos reclamando desse problema de consumo geral alto e instantâneo alterado sem postarem como resolveram e se resolveram!
Abraço!

Luccas
GL Member
GL Member
Nome Completo: luccas de lacerda
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por Luccas » 01 Out 2013, 15:39

Nunca resolvi este problema. Meu carro é automático e sempre possuiu esses valores. Já levei em vários mecânicos, já usaram o Tech II, Rasther e sei lá qual outro e todos disseram que está tudo em ordem com o carro. Tem outro automático aqui na regional DF, o do Japs, que varia entre 0,9 - 1,1. O meu, com ar ligado, dá um consumo de 2,5 - 2,7. Com marcha engrenada, dá 2,1 - 2,3. Será que trocando a TBI resolveria o problema? Pode haver algum problema com ela?

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 01 Out 2013, 16:40

tadeu_pc escreveu:Pessoal, muito obrigado pelas informações de todos!
rgapski como falei acima "só não troquei sensor de temperatura, map e regulador de pressão, o resto está tudo novo" então creio que seja algo relativo a isso ou a pressão/vazão bomba. Qto ao consumo instantâneo considero esse valor com o carro aquecido, ligando a ventoinha e sem o ar ligado (meu carro é manual), então não está normal ao meu ver.
Vou fazer os testes que me orientou e isolando os componentes por parte até chegar a um veredito.
Vou postando os resultado pq já vi outros amigos reclamando desse problema de consumo geral alto e instantâneo alterado sem postarem como resolveram e se resolveram!
Abraço!

Tadeu,

Esse é problema: muitos componentes podem influenciar.
Tem que testar um por um.

Sobre a bomba estar fraca, pode até ser, mas não credito à ela o alto consumo, veja só:
O computador de bordo calcula o consumo pelo tempo em que os bicos ficam abertos (tempo de injeção), e se a bomba estiver "fraca", certamente o tempo de injeção vai subir para poder manter a alimentação correta.

Eu tive um carro que do nada ficou extremamente amarrado, mas o consumo era o mesmo.
Testaram tudo que se podia imaginar, inclusive a bomba de combustível.
Fiquei uns 2 meses rodando com o carro amarrado de tudo, horrível. Até pensei em vendê-lo.
Até que um dia ele parou na marginal às 18:30h. Fiz uns testes e vi que não chegava combustível.
No dia seguinte, testei a parte elétrica e vi que estava tudo ok.
Comprei uma bomba nova e pronto. O carro voltou a andar direito.

No meu caso, só testaram a pressão. Nem sempre uma bomba ruim perde pressão.
A pressão é mantida pelo regulador de pressão. As vezes a bomba consegue mandar o suficiente pra pressurizar, mas não a quantidade suficiente para alimentar quando em marcha.

Esse consumo que você informou foi obtido pelo CB ou dividindo a quantidade de litros do tanque pelo km rodado?

Abs

Garagens:
Imagem

tadeu_pc
GL Member
GL Member

por tadeu_pc » 01 Out 2013, 17:21

rgapski escreveu:
tadeu_pc escreveu:Pessoal, muito obrigado pelas informações de todos!
Abraço!

Tadeu,

Esse é problema: muitos componentes podem influenciar.
Tem que testar um por um.

Sobre a bomba estar fraca, pode até ser, mas não credito à ela o alto consumo, veja só:
O computador de bordo calcula o consumo pelo tempo em que os bicos ficam abertos (tempo de injeção), e se a bomba estiver "fraca", certamente o tempo de injeção vai subir para poder manter a alimentação correta.

Eu tive um carro que do nada ficou extremamente amarrado, mas o consumo era o mesmo.
Testaram tudo que se podia imaginar, inclusive a bomba de combustível.
Fiquei uns 2 meses rodando com o carro amarrado de tudo, horrível. Até pensei em vendê-lo.
Até que um dia ele parou na marginal às 18:30h. Fiz uns testes e vi que não chegava combustível.
No dia seguinte, testei a parte elétrica e vi que estava tudo ok.
Comprei uma bomba nova e pronto. O carro voltou a andar direito.

No meu caso, só testaram a pressão. Nem sempre uma bomba ruim perde pressão.
A pressão é mantida pelo regulador de pressão. As vezes a bomba consegue mandar o suficiente pra pressurizar, mas não a quantidade suficiente para alimentar quando em marcha.

Esse consumo que você informou foi obtido pelo CB ou dividindo a quantidade de litros do tanque pelo km rodado?

Abs

Entendi o que vc quis dizer, vou fazer um trabalho de formiguinha pq não consigo ficar com algo errado, principalmente no carro. Acho que essa questão da vazão pode estar acontecendo, mas como disse vou vendo aos poucos hj qdo chegar faço o teste do regulador de pressão como vc ensina e vou indo...
Qto ao consumo, tanto no CB qto na divisão os valores são bem próximos..então ele (CB) está correto...

Abração, a noite informo o teste do regulador!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 01 Out 2013, 17:35

tadeu_pc escreveu:
Entendi o que vc quis dizer, vou fazer um trabalho de formiguinha pq não consigo ficar com algo errado, principalmente no carro. Acho que essa questão da vazão pode estar acontecendo, mas como disse vou vendo aos poucos hj qdo chegar faço o teste do regulador de pressão como vc ensina e vou indo...
Qto ao consumo, tanto no CB qto na divisão os valores são bem próximos..então ele (CB) está correto...

Tadeu,

Realmente tem que ver o que acontece. Esse consumo ta muito alto.
Porém, como ta batendo com o CB, não acredito que a bomba tenha problemas, mas é sempre bom testar.

Seu carro falha em algum momento, tipo aceleração, retomadas, trocas de marchas?
O que você tem achado do desempenho do seu carro?
Como são as partidas com motor frio e quente?

Abs!

Garagens:
Imagem

tadeu_pc
GL Member
GL Member

por tadeu_pc » 01 Out 2013, 20:34

rgapski escreveu:
tadeu_pc escreveu:

Tadeu,

Realmente tem que ver o que acontece. Esse consumo ta muito alto.
Porém, como ta batendo com o CB, não acredito que a bomba tenha problemas, mas é sempre bom testar.

Seu carro falha em algum momento, tipo aceleração, retomadas, trocas de marchas?
O que você tem achado do desempenho do seu carro?
Como são as partidas com motor frio e quente?

Abs!

rgapski, testei agora a pouco regulador com a seringa e voltou normalmente e sem combustível, então está OK.
Quanto a falhamento, realmente noto um tranco principalmente de manha vindo em segunda de vagar em uma esquina, ao retomar a aceleração ele dá uma falhada como se fosse um engasgo/soluço sabe?
Quanto ao desempenho esperava um pouco mais do carro, mas sou sincero e como não andei em outro para comparação fica suspeita minha resposta..
As partidas são normais, pelo menos acredito que sejam, ele fica uns 3 a 4 segundos antes de pegar, mas sempre de primeira.
O próximo teste vai ser verificar a limpeza da TBI, lembro que quando executei no início do ano reutilizei as juntas, agora estou com um kit novo, então vou refazer a limpeza e usar estas.
Fora isso vou ver o custo benefício desse scanner, pois precisaria pra testar o sensor de temperatura.
Obrigado, abraço!

tadeu_pc
GL Member
GL Member

por tadeu_pc » 08 Out 2013, 10:51

Compartilhando o histórico do problema, substituição das juntas e limpeza da TBI, não alterou nada. Testado ontem o sensor de temperatura da água com multímetro (resistência e tensão) e o mesmo está funcionando corretamente...então também não é o causador da marcação alta do consumo instantâneo. Próximo teste, vazão e pressão bomba.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 08 Out 2013, 11:02

tadeu_pc escreveu:Compartilhando o histórico do problema, substituição das juntas e limpeza da TBI, não alterou nada. Testado ontem o sensor de temperatura da água com multímetro (resistência e tensão) e o mesmo está funcionando corretamente...então também não é o causador da marcação alta do consumo instantâneo. Próximo teste, vazão e pressão bomba.

Estamos acompanhando...
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 08 Out 2013, 11:04

tadeu_pc escreveu:Compartilhando o histórico do problema, substituição das juntas e limpeza da TBI, não alterou nada. Testado ontem o sensor de temperatura da água com multímetro (resistência e tensão) e o mesmo está funcionando corretamente...então também não é o causador da marcação alta do consumo instantâneo. Próximo teste, vazão e pressão bomba.

Tadeu,

E os cabos e velas, como estão?
Tirando a vela fora, qual a aparência dela no local do eletrodo?
Quando olha a porcelana dela (parte branca), voce nota alguns "riscos" de cima para baixo?

Abs!

Garagens:
Imagem

40 mensagens
  • 1
  • 2