Ramon Augustus escreveu:Almeidão escreveu:Na verdade se seu carro não desligava, não foi o comutador e sim a ponta do miolo da ignição que quebrou (ponta tambor ignição). Realmente não sei como seria no Vectra C, mas no Vectra B é um serviço relativamente fácil e um custo =/- de uns 200 reais para fazer e eu não pago nunca, já troquei no meu umas 4 vezes, uma porque quebrou e 3 por manutenção preventiva. Tenho um amigo que estragou o comutador do C dele, porem o sintoma era diferente, para ligar era difícil tendo que ter várias tentativas com a chave até ele dar a partida e aqui cobrarom 900.
Sds
Boa noite! Almeidão meu esta com esse mesmo problema, VC tem algum passo a passo para fazer essa manutenção? Ou até da alguns macetes para a correta desmontagem e montagem.
O vectra B eu acho muito fácil mexer ali embora tudo que é fácil seja demorado. Primeiro de tudo voce presisa comprar um miolo novo, ele vem completo com chave e tudo, porem a chave não vai lhe servir. Para tirar o tambor de dentro da peça que vem nele, arrume uma mesa limpa e clara ou papel claro porque vai sujar de graxa e se não for mesa, voce perderá algumas molas enjoadas de mexer, tem uma trava no fundo, pressione ela e gire desligando que ela soltará e com muita atenção porque ali tem uma mola e vai voar e puxa pra fora tirando por inteiro, logo voce verá que as travas estão todas embutidas no tambor, segura todas ali com dois dedos e puxa, puxa a chave fora e coloca a sua no lugar, só tira o dedo depois que colocar ela no no local. Verás que algumas travas ficarão para cima, ai voce vai tirando a chave devagar, e tenta mudar elas de posiçãopara ver se algumas escondem por completo ao recolocar a chave outra ves e sempre com cuidados para não estragar as molinahs que ali estão. Feito isto, fai ter umas mais baixas e outras mais altas, vai tirando uma a uma e com uma lixa 400 em superficie plana vai lixando uma a uma nos topos ou no topo dela até ficarem todas paralelas e escondidas ao colocar a chave. Voce testa agora o tambor colocando outra vez dentro do compartimento dele e veja se está girando normalmente, se sim, esta parte está pronta. Para testar, não coloque sta travina que fica no inicio do tambor, faça teste sem ela, só ao montar voce coloca ela de novo e com muito cuidao, poque a molinha não pe jogada dentro deste alojamneto quadrado, ela tem um cantinho e njo funco um pino para ela entrar, se fizer errado esta travinha vai agarrar depois.
Caso voce estragar algumas molas, não se preocupes ainda, voce poderá usar do seu antigo.
Vamos tirar o seu agora, a ignição precisa está fora. Solte o acabamento do volante e em cima segurando a ignição, voce com um punção tira estes parafusos sem cabeça, vácom calma e um punção de aço bom com ponta bem fina e batendo no lado dele sentido ante horário. Depois para recolocar voce pode usar outro parafuso, eu uso halen, mas se voce ainda quiser este mesmo, passe a serra em cima dele e faça ele ficar fendas e coloque com uma fenda.
Bem, soltou os parafuso e os cabos, voce verá um furo em cima, coloque um prego ali e baixará a trava e voce voltando a chave toda e puxando pra fora ela vai sair. Se sair inteiro, basta colocar o ouro como voce tirou e já está pronto, mas se ficar um pedaço lá, voce solta o parafusinho do comutador e puxando primeiro do lado onde estrava o parafuso forçando do ouro lado meio de lado e ele sai. Tire o pedaço que estiver lá e depois do lado ao contrário onde tem o parafuso, force este pino para fora, ele é encaixado,m coloque o tambor e recoloque o comutador, volte o pino e do outro lado recoloque o parafuso.
Pronto.
Será que voce vai fazer isto? Eu fiz e muitas vezes, aliás até uso a mola do comutador menos dura que a que vem nele, assim fica mais leve para ligar o carro e quase não quebra, troco mesmo por tempo de uso kakkakakkak