por Almeidão »
15 Abr 2013, 13:29
Atenção para os barulhos da suspenção dianteira e tirem suas duvidas.
- Ao sair do asfalto entrando em calçamento barulho seco e depois em reta não se ouve. Pivô inferior (estourando), e nem sempre ele aparece como estourado ao ser verificado, mas o barulho aparece bem antes dele estourar.
- Em qualquer circunstancia em calçamentos ruídos secos ou de ferro batendo mesmo em retas. Bieletas, pivô (já estourado), ponteiras de direção, axial e buchas do estabilizador.
- Em qualquer circunstancia estalando ao curvar manobrando o carro, estalos sequentes, Homocinética.
- Quando muito devagar um toc, toc enjoado principalmente em saídas de quebra molas e até pensamos ser na traseira. Molas fracas e/ou mal colocadas e/ou sem o protetor de borracha no acentamento delas.
- Há outro barulho se montarem a torre com as molas em posição errada, seria o copo ou guarda pó que iria esfregar na mola, mas isto não é comum.
- Barulho de coxim estourado é o mais fácil de saber. Isto porque a dianteira baixa muito, tipo uns 5 a 6 cm e ao levantar o capô, verão que a peça onde está parafusado os amortecedores, ficarão para cima, quase dando para passar um dedo por baixo desta arruelona.
Sobre mexer em molas e/ou amortecedores eu acho até simples demais. Na quarta passada, troquei as duas molas do meu justamente por este barulho enjoado que informei ao sair de quebra molas. Com a ferramenta apropriada, fiz um lado em 36 minutos cronometrado, troquei molas e acentamento de borracha e não lavei nada, porque já tinha desmontado uma semana antes, detectei o problema, lavei tudo e montei. Então considero uns 50 minutos cada lado se tiver que lavar.
Tem mecânico que faz de qualquer jeito, porem as molas e a peça com o rolamento tem lado certo e se desmontarem e colocar errado elas fazem barulhos. A mola por exemplo tem um lado que tem o buraco maior, coisa mínima mas tem, e esta coisa mínima é a diferença e precisa ser colocada pra baixo.
Uma dica que eu já passei e retiro e não devem usar. Colocar mangueiras nas molas é furada, porque coloquei no meu em um sábado, e na quarta ao desmontar para montar as novas as mangueiras estavam todas estouradas onde ela esfregou uma na outra.