por Almeidão »
14 Abr 2014, 08:56
A melhor forma de limpar o coletor embora não seja tão necessário mas que também não deva ser tão sujo.
Usar um recipiente onde ele caiba mergulhado, tipo um balde grande e deixar ele uma noite mergulhado na gasolina. Por fim, se tiver ainda alguma coisa agarrada ainda com uma estopa consegue esfregar e limpar. Muito cuidado ao tirar esta peça e recolocar, ou seja do meio para fora em X para não empenar la. Não esquecer de desentupir os caninhos de entra de ar.
A TBI já é fácil demais limpar e eu limpo com gasolina, óleo de freio e muito esfregão. Uma atenção especial em volta da borboleta, não laterais, nos topos dela e onde ela acenta, estas partes tem que estar pura sem nada preto. Maior atenção ainda se ela estiver desregulada por um mecanico que pensa que pode acelerar o carro por ali. Se isto aconteceu, ela a borboleta deve ser regulada e isto é relativamente fácil e antes de montar. Basta soltar o parafuso que é o batente dela até que ela agarre ao começar a acelerar e isto será sentido com as mãos, agora de um aperto pequeno e teste até que voce sinta que não está agarrando ao começar acelerar e certamente ela ficará perfeita quando estiver totalmente fechada e sem tropeço no início.
Junto com a TBI, temos o motor de passo que é o atuador da marcha lenta, este precisa ser bem limpo e pode ser com WD 40 + pincel + óleo de freio.
Posicionador da borboleta que deve ser tirado para limpar a TBI, não faça nada nele.
MAP que deve ser tirado da TBI, o máximo que podem fazer é jogar óleo WD 40 e balançar lo. NÃO COLOQUE NADA EM UM ORIFÍCIO QUE ELE TEM, qualquer coisa que colocarem ali, até mesmo um fio de um pincel, ele estragará. É uma peça que não requer muito cuidado ao limpar, basta jogar óleo e balançar, nada de usar compressor para soprar etc.
Antes de desmontar, Verifiquem quais são as juntas que usam os carros de voces e comprem todas, nunca reutilize uma junta velha e na nova pode se pasar um pouquinho de graxa tipo uma pelicula nada mais. Alguns carros tipo o meu 8V tem um tipo de TBI que ninguem conhece ou pelo menos na minha cidade conhecem as juntas delas e eu sempre que limpo precio comprar um de um carro e outra de outro. Não comprem pelo ano do carro, comprem pelo conhecimento.
Sds