por Pedro Josino »
24 Out 2013, 04:04
Tenta não fazer as coisas com pressa, eu sei que a ansiedade toma conta e muitas vezes queremos realizar um sonho do carro novo para ontem, mas é exatamente essa pressa que as vezes nos ferra. Podemos pegar uma bomba sem saber!
O som original do Vectra já é um bom som, melhor que o da concorrência, olhe que sou exigente para som. Como é algo que o upgrade não é algo essencial, prefira investir essa grana em um carro mais íntegro, depois o som você melhora, é melhor que gastar com manutenção corretiva.
Te aconselho a pesquisar o valor de algumas peças mais básicas que talvez você precise trocar, dependendo do estado do carro. Pneus, pastilhas de freio, discos de freio, óleo, filtros, correias, rolamentos, seriam algumas que talvez você precise trocar. Segundo o manual da GM as correias devem ser substituídas aos 50.000Km ou 5 anos. O sistema de arrefecimento deve ser limpo e refeito aos 150.000Km ou 5 anos. As trocas de óleo podem ser feitas entre dois intervalos, para uso comum eles indicam 10.000Km ou 1 ano e para uso severo (roda pouco, distâncias abaixo de 10Km, muito trânsito, carro de garagem) a cada 5.000Km ou 6 meses, sempre acompanhado do filtro de óleo. O Vectra Elite até 2009 saiu com pneus 215/45 R17 e o 2010 em diante com o 225/45 R17, já o Elegance usa 205/55 R16, cote essas medidas de marcas boas como Pirelli, Michelin, Continental, Firestone, etc., a linha de montagem usava o Pirelli P7 e o estepe é 195/60 R15 da Firestone.
Com os valores desses serviços em mãos, você pode ter noção do que eventualmente teria que gastar no carro ao comprá-lo, assim pode tentar negociar algo na hora da compra, ou para não comprar a nave e ficar com as calças curtas depois.
Peça sempre para ver o histórico de manutenção, notas fiscais, carimbos no manual, etc.. Se o carro tiver sido sempre revisado em concessionária, veja em qual foi, anote a placa do carro e consulte a concessionária sobre os serviços que já foram executados no carro. Caso resolva fazer seguro, antes de fechar negócio solicite a cotação, se vier algo muito caro, talvez o carro já possa ter sido batido, as vezes tem seguradora que nem aceita.
Quanto ao financiamento, eu tive dois carros financiados e mesmo após a quitação, continuaram vindo no documento a informação da alienação fiduciária, mesmo no site do detran já informando a baixa. Caso realmente resolva fechar negócio com um carro, verifique a placa e o renavan no site do detran e confira algum eventual impedimento, ou multas, etc.
Seja criterioso na hora da compra. Como o valor do carro caiu muito e se tornou mais acessível, muita gente compra e não pode manter o carro, fazendo muita gambiarra, colocando peças paralelas e a dor de cabeça pode morar ai. Por isso é importante pesquisar com calma. Verificar a marca dos cabos de vela, filtro de óleo, se o reservatório de expansão está translúcido e o aditivo vermelho, isso são indícios de que um carro pode ter sido bem tratado ou não.
Um abraço.