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Bruno Cesário
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Bruno Cesário » 24 Out 2013, 17:10

Alez escreveu: com ele quente, dou a famosa descarbonizada na TBI que é subir bem o giro na volta pra casa.

Huuum, não sabia disso.
O motor do Vectra só fica frio, poucas as vezes que ele chega na metade do marcador de temperatura...dizem qeu assim, as trocas de óleo podem ser prolongadas, vai saber...
:52:

bruno241281
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Re: | Mudança de Lubrificante

por bruno241281 » 24 Out 2013, 17:18

Bruno Cesário escreveu:
Alez escreveu: com ele quente, dou a famosa descarbonizada na TBI que é subir bem o giro na volta pra casa.

Huuum, não sabia disso.
O motor do Vectra só fica frio, poucas as vezes que ele chega na metade do marcador de temperatura...dizem qeu assim, as trocas de óleo podem ser prolongadas, vai saber...

Bruno,

Com relação a temperatura do carro o normal e chegar na metade do marcador depois de uns 15 minutos de funcionando...caso isso nao ocorra pode ser sintoma de válvula termostatica aberta ou inexistente...Baixar um pouco e aceitável.
O problema no caso do motor trabalhar abaixo da temperatura ideal pode levar a consumo elevado e forca o conjunto.

Voltando ao assunto do tópico, creio que nao seja interessante para o óleo do carro essa situação...

Abraços...
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Bruno Cesário » 24 Out 2013, 17:26

bruno241281 escreveu:
Bruno Cesário escreveu:
Alez escreveu: com ele quente, dou a famosa descarbonizada na TBI que é subir bem o giro na volta pra casa.

Huuum, não sabia disso.
O motor do Vectra só fica frio, poucas as vezes que ele chega na metade do marcador de temperatura...dizem qeu assim, as trocas de óleo podem ser prolongadas, vai saber...

Bruno,

Com relação a temperatura do carro o normal e chegar na metade do marcador depois de uns 15 minutos de funcionando...caso isso nao ocorra pode ser sintoma de válvula termostatica aberta ou inexistente...Baixar um pouco e aceitável.
O problema no caso do motor trabalhar abaixo da temperatura ideal pode levar a consumo elevado e forca o conjunto.

Voltando ao assunto do tópico, creio que nao seja interessante para o óleo do carro essa situação...

Abraços...

Então Bruno, a temperatura só fica na metade se eu "acelerar" um pouco mais do que acelero, ou se eu andar no bairro e em estradas com transito ruim. E eu só estou andando na casa dos 90km por ae, e sempre que eu sei que tem uma descida e depois uma subída, eu deixo no neutro, e isso faz com que a temp. vá lá pra baixo. O consumo do carro é alto excepcional, br da 16,5km/h, bairro são de 9,5...o carro não falha, não sai fumaça, não faz barulho, não é beberrão, não vaza óleo em canto algum...vou continuar no Selenia 5w30 API SL Sintético mesmo, com o uso do Militec, mas vou segurar a proxima troca e vou monitorar se chegando aos 10mil se vai baixar alguma coisa.
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Alez
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Alez » 24 Out 2013, 17:33

bruno241281 escreveu:Bruno,

Com relação a temperatura do carro o normal e chegar na metade do marcador depois de uns 15 minutos de funcionando...caso isso nao ocorra pode ser sintoma de válvula termostatica aberta ou inexistente...Baixar um pouco e aceitável.
O problema no caso do motor trabalhar abaixo da temperatura ideal pode levar a consumo elevado e forca o conjunto.

Voltando ao assunto do tópico, creio que nao seja interessante para o óleo do carro essa situação...

Abraços...


Exatamente meu amigo.

Vou exemplificar: Se eu vou andar 10km ida e 10km volta nos 10 primeiros km é de boa. Nos 5 últimos da volta a temp já tá no meio faz é tempo e dou a acelerada boa. Carro que anda só na manha também estraga. Nisso eu acredito.

Outra regra que sigo é: em hipotese alguma subir muito o giro nos 10 primeiros km's com o motor ainda frio.

E acredito que esta questao da temp ficar no meio seja real e correta, o mesmo acontece com a Palio e o Corolla daqui de casa, também tirado 0km. E o funcionamento dele é assim também.

Pedro Josino
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Pedro Josino » 24 Out 2013, 17:40

E eu troco o óleo com 5.000Km. Se eu trocar com 6 meses, é provável que eu troque com 4.000Km. Na próxima troca irei colocar um óleo com API SN, quero o motor da nave tinindo!

Almeidão
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Almeidão » 24 Out 2013, 20:59

Bruno Cesário

Bruno, voce está enganado sobre descer em neutro baixa a temperatura. Se voce descer engrenado ou seja em quinta sem acelerar ele baixa muito mais e mais rápido se o sistema estiver perfeito, isto porque a agua vai circular esfriando cada vez mais ao passar pelo radiador porque a bomba estará em alto funcionamento e o motor estará totalmente desligado porque em quinta sem acelerar ele desliga e estará recebendo somente agua fria.

Faça o teste.
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Alez » 24 Out 2013, 21:58

Almeidão escreveu:Bruno Cesário

Bruno, voce está enganado sobre descer em neutro baixa a temperatura. Se voce descer engrenado ou seja em quinta sem acelerar ele baixa muito mais e mais rápido se o sistema estiver perfeito, isto porque a agua vai circular esfriando cada vez mais ao passar pelo radiador porque a bomba estará em alto funcionamento e o motor estará totalmente desligado porque em quinta sem acelerar ele desliga e estará recebendo somente agua fria.

Faça o teste.


Outro fato.

Tem um trecho de BR aqui que se pegar cedo, vento a favor sem forçar aceleração descendo em 5ª marcha suave o ponteiro da temp não passa daquele primeiro ponto.

Ai quando acaba o trecho de BR faz-se um viaduto e o vento fica lateral. Quase que instantaneamente e mantendo o giro a temp bate naquele meio entre o ponto azul e o vermelho que ela fica direto.

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Re: | Mudança de Lubrificante

por CaioMs » 24 Out 2013, 23:39

Alez escreveu:
Bruno Cesário escreveu: No vectra estou pensando em segurar até 15, mas tô com medo.


Troco do meu estourando com 7500 km's rodados. Mesmo depois do MILITEC. Vou continuar assim e quero ver quanto este motor vai aguentar.

E te falar viu, de vez em quando, com ele quente, dou a famosa descarbonizada na TBI que é subir bem o giro na volta pra casa.


Alez, esse militec faz alguma diferença? To querendo adicionar na minha próxima troca de óleo mas tenho minhas dúvidas ainda..

Pedro Josino
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Pedro Josino » 25 Out 2013, 01:16

CaioMs escreveu:Alez, esse militec faz alguma diferença? To querendo adicionar na minha próxima troca de óleo mas tenho minhas dúvidas ainda..


Ele promete diminuir o atrito entre as partes metálicas do motor.

O fato é que o motor fica mais linear, vibra menos.

Acho um bom produto para se usar.

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Re: | Mudança de Lubrificante

por Bruno Cesário » 25 Out 2013, 02:01

Almeidão escreveu:Bruno Cesário

Bruno, voce está enganado sobre descer em neutro baixa a temperatura. Se voce descer engrenado ou seja em quinta sem acelerar ele baixa muito mais e mais rápido se o sistema estiver perfeito, isto porque a agua vai circular esfriando cada vez mais ao passar pelo radiador porque a bomba estará em alto funcionamento e o motor estará totalmente desligado porque em quinta sem acelerar ele desliga e estará recebendo somente agua fria.

Faça o teste.

Acabei de fazer o teste....hehehe...segue fotos
Depois de 280km durante a noite andando atoa, olha ae, detalhe no consumo que está uma beleza...estrada "quase sempre" vazia quando eu ando, velocidade de 80 a 100, óleo 5w30 api sl 100 sintético selenia, gasolina aditivada, 29l na diant. e 26l na tras...então acho que tá bem regulado.
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aqui já é quando estou andando dentro do bairro, aí não tem como, vai lá pra metade...mas como ando mais em br, o motor sempre fica no frio, a menos que eu ande acelerando, aí vai pra metade tbm.
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Almeidão » 25 Out 2013, 09:51

Bruno Cesário escreveu:
Almeidão escreveu:Bruno Cesário

Bruno, voce está enganado sobre descer em neutro baixa a temperatura. Se voce descer engrenado ou seja em quinta sem acelerar ele baixa muito mais e mais rápido se o sistema estiver perfeito, isto porque a agua vai circular esfriando cada vez mais ao passar pelo radiador porque a bomba estará em alto funcionamento e o motor estará totalmente desligado porque em quinta sem acelerar ele desliga e estará recebendo somente agua fria.

Faça o teste.

Acabei de fazer o teste....hehehe...segue fotos
Depois de 280km durante a noite andando atoa, olha ae, detalhe no consumo que está uma beleza...estrada "quase sempre" vazia quando eu ando, velocidade de 80 a 100, óleo 5w30 api sl 100 sintético selenia, gasolina aditivada, 29l na diant. e 26l na tras...então acho que tá bem regulado.
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aqui já é quando estou andando dentro do bairro, aí não tem como, vai lá pra metade...mas como ando mais em br, o motor sempre fica no frio, a menos que eu ande acelerando, aí vai pra metade tbm.
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Não olhei nada alem da temperatura e está perfeita. Cuide para que ele fique assim porque assim é o correto e aumenta a vida util dele em mais de 50% além de ter um funcionamento suáve e perfeito.

Sds
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Alez » 25 Out 2013, 11:29

CaioMs escreveu:
Alez, esse militec faz alguma diferença? To querendo adicionar na minha próxima troca de óleo mas tenho minhas dúvidas ainda..


Ainda é cedo pra constatar mas percebi que na primeira viagem que fiz após adicionar o MILITEC ainda com o óleo mineral 20W50 senti o carro mais leve, não sei se foi Placebo. Não tinha trocado velas nem cabos nem nada.

Agora troquei o oleo pela primeira vez depois do MILITEC, ou seja, ainda tem mais duas trocas... E nessa troca optei pelo Semisintetico 15W40 - motivo de ter aberto esse tópico - e senti o carro melhor ainda. Já decidi que vou manter essa viscosidade daqui pra frente. O máximo que posso melhorar é colocar um 100% sintético.

Agora não sei afirmar se foi o MILITEC ou o óleo semisintético... Ou a combinação dos dois. Uso Shell VPower. Mas senti o carro melhor... engraçado, quanto mais rodo no carro mais gosto dele. Hehe.

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Re: | Mudança de Lubrificante

por Alez » 25 Out 2013, 11:37

Bruno Cesário escreveu:
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Idem para o Collection. Andando na boa a temp fica assim.

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Depois de esquentar, fica assim.

Uma coisa que percebi que melhorou com a troca do mineral para o semisintetico foi que demora mais para esquentar e senti o motor forçar menos na primeira partida do dia.

Vale lembrar que recentemente fiz a troca completa com limpeza do sistema de arrefecimento e usei agua desmineralizada mais 3litros de aditivo recomendado pelo Almeidão.

Este:

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E acredito sempre que para o bom funcionamento do conjunto, tudo importa.

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Re: | Mudança de Lubrificante

por Alez » 25 Out 2013, 12:00

Aproveitando o tópico.

Hoje cedo chequei o nível do óleo e assim apresentou-se:

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Vareta seca.

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Nível tá correto? Se notarem ta bem em cima do segundo ponto acima do 1.0 L.

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Fui checar no Manual do Proprietário e fiquei em dúvida. Porque será que está acima. Porque na troca do 15W40 coloquei 4,5Litros.

Agora encuquei...

Detalhe carro ficou desligado a noite inteira.

:47:

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Re: | Mudança de Lubrificante

por Bruno Cesário » 25 Out 2013, 12:40

Almeidão, valeu man...outra coisa que notei depois de ter mudado para o 5w30 sintético, foi como o Alez disse...o carro ficou mais silencioso, melhor na partida quando totalmente frio, desenvolvendo melhor. Vou manter ele e vou ir monitorando se vai baixar alguma coisa após 7mil, se não vou segurar até pelo menos 10mil.

Alez, essa vareta é ruim demais, muito escura. Penso em até trocar por uma mais clara como as da Fiat.
Pelo manual tá no ponto certo, no máximo.
:52:

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Re: | Mudança de Lubrificante

por Almeidão » 25 Out 2013, 13:07

O nivel deve estar exatamente no ultimo traço na parte onde está 1.0 e o correto é 4,5 emboroa eu goste de usar sempre 4,3 e usando 4,3 ele fica exatamente em cima do nivel marcado na vareta. É muito arriscado está sempre no máximo, e tenha sempre em mente, em ultimo caso é melhor estar com 3,5 do que com 4,6.

A explicação de usar 4,3 e acho que todos deveriam fazer isto é muito simples. Se voce colocou 4,5, certamente está com 4,7 ou 4,8.

Observem que no carter tem uma porca e esta porca entra para dentro e nela entra o parafuso algo de 10mm. Então em volta desta porca fica as sujeiras e mais uns 100 a 200 ML de óleo que não tem como sair por gravidade. Logo os tuchos estão carregados e são menos uns 50 a 100 ML de óleo. Então colocando estes 4,5 já é um pouquinho de risco e por isto as vezes fica acima da linha onde está a vareta.

Eu sempre tiro este óleo que fica no fundo, e sembre sai 3 seringas de 50ML cheia.

Sds
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Alez » 25 Out 2013, 14:20

Bruno Cesário escreveu:Almeidão, valeu man...outra coisa que notei depois de ter mudado para o 5w30 sintético, foi como o Alez disse...o carro ficou mais silencioso, melhor na partida quando totalmente frio, desenvolvendo melhor. Vou manter ele e vou ir monitorando se vai baixar alguma coisa após 7mil, se não vou segurar até pelo menos 10mil.

Alez, essa vareta é ruim demais, muito escura. Penso em até trocar por uma mais clara como as da Fiat.
Pelo manual tá no ponto certo, no máximo.


Mas se for trocar a vareta a do fiat tem o mesmo tamanho?

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Re: | Mudança de Lubrificante

por rgapski » 25 Out 2013, 14:22

Alez escreveu:
Bruno Cesário escreveu:Almeidão, valeu man...outra coisa que notei depois de ter mudado para o 5w30 sintético, foi como o Alez disse...o carro ficou mais silencioso, melhor na partida quando totalmente frio, desenvolvendo melhor. Vou manter ele e vou ir monitorando se vai baixar alguma coisa após 7mil, se não vou segurar até pelo menos 10mil.

Alez, essa vareta é ruim demais, muito escura. Penso em até trocar por uma mais clara como as da Fiat.
Pelo manual tá no ponto certo, no máximo.


Mas se for trocar a vareta a do fiat tem o mesmo tamanho?


Basta comprar a original. Não precisa adaptar de outro carro.
O indicador da vareta é vermelho e fosco, mas com o tempo ela fica brilhante e marrom, dificultando a leitura.
Eu troquei do meu por isso. Paguei menos de 20 reais na original.

Abs
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Re: | Mudança de Lubrificante

por Alez » 25 Out 2013, 14:24

Almeidão escreveu:O nivel deve estar exatamente no ultimo traço na parte onde está 1.0 e o correto é 4,5 emboroa eu goste de usar sempre 4,3 e usando 4,3 ele fica exatamente em cima do nivel marcado na vareta. É muito arriscado está sempre no máximo, e tenha sempre em mente, em ultimo caso é melhor estar com 3,5 do que com 4,6.

A explicação de usar 4,3 e acho que todos deveriam fazer isto é muito simples. Se voce colocou 4,5, certamente está com 4,7 ou 4,8.

Observem que no carter tem uma porca e esta porca entra para dentro e nela entra o parafuso algo de 10mm. Então em volta desta porca fica as sujeiras e mais uns 100 a 200 ML de óleo que não tem como sair por gravidade. Logo os tuchos estão carregados e são menos uns 50 a 100 ML de óleo. Então colocando estes 4,5 já é um pouquinho de risco e por isto as vezes fica acima da linha onde está a vareta.

Eu sempre tiro este óleo que fica no fundo, e sembre sai 3 seringas de 50ML cheia.

Sds


Mas você coloca 4,3l mesmo tirando o restante pela seringa?

Outra coisa fui checar a foto novamente e você falou que o nível tem que estar no ponto A perto do 1.0 mas o manual diz que se estiver ali tem que completar o óleo. Ou não foi isso?

No manual diz que não deve ficar acima do B e nem abaixo do A. Ou estou interpretando errado?

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Re: | Mudança de Lubrificante

por Bruno Cesário » 25 Out 2013, 14:29

Alez escreveu:
Mas se for trocar a vareta a do fiat tem o mesmo tamanho?

Não sei, aí tem que medir.
rgapski escreveu:
Basta comprar a original. Não precisa adaptar de outro carro.
O indicador da vareta é vermelho e fosco, mas com o tempo ela fica brilhante e marrom, dificultando a leitura.
Eu troquei do meu por isso. Paguei menos de 20 reais na original.

Abs

Procurei aqui perto de casa e não encontrei...talvez irei na Orca pra ver se tem.
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