Alcir Andreoni escreveu:Ju_Bueno escreveu:Não lembro se já foi comentado por aí, mas que aditivo é confiável?
O Raphael usa Maxtop e eu usava octane booster stp...
Olha eu vou meter o bedelho na conversa para ninguém se sentir lesado nessa conversa de octane booster.
Tempos atrás o único aditivo que podia se dizer "octane booster" de verdade era o Max Power da Bardahl, porque ele realmente dava um ganho de até 4 octanas na gasolina. Isso porque ele usava em sua composição o mangânês.
O Manganês é sem dúvida a melhor opção para aumentar a octanagem da
gasolina sem chumbocomo a nossa aqui no Brasil e na realidade o unico composto organometálico que realmente funciona. Melhor que ele, aliás, muito melhor, só a gasolina Pódium, mas seu custo inviabiliza, pelo menos aqui onde moro ela custa acima de R$ 3,50.
Acontece que a Bardahl parou colocar o manganês na composição do aditivo por uma questão de meio ambiente, muito embora Não existam estudos detalhados sobre os riscos inerentes à combustão do composto e nossa exposição aos efeitos do manganês e por conta de uma nova arbitragem da ANP, que diz que um aditivo que limpe e mantenha a camara de combustão e sistema de admissão em condições de otimizar o máximo possível a queima completa da gasolina quando o pistão estiver no ponto morto superior da câmara de combustão será considerado um octane booster, pois estará restaurada a capacidade dele queimar como se o motor fosse novo.
Então, se você pegar uma embalagem do Max Power hoje, não lerá mais que ele aumenta a octanagem, lá está escrito hoje "Aditivo que restaura a potência do motor."..
Enfim, é um aditivo que faz a limpeza e é o primeiro a admitir isso.
Um bom aditivo tem que ter em sua composição pelo menos:
*Modificadores de depósitos da combustão – para minimizar a ignição superficial, o “rumble”, a pré-ignição e as falhas nas velas;
*Antioxidantes
*Desativadores de metal – para desativar traços de cobre e outros íons metálicos que são poderosos catalisadores de oxidação;
*Inibidores de corrosão ou ferrugem;
*Detergente;
*Dispersantes – para minimizar a formação borra do motor, e remover e/ou minimizar o acúmulo de depósitos nos injetores, coletor de admissão, e lado inferior das válvulas de admissão.
*umectantes e outros que a cabeça não lembra.
O aditivo que deu mais certo nos meus carros até hoje é o Max Top, nunca tive problema em nenhuma parte do sistema de injeção, desde meus tempos de monza ou gol GTI (faz umas luas).
É como eu digo, se não der para usar pódium ( e também só vai ser aproveitada em motores com taxa de compressão acima de 10:1 e usando com frequência), procure abastecer em um lugar que confie, coloque um aditivo pelo menos a cada 4 tanqueadas e mantenha o sistema limpo e lubrificado..
Forte abraço!!!!!!!!!!