ArnaldoRj escreveu:Olá amigos, eu mesmo troquei a correia dentada e coloquei a polia do comando na marca da capa e a marca da polia interna de baixo para baixo( estaria errado segundo a explicações acima), porém ao retirar a vela e colocar o pistão no ponto morto superior observei que a marca NÃO ficou mais para baixo e sim mais para a direita( comparando com o relógio ficou na direção do 4). O carro ficou funcionando normalmente.
Essa semana o mecânico teve que retirar a bomba d'água e falou que o carro estava fora de ponto porque a marcação da polia interna não estava para baixo, eu expliquei como eu fiz e ele chegou a achar que a polia interna havia roletado e ficou fora da marcação.
Eu pergunto: existe a possibilidade dessa polia interna ser de algum outro veículo GM?
Outra coisa que não mencionei: A polia do eixo do comando existe duas marcações uma no oposto da outra. uma esta escrito próximos as marcações: s10 ômega mpfi e a outra s10 efi( mais ou menos assim). Gostaria de ter mais informações dessa polia.
Mais uma pergunta: o motivo da polia interna inferior estar fora da marcação correta não seria por causa dessa polia do eixo do comando não ser a correta para meu vectra? Caso sim, então ao conferir o ponto pela vela eu acabei corrigindo uma informação errada da polia do eixo do comando, me obrigando assim a desconsiderar a marcação da polia interna em baixo.
Lembro que o carro está funcionando normalmente e andando muito bem. Aguardo.
Está um pouco embaralhado sua esplicação ou digamos que cientificamente difícil hahhah.
A hípótese de ter duas polias diferentes, pode descartar que não existe mesmo.
Sobre voce colocar a marca da polia inferior (polia de baixo) com a marca para baixo e em cima com a marca em cima da capa, está errado mesmo, mas pelo que voce informa algo deu errado e voce colocou errado e deu certo.
Vamos ver se eu entendi, ao tirar a vela e conferiri voce observou que a marca da polia inferior fica um pouquinho para esquerda indo para DIREÇÃO 4 horas e em cima fica exatamente em cima da capa. Se ficou assim, o ponto está correto e o carro fica bem mais ágil, mas forte em subidas e bem mais economico e não ronca quando aceleram em retomadas, aliás uns acham este ronco até bonito e nem sabe que estão diminuindo a vida do motor. E se tiver assim em cima na marca da capa e embaixo um pouquinho para esquerda da carcaça e o mecanico que voce conhece disse que está errado então confirma o que eu disse que erram muito neste ponto por causa das marcas em excesso, ou seja tem 3 marcas para ser escolhida o sincronismo de duas.
Mas eu não vejo o motivo por tantas dúvidas se foi voce quem fez o trabalho, basta voce usar marca da capa interna superior e marca da capa externa inferior e esquecer a marca da carcaça. Sabendo que estando em cima na marca da polia superior, é aceitável embaixo no máximo 10mm diferença na marca da capa com a polia externa inferior.
Sobre tirar a vela e achar o ponto correto, isto é fácil demais mas requer experiencia, porque o pistão chega em cima exatamente quando a polia superior chega na marca da capa superior e fica parado até a polia girar um dente pra frente. ISTO É O PÊNDULO DO PISTÃO, por isto erram demais, porque em cima chega o pistão na marca da capa e embaixo não chegou ainda a polia na marca da carcaça. Ai eles querem acertar e colocar a polia debaixo na carcaça e gira um dente a mais ficando ele fora do ponto.
LEMBRANDO QUE OS MOTORES VEM DE FÁBICA SEM POLIAS E ELES TEM O PONTO DELES PARA NÃO TREPAR NA MONTAGEM E O FABRICANTE DAS POLIAS E CAPAS FAZEM A PARTE DELES USANDO A MARCA DAS POLIAS EXTERNA NAS CAPAS.
AI VEM UM MALUCO E USA A MARCA DA POLIA INTERNA EMBAIXO, ISTO PORQUE EMBAIXO TEM DUAS POLIAS UMA PRESA A OUTRA E PARA O PONTO DEVEMOS CONSIDERAR A EXTERNA.
NÃO SEI SE INFORMEI ISTO, mas carro fora do ponto é sinonimo de vida útil menor porque o pistão treme antes de descer e assim vai marcando as camisas.
SE USAREM MARCAS DAS CAPAS, NÃO ERRAM NUNCA.