O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaSISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

111 mensagens
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: SISTEMA ARREFECIMENTO! PULGA ATRÁS DA ORELHA!

por Thiago Menezes » 06 Nov 2013, 09:14

Pedro Josino escreveu:Infelizmente não é todo dono de carro, ou todo mecânico que acompanha a evolução dos motores. O meu sogro (avô da minha namorada) tem 80 anos de idade e ele ficou com a manutenção da época do Fusca, acredito eu.

Minha namorada tem um Ford Ka 1.0 2008/2009 (um dos primeiros da geração atual) e apesar dos 27.000Km rodados, o carro apresenta bastante problema. O sistema de arrefecimento é MUITO problemático, a caixa de direção hidráulica, idem. O carro está com os coxins dianteiros estourados, fazendo um barulho enorme na suspensão, junto a folga da caixa de direção. Há 15 dias levei o carro em três oficinas para uma inspeção geral no veículo e em todas o diagnóstico foi bem parecido, sendo o da Porto Seguro o mais completo, pois eu já sabia todos os defeitos do carro.

Levei o caso ao meu sogro e ele disse sem ao menos analisar o carro, que a única coisa que era preciso era o freio, que o carro era muito novo e não precisava de mais nada. Acho meus orçamentos muito caro e resolveu levar o carro para o mecânico dele. Hoje a noite ele me confessou que realmente estava bem pior do que ele imaginou, porém só fez o serviço do freio (disco, pastilha, cilindros traseiros e fluido) e os coxins, o resto deixou como estava. O líquido do arrefecimento que troquei pela segunda vez esse ano, já está só a lama e o mecânico dele disse que estava bom. Um vazamento de óleo ENORME pela junta da tampa de válvulas não foi encontrado pelo mecânico dele, etc..

O carro antigo dele esquentava a cada 3Km rodados, não podia sequer ligar o ar condicionado. Segundo ele, a válvula termostática estava boa, porém eu duvido muito. Ele usava um aditivo que no posto custa R$ 8,00 o litro, sem dúvida nenhuma era água com corante.

Minha namorada me critica por gastar dinheiro com carro "velho", a manutenção do Gol é feito impecavelmente na época correta, o único que vacilou um pouco foi o Vectra pois passou algum tempo na mão da minha mãe que não notava nada estranho no carro. Graças a Deus e aos amigos foristas, o carro está voltando a sua glória.

A minha dica é realmente para não deixar vacilar. A prioridade em um carro recém adquirido é realmente uma revisão geral, especialmente nos freios, correias e arrefecimento. O primeiro é vital para a sua vida, os demais para o seu bolso. Não economize no aditivo, o Vectra C possui 7,0L de capacidade de sistema de arrefecimento (pelo menos o 2.0 manual) incluindo o ar quente e a concentração do aditivo recomendada pela GM é de 35% a 50%, logo você deve colocar no mínimo 2,5L de aditivo até 3,5L. Quando fizer a limpeza do sistema de arrefecimento, anote a marca e tipo exato do aditivo que está usando e guarde junto ao manual do carro, um dia caso você venha precisar completar, sabe exatamente o que foi usado. Misturar tipos de aditivos diferentes pode criar um lodo no sistema, entupir o radiador, etc.. Talvez seu carro comece a esquentar e você nunca vai imaginar que é um radiador entupido..

Se você pretende passar um bom tempo com o carro, fazer viagens tranquilos, eu recomendo uma boa lista de manutenção preventiva, você terá a certeza de ter um carro 0Km, livre de dores de cabeça por alguns anos.

Um abraço!

Pedro, obrigado pelas dicas! Com toda certeza, realmente é melhor gastar um pouco mais agora e ficar tranquilo depois.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 06 Nov 2013, 09:18

Então, todo mundo está comentando comigo que é bem fácil e tranquilo fazer a troca do sistema de arrefecimento, porém como eu já disse anteriormente, como não tenho muita experiência se no caso tivesse um tutorial do vectra C ou um parecido seria interessante e eu até tentaria com ajuda do meu pai que entende bastante da uma olhada nisso.

Alguém pode mencionar por favor pra mim um site ou link até aqui mesmo do forum de um ''tutorial'' de troca?
Imagem

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 06 Nov 2013, 09:23

thiago.onacto escreveu:Então, todo mundo está comentando comigo que é bem fácil e tranquilo fazer a troca do sistema de arrefecimento, porém como eu já disse anteriormente, como não tenho muita experiência se no caso tivesse um tutorial do vectra C ou um parecido seria interessante e eu até tentaria com ajuda do meu pai que entende bastante da uma olhada nisso.

Alguém pode mencionar por favor pra mim um site ou link até aqui mesmo do forum de um ''tutorial'' de troca?

Dá uma procurada num post do Almeidão sobre o assunto. Se você tiver alguém que possa te ajudar não fica difícil não.

Com calma dá para fazer.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 06 Nov 2013, 09:26

Alcir Andreoni escreveu:
thiago.onacto escreveu:Então, todo mundo está comentando comigo que é bem fácil e tranquilo fazer a troca do sistema de arrefecimento, porém como eu já disse anteriormente, como não tenho muita experiência se no caso tivesse um tutorial do vectra C ou um parecido seria interessante e eu até tentaria com ajuda do meu pai que entende bastante da uma olhada nisso.

Dá uma procurada num post do Almeidão sobre o assunto. Se você tiver alguém que possa te ajudar não fica difícil não.

Com calma dá para fazer.

Alcir você mesmo trocou o seu?
Imagem

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 06 Nov 2013, 09:50

thiago.onacto escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:

Com calma dá para fazer.

Alcir você mesmo trocou o seu?

Como o meu teve um problema na tampa, eu fui até uma oficina que fez a troca por diálise, ou seja, substituiram todo o fluido de arrefecimento por água limpa e adicionaram o aditivo com o sistema aberto, fazendo assim que o que entrava pelo vaso de expansão colocasse para fora a água que estava no sistema. Coloquei 2,75l de aditivo no meu sistema e até agora, duas semanas depois não baixou.

Óbvio que, segundo o Almeidão, não é confiável fazer a troca por diálise já que, como ele mesmo afirmou e eu concordo, não existem profissionais confíaveis para executar a troca, mas eu acompanhei o tempo todo e somente deixei fechar o sistema após ter certeza de que não havia ar no sistema e tinha aditivo suficiente.

Determinadas tarefas no carro eu só deixo fazer se eu estiver perto.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 06 Nov 2013, 10:09

Alcir

Entendi, vamos ver se eu consegui um tutorial e ver no caso que não é complicado vou tentar trocar, se não vou levar no mecânico e pedir para fazer o serviço.
Imagem

Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Estado: Mato Grosso do Sul
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por Ricardo Crispim » 06 Nov 2013, 10:17

Thiago, acho que todos aqui já te deram uma luz legal sobre o assunto, então eu só queria acrescentar que não espere muito para mexer nisso. Sei que essas coisas coisas teimam em aparecer quando a gente está desprevenido com relação à dinheiro, mas infelizmente o sistema de arrefecimento não perdoa...
Como você não sabe qual aditivo está lá, esquece, completa com água desmineralizada ou deionizada mesmo, pois aditivos costumam reagir com outros que não sejam da mesma procedência..E pela cor que você descreveu, puxando para roxo, está me parecendo mais ser anticorrosivo apenas...
O ideal mesmo é você fazer uma limpeza no sistema, descobrir onde está o vazamento, pois ele existe. Não tem jeito, carro que precisa completar o nível, está com vazamento...Por menor que seja ele prejudica demais..
De qualquer forma, te desejamos boa sorte na resolução do problema e vai postando (se possível com fotos) para podermos ver o progresso das coisas e também ajudar a futuros users que por acaso passem por isso..

Forte abraço!!!!!!!!!!!

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por bruno241281 » 06 Nov 2013, 10:22

Pessoal,

QuEro fazer aqui uma contribuição, observei que uma duvida e quanto a água a ser utilizada, acabo de fazer a substituicaomde toda carga do,sistema de arrefecimento, aqui vão alguns pontos:

Utilize água demineralizada, compra-se nas auto-pecas como água de bateria. Isto pois o cloro presente na água da torneira ataca os componentes de alumínio que compõem o sistema sobre a pressão e temperatura de trabalho.

Com relação a aditivo, nunca misture tipos diferentes, o que nao significa que nao possa trocar os tipos garantindo a mais completa drenagem do liquido anterior. Por exemplo meu carro comprei com o vermelho, mas havia marcas de drenagem em diversos pontos do sistema que no caso de um vazamento me dificultariam o diagnostico, optei pela troca pelo verde, inclusive por ser o melhor que tinha na loja que comprei...

Creio que seja isso que possa acrescentar, lembrando que o caso da água desmineralizada e muito importante.
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 06 Nov 2013, 10:28

Ricardo então o reservatório de água nunca baixa o nível? Nunca em hipótese alguma? Então lance de evaporação que está escrito no manual não é certo? Pois como eu disse, não faço isso toda semana, disse que quando eu comprei o carro eles trocaram o reservatório e colocaram o liquido roxo, dai rodei 400 km na volta, depois rodei duas semanas todos os dias e na terceira semana quando voltei a são paulo de novo, o nível desceu muito pouco da ponta da seta para um pouco abaixo da ponta da seta, aí eu completei com água, quer dizer abri e fechei a mangueira e não durou 3 segundos.

Vou ter que levar para ver se tem vazamento, mas eu estou insistindo nessa situação em cima pois vejo todo mundo completando nível de reservatório de água.

água desmineralizada ou deionizada o que seria? É uma água especial? Não pode ser aguá direto da mangueira?
Imagem

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 06 Nov 2013, 10:32

bruno241281 escreveu:Pessoal,

QuEro fazer aqui uma contribuição, observei que uma duvida e quanto a água a ser utilizada, acabo de fazer a substituicaomde toda carga do,sistema de arrefecimento, aqui vão alguns pontos:

Utilize água demineralizada, compra-se nas auto-pecas como água de bateria. Isto pois o cloro presente na água da torneira ataca os componentes de alumínio que compõem o sistema sobre a pressão e temperatura de trabalho.

Com relação a aditivo, nunca misture tipos diferentes, o que nao significa que nao possa trocar os tipos garantindo a mais completa drenagem do liquido anterior. Por exemplo meu carro comprei com o vermelho, mas havia marcas de drenagem em diversos pontos do sistema que no caso de um vazamento me dificultariam o diagnostico, optei pela troca pelo verde, inclusive por ser o melhor que tinha na loja que comprei...

Creio que seja isso que possa acrescentar, lembrando que o caso da água desmineralizada e muito importante.

Bruno, depois que escrevi que vi seu comentário! Vou comprar essa água então, obrigado pela dica!
Imagem

Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ricardo Crispim » 06 Nov 2013, 10:44

Thiago, se você completou apenas aquela vez, pode ser apenas uma acomodação do fluido no sistema, já que o reservatório havia sido trocado..
Quanto à água, a deionizada é a que melhor atende por ser além de desmineralizada, isenta de íons, são esses íons que facilitam a eletrólise dentro do sistema. A eletrólise irá causar corosão galvânica e aí vai em diante, foi o que aconteceu com o meu, onde o f&¨*)( de uma p(*&&* do ex dono não utilizava nem água que prestasse,muito menos aditivo...

Bruno, os aditivos utilizam-se de cores diferentes para definir se são orgânicos ou inorgânicos..Cor esverdeada normalmente quer dizer inorgânico. Procura ver na embalagem descritiva dele, qual norma atende, se é a NBR 13705 ou NBR 15297 (orgânico).
Caso ele atenda 13705, verifique se ele é isento de boratos, silicatos, fosfatos e aminas, pois se não for, troque-o após um ano, pois ele não protege da corrosão galvânica, pois permite a condutividade elétrica e o que não falta em nossos VCD's são sensores...

Forte abraço!!!!!!!!!!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 06 Nov 2013, 10:59

Ricardo Crispim escreveu:Thiago, se você completou apenas aquela vez, pode ser apenas uma acomodação do fluido no sistema, já que o reservatório havia sido trocado..
Quanto à água, a deionizada é a que melhor atende por ser além de desmineralizada, isenta de íons, são esses íons que facilitam a eletrólise dentro do sistema. A eletrólise irá causar corosão galvânica e aí vai em diante, foi o que aconteceu com o meu, onde o f&¨*)( de uma p(*&&* do ex dono não utilizava nem água que prestasse,muito menos aditivo...

Bruno, os aditivos utilizam-se de cores diferentes para definir se são orgânicos ou inorgânicos..Cor esverdeada normalmente quer dizer inorgânico. Procura ver na embalagem descritiva dele, qual norma atende, se é a NBR 13705 ou NBR 15297 (orgânico).
Caso ele atenda 13705, verifique se ele é isento de boratos, silicatos, fosfatos e aminas, pois se não for, troque-o após um ano, pois ele não protege da corrosão galvânica, pois permite a condutividade elétrica e o que não falta em nossos VCD's são sensores...

Forte abraço!!!!!!!!!!

Entendido Ricardo, vou comprar então 3 litros de aditivo havoline long life concentrado + 4/5 litros de água deionizada ou apenas desmineralizada.
Se eu estiver errado em questão de quantidade me corrija por favor!
Imagem

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 06 Nov 2013, 11:13

thiago.onacto escreveu:
Ricardo Crispim escreveu:Thiago, se você completou apenas aquela vez, pode ser apenas uma acomodação do fluido no sistema, já que o reservatório havia sido trocado..

Forte abraço!!!!!!!!!!

Entendido Ricardo, vou comprar então 3 litros de aditivo havoline long life concentrado + 4/5 litros de água deionizada ou apenas desmineralizada.

Dá uma conferida no manual, acredito que a capacidade do radiador é de 7 litros, então pelo relato que o Almeidão já fez, você pode colocar os 3 litros de aditivo e quatro de água. Isso vai te dar uma solução de 43% de aditivo aproximadamente.

Porém se eu fosse você, acharia primeiro o vazamento e depois colocaria o aditivo...
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ricardo Crispim » 06 Nov 2013, 11:24

thiago.onacto escreveu:Entendido Ricardo, vou comprar então 3 litros de aditivo havoline long life concentrado + 4/5 litros de água deionizada ou apenas desmineralizada.

Ok Thiago, se puder, ou melhor, quando puder, faça isso...

Alcir Andreoni escreveu:Dá uma conferida no manual, acredito que a capacidade do radiador é de 7 litros, então pelo relato que o Almeidão já fez, você pode colocar os 3 litros de aditivo e quatro de água. Isso vai te dar uma solução de 43% de aditivo aproximadamente.
Porém se eu fosse você, acharia primeiro o vazamento e depois colocaria o aditivo...

Alcir meu camarada...É uma das poucoas vezes que vejo alguém falar o nome certo: "solução". A maioria fala emulsão, que é outra coisa bem diferente...

Forte abraço!!!!!!

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 06 Nov 2013, 11:28

Ricardo Crispim escreveu:
thiago.onacto escreveu:Entendido Ricardo, vou comprar então 3 litros de aditivo havoline long life concentrado + 4/5 litros de água deionizada ou apenas desmineralizada.

Ok Thiago, se puder, ou melhor, quando puder, faça isso...

Alcir Andreoni escreveu:Dá uma conferida no manual, acredito que a capacidade do radiador é de 7 litros, então pelo relato que o Almeidão já fez, você pode colocar os 3 litros de aditivo e quatro de água. Isso vai te dar uma solução de 43% de aditivo aproximadamente.

Alcir meu camarada...É uma das poucoas vezes que vejo alguém falar o nome certo: "solução". A maioria fala emulsão, que é outra coisa bem diferente...

Forte abraço!!!!!!

Com um professor como você seria uma vergonha usar o termo errado! :88:
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 06 Nov 2013, 11:35

Ricardo

Vou ver isso para agora, quando eu for trocar a correia dentada vou pedir para o mecânico da uma olhada vê se tem vazamento, se não tiver já vou fazer a limpeza de uma vez.

Alcir

Verifiquei no manual, 7,20 litros, aí vou comprar mesmo 5 litros da água.

Depois que eu realizar todo o serviço posto aqui como foi e se possível com fotos.
Abraço a todos e obrigado pelas dicas preciosas a um marinheiro de primeira viagem :6:
Imagem

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 06 Nov 2013, 11:36

thiago.onacto escreveu:Ricardo

Vou ver isso para agora, quando eu for trocar a correia dentada vou pedir para o mecânico da uma olhada vê se tem vazamento, se não tiver já vou fazer a limpeza de uma vez.

Alcir

Depois que eu realizar todo o serviço posto aqui como foi e se possível com fotos.
Abraço a todos e obrigado pelas dicas preciosas a um marinheiro de primeira viagem :6:

Sempre que você precisar!!! :88:
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ricardo Crispim » 06 Nov 2013, 11:39

Alcir

Pequena correção..
Compre pelo menos 3 litros do aditivo concentrado...
Pra ser feliz..

Forte abraço!!!!!!!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 06 Nov 2013, 11:53

Ricardo Crispim escreveu:

Alcir

Pequena correção..
Compre pelo menos 3 litros do aditivo concentrado...
Pra ser feliz..

Forte abraço!!!!!!!

Isso Ricardo, já havia dito la em cima que ia comprar os 3 litros de aditivo concentrado, em baixo eu disse que ia comprar os 5 litros de água, mas vai sobrar eu to ligado :88:

Abraços
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 06 Nov 2013, 18:27

Agua dismineralizada, eu não tenho nada contra. Mas eu lhe pergunto. O que acontece quando ela é misturada com a que voce limpou o sistema?

Antes da resposta, já adianto que não tem como tirar a agua do sistema, tem como tirar o aditivo dela colocando outra agua, mas tirar jamais. Não sem desmontar bomba e radiador e ainda com o carro inclinado para o lado da bomba e depois empurrar com ar o lado do radiador de ar quente para sair de lá o que tem. Sei lá, como eu disse não tenho nada contra, mas acho disperdício e aumento de custo.

Pro outro lado, não tenho nada contra e também nada a favor a agua com cloro que realmente pode cristalizar o aluminio, ou seja criar crostas de enzinabre. Mas também não tenho tanta certeza disto e certamente eu usaria se não tivesse esta de poço.

Sou totalmente contra e está aprovado que agua mineral não se deve usar, ela com certeza contamina o aditivo altera sua composição.

Eu uso agua de poço sem cloro, e tenho na empresa varias caixas e mangueiras para todos os lados e uso o mais comum ou o de menos profundidade, não tenho tido problemas e a data de teste é longa.

Lembro a todos que estraguei um radiador usando a mesma agua que uso porem com aditivo errado, o VERDÃO HULK, cuidado. Então acredito que se tiver com aditivo certo a agua comum de nossas casas deve servir, não aconselho a usar, mas eu não mediria esforço em usar la se não tivesse esta que tenho.

Sds
Imagem

111 mensagens