Almeidão escreveu:Alice se a ventuinhas não estiver funcionando e ao ligar o ar a ventuinha funcionar, seu raciocinio é perfeito e procede sim e pode também ligar o ar quente no máximo porque o ventilador do ar refrigera o radiador embaixo do painel. Se a ventuinha estiver funcionando normal e a temperatura estiver alta e voce ligar o ar ela subirá mais ainda.
Outra coisa, não importa se é inverno ou verão, noite ou dia. A temperatura do carro não muda se estiver 18º ou 38º, o que muda é que com o verão a ventuinha funcionará mais tempo.
Primeiro de tudo, cebolão precisa ser com a tempeatura do seu carro e nem sempre os mecanicos colocam o correto, eles colocam o que acham. Eu gosto e uso este 760 - MTE e em ultimo caso usaria este 761 também MTE, Os dois são para o Vectra, não indico outro. Se ele colocou um daqueles absurdos que abrem em 110º, logo logo terás problemas com a junta do cabeçote que poderá queimar se.
Mas pelo que voce informa, antes de qualquer outra manutenção, troque primeiro a Valvula termostática e não precisa ser ela completa, basta ser o refil MTE Série ouro com grau escrito nela =/- 82º.
DEPOIS VEREMOS SE HAVERÁ ALGO MAIS. Antes disto fica impossivel acertar e talvez já até acerte com a troca dela.
Mas volte para informar, assim daremos outras opniões como acertar os fios e conferir relês, ou seja uma geral no arrefecimento e tentaremos descobrir se o radiador não está entupido.
Nota sobre a temperatura: Estrada sem subida e sem transito 82º no máximo, ao parar o carro sobe logo até 90 e entra ventuinha trazendo até os 82º outra vez. Parar e seguir, tipo um quebra molas, sobe para uns 88 e demora um pouquinho e volta a estabilizar até 82.
Nas Ruas sem Ar ligado: Máximo 90 e arma ventuinha e tras até 82º
Nas ruas com Ar ligado: Maximo 93, entra a segunda velocidade da ventuinha e o trás até 87º. Raramente vai a 95.
Sds
Meu carro esta funcionando apenas a ventuinha do ar, fui compra um cebolão e me deram um MTE 838, a referencia de temperatura era muito alta , tipo 120 graus. É certo isso???