O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralTópico sobre consumo
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

1196 mensagens
mdemarquinho
GLS member
GLS member
Nome Completo: Marco Souza
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Re: Tópico sobre consumo

por mdemarquinho » 11 Out 2013, 11:01

Bad-Snake escreveu:É meu primeiro automático mesmo... Mas que tipo de manhas você diz amigo?

Após um tempo você pega as manhas do carro, o automático por exemplo, você pisa até ele chegar em uma determinada rotação e ao aliviar o pé ele muda de marcha mantendo o giro baixo. Manhas como essas, ma primeira partida evitar acelerar muito vistoque a própria I.E. acelera para alcançar a temperatura ideal de lubrificação interna e assim vai.

São pequenas coisas que fazem uma diferença considerável. No inicio o meu bebia mas depois foi largando o vicio rs.

Saullito_Teclado
GL Member
GL Member
Nome Completo: Saulo Henrique Evangelista Fernandes
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

por Saullito_Teclado » 13 Out 2013, 17:51

Minha primeira viagem na gasolina.
12,00 Km/l no CB
No alcool geralmente faço 9,3.

O alcool compensa bem mais.
Estava revesando na cidade entre alcool e gasolina, o carro bebe quase o mesmo tanto, não compensa o preço da Gasol aqui nem um pouco, mas o carro roda muito mais macio.
Acho que a curva de torque e potência de um para o outro deve ser bem diferente.
Alcool : R$1,90
Gasl: R$2,60
A vermelha faz muito mais som que a preta

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: bruno c
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por Bruno Cesário » 13 Out 2013, 18:20

Só compensa abastecer no alcool se der 70% de dif.
:52:

I2afael
Member
Member
Nome Completo: Rafael Neri Cunha
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

por I2afael » 14 Out 2013, 19:16

Tenho um expression 2.0 2008 flex cambio manual.

Na gasolina andando no misto, faz 11km/l andando na manha, sem passar dos 120km/h e arrancando normalmente.

Acho uma média muito boa, porém como rodo 4mil km por mês pretendo instalar o GNV.
Imagem

weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Welton José Pereira Dias Junior
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

por weltinhow » 21 Out 2013, 16:02

I2afael escreveu:Tenho um expression 2.0 2008 flex cambio manual.

Na gasolina andando no misto, faz 11km/l andando na manha, sem passar dos 120km/h e arrancando normalmente.

Acho uma média muito boa, porém como rodo 4mil km por mês pretendo instalar o GNV.

Eu tenho um medooo de GNV velho. Comprei meu carro de segunda mão, depois descobri que ele já havia tido e o antigo dono me enganou deizendo que nunca teve talz. Mandei verificar tudo que poderia ser ocasionado pelo GNV. Uns dizem que eh bom, outros dizem que não, mas ainda tenho muito medo, sou relutante em usar.
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

GustavoFlores
GL Member
GL Member
Nome Completo: F. Gustavo Flôres
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por GustavoFlores » 21 Out 2013, 18:51

Saullito_Teclado escreveu:Minha primeira viagem na gasolina.
12,00 Km/l no CB
No alcool geralmente faço 9,3.

O alcool compensa bem mais.
Estava revesando na cidade entre alcool e gasolina, o carro bebe quase o mesmo tanto, não compensa o preço da Gasol aqui nem um pouco, mas o carro roda muito mais macio.
Acho que a curva de torque e potência de um para o outro deve ser bem diferente.
Alcool : R$1,90
Gasl: R$2,60

Como queria comprar alcool à 1,90! Aqui em chapecó não baixa de 2.38! Gasolina batizada aqui é 2.80 e aditivada 2.94 em média.

Abraço!
F. Gustavo Flôres
{São Judas Tadeu, rogaí por nós}
ex - ASTRA Advantage 2.0 8v 123cv - 2005
ex - VECTRA CD 2.0 16v 141cv - 1997
ex - Civix EX vTEC 1.7 16v 130cv - 2001
Atual - Focus GLX Hatch Sigma OBB3 2013
Deus, me ajude, quero um VECTRA outra vez!

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Pedro Josino
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por Pedro Josino » 22 Out 2013, 02:58

Aqui em Natal os valores dos combustíveis são:

Etanol comum: R$ 2,45
Gasolina comum: R$ 2,87
Gasolina aditivada: R$ 2,97
Gasolina podium: R$ 3,99

Existem locais mais baratos mas postos mais velhos ou sem bandeira.

Quando zero eu abastecia da BR Supra e depois passei a abastecer na V Power que gerou um pouco de economia. Estou pensando em testar a Podium, como tenho rodado pouco, tenho gastado um tanque por mês em cada carro, não vou falir hehe..

CaioMs
GLS member
GLS member
Nome Completo: Caio Stockmann
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por CaioMs » 22 Out 2013, 05:36

Pedro Josino escreveu:Aqui em Natal os valores dos combustíveis são:

Quando zero eu abastecia da BR Supra e depois passei a abastecer na V Power que gerou um pouco de economia. Estou pensando em testar a Podium, como tenho rodado pouco, tenho gastado um tanque por mês em cada carro, não vou falir hehe..

Meu deus.. Eu pago R$ 2,59 na Gasolina comum e acho caro ainda...

weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Welton José Pereira Dias Junior
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

por weltinhow » 22 Out 2013, 10:26

CaioMs escreveu:
Pedro Josino escreveu:Aqui em Natal os valores dos combustíveis são:

Meu deus.. Eu pago R$ 2,59 na Gasolina comum e acho caro ainda...

Nossa ia flar mais ou menos a mesma coisa

Gasolina comum varia em torno de 2.43 a 2.55 ( Aquanolina)

Gasolina Adtivada 2.69 a 2.99

Podium é 3 e lascou a taca do cachorro
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

FelipeOsmar
Member
Member
Nome Completo: Felipe Osmar Da Rosa Carvalho
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)

por FelipeOsmar » 22 Out 2013, 13:50

Olha..... sistema sequencial de injeção faz uma diferença absurda.

Meu carro fazia 10.5 na cidade e 16 na estrada.

Quando instalei comandos 272, o GSI começou a fazer 9.5 na cidade e 17 na estrada - com ar e a 110km/h -.....

Hoje tem outras modificações...

Mas como o carro tem um torque bem elevado em baixa com as modificações.... eu troco de marcha ali pelos 2000rpm.

Assim faço 9-9.5 na cidade.

Williams
GLS member
GLS member
Nome Completo: Cláudio Williams

Vectra GLS 2.0, consumo elevado.

por Williams » 29 Dez 2013, 20:32

Pessoal estou com um probleminha no carro, quando eu peguei o Vectra eu nunca esperei economia, já tinha em mente que mais do que 8 Km/L na cidade eu não iria fazer. Só que acho que ele tá bebendo meio demais.

Andando na mais da maciota, mantendo o carro sempre abaixo de 2000 rpm, praticamente andando na lenta o tempo todo. (não é bom pro motor, sim, eu sei) eu consigo uns 7 Km/L na cidade. Se andar "normal", com picos de agressividade, baixa pra 6 Km/L, viajando ele fez 9.6 Km/L andando à 100 ~ 120 km/h com eventuais pisadas. Sempre com o ar desligado.

O pior que o motor funciona redondo, não falha, a injeção só liga na hora da partida e nunca mais. Exceto, quando coloco uma velocidade alta, alta mesmo. Ando um tempo e reduzo a velocidade, às vezes ela liga e fica um tempo ligada e depois desliga, mas é as vezes, nas últimas viagens que fiz, não notei essa anomalia, ah e quando a luz liga, o motor não falha, não perde força, nem nada.

Na lenta percebe-se uma "falhadinhas", mas coisa pouca que praticamente nem faz o ponteiro do RPM oscilar, o escapamento está com o silencioso intermediário furado, raspou e quebrou no encaixe dos canos, mandei soldar, porque ele era novo, e mas apareceu furos onde foi soldado, será que pode ser ele? O que devo checar, porque acredito que não esteja normal. Esperava pelo menos uns 8 na cidade andando no modo geriátrico e 10.5 ~ 11 na estrada, se fizesse isso já tava bom.

CaioMs
GLS member
GLS member

Re: Vectra GLS 2.0, consumo elevado.

por CaioMs » 30 Dez 2013, 00:08

O meu faz 7km/l chorando. As vezes 7,5km/l, andando normal, seguindo o fluxo. Acho que é o normal para ele, ainda mais na cidade com tanto anda e para.

DarkStein

por DarkStein » 30 Dez 2013, 07:56

São muitos fatores que influenciam o consumo... Bicos, velas, cabos de vela, pressão de bomba, temperatura de funcionamento do motor, filtro de combustivel, compressão dos pistões... enfim vai longe a lista! O mais basico pra verificar seria as velas, filtro de combustivel e uma limpeza de bico.

Mas ficar sempre abaixo dos 2000 rpm não quer dizer que vai ter economia... nesta rotação sequer esta com um bom torque disponivel, logo tem que pressionar mais o acelerador para andar. logo maior é o consumo!

Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member
Nome Completo: Gabriel
Estado: Paraná
Fabricação/Modelo: 2003/2004

por Gabriel Abrahão » 30 Dez 2013, 08:53

Como o DarkStein falou, pode ser vários fatores, de uma verificada nas velas, cabos de vela, sonda lambda, filtros e geometria/alinhamento. No meu carro, na revisão de 10 anos, só fiz a troca das velas, cabos de velas e filtros, já deu uma leve melhorada no consumo, depende muito do pé da pessoa. Atualmente o meu carro está fazendo entre 8~8,5km/l. Verifique os itens básicos para não ter que gastar $$ com algo caro e ver depois que era algo mais simples. :88:
Atual: Honda Civic LX 2003/2004 - Fotos

Ex: Ford Fiesta 2016/2017 - Fotos

Ex-Vectra CD 2003/2003 - Fotos

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 30 Dez 2013, 10:23

Williams

O meu faz em média na cidade se eu andar no sapato uns 7,5 km/l isso sem trânsito, se eu começar pegar trânsito direto cai para 7,0 km/l na estrada sempre fica entre 11 a 12 km/l.

Eu não consegui identificar qual modelo é o seu tem três modelos diferentes na sua descrição do perfil hahahhaha qual é a que você está medindo?
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Marcio Gregolin

por Last_Warrior » 30 Dez 2013, 12:17

Como base na estrada posso dizer que está muito gastão, porque essa média de velocidade e sem AC era pra fazer uns 12... 10 eu faço no meu Omega 6cil com AC...

Dá uma verificada em válvula termostática, velas, cabos, pressão da bomba, regulador de pressão e sonda lambda, são os itens que mais interferem no consumo.

Ele pega bem quando está frio ou quente? Anda bem? E a temperatura, roda sempre no frio? Esquenta rápido?
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

CaioMs
GLS member
GLS member

por CaioMs » 30 Dez 2013, 13:04

Recomendo esse procedimento: http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... iagnostico
Ja da pra ter uma idéia do erro da luz de injeção.

Williams
GLS member
GLS member
Nome Completo: Cláudio Williams

por Williams » 30 Dez 2013, 14:17

DarkStein escreveu:São muitos fatores que influenciam o consumo... Bicos, velas, cabos de vela, pressão de bomba, temperatura de funcionamento do motor, filtro de combustivel, compressão dos pistões... enfim vai longe a lista! O mais basico pra verificar seria as velas, filtro de combustivel e uma limpeza de bico.

Mas ficar sempre abaixo dos 2000 rpm não quer dizer que vai ter economia... nesta rotação sequer esta com um bom torque disponivel, logo tem que pressionar mais o acelerador para andar. logo maior é o consumo!

Na minha cidade eu pego muito estradas planas, então geralmente nem precisa de muito torque, é tranquilo de andar com ele até na lenta. Se eu precisar de mais torque eu estico um pouco mais as marchas, mas sem pisar muito, não deixo o motor "sofrer" pra subir uma subida em 4ª só porque o RPM está baixo, por exemplo.

Last_Warrior escreveu:Como base na estrada posso dizer que está muito gastão, porque essa média de velocidade e sem AC era pra fazer uns 12... 10 eu faço no meu Omega 6cil com AC...

Dá uma verificada em válvula termostática, velas, cabos, pressão da bomba, regulador de pressão e sonda lambda, são os itens que mais interferem no consumo.

Ele pega bem quando está frio ou quente? Anda bem? E a temperatura, roda sempre no frio? Esquenta rápido?

A partida é extremamente tranquila, virou a chave ele pegou, tanto dia frio, tanto dia quente, sem stress nenhum até hoje. Acredito que ande bem, eu acho ele demorado pra embalar, mas acho que é tipico do tamanho e peso que tem. Na faixa, atinge altas velocidades, tranquilamente. A temperatura fica sempre na casa dos 90ºC que é o padrão, não acho demorado pra esquentar não, partindo do frio, e andando devagar, leva uns 6 ~ 7 minutos pra chegar aos 90ºC.

Vou levar ele agora na virada do ano pra checarem esses itens que você mencionou.

thiago.onacto escreveu:Williams

O meu faz em média na cidade se eu andar no sapato uns 7,5 km/l isso sem trânsito, se eu começar pegar trânsito direto cai para 7,0 km/l na estrada sempre fica entre 11 a 12 km/l.

Eu não consegui identificar qual modelo é o seu tem três modelos diferentes na sua descrição do perfil hahahhaha qual é a que você está medindo?

Tá estranho mesmo, mas só achei desse jeito. KKK

É um Vectra B GLS 2.0 1996/1997.

marcelo.tavares
GL Member
GL Member
Nome Completo: MARCELO TAVARES
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

por marcelo.tavares » 30 Dez 2013, 18:53

o meu GLS 2.0 8v ano 97 faz 7,1 a 9,5 cidade 12,2 a 15,9 na estrada ..
andado na estrada 80 a 90 faz 15 tranquilo
andado na estrada 90 a 110 faz 13 a 14
andado na estrada 120 a 160 faz 11 a 13

pode verificar velas . Bobina,Cabos Bobina de velas . Filtro de ar . Filtro de Combustível ,Bomba de combustível . Bicos ,TBI etc .
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 30 Dez 2013, 22:18

Nas cidades são difíceis de ter uma média porque cada uma é diferente da outra, uma tem mooro demais, outras muito buraco eainda umas que tem uns navalhas que faz com que seu carro beba alem do normal.

Nas estradas sim tem como comparar e o seu está bebendo bem se voce usa só gasolina. O Vectra em rodovias de 100 a 130 é 11,5 e as vezes uns centavos a mais.

Sobre a injeçção acender e ele não falhar por isto, é simples quando ela acende ela tapa um problema e está dizendo que voce tem e precisa acertar. Chega um momento que ela não te avisa mais te deixa a pé mesmo.
Imagem

1196 mensagens