Levinthal escreveu:Thiago, sinceramente acho que não tem diferença. Se formos parar pra pensar, os manuais de carros automáticos, alguns mecânicos, e inclusive quando aprendemos o básico sobre carro automático, sempre ouvimos: ao parar no sinal não coloque o carro em N, pois pára de ter lubrificação; deixe sempre em D!
Acho que de fato não há diferença.
Alcir Andreoni escreveu:Vamos as respostas sobre o balanceamento no lugar ou não.
Balanceamento feito com máquina tracionadora não fica bom, pois a máquina não atinge uma velocidade suficiente para fazer o balanceamento na frente. Assim deve-se fazer com a tração do veiculo. No automático nunca se faz, pois pode ocasionar danos ao câmbio.
O melhor e fazer fora.
Acabei de voltar do alinhamento,balanceamento e cambagem' então estou pronto para por o bicho na estrada.
Depois eu conto como ficou.
Levinthal escreveu:Thiago, isso que a gente tinha dito a vc, mas vc não deu muita bola, rsrsrs. Acho seu questionamento muito pontual e difícil de ser respondido. Por isso mesmo faça fora do carro (mais comum) e seja feliz.
Abs.
Levinthal escreveu:Thiago, isso que a gente tinha dito a vc, mas vc não deu muita bola, rsrsrs. Acho seu questionamento muito pontual e difícil de ser respondido. Por isso mesmo faça fora do carro (mais comum) e seja feliz.
Abs.
1) Vamos falar primeiro do cêmbio automático, algumas pessoas descem a serra com o câmbio automático na posição N (neutro), em breve seu câmbio necessitará de manutenção, pois na posição N (neutro) a bomba de lubrificação interna da maioria dos câmbios automáticos não funciona, fato que provocara um desgaste prematuro nas peças internas da transmissão. A posição N apenas deve ser utilizada com o carro parado ou para pequenos deslocamentos.
3- Na descida, não use D nem N, já que na primeira o carro pode ganhar muita velocidade e te obrigar a frear bruscamente, e na segunda o câmbio fica sem lubrificação. Utilize a posição 2 ou 3 e faça valer o freio-motor.
Um erro comum provocado pelo condutor sem muita experiência com esse tipo de câmbio é o velho hábito do ponto morto e o vício de carro manual (deixar o carro engatado, mantendo o pé na embreagem, mesmo em semáforos e grandes engarrafamentos). Para evitar problemas de lubrificação na caixa, o condutor deve manter a alavanca na posição em “D”, seja em semáforos, quando pára ou quando circula nos grandes engarrafamentos urbanos.
O “N” nunca deve ser utilizado com o veículo movimento. Seu uso é recomendável apenas na parada total do carro, como em semáforos, por exemplo, ou para empurrar o veículo de um ponto ao outro. Caso contrário, há risco de superaquecimento e desgaste prematuro das peças. Vale ressaltar que na posição “Neutro” não ocorrerá a economia combustível, como muitos acreditam. Veículos com injeção eletrônica consomem menos quando estão engatados.
FORTE ABRAÇO FRONTAL HAHAHAHAHALevinthal escreveu:Thiago,
só agora vi seu questionamento lá em cima. Dei uma olhada no manual de nossos Vectras e, de fato, não há menção a isso. Ainda bem que não falei que era o nosso modelo em específico, rs. Já li isso em algum manual, só não sei qual efetivamente agora.
No entanto, encontrei algumas reportagens e trago alguns excertos aqui:1) Vamos falar primeiro do cêmbio automático, algumas pessoas descem a serra com o câmbio automático na posição N (neutro), em breve seu câmbio necessitará de manutenção, pois na posição N (neutro) a bomba de lubrificação interna da maioria dos câmbios automáticos não funciona, fato que provocara um desgaste prematuro nas peças internas da transmissão. A posição N apenas deve ser utilizada com o carro parado ou para pequenos deslocamentos.
Fonte: http://www.zap.com.br/revista/carros/ul ... -20121008/3- Na descida, não use D nem N, já que na primeira o carro pode ganhar muita velocidade e te obrigar a frear bruscamente, e na segunda o câmbio fica sem lubrificação. Utilize a posição 2 ou 3 e faça valer o freio-motor.
Fonte: http://caranddriverbrasil.uol.com.br/ga ... atico/5667Um erro comum provocado pelo condutor sem muita experiência com esse tipo de câmbio é o velho hábito do ponto morto e o vício de carro manual (deixar o carro engatado, mantendo o pé na embreagem, mesmo em semáforos e grandes engarrafamentos). Para evitar problemas de lubrificação na caixa, o condutor deve manter a alavanca na posição em “D”, seja em semáforos, quando pára ou quando circula nos grandes engarrafamentos urbanos.
Fonte: http://salaodocarro.com.br/como-funcion ... atico.htmlO “N” nunca deve ser utilizado com o veículo movimento. Seu uso é recomendável apenas na parada total do carro, como em semáforos, por exemplo, ou para empurrar o veículo de um ponto ao outro. Caso contrário, há risco de superaquecimento e desgaste prematuro das peças. Vale ressaltar que na posição “Neutro” não ocorrerá a economia combustível, como muitos acreditam. Veículos com injeção eletrônica consomem menos quando estão engatados.
Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/automove ... id=1152491
Ou seja, basicamente o que você falou: não há problema algum em colocar no Neutro, afinal, se houvesse, não existiria essa posição no câmbio. O problema realmente está na junção de Neutro e movimento. Achei pertinente a informação pois é justamente isso que ocorre no caso trazido por vc aqui: Neutro + movimento. (O CAPS LOCK ATIVO É SÓ PARA DAR ENFASE NO QUE VOU ESCREVER DESCULPAS ANTECIPADAS) ENTÃO, POR ISSO QUE LEVANTEI ESSA QUESTÃO, POIS O BALANCEAMENTO COM A RODA NO CARRO, O MESMO ESTÁ NA POSIÇÃO ''N'' E A MÁQUINA FAZ AS RODAS DIANTEIRAS GIRAREM EM ALTA VELOCIDADE, PRA MIM FICANDO CLARO QUE PODE DANIFICAR SIM, SE AS FONTES QUE VOCÊ ME PASSOU SÃO SEGURAS.
A meu ver, seu exemplo de parado no semáforo, não se coaduna com o caso do balanceamento com as rodas no carro, pois são situações diferentes. NA VERDADE O EXEMPLO DO SEMÁFORO NÃO TEM A VER COM O TÓPICO, SÓ USEI ELE COMO EXEMPLO PARA EXPLICAR SOBRE A SITUAÇÃO ''N'' PARA SER UTILIZADA NO DIA A DIA.
Outro ponto importante, é que nossos carros - a partir de 2006 - já vieram com o controle do Neutro. Por isso, pouco importa, pois ao parar o próprio carro já vai ao Neutro, não necessitando interferência de nossa parte. VERDADE, PORÉM NO CÂMBIO A ALAVANCA SERVE PARA VOCÊ DESCANÇAR O PÉ DO FREIO, POIS MESMO PARADO E O CONTROLE DO NEUTRO FUNCIONANDO SE VOCÊ TIRAR O PÉ DO FREIO VAI BATER NO CARRO DA FRENTEPORTANTO A POSIÇÃO ''N'' NO CÂMBIO É PARA VOCÊ TIRAR O PÉ DO FREIO ENQUANTO ESTÁ PARADO EM UM ENGARRAFAMENTO POR EXEMPLO.
De qualquer forma, meu pensamento e os excertos acima não são fontes confiáveis. De minha parte não sou confiável porque não sou um mecânico; da parte dos sites porque não os conheço. Mas achei que colocando a informação poderia contribuir com algo, pois acho que ela é bem sensata. De qualquer forma peço perdão sincero se não fui feliz em postar meus achismos aqui em seu tópico. QUE ISSO LEVINTHAL, CLARO QUE SUAS INFORMAÇÕES SÃO IMPORTANTES E AGORA COM ESSAS FONTES SÓ MOSTROU INTERESSE DA SUA PARTE EM AJUDAR A SANAR AS DÚVIDAS, E PODE TER CERTEZA QUE ELAS VIERAM PARA ACRESCENTAR MAIS CONTEÚDO E FORAM MUITO UTEIS OBRIGADO![]()
Abraços fraternais.
"Veículos com transmissão automática não podem ser rebocados com as rodas dianteiras em contato com o solo. Transportar o veículo girando as rodas dianteiras causará graves danos na transmissão que não serão cobertos pela garantia."
Last_Warrior escreveu:Legal, acho que agora a questão está esclarecida de vez!! Não se deve fazer balanceamento com a roda no lugar em veículos com câmbio automático em hipótese nenhuma.
O jeito é recorrer ao balanceamento com a roda fora do local e, caso a trepidação persista, tentar descobrir a real causa da mesma!
Abraço.
Last_Warrior escreveu:Caso o diferencial seja separado do câmbio na dianteira, não terá problema nenhum, mas caso seja embutido e utilize o mesmo óleo do câmbio, acredito que pode sim ocasionar algum tipo de dano.
Pra tirar 100% da dúvida, procure no manual na parte de "emergência" se ele faz alguma menção de não rebocar o carro com câmbio automático por distâncias longas, aí já mata a questão...
Sobre o balanceamento, o balanceamento com a roda no lugar é mais preciso pois a máquina detecta com muito mais sensibilidade inclusive em 2 dimensões de deslocamento de força.
Além disso, desgaste de cubos de roda é desprezível e quando apresenta algum empeno ou folga deve ser prontamente substituído.
Já o disco de freio sai balanceado de fábrica e a sua própria utilização o faz ter desgaste regular na pista, dispensando o processo ao longo do seu uso.
Sendo assim, o balanceamento na máquina deve ser sempre a primeira opção. Só pra frisar, dá uma olhada neste artigo aqui, se precisar posso procurar alguma fonte mais técnica
http://autoentusiastas.blogspot.com.br/ ... -roda.html
Levinthal escreveu:Thiago, é isso aí meu amigo! Estamos aí !!
Abs.
--------
Last, dica preciosa!
Dei uma olhada no manual e na página 98 - seção 9-6 diz que:"Veículos com transmissão automática não podem ser rebocados com as rodas dianteiras em contato com o solo. Transportar o veículo girando as rodas dianteiras causará graves danos na transmissão que não serão cobertos pela garantia."
Ainda mantenho a tese de que o giro da roda no eixo de tração sem que seja o próprio câmbio que o promova, gera danos a ele.
Abs.
Last_Warrior escreveu:Legal, acho que agora a questão está esclarecida de vez!! Não se deve fazer balanceamento com a roda no lugar em veículos com câmbio automático em hipótese nenhuma.
O jeito é recorrer ao balanceamento com a roda fora do local e, caso a trepidação persista, tentar descobrir a real causa da mesma!
Abraço.
Alcir Andreoni escreveu:Last_Warrior escreveu:Legal, acho que agora a questão está esclarecida de vez!! Não se deve fazer balanceamento com a roda no lugar em veículos com câmbio automático em hipótese nenhuma.
Abraço.
É o que eu estou fazendo hoje!
Meu carro está na Ophicina (não está errado! Esse é o nome certo de onde eu levo o carro!) para descobrir os motivos da trepidação. O pior é que é intermitente.
Tem hora que o volante trepida e tem hora que não. Tem hora que quando freio o carro trepida e tem hora que não.
Tem hora que parece que o freio está parando o carro sozinho e tem hora que não.
Usuários navegando neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 273 visitantes