O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralBALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

43 mensagens
Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Marcio Gregolin
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: BALANCEAMENTO - CÂMBIO AUTOMÁTICO

por Last_Warrior » 18 Jan 2014, 00:12

Deixa eu ver se entendi... Vc faz o balanceamento com a roda no lugar? Se for, esquece, o melhor balanceamento é o na máquina, se não funcionar direito é porque está com algum empeno no cubo ou disco de freio.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 18 Jan 2014, 01:14

Pessoal esquece esse lance de se o balanceamento foi tirado a roda ou não, esse questionamento não vem ao caso referente a esse tópico, o que perguntei lá no início e torno a repetir é em relação ao CÂMBIO, se deixando na posição ''N'' na hora do balanceamento o carro tem que está ligado ou não? Pois o pensamento é o seguinte, se o carro está desligado não a circulação de óleo no câmbio, portanto causando o efeito de girar as rodas dianteiras em alta velocidade pode ocasionar problemas futuros no câmbio ou isso foi apenas um comentário mitico, que na verdade pouco importa se está ligado ou desligado como o Alcir disse acima. O questionamento é apenas esse.

Sobre o balanceamento gostaria de saber porque não pode ser feito com as rodas no carro? Qual a diferença? Eu fiz no meu com as rodas no carro e foi utilizado A MÁQUINA, foi levantado cada roda de uma vez e feito com a máquina, se não pode desse jeito qual o embasamento teórico sobre não poder ser feito assim? Para na próxima vez eu argumentar com a oficina que vai fazer.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Levinthal
GLS member
GLS member
Nome Completo: João Victor Levinthal
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por Levinthal » 18 Jan 2014, 03:13

Thiago, sinceramente acho que não tem diferença. Se formos parar pra pensar, os manuais de carros automáticos, alguns mecânicos, e inclusive quando aprendemos o básico sobre carro automático, sempre ouvimos: ao parar no sinal não coloque o carro em N, pois pára de ter lubrificação; deixe sempre em D!

Acho que de fato não há diferença.
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo

por Alcir Andreoni » 18 Jan 2014, 11:08

Vamos as respostas sobre o balanceamento no lugar ou não.

Balanceamento feito com máquina tracionadora não fica bom, pois a máquina não atinge uma velocidade suficiente para fazer o balanceamento na frente. Assim deve-se fazer com a tração do veiculo. No automático nunca se faz, pois pode ocasionar danos ao câmbio.

O melhor e fazer fora.

Acabei de voltar do alinhamento,balanceamento e cambagem' então estou pronto para por o bicho na estrada.

Depois eu conto como ficou.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 18 Jan 2014, 15:29

Levinthal escreveu:Thiago, sinceramente acho que não tem diferença. Se formos parar pra pensar, os manuais de carros automáticos, alguns mecânicos, e inclusive quando aprendemos o básico sobre carro automático, sempre ouvimos: ao parar no sinal não coloque o carro em N, pois pára de ter lubrificação; deixe sempre em D!

Acho que de fato não há diferença.

Desculpa Levinthal mas onde você viu escrito isso no manual? Pois eu já li meu manual algumas vezes e nunca vi nada parecido com essa informação.

O que eu sei é em relação a ''necessidade'' pois se você vai parar em um sinal por 30 segundos (por exemplo) não existe a necessidade alguma de ficar movimentando o câmbio de D para N toda hora. Na verdade o problema não está em deixar o carro em N e sim movimenta-lo com frequência sendo que vai ocasionar um desgaste maior do mesmo.

O carro foi fabricado para utilização do N, não tem lógica alguma quando o carro estiver no N não ser lubrificado. Desculpe mais não sou de acordo com essa informação. Você deu partida no carro não importa em que posição o câmbio está, a lubrificação vai ocorrer é como óleo do motor, deu partida já era.

Só para você ter um exemplo como base, você pega um engarrafamento e aí como que faz? Vai ficar desligando e ligando o carro toda hora? Ou vai deixar no D e ficar segurando o carro com freio por um período prolongado? O N vai ser útil dessa forma, vai jogar nele e quando o trânsito voltar a fluir você volta a jogar o carro no D, principalmente quem mora em São Paulo e no centro do Rio.
Imagem

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 18 Jan 2014, 15:39

Alcir Andreoni escreveu:Vamos as respostas sobre o balanceamento no lugar ou não.

Balanceamento feito com máquina tracionadora não fica bom, pois a máquina não atinge uma velocidade suficiente para fazer o balanceamento na frente. Assim deve-se fazer com a tração do veiculo. No automático nunca se faz, pois pode ocasionar danos ao câmbio.

O melhor e fazer fora.

Acabei de voltar do alinhamento,balanceamento e cambagem' então estou pronto para por o bicho na estrada.

Depois eu conto como ficou.

Você tirou as 4 ou só das dianteiras Alcir? Então se fosse sempre assim (sem roda) esse tópico aqui nem existiria ahahahahahah, o problema é que eu não tinha ideia da diferença de um automático para um manual, pois sempre fiz na máquina com as rodas no carro e sempre ficou bom.

A diferença é tão gritante assim utilizando a máquina com as rodas fora do carro do que com elas no mesmo?

Pronto para acabar com esse problema, quando eu for balancear novamente vou procurar um lugar que retire a roda e faça fora, pronto aí não vai ter pensamento disso ou daquilo a roda vai ta fora do carro mesmo :47:
Imagem

Imagem

Levinthal
GLS member
GLS member

por Levinthal » 18 Jan 2014, 16:14

Thiago, isso que a gente tinha dito a vc, mas vc não deu muita bola, rsrsrs. Acho seu questionamento muito pontual e difícil de ser respondido. Por isso mesmo faça fora do carro (mais comum) e seja feliz.

Abs.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 18 Jan 2014, 21:55

Levinthal escreveu:Thiago, isso que a gente tinha dito a vc, mas vc não deu muita bola, rsrsrs. Acho seu questionamento muito pontual e difícil de ser respondido. Por isso mesmo faça fora do carro (mais comum) e seja feliz.

Abs.

As rodas da frente tem de ser feito fora, as de trás pode ser no local.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 19 Jan 2014, 00:03

Levinthal escreveu:Thiago, isso que a gente tinha dito a vc, mas vc não deu muita bola, rsrsrs. Acho seu questionamento muito pontual e difícil de ser respondido. Por isso mesmo faça fora do carro (mais comum) e seja feliz.

Abs.

Claro que dei bola Levinthal, eu sou o tipo de pessoa que gosta de debater assuntos e sanar dúvidas, não gosto de coisas ''achadas'' eu penso assim a pessoa para forma uma opinião tem que ter embasamento, fonte dizer por dizer não tira dúvida de ninguém, bom pelo menos pra mim não, por isso eu sempre peço para pessoa que está me passando algo onde você viu isso? Qual fonte? entende?

Eu trouxe esse tópico para debater uma ideia de um amigo aqui do fórum nem foi da minha parte, fiquei com aquilo na cabeça e como gosto de debater as coisas trouxe a ideia pra ca.

Como eu não tenho certeza absoluta dos meus pensamentos, na próxima vez faço fora, porém vou continuar pesquisando e lendo, procurando ver se acho uma fonte segura sobre esse tipo de explicação pois fiquei muito curioso com esse questionamento.

Abraços!
Imagem

Imagem

Levinthal
GLS member
GLS member

por Levinthal » 19 Jan 2014, 02:05

Thiago,
só agora vi seu questionamento lá em cima. Dei uma olhada no manual de nossos Vectras e, de fato, não há menção a isso. Ainda bem que não falei que era o nosso modelo em específico, rs. Já li isso em algum manual, só não sei qual efetivamente agora.
No entanto, encontrei algumas reportagens e trago alguns excertos aqui:

1) Vamos falar primeiro do cêmbio automático, algumas pessoas descem a serra com o câmbio automático na posição N (neutro), em breve seu câmbio necessitará de manutenção, pois na posição N (neutro) a bomba de lubrificação interna da maioria dos câmbios automáticos não funciona, fato que provocara um desgaste prematuro nas peças internas da transmissão. A posição N apenas deve ser utilizada com o carro parado ou para pequenos deslocamentos.

Fonte: http://www.zap.com.br/revista/carros/ul ... -20121008/

3- Na descida, não use D nem N, já que na primeira o carro pode ganhar muita velocidade e te obrigar a frear bruscamente, e na segunda o câmbio fica sem lubrificação. Utilize a posição 2 ou 3 e faça valer o freio-motor.

Fonte: http://caranddriverbrasil.uol.com.br/ga ... atico/5667

Um erro comum provocado pelo condutor sem muita experiência com esse tipo de câmbio é o velho hábito do ponto morto e o vício de carro manual (deixar o carro engatado, mantendo o pé na embreagem, mesmo em semáforos e grandes engarrafamentos). Para evitar problemas de lubrificação na caixa, o condutor deve manter a alavanca na posição em “D”, seja em semáforos, quando pára ou quando circula nos grandes engarrafamentos urbanos.

Fonte: http://salaodocarro.com.br/como-funcion ... atico.html

O “N” nunca deve ser utilizado com o veículo movimento. Seu uso é recomendável apenas na parada total do carro, como em semáforos, por exemplo, ou para empurrar o veículo de um ponto ao outro. Caso contrário, há risco de superaquecimento e desgaste prematuro das peças. Vale ressaltar que na posição “Neutro” não ocorrerá a economia combustível, como muitos acreditam. Veículos com injeção eletrônica consomem menos quando estão engatados.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/automove ... id=1152491

Ou seja, basicamente o que você falou: não há problema algum em colocar no Neutro, afinal, se houvesse, não existiria essa posição no câmbio. O problema realmente está na junção de Neutro e movimento. Achei pertinente a informação pois é justamente isso que ocorre no caso trazido por vc aqui: Neutro + movimento.

A meu ver, seu exemplo de parado no semáforo, não se coaduna com o caso do balanceamento com as rodas no carro, pois são situações diferentes.

Outro ponto importante, é que nossos carros - a partir de 2006 - já vieram com o controle do Neutro. Por isso, pouco importa, pois ao parar o próprio carro já vai ao Neutro, não necessitando interferência de nossa parte.

De qualquer forma, meu pensamento e os excertos acima não são fontes confiáveis. De minha parte não sou confiável porque não sou um mecânico; da parte dos sites porque não os conheço. Mas achei que colocando a informação poderia contribuir com algo, pois acho que ela é bem sensata. De qualquer forma peço perdão sincero se não fui feliz em postar meus achismos aqui em seu tópico.

Abraços fraternais. :)

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 20 Jan 2014, 09:56

Levinthal escreveu:Thiago,
só agora vi seu questionamento lá em cima. Dei uma olhada no manual de nossos Vectras e, de fato, não há menção a isso. Ainda bem que não falei que era o nosso modelo em específico, rs. Já li isso em algum manual, só não sei qual efetivamente agora.
No entanto, encontrei algumas reportagens e trago alguns excertos aqui:

1) Vamos falar primeiro do cêmbio automático, algumas pessoas descem a serra com o câmbio automático na posição N (neutro), em breve seu câmbio necessitará de manutenção, pois na posição N (neutro) a bomba de lubrificação interna da maioria dos câmbios automáticos não funciona, fato que provocara um desgaste prematuro nas peças internas da transmissão. A posição N apenas deve ser utilizada com o carro parado ou para pequenos deslocamentos.

Fonte: http://www.zap.com.br/revista/carros/ul ... -20121008/

3- Na descida, não use D nem N, já que na primeira o carro pode ganhar muita velocidade e te obrigar a frear bruscamente, e na segunda o câmbio fica sem lubrificação. Utilize a posição 2 ou 3 e faça valer o freio-motor.

Fonte: http://caranddriverbrasil.uol.com.br/ga ... atico/5667

Um erro comum provocado pelo condutor sem muita experiência com esse tipo de câmbio é o velho hábito do ponto morto e o vício de carro manual (deixar o carro engatado, mantendo o pé na embreagem, mesmo em semáforos e grandes engarrafamentos). Para evitar problemas de lubrificação na caixa, o condutor deve manter a alavanca na posição em “D”, seja em semáforos, quando pára ou quando circula nos grandes engarrafamentos urbanos.

Fonte: http://salaodocarro.com.br/como-funcion ... atico.html

O “N” nunca deve ser utilizado com o veículo movimento. Seu uso é recomendável apenas na parada total do carro, como em semáforos, por exemplo, ou para empurrar o veículo de um ponto ao outro. Caso contrário, há risco de superaquecimento e desgaste prematuro das peças. Vale ressaltar que na posição “Neutro” não ocorrerá a economia combustível, como muitos acreditam. Veículos com injeção eletrônica consomem menos quando estão engatados.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/automove ... id=1152491

Ou seja, basicamente o que você falou: não há problema algum em colocar no Neutro, afinal, se houvesse, não existiria essa posição no câmbio. O problema realmente está na junção de Neutro e movimento. Achei pertinente a informação pois é justamente isso que ocorre no caso trazido por vc aqui: Neutro + movimento. (O CAPS LOCK ATIVO É SÓ PARA DAR ENFASE NO QUE VOU ESCREVER DESCULPAS ANTECIPADAS :6: ) ENTÃO, POR ISSO QUE LEVANTEI ESSA QUESTÃO, POIS O BALANCEAMENTO COM A RODA NO CARRO, O MESMO ESTÁ NA POSIÇÃO ''N'' E A MÁQUINA FAZ AS RODAS DIANTEIRAS GIRAREM EM ALTA VELOCIDADE, PRA MIM FICANDO CLARO QUE PODE DANIFICAR SIM, SE AS FONTES QUE VOCÊ ME PASSOU SÃO SEGURAS.

A meu ver, seu exemplo de parado no semáforo, não se coaduna com o caso do balanceamento com as rodas no carro, pois são situações diferentes. NA VERDADE O EXEMPLO DO SEMÁFORO NÃO TEM A VER COM O TÓPICO, SÓ USEI ELE COMO EXEMPLO PARA EXPLICAR SOBRE A SITUAÇÃO ''N'' PARA SER UTILIZADA NO DIA A DIA.

Outro ponto importante, é que nossos carros - a partir de 2006 - já vieram com o controle do Neutro. Por isso, pouco importa, pois ao parar o próprio carro já vai ao Neutro, não necessitando interferência de nossa parte. VERDADE, PORÉM NO CÂMBIO A ALAVANCA SERVE PARA VOCÊ DESCANÇAR O PÉ DO FREIO, POIS MESMO PARADO E O CONTROLE DO NEUTRO FUNCIONANDO SE VOCÊ TIRAR O PÉ DO FREIO VAI BATER NO CARRO DA FRENTE :6: PORTANTO A POSIÇÃO ''N'' NO CÂMBIO É PARA VOCÊ TIRAR O PÉ DO FREIO ENQUANTO ESTÁ PARADO EM UM ENGARRAFAMENTO POR EXEMPLO.

De qualquer forma, meu pensamento e os excertos acima não são fontes confiáveis. De minha parte não sou confiável porque não sou um mecânico; da parte dos sites porque não os conheço. Mas achei que colocando a informação poderia contribuir com algo, pois acho que ela é bem sensata. De qualquer forma peço perdão sincero se não fui feliz em postar meus achismos aqui em seu tópico. QUE ISSO LEVINTHAL, CLARO QUE SUAS INFORMAÇÕES SÃO IMPORTANTES E AGORA COM ESSAS FONTES SÓ MOSTROU INTERESSE DA SUA PARTE EM AJUDAR A SANAR AS DÚVIDAS, E PODE TER CERTEZA QUE ELAS VIERAM PARA ACRESCENTAR MAIS CONTEÚDO E FORAM MUITO UTEIS OBRIGADO :88:

Abraços fraternais. :)
FORTE ABRAÇO FRONTAL HAHAHAHAHA :88:
Imagem

Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Last_Warrior » 21 Jan 2014, 01:49

Caso o diferencial seja separado do câmbio na dianteira, não terá problema nenhum, mas caso seja embutido e utilize o mesmo óleo do câmbio, acredito que pode sim ocasionar algum tipo de dano.

Pra tirar 100% da dúvida, procure no manual na parte de "emergência" se ele faz alguma menção de não rebocar o carro com câmbio automático por distâncias longas, aí já mata a questão...

Sobre o balanceamento, o balanceamento com a roda no lugar é mais preciso pois a máquina detecta com muito mais sensibilidade inclusive em 2 dimensões de deslocamento de força.

Além disso, desgaste de cubos de roda é desprezível e quando apresenta algum empeno ou folga deve ser prontamente substituído.

Já o disco de freio sai balanceado de fábrica e a sua própria utilização o faz ter desgaste regular na pista, dispensando o processo ao longo do seu uso.

Sendo assim, o balanceamento na máquina deve ser sempre a primeira opção. Só pra frisar, dá uma olhada neste artigo aqui, se precisar posso procurar alguma fonte mais técnica

http://autoentusiastas.blogspot.com.br/ ... -roda.html

Imagem

Levinthal
GLS member
GLS member

por Levinthal » 21 Jan 2014, 02:08

Thiago, é isso aí meu amigo! Estamos aí !!

Abs.

--------

Last, dica preciosa!

Dei uma olhada no manual e na página 98 - seção 9-6 diz que:

"Veículos com transmissão automática não podem ser rebocados com as rodas dianteiras em contato com o solo. Transportar o veículo girando as rodas dianteiras causará graves danos na transmissão que não serão cobertos pela garantia."

Ainda mantenho a tese de que o giro da roda no eixo de tração sem que seja o próprio câmbio que o promova, gera danos a ele.

Abs.

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Last_Warrior » 21 Jan 2014, 02:34

Legal, acho que agora a questão está esclarecida de vez!! Não se deve fazer balanceamento com a roda no lugar em veículos com câmbio automático em hipótese nenhuma.

O jeito é recorrer ao balanceamento com a roda fora do local e, caso a trepidação persista, tentar descobrir a real causa da mesma!

Abraço.

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 21 Jan 2014, 09:51

Last_Warrior escreveu:Legal, acho que agora a questão está esclarecida de vez!! Não se deve fazer balanceamento com a roda no lugar em veículos com câmbio automático em hipótese nenhuma.

O jeito é recorrer ao balanceamento com a roda fora do local e, caso a trepidação persista, tentar descobrir a real causa da mesma!

Abraço.

É o que eu estou fazendo hoje!

Meu carro está na Ophicina (não está errado! Esse é o nome certo de onde eu levo o carro!) para descobrir os motivos da trepidação. O pior é que é intermitente.

Tem hora que o volante trepida e tem hora que não. Tem hora que quando freio o carro trepida e tem hora que não.

Tem hora que parece que o freio está parando o carro sozinho e tem hora que não.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 21 Jan 2014, 10:26

Last_Warrior escreveu:Caso o diferencial seja separado do câmbio na dianteira, não terá problema nenhum, mas caso seja embutido e utilize o mesmo óleo do câmbio, acredito que pode sim ocasionar algum tipo de dano.

Pra tirar 100% da dúvida, procure no manual na parte de "emergência" se ele faz alguma menção de não rebocar o carro com câmbio automático por distâncias longas, aí já mata a questão...

Sobre o balanceamento, o balanceamento com a roda no lugar é mais preciso pois a máquina detecta com muito mais sensibilidade inclusive em 2 dimensões de deslocamento de força.

Além disso, desgaste de cubos de roda é desprezível e quando apresenta algum empeno ou folga deve ser prontamente substituído.

Já o disco de freio sai balanceado de fábrica e a sua própria utilização o faz ter desgaste regular na pista, dispensando o processo ao longo do seu uso.

Sendo assim, o balanceamento na máquina deve ser sempre a primeira opção. Só pra frisar, dá uma olhada neste artigo aqui, se precisar posso procurar alguma fonte mais técnica

http://autoentusiastas.blogspot.com.br/ ... -roda.html

Que beleza de informações Last_Warrior :88:
Imagem

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 21 Jan 2014, 10:29

Levinthal escreveu:Thiago, é isso aí meu amigo! Estamos aí !!

Abs.

--------

Last, dica preciosa!

Dei uma olhada no manual e na página 98 - seção 9-6 diz que:

"Veículos com transmissão automática não podem ser rebocados com as rodas dianteiras em contato com o solo. Transportar o veículo girando as rodas dianteiras causará graves danos na transmissão que não serão cobertos pela garantia."

Ainda mantenho a tese de que o giro da roda no eixo de tração sem que seja o próprio câmbio que o promova, gera danos a ele.

Abs.

Ainda bem que você já olhou e postou aqui, eu já tava querendo ir la no estacionamento só pra pegar o manual pra ler hahahahahahahha :88:
Imagem

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 21 Jan 2014, 10:32

Last_Warrior escreveu:Legal, acho que agora a questão está esclarecida de vez!! Não se deve fazer balanceamento com a roda no lugar em veículos com câmbio automático em hipótese nenhuma.

Abraço.

Esclarecidissimo pra mim, agora quando eu for realizar balanceamento do meu vecão vou ficar de olho nisso, procurar uma oficina que faça fora do local, obrigado pelas informações :88:
Imagem

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 21 Jan 2014, 10:37

Alcir Andreoni escreveu:

Abraço.

É o que eu estou fazendo hoje!

Meu carro está na Ophicina (não está errado! Esse é o nome certo de onde eu levo o carro!) para descobrir os motivos da trepidação. O pior é que é intermitente.

Tem hora que o volante trepida e tem hora que não. Tem hora que quando freio o carro trepida e tem hora que não.

Tem hora que parece que o freio está parando o carro sozinho e tem hora que não.

Alcir o meu também está assim, quando eu passo de 60 km/h se eu acionar o freio trepida, agora se estiver abaixo de 60 km/h ele não trepida, muito louco hahahahahhaha :47:
Imagem

Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por rgapski » 21 Jan 2014, 10:50

Thiago,

Só agora vi esse tópico... Como gosto de ler todas as msg, esse acabou ficando mais pro final...

Sobre o balanceamento na máquina, eu me confundi. O balanceamento é feito com o carro ligado, mas com a alavanca em D, e só algumas lojas fazem, pois nem todas as maquinas tem força para fazer.
Outra observação é a seguinte:
- Alguns lugares levantam apenas um lado do carro, fazendo com que todo o óleo corra para o sentido contrario, causando danos.

O correto é: colocar toda a dianteira do carro no cavalete sensorizado, engatar a D e rodar...
Alguém fica dentro do carro para acionar o freio para que o instalador coloque o chumbo na roda.

Onde faço balanceamento é esse o procedimento adotado por eles, mas nesses carros a preferencia é o balanceamento externo, utilizando o dinâmico apenas em caso extremos e em carros que rodam acima dos 200km/h, como o Camaro, por exemplo.
Me disseram, ainda, que carro AT, quando a roda da balanceamento e ainda assim apresenta vibração, as chances de serem problemas nos discos são grandes, pois nos AT o motor/cambio "briga" o tempo todo com os freios, aumentando as chances de aquecimento excessivo, que causa empenamento.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

43 mensagens