O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVedador da Caixa de direção pra cabine - Vectra B

14 mensagens   •   Página 1 de 1
luizhbh
GLS member
GLS member
Nome Completo: Luiz
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Vedador da Caixa de direção pra cabine - Vectra B

por luizhbh » 20 Nov 2013, 02:02

Amigos, eu tava notando que desde que comprei meu carro, ele produzia um ruído de aspiração da injeção irritante em certas ocasiões, além do ruído do motor também ser muito alto em outras ocasiões. Principalmente com os vidros fechados.

Já tinha revirado TUDO no carro em busca de algum "buraco" não tapado na parede corta fogo, olhei as passagens do cabo do acelerador, freio, embreagem e aquela do trambulador.

Um belo dia eu tive que trocar as buchas da barra estabilizadora que estavam criando um CRECK NHEC :38: quando passava em quebra molas ou rampas de garagem e resolvi olhar por baixo do carro, já que o mecânico teve que afrouxar o "agregado"(nome vulgar para o sub-chassi).

Aí descobri a origem ou pelo menos penso que seja, dos ruídos... na caixa de direção existe um anel de borracha espumada que faz a função de vedador de pó e ruídos. A minha estava TODA corroída e com pedaços faltando(imagino que possa ter vazado óleo da caixa em alguma época e daí ter apodrecido a borracha. E a DONA GM não deve ter feito uma especificação de borracha RESISTENTE ao óleo pra colocar ali...

Aqui abaixo uma sequencia com uma foto que tirei pela caixa de rodas esquerda. E outra que tirei já por baixo do carro, logo abaixo do lugar do motorista. Marquei uma foto pra vocês terem noção da erosão da borracha. Todas feitas com o agregado um pouco deslocado para que se efetuasse a troca da bucha da barra. Me ferrei na mão de obra, pois se soubesse disso antes era fácil de aproveitar pra trocar ! heheheheh! !

Imagem
Imagem
Imagem

Aí começou o drama.. nos desmanches daqui os caras me falaram que acontece o seguinte: se a caixa não sai com o tal vedador, esse vedador é imediatamente perdido ou descartado por quem desmancha o carro...

Aí tive que vasculhar as lojas e concessionárias de BH em busca da peça, sem sucesso!

Até que enfim achei numa loja de SP que me mandou pelo correio(não foi a Accioly). Essa loja tava um pouco mais barata. O dono me disse que tinha umas paralelas, mas acabaram e só restou uma original por R$70,00! ! ! !! :61: Nas lojas "oficiais" GM ela custa uns 90 Reais ! ! ! ! CARA PRA CACETE ! ! ! ! :47:

A borracha chegou, só que fiquei com uma mega pulga atrás da orelha dela não ser legitima da GM como foi dito.. apesar de vir em uma caixa da GM, até antiga.. de 1997 ! Mais velha que o meu carro! heeheh! ! !

Só que eu não vejo NENHUMA marquinha ou numero de série gravada na peça... tirei umas fotos aí pra vocês analisarem...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Alguém já viu essa peça ORIGINAL de perto ou tem acesso a alguma em concessionaria ou loja de peças pra me mandar uma fotinha aqui caso seja diferente??

O código dela é 90 495 811

Valeu ! ! Abraços e fica a dica pra uma hipotese de ruidos misteriosos próximo ao pé do motorista..
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member

Re: Vedador da Caixa de direção pra cabine Vectra B

por luizhbh » 11 Dez 2013, 00:50

Vixe!!! Pelo jeito ninguem aqui nem fazia ideia dessa peça! Bom pra conhecer entao!
Troquei a minha, e o ruido do motor do carro dentro do habitaculo reduziu MUITO!!! E também o tal ruido de aspiraçao e ar passando. Depois boto uma foto da peça roída pra vcs verem.
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por Luiz Antunes » 11 Dez 2013, 03:51

Eu sabia que ali teria um vedador , mas nunca fui apresentado !!!

Pela cara parece ser original mesmo !

Forster
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: José Rodrigo Forster
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Forster » 11 Dez 2013, 15:09

Concordo com o Luis essa peça tá muito bem feita pra não ser original...As paralelas normalmente tem umas rebarbas gigantes e sem propósito
Vectra ELITE 2.4 16V 2006
Histórico -Vectra GLS 2000 2.2 8V prata escuna com ABS e AIR-BAG DUPLO, GOL 89 L 1.6, Chevette 93 L 1.6, Gol BOLA 95 CLi 1.8

Mesteck
Member
Member
Nome Completo: Luiz Augusto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Mesteck » 20 Jan 2014, 20:25

Fala Luiz, tudo bom, engraçado meu nome tb é Luiz e temos problemas parecidos, o vedador do meu Vectra CD tb está estragado, mais o estranho é que por ele estar estragado, deixa o volante com uma folga, já que o vedador permite que a barra de direção fique mexendo.
Mais ai vai minha dúvida, é muito complicado fazer a troca dessa peça?
Você levou o carro em uma oficina mecanica, ou auto eletrico, pois aqui na minha cidade, quando falo dessa peça eles já mandam falar com o auto eletrico, e ligando para um o cara quer trocar a barra toda, ai não dá né.
Aguardo suas confirmações.
Valew

Obs, seu carro está brilhando muito. hahahah Parabéns!

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 22 Jan 2014, 16:33

Ó, eu acho que ta rolando uma confusao ai no seu caso.
Esse barulho na direçao(uma especie de batuque quando se passa em pisos irregulares) e normalmente causado por folga naquela junta universal que entra pelo assoalho do carro junto ao acelerador ou entao pelo rolamento que fica na coluna de direçao.
Esse rolamento parece que é emborrachado por fora e tem um visual realmente parecido com o vedador.
Porque eu te falo isso? O meu esta dando esse batuque tambem e parece ter a tal folga e tambem estava dando um ruido forte do motor e uma especie de sopro em determinadas situações.
O sopro e o ruido do motor sumiram quando troquei o vedador.
O batuque ainda ta la enchendo o saco,e ja troquei DUAS juntas universais novas compradas em concessionaria!
Pesquisando pela internet é que descobri esse rolamento, e agora vou tentar descobrir um jeito de troca-lo.
De inicio ja digo que tem que achar um cara que tenha o sacador de volante, principalmente se seu carro tiver airbag.
E é um serviço delicado, ja que envolve retirada de airbag, acabamentos e partes do painel.
Imagem

Mesteck
Member
Member

por Mesteck » 23 Jan 2014, 11:01

Entendi, mais acredito que meu carro esteja com o vedador e o rolamento estragado. rs
Cara, está dando medo de andar com o carro, a direção está com muita folga, não da segurança nenhuma de dirigir.
Fiz um video por baixo do carro, vou ver se consigo hospedar ele em algum local e te passo o link, para ver se é quase a mesma coisa que ocorre no seu.
Hoje um auto eletrico ficou de ver o carro, e ver o problema, assim que tiver alguma posição passo também.

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 24 Jan 2014, 14:34

Manda mesmo pra eu ver. Mas ja adianto com 99% de certeza que a vibraçao NAO e por conta do vedador!
Digo isso porque acompanhei a remoçao e recolocaçao e ele nem tem resistencia material pra sustentar a coluna e nem posicionamento adequado para tal.
O negocio dele e vedar ruidos e agua somente mesmo...

Se for possivel fotografar o processo de retirada do rolamento, por favor, faça pra gente! Eu quero fazer e quando fizer, vou tirar fotos, mas to sem tempo e sem grana pra brincadeira... heheheh!
Imagem

brajao
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Reinaldo Aparecido Brajão
Estado: Paraná
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por brajao » 26 Jan 2014, 21:30

Estou acompanhando! Quero ver o desfecho...rsrsrsrsr
((( Reinaldo Ap. Brajão )))
Vectra CD 2.2 16V 2001/2001 138 CV - Prata Escuna - Manual
Bancos de Couro - AC Digital - MID - TC - ABS - Cruise Control By VC
Som Premium: Pioneer DEH-P9600MP - Controle no volante e Informações no Display via CA-D-PI.150

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva

por JoãodoValle » 26 Jan 2014, 22:06

Esse "batuque", folga na direcao tbm tenho, eh pouca mas em calcamento de pedras irrita bastante.

Ja fui ver e vi que o problema e aquele canote articulavel (sei la o nome disso) que fica ali perto dos pedais, porque sei disso?

Antes tinha um grilo ali junto com a folga, ai o mecanico desmontou e colocou na prensa, acabou o grilo e diminuiu a folga, mas ja estava ciente de tal teste.

Enfim, funcionou, mas vou ter qur trocar em breve isso.

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 27 Jan 2014, 01:27

Bom, eu tambem achava isso, tanto que em vez de prensar as pontas(o que é perigoso pois pode acabar travando a cruzeta ou sei la mais o que...) eu comprei em concessionaria a peça nova e o barulho diminuiu mas nao acabou, conforme dito acima... pesquisei mais e no clube antigo existem relatos sobre o tal rolamento da coluna...
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva

por JoãodoValle » 27 Jan 2014, 09:30

Luiz, me passe qual peca é exatamente e quanto pagou, vamos ver estamos falando da mesma hehehe.

Abraco

Mesteck
Member
Member

por Mesteck » 27 Jan 2014, 19:22

Então Luiz, o problema do meu carro não era o vedador como você mesmo já havia falado, o problema estava nas buchas da direção, foi esse o nome dado pelo mecânico, infelizmente não estava junto durante a troca, meu pai que levou o carro e depois foi buscar, mais segue a imagem com a bucha antiga, da pra ver certinho ela fora:
Imagem
Valeu pela ajuda!

luizhbh
GLS member
GLS member

por luizhbh » 29 Jan 2014, 11:49

JoãodoValle escreveu:Luiz, me passe qual peca é exatamente e quanto pagou, vamos ver estamos falando da mesma hehehe.

Abraco

Eu troquei essa junta que tá aqui no post a seguir, paguei 200 reais nela, na época ainda nao tinha trocado, hoje eu talvez nao trocaria, apesar de achar que ela é uma das partes que compoem o meu problema de barulho.

http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... 79&p=31149

Inclusive vou olhar essas buchas que prendem a caixa de direção antes de olhar o rolamento.

Boa dica do Mesteck. Aproveito pra dizer que voce deve olhar essa coifa, ou guarda pó dos braços de direção. Eles estao presos com fita plastica, o que é errado, tem que ser com braçadeira metálica, justamente pra ficarem ajustadinhos e evitar esse vazamento de oleo que aparece na foto...

O kit é vendido completinho e só basta um mecanico com boa capacidade e MAOS PEQUENAS(hehehe é sério!!) pra instalar, pois o espaço de trabalho ali é RIDICULO! ! O bom é que se limpar direitinho e instalar da maneira certa, só vai ter que mexer de novo se tiver que arrancar a caixa fora ou empenar o braço da direção...
Imagem

14 mensagens   •   Página 1 de 1