Comprei um Vectra 2.2 8v 98/99, ja com problema de super aquecimento. Ao tentar por diversas vezes corrigir isso, troquei bomba d'água, mangueiras, tubos, selos do bloco, termostato (azulzinho), plug do mesmo, e só falta trocar o radiador. Uma vez um eletricista sugeriu retirar a válvula termostática pois estaria travada, e que aqui na região não era necessária pois o clima é bastante quente. Fui ao mecânico retirar a tal válvula e o antigo dono ja havia retirado. Pensei: "phodeu!! Ja estou sem válvula o carro era pra está no mínimo normal.
.png)
Coloquei a bendita válvula e pra minha surpresa a temperatura do vectrão NORMALIZOU !!!
.png)
O carro anda com temperatura quase o tempo todo a baixo dos 90º mas quando o forço um pouquinho sobe pra 92/95º mas logo desce e fica na casa dos 90º.
Mas a minha alegria logo acabaria, ao ver o ponteiro subir até 100º novamente de vez em quando. Não é sempre mas as vezes a temperatura acaba subindo. Quando acontece isso, percebo que o 2º estágio da ventoinha não está ativo. Aí vou ao plug do termostato que fica perto da válvula, quando retiro o 2º estágio dispara na mesma hora. Ao recolocar, vezes fica ligado até resfriar o motor, vezes desliga após alguns segundos sem baixar a temperatura. O segundo estágio não está funcionado como deveria.
Em pesquisas, descobri que o sinal do segundo estágio em vectras do ano do meu, vem direto da ECU. Será que existe possibilidade de algum problema com ela?? Fiação e relés foram revisados recentemente. Me ajudem! Me deem algum rumo de pesquisa por favor!
.png)
Só mais um detalhe, é que meu radiador está com um pequeno vazamento, mas quando o segundo estágio funciona normalmente, a temperatura fica sempre Normal, e tbm sempre tenho cuidado de completar a água todos os dias pela manhã.
Um abraço a todos.