por Ricardo Crispim »
04 Dez 2013, 15:59
Fando um testemunho aqui.
Todos sabem que eu fiz o motor de meu vectra e a história que levou a isso.
Pensei bastante sobre o assunto retirar o eixo balanceador, principalmente porque acho que se foi colocado ali é porque tinha um propósito.
Pesquisei muito, mas muito mesmo sobre o assunto. Ponderei opiniões importantes como a do Luiz Antunes por exemplo, pois tem muita experiência em mecânica e comportamento de motores.
Conversei bastante através da internet com dois caras da Polônia e um da Alemanha que já fizeram isso em seus vectras, pois lá na europa, os 2.0 16V sairam com esse bendito compensador de massa.
Lendo o post do Arquiteto sobre a delicadeza das especificações e ferramentas a serem utilizadas para colocar a peça novamente em seu lugar eu tive certeza que não confiaria nem nos mecânicos das duas autorizadas GM aqui da cidade de Campo grande para fazer o serviço.
Pesando tudo, optei pela retirada da peça, apesar do receio. O que de certa forma me tranquilizava é que o processo é totalmente reversível, então iria guardar as peças por um tempo.
Conversei bastante com o pessoal da retífica reis em Ribeirão Preto, onde comprei o defletor e a bomba de óleo necessários para a adaptação e ele me informou que a maior parte dos motores GM 16V que eles fazem por lá, retiram o eixo balanceador e me disseram que a diferença perceptível ( e isso para quem conhece profundamente o carro), seria ele ficar um pouco áspero em rotações elevadas, como uma retomada ou ultrapassagem.
Hoje já estou com o carro a alguns dias e disponibiilzei o eixo balanceador para a venda, pois não senti nada de anormal. Existe exageros em alguns que informam que a performance melhora, etc...Não consegui perceber isso, talvez porque o motor está pouco rodado ainda.
Realmente ele ficou um pouquinho parecido com o 8V em altisimas rotações, me lembrando meu primeiro vectra, mas nada que incomode.
Por enquanto a unica coisa que me incomoda e quando eu comprei ele já havia, é um pouco de viração no drive quando estou com pé no freio e aproveitando o espaço, gostaria que vocês que têm vectra AT me dessem uma luz, porque eu esqueci de frisar isso para o meu mecânico (estava atordoado com tanto gasto, rsrsrsrs).
É meu primeiro vectra AT e não sei exatamente o que devo esperar dele.
Outra coisa, eu nunca fiz motor de carro nenhum, então gostaria de saber se o consumo de combustível aumenta quando se faz o motor, pois ele está com mais sede agora do que quando eu o comprei...
Forte abraço!!!!!!!!!!!!