O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[AJUDA] - Oleo baixando e Agua do Radiador tambem

32 mensagens
  • 1
  • 2
Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member
Nome Completo: Gabriel
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2003/2004

[AJUDA] - Oleo baixando e Agua do Radiador tambem

por Gabriel Abrahão » 07 Abr 2013, 22:23

Fala pessoal, beleza ?!?!? ACHO que estou com um problema no carro de volta. Mês passado mandei arrumar o sensor de temperatura do carro, e a escova do motor do arranque, dai tranquilo até então. Dai na mesma semana, que mandei arrumar, sempre abasteço no mesmo posto perto de casa, o frentista veio me dizer que o oleo estava no minimo, achei estranho, pq o carro foi para a revisao em Janeiro/2013, e la foi trocado o oleo, e seus perifericos. Essa semana fui abastacer de volta o carro, o mesmo frentista veio me dizer que estava no minimo de volta o oleo, e a agua do radiador estava baixa. Dai a questão, será que nao queimou a junta do cabecote do meu carro ??? Pq só veio acontecer isso quando deu problema no Sensor de Temperatura, agora a temperatura esta normal, ativa a ventoinha quando chega no meio (90º). Alguem poderia me ajudar ...

Atenciosamente,

Gabriel
Atual: Honda Civic LX 2003/2004 - Fotos

Ex: Ford Fiesta 2016/2017 - Fotos

Ex-Vectra CD 2003/2003 - Fotos

fernando sensulini
Member
Member
Nome Completo: Fernando Cesar Sensulini
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: [AJUDA] - Oleo baixando e Agua do Radiador tambem

por fernando sensulini » 07 Abr 2013, 22:37

Cara... Pode ser cabeçote sim.

Só a junta queimada em si não justifica o sumiço do óleo.

No período em que você andou com o sensor de temperatura ruim, pode sim ter danificado alguma coisa no cabeçote por calor excessivo.

O ideal é você ver com teu mecânico de confiança para ter certeza... mas corre o risco sim. =/

Pergunta: você mudou a viscosidade do óleo nas ultimas trocas? Por exemplo: usava 10:40 e passou a usar 20:50, ou usava 20:50 e passou pra 15:40?

Abraço
Vectra Challenge
Ex VCD 97
Ex Ford Verona 96 1.8 Mi Pandoo EF-4

Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member

por Gabriel Abrahão » 07 Abr 2013, 22:47

Sempre usei o mesmo oleo no meu carro, e o que é recomendado pela propria GM, que é aquele semi-sintético. Mas vou levar na Concessionaria para ver no que deu e ver quanto que vai sair o conserto

fernando sensulini escreveu:Cara... Pode ser cabeçote sim.

Só a junta queimada em si não justifica o sumiço do óleo.

No período em que você andou com o sensor de temperatura ruim, pode sim ter danificado alguma coisa no cabeçote por calor excessivo.

O ideal é você ver com teu mecânico de confiança para ter certeza... mas corre o risco sim. =/

Pergunta: você mudou a viscosidade do óleo nas ultimas trocas? Por exemplo: usava 10:40 e passou a usar 20:50, ou usava 20:50 e passou pra 15:40?

Abraço

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 07 Abr 2013, 22:50

e realmente com o painel marcado menos pode ter aquecido e vc nem ter percebido

estar dando uma passagem de agua ainda pequena ...

no meu antigo 00 ajunta não queimou mas sim enferrujou e furou com o tempo ...

os tres pontos a verificar ...

agua no escape em quantidade maior que o normal ...

oleo um pouco esbranquiçado

velas com sinal de agua/ ferrugem

agora o oleo baixar assim e curioso ...

Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member

por Gabriel Abrahão » 07 Abr 2013, 22:57

Vou dar uma olhada nisso, tem que tirar as 4 velas para verificar isso ? Ou só em uma, já consegue verificar isso ?

Arquiteto escreveu:e realmente com o painel marcado menos pode ter aquecido e vc nem ter percebido

estar dando uma passagem de agua ainda pequena ...

no meu antigo 00 ajunta não queimou mas sim enferrujou e furou com o tempo ...

os tres pontos a verificar ...

agua no escape em quantidade maior que o normal ...

oleo um pouco esbranquiçado

velas com sinal de agua/ ferrugem

agora o oleo baixar assim e curioso ...

fernando sensulini
Member
Member
Nome Completo: Fernando Cesar Sensulini

por fernando sensulini » 07 Abr 2013, 23:06

É bom tirar as 4. Pode ser que o vazamento se dê um pistão e noutro não.

Quanto ao óleo... intrigante.
Perguntei se tinha trocado a viscosidade porque se você passa de uma óleo mais grosso (20w50) pra um mais fino (10w40), PODE SER que ao aquecer do óleo, ele ficando mais fino, de passagem nos anéis pelo desgaste natural de peça.

=/...
Vectra Challenge
Ex VCD 97
Ex Ford Verona 96 1.8 Mi Pandoo EF-4

Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member

por Gabriel Abrahão » 07 Abr 2013, 23:30

Hmm ... Terça-feira vou levar num amigo meu, que tem uma Oficina aqui em Curitiba, ele vai colocar um aparelho para medir a compressão exata, dai já acusa se vai ter alguma avaria na(o) junta/cabeçote/pistão. Dai já tenho um parecer melhor. Dai terça feira, digo o que deu do diagnostico pessoal, agradeço desde já. :mrgreen:

HANK
Organizador
Organizador
Nome Completo: Hank Krummrich Zaidan
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por HANK » 08 Abr 2013, 21:31

Gabriel Abrahão escreveu:Hmm ... Terça-feira vou levar num amigo meu, que tem uma Oficina aqui em Curitiba, ele vai colocar um aparelho para medir a compressão exata, dai já acusa se vai ter alguma avaria na(o) junta/cabeçote/pistão. Dai já tenho um parecer melhor. Dai terça feira, digo o que deu do diagnostico pessoal, agradeço desde já. :mrgreen:

So uma duvida

A respeito do oleo, teu motor ta limpo, não tem nenhum escorrido de oleo no cabeçote e no bloco, e como ta a haste da vareta de oleo?
PS: desculpe a pergunta, mas não encontrei comentário a respeito disso, mas to usando um net. Você viu se teu carro não queima oleo? As vezes ta queimando oleo junto com a agua o que disfarça o cheiro e a coloração da fumaça.
PS 2: o meu tava abaixando o oleo e era pela tampa de oleo do motor e pela vareta, so troca e ja foi.

Abraços
Clube do Vectra - Regional MS
Imagem

Imagem

Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member

por Gabriel Abrahão » 08 Abr 2013, 22:17

Opa, tava escorrendo no final do ano, e na revisao de Janeiro de 2013, foi trocado a junta da tampa de valvula, velas, cabo de velas, e trocado o oleo, filtro de gasolina, e o filtro de oleo, e foi limpo, nao esta vazando/babando nada, e foi a primeira coisa que fui verificar. A haste do oleo esta perfeita, as vezes sinto um cheiro estranho no Ar, mesmo ele estando desligado, nao sei explicar como que é o cheiro. Amanha vou verificar com um amigo, que é mecanico, ver a taxa de compressao do motor, para ver se não afetou alguma peça. Amanha postarei o diagnostico.

KHAN escreveu:So uma duvida

A respeito do oleo, teu motor ta limpo, não tem nenhum escorrido de oleo no cabeçote e no bloco, e como ta a haste da vareta de oleo?
PS: desculpe a pergunta, mas não encontrei comentário a respeito disso, mas to usando um net. Você viu se teu carro não queima oleo? As vezes ta queimando oleo junto com a agua o que disfarça o cheiro e a coloração da fumaça.
PS 2: o meu tava abaixando o oleo e era pela tampa de oleo do motor e pela vareta, so troca e ja foi.

Abraços

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Estado: Rio de Janeiro
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por Luiz Antunes » 09 Abr 2013, 11:48

Se a temperatura esta legal eu andaria mais um tempo, e verificaria agua e oleo pessoalmente , sem ser pela opinião do frentista .

Talvez seja melho vc mesmo completar tudo e passar a medir sempre . Outra coisa, faz fumaça branca no escape ?

Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member

por Gabriel Abrahão » 09 Abr 2013, 12:10

Pelo que percebo, não. Hoje a tarde vou na oficina do meu amigo, para ver se não afetou nenhuma parte interna do motor. Dai a noite, eu posto o resultado. :mrgreen:

luiz antunes escreveu:Se a temperatura esta legal eu andaria mais um tempo, e verificaria agua e oleo pessoalmente , sem ser pela opinião do frentista .

Talvez seja melho vc mesmo completar tudo e passar a medir sempre . Outra coisa, faz fumaça branca no escape ?

Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member

por Gabriel Abrahão » 09 Abr 2013, 18:18

Fala pessoal, hoje fui no meu amigo, na oficina dele, depois do almoço, umas 14h. Verificamos a compressão no bloco, estava normal, ele tirou as 4 velas, nao tem nada de oleo/agua nas velas. E deu 150 de compressao nas conexoes das velas. Dai ele me perguntou se eu tinha misturado 2 tipos de oleo no motor, falei a principio nao, pq falei que tinha trocado o oleo na Concessionaria em Janeiro de 2013 e o frentista completou com 1 litro de oleo, mas nao lembro da viscosidade. Dai na Concessionaria, eles so usam oleo mineral, e fui verificar, na CSS tinham o W50, o começo nao aparece na nota, provavelmente o frentista colocou um oleo diferente. Meu amigo recomendou trocar o oleo pelo da Castrol 20W50, disse que é o melhor que tem no mercado atualmente, e pedi para verificar o radiador tbm, a tampa que fecha o reservatorio nao esta segurando o ar comprimido e por isso que tem ar no Radiador, e tenho que comprar uma tampa nova, e ele me recomendou fazer a sangria do reservatorio, e comprar 2L daquele Aditivo Rosa. Vou fazer isso, se continuar baixando, vou ter que ir mais afundo. :(

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Estado: Rio de Janeiro
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por Luiz Antunes » 09 Abr 2013, 21:00

Melhor observar mesmo como te falei , antes de qq providencia .

Gabriel Abrahão escreveu:Fala pessoal, hoje fui no meu amigo, na oficina dele, depois do almoço, umas 14h. Verificamos a compressão no bloco, estava normal, ele tirou as 4 velas, nao tem nada de oleo/agua nas velas. E deu 150 de compressao nas conexoes das velas. Dai ele me perguntou se eu tinha misturado 2 tipos de oleo no motor, falei a principio nao, pq falei que tinha trocado o oleo na Concessionaria em Janeiro de 2013 e o frentista completou com 1 litro de oleo, mas nao lembro da viscosidade. Dai na Concessionaria, eles so usam oleo mineral, e fui verificar, na CSS tinham o W50, o começo nao aparece na nota, provavelmente o frentista colocou um oleo diferente. Meu amigo recomendou trocar o oleo pelo da Castrol 20W50, disse que é o melhor que tem no mercado atualmente, e pedi para verificar o radiador tbm, a tampa que fecha o reservatorio nao esta segurando o ar comprimido e por isso que tem ar no Radiador, e tenho que comprar uma tampa nova, e ele me recomendou fazer a sangria do reservatorio, e comprar 2L daquele Aditivo Rosa. Vou fazer isso, se continuar baixando, vou ter que ir mais afundo. :(

fernandooo
Member
Member
Nome Completo: fernando manes
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por fernandooo » 13 Abr 2013, 20:27

ja era os retentores de valvula, manda o cabeçote pra retifica!!!

Timbo
Member
Member
Nome Completo: Wesley Soares Timbó
Fabricação/Modelo: 1998/1999

por Timbo » 20 Abr 2013, 20:53

Cara, você não pode deixar frentista meter a mão no seu carro, óleo não se mede com motor quente, tem que ser cedo e antes da primeira partida, além do mais, outra cagada, deixar frentista completar óleo sem nem saber qual óleo foi usado na troca ou no complemento, não é bom misturar óleos de marcas diferentes, principalmente mineral e sintético, mantenha sempre a mesma marca de óleo para não prejudicar o trabalho de proteção que o óleo faz, quando se troca de marca, toda a pelicula de proteção que o antigo óleo criou é retirada.

Na questão de baixar água, o meu baixou um pouquinho, e eu completei porque o pc acusava quando o carro estava em desnível, mas não se deve abrir o reservatório com o motor quente, pode entrar ar, faça sempre você mesmo ou peça para um mecânico, tive problema com a kombi uma vez, pegou ar e tive que levar no mecanico.

Muitos frentistas mal sabem abastecer, quanto mais verificar óleo, isso dai é o posto que manda eles verificarem pra vender mais óleo, não pensem que eles estão te fazendo um favor não.

Uma vez o meu pai foi trocar o óleo num posto como sempre fazia (nunca deixamos ninguém olhar o óleo mas a troca era no posto mesmo), ai o infeliz do frentista tirou a vareta, melou o dedo de óleo e disse que podia rodar mais com aquele óleo pois ainda estava bom, meu pai voltou pra casa e me falou isso, pois bem, expliquei pra ele que isso não existia, não tem como saber se o óleo está bom apenas vendo a cor e esfregando os dedos, óleo deve ser trocado a cada 6 meses ou 5 mil km, mandei meu pai ir no mecanico e trocar o óleo como o programado (eu já não trocava mais no posto a muito tempo, mas ele insistia)

Meu vectra estava usando 20w50 havoline mineral (quando peguei), pedi pro mecanico colocar um óleo mais fino, ele colocou 15w40 havoline mineral, pretendo colocar 10w40 semi sintetico havoline e manter esse, única coisa é que quando o carro está frio bate um pouco de tucho, mas depois que esquenta o barulho para, mas vai ficar assim, vou manter o óleo mais fino possível no carro, vacilo do antigo dono usar 20w50 num motor tão novo, tem 86 mil apenas.

Boa sorte com a máquina.

Gabriel Abrahão escreveu:Fala pessoal, hoje fui no meu amigo, na oficina dele, depois do almoço, umas 14h. Verificamos a compressão no bloco, estava normal, ele tirou as 4 velas, nao tem nada de oleo/agua nas velas. E deu 150 de compressao nas conexoes das velas. Dai ele me perguntou se eu tinha misturado 2 tipos de oleo no motor, falei a principio nao, pq falei que tinha trocado o oleo na Concessionaria em Janeiro de 2013 e o frentista completou com 1 litro de oleo, mas nao lembro da viscosidade. Dai na Concessionaria, eles so usam oleo mineral, e fui verificar, na CSS tinham o W50, o começo nao aparece na nota, provavelmente o frentista colocou um oleo diferente. Meu amigo recomendou trocar o oleo pelo da Castrol 20W50, disse que é o melhor que tem no mercado atualmente, e pedi para verificar o radiador tbm, a tampa que fecha o reservatorio nao esta segurando o ar comprimido e por isso que tem ar no Radiador, e tenho que comprar uma tampa nova, e ele me recomendou fazer a sangria do reservatorio, e comprar 2L daquele Aditivo Rosa. Vou fazer isso, se continuar baixando, vou ter que ir mais afundo. :(

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Marcio Gregolin

por Last_Warrior » 24 Abr 2013, 12:05

Se baixa tanto óleo quanto água radiador pode ser junta do cabeçote ruim, fica esperto.

Quanto ao óleo usado, acho que do 15W40 ao 20W50 todos são recomendados, e o manual não especifica se o motor é 0km deve usar os mais finos e tal... Acho que é mais uma questão de clima externo, sei lá. Acho que estando dentro do recomendado tá valendo. Só tem que ser de marca reconhecida, nada dessas marcas xing ling tipo Luboil, Petro plus, etc...
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member

por Gabriel Abrahão » 24 Abr 2013, 21:56

Hoje chegando em casa, vi uma mancha no chão da garagem, fui ver e esta vazando Óleo do motor, vou mandar arrumar o carro na funilaria e depois verificar por onde que esta vazando.

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 24 Abr 2013, 22:07

se for do lado do passageiro na direção da correia dentada desconfie da mangueira de agua

que chega no bloco vinda do radiador ...

o meu estava vazando ali como ... a agua tinha aditivo (vermelho) e se misturava com alguma sujeira

no meio do caminho parecia que era oleo ... isto explicaria sua agua baixando

Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member

por Gabriel Abrahão » 24 Abr 2013, 22:45

Esta do lado do motorista, mais perto da roda esquerda dianteira. Como sempre paro de frente para a parede, então sei daonde que vaza, mesmo o carro nao estando na vaga, tem gente aqui no predio, para de qualquer jeito o carro na vaga da garagem e nao sabe se esta vazando alguma coisa.

Arquiteto
Administrador
Administrador