O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaLaboratorio de produtos de detalhe
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

1054 mensagens
Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Arquiteto » 28 Fev 2014, 20:17

tranquilo como eu disse vai na liquida de carnaúba ... da mothres ...

http://www.lojamastercleaner.com.br/mot ... 473ml.html

a da meguiars esta em falta na master cleaner

Levinthal
GLS member
GLS member
Nome Completo: João Victor Levinthal
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por Levinthal » 28 Fev 2014, 23:57

Léo, vc já a usou? Se sim, qual a durabilidade?

Obrigado.

Abs.
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 07 Mar 2014, 17:19

Arquiteto escreveu:tranquilo como eu disse vai na liquida de carnaúba ... da mothres ...

Agora surgiu uma dúvida.

Como essa cera tem solvente, tem de deixá-la curar?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por rgapski » 07 Mar 2014, 17:31

Alcir Andreoni escreveu:
Arquiteto escreveu:tranquilo como eu disse vai na liquida de carnaúba ... da mothres ...

Agora surgiu uma dúvida.

Alcir,

Toda cera tem solventes, pois ele é quem permite que o produto seja aplicado com facilidade sobre a lata.
Por isso que se recomenda uma camada fina sempre, pois facilita a evaporação do solvente e adesão da cera.

As ceras líquidas, em relação às versões em pasta, geralmente contem mais solvente, ou seja, a concentração de cera é menor, por isso rende/dura menos que a cera em pasta, porém a aplicação/remoção é mais fácil.

Por isso que sempre frisamos que o ideal é passar o produto por todo o carro, em uma camada mais fina possível.
Depois do carro todo encerado, saia pra tomar uma água e dar uma respirada. Em geral, 10 minutos é mais que suficiente.
Depois disso você volta e faz um teste: passa o dedo e veja se a cera sai com facilidade e não deixa resíduos.
Se isso acontecer, pode passar o pano pra remover o excesso, partindo sempre na mesma ordem de aplicação da cera.

Ai surge a diferença entre uma cera boa e uma ruim: a facilidade de remoção e a duração da camada protetiva.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Levinthal
GLS member
GLS member

por Levinthal » 10 Mar 2014, 23:36

Pessoal, depois da ajuda de vocês, chegaram os produtos que comprei hoje:

Imagem

Estou muito ansioso pra testar o Rain-X e a cera da Mothers. Depois coloco o resultado. :)

PS: Segunda compra na MIROMI, tudo em ordem. Loja recomendada. Contudo, nessa compra veio um produto além do que comprei (shampoo 3m). Entrei em contato com eles pra saber se querem me manda um código para que eu efeute a devolução.

Abs.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 12 Mar 2014, 14:36

rgapski escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:

Agora surgiu uma dúvida.

Alcir,

Toda cera tem solventes, pois ele é quem permite que o produto seja aplicado com facilidade sobre a lata.
Por isso que se recomenda uma camada fina sempre, pois facilita a evaporação do solvente e adesão da cera.

As ceras líquidas, em relação às versões em pasta, geralmente contem mais solvente, ou seja, a concentração de cera é menor, por isso rende/dura menos que a cera em pasta, porém a aplicação/remoção é mais fácil.

Por isso que sempre frisamos que o ideal é passar o produto por todo o carro, em uma camada mais fina possível.
Depois do carro todo encerado, saia pra tomar uma água e dar uma respirada. Em geral, 10 minutos é mais que suficiente.
Depois disso você volta e faz um teste: passa o dedo e veja se a cera sai com facilidade e não deixa resíduos.
Se isso acontecer, pode passar o pano pra remover o excesso, partindo sempre na mesma ordem de aplicação da cera.

Ai surge a diferença entre uma cera boa e uma ruim: a facilidade de remoção e a duração da camada protetiva.

Abs!

Rapha,

Eu perguntei sobre o solvente porque a 3M afirma de pés juntos que a NXT Generation 2.0 não possui solventes em sua fórmula e não necessita deixar curar depois da aplicação.
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 12 Mar 2014, 14:56

Alcir Andreoni escreveu:Rapha,

Eu perguntei sobre o solvente porque a 3M afirma de pés juntos que a NXT Generation 2.0 não possui solventes em sua fórmula e não necessita deixar curar depois da aplicação.

Alcir,

A 3m (pra quem não sabe, ela é dona da Meguiar's) vai continuar jurando de pés juntos que sua cera não possui solventes!
O termo solvente, em alguns casos, pode ser mal interpretado, como algo que de certa forma "dissolve" a pintura.

Vamos falar, então, sobre o termo "veículo".
Veículo, basicamente, é o componente químico que permite a aplicação do que se pretende.

Vamos usar o exemplo de um polidor à base de água.
O polidor, é, em suma, uma reunião de partículas abrasivas, que aplicadas sobre a camada de verniz, permite um nivelamento, pois as partículas são menores que os riscos que geralmente aparecem (visíveis à olho nu).
Contudo, não é possível aplicar somente estas partículas sobre a lata, pois elas seriam uma espécie de pó, logo, haveria um desperdício de produto, portanto, precisamos de um veículo, algo que leve e mantenha essas partículas entre a lataria e a boina aplicadora enquanto se faz o polimento.
Portanto, aqui no exemplo, utiliza-se a água como veículo.

A cera, em geral, possui um elemento químico mais volátil (em geral algum derivado de pretroleo), que permite que haja a aplicação da cera, que é bem dura em seu estado natural.

Assim, quando você passa a mistura do veículo + cera, o veículo evapora e a cera permanece.
Por isso que se recomenda um tempo de cura, assim, quando se remove o excesso, há mais cera já ancorada à superfície. Por tal motivo que, quando deixamos uma cera curar por muito tempo, a remoção do excesso fica difícil.

A collinite, por exemplo, que utiliza uma cera muito forte, é praticamente impossível de se remover sem solvente caso seque totalmente em uma camada grossa.
Por isso que, quando a cera é muito boa, aplica-se uma camada bem fina, alias, mais fina possível, pois assim consegue-se três coisas:
1) Facilidade na evaporação do solvente (ou veículo, como preferir), gerando um tempo de cura menor;
2) Melhor adesão, por conta da evaporação rápida do veículo;
3) Menos cera excedente (fácil remoção do excesso).

Abs!

Garagens:
Imagem

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Nome Completo: Marco Souza
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

por mdemarquinho » 12 Mar 2014, 15:17

Pessoal, andei pesquisando os métodos que profissionais usam para detalhar o carro, bem, não quero ter equipamento profissional pelo custo em si mas faço questão dos produtos serem e estou com um certo problema.

Não sei se já estou de saco cheio de encerar o carro, mas eu realmente não aguento mais tirar a Collinite com as mãos, essa cera deixa o carro lindo mas na boa, dá muito trabalho de encerar na mão, já usei outras ceras que eram relativamente fácil de tirar mas a Collinite que é concentrada em carnaúba, essa está me desanimando.

Existe alguma Politriz ou similar focada para encerar o carro? sei que a Politriz em sim requer habilidades pois se esquentar muito você acaba com a pintura mas não quero polir, não é meu objetivo, quero apenas ter facilidades para tirar a cera do carro, dar o brilho, na mão eu já não tenho mais paciência ou a cera não é lá aquelas coisas, se não for aceito conselhos de uma cera liquida de qualidade para lataria preta.

Agradeço pela ajuda.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 12 Mar 2014, 15:52

mdemarquinho escreveu:Pessoal, andei pesquisando os métodos que profissionais usam para detalhar o carro, bem, não quero ter equipamento profissional pelo custo em si mas faço questão dos produtos serem e estou com um certo problema.

Não sei se já estou de saco cheio de encerar o carro, mas eu realmente não aguento mais tirar a Collinite com as mãos, essa cera deixa o carro lindo mas na boa, dá muito trabalho de encerar na mão, já usei outras ceras que eram relativamente fácil de tirar mas a Collinite que é concentrada em carnaúba, essa está me desanimando.

Existe alguma Politriz ou similar focada para encerar o carro? sei que a Politriz em sim requer habilidades pois se esquentar muito você acaba com a pintura mas não quero polir, não é meu objetivo, quero apenas ter facilidades para tirar a cera do carro, dar o brilho, na mão eu já não tenho mais paciência ou a cera não é lá aquelas coisas, se não for aceito conselhos de uma cera liquida de qualidade para lataria preta.

Agradeço pela ajuda.

Roto-orbital da Meguiar's...
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 12 Mar 2014, 15:56

mdemarquinho escreveu:Pessoal, andei pesquisando os métodos que profissionais usam para detalhar o carro, bem, não quero ter equipamento profissional pelo custo em si mas faço questão dos produtos serem e estou com um certo problema.

Agradeço pela ajuda.

Marquinho,

A Collinite, principalmente a 915, é fenomenal, deixa um brilho intenso e tem uma durabilidade maravilhosa.
Nas como disse, dá um trabalhão pra aplicar, e principalmente, remover. Aquilo deve ter muita carnaúba na formula!
A 476 já é mais light, mas ainda assim, mais difícil de aplicar/remover que as meguiars ou mothers.

Aplicação de cera e máquina não combinam. Aplicação boa de cera é na mão mesmo, no máximo um auxilio de um pad aplicador.

É possível aplicar cera com a maquina, desde que ela seja orbital. O resultado não é melhor, nem mais fácil, que aplicado à mão.
Maquina rotativa não serve para aplicar cera! Jamais faça isso, pois corre-se o risco de acabar com a pintura do carro.

A collinite é uma cera manhosa para passar, mas depois que você pegar a manha, certamente não vai querer outra.
Assim que minha NXT acabar, vou usar a 476, que é "meio termo".

A dica que eu te dou para facilitar a aplicação é a seguinte:
1) Aplique à sombra e de preferencia no frio e com umidade alta.
2) Passe a cera em uma área de aproximadamente 30cm x 30cm por vez;
3) Passe uma camada bem fina, quase invisível. Não precisa deixar a pintura fosca de cera. Ela tem que ficar só com uma gordurinha, bem fina mesmo!
4) Assim que aplicar nessa área, passe a microfibra de leve, nada de esfregar.
5) Passe para a próxima área.

Se você não tem muita paciência pra fazer pedacinho por pedacinho, como exige a collinite, e sim prefere passar no carro inteiro e depois vir removendo, recomendo as seguintes ceras, pois de todas que já usei, são as mais fáceis de aplicar/remover.

- Meguiars NXT 2.0 em pasta (cera sintética) ou Meguiars Gold Class em pasta (carnaúba)
Alta Repelência à água, brilho molhado, fácil de aplicar e remover. Boa durabilidade.
A gold class dá um pouco mais de brilho, mas bem semelhante.

- Lincoln Carnaúba em pasta (cera de carnaúba)
Não dá o brilho da meguiars, mas da a mesma proteção à pintura. Mesma durabilidade e mais barata que a meguiars.

Tem a ultimate paste wax da meguiars, que dá até pra aplicar embaixo do sol, umas das ceras mais gostosas de se usar, mas o custo dela me faz não recomendá-la.

Abs!

Garagens:
Imagem

mdemarquinho
GLS member
GLS member

por mdemarquinho » 12 Mar 2014, 16:01

Alcir Andreoni escreveu:

Agradeço pela ajuda.

Roto-orbital da Meguiar's...

O valor dela gira em torno de 1.000,00 ???? Se for pra mim não dá, queria algo mais (muito) mais simples, nada profissional, só para encerar meu carro apenas.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 12 Mar 2014, 16:08

mdemarquinho escreveu:
O valor dela gira em torno de 1.000,00 ???? Se for pra mim não dá, queria algo mais (muito) mais simples, nada profissional, só para encerar meu carro apenas.

Marquinho,

R$ 1.000,00 é caro mesmo.
Existem equipamentos tão bons quanto este por volta de R$ 550 ~650.
De qquer forma, é um investimento alto só pra passar cera no carro, ainda mais considerando o fato de que o resultado não é tão satisfatório assim.

Tem maquinas próprias para encerar que custam por volta de R$ 150, mas só trazem mais riscos à pintura. Fuja disso!
Ao inves da maquina, investe numa cera mais macia! :88:

Abs!

Garagens:
Imagem

mdemarquinho
GLS member
GLS member

por mdemarquinho » 12 Mar 2014, 16:32

rgapski escreveu:
mdemarquinho escreveu:

Marquinho,

R$ 1.000,00 é caro mesmo.
Existem equipamentos tão bons quanto este por volta de R$ 550 ~650.
De qquer forma, é um investimento alto só pra passar cera no carro, ainda mais considerando o fato de que o resultado não é tão satisfatório assim.

Tem maquinas próprias para encerar que custam por volta de R$ 150, mas só trazem mais riscos à pintura. Fuja disso!
Ao inves da maquina, investe numa cera mais macia! :88:

Abs!

Entendi, valeu pela dica.

Para a cor preta sabe me dizer uma boa? eu paguei 75 obamas na Collinite, saiu algo em torno de 150,00 na época, mas realmente ela é punk pra tirar, já me aconselharam aqui mesmo de passar pouco mas mesmo passando pouco, chega no final do carro estou moído rs.

Mas blz, a Collinite é uma pasta e muito dura, rende pra caramba, qual são as melhores, pasta ou liquida?

Agradeço pelo retorno.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 12 Mar 2014, 17:22

mdemarquinho escreveu:
Entendi, valeu pela dica.

Para a cor preta sabe me dizer uma boa? eu paguei 75 obamas na Collinite, saiu algo em torno de 150,00 na época, mas realmente ela é punk pra tirar, já me aconselharam aqui mesmo de passar pouco mas mesmo passando pouco, chega no final do carro estou moído rs.

Mas blz, a Collinite é uma pasta e muito dura, rende pra caramba, qual são as melhores, pasta ou liquida?

Agradeço pelo retorno.

Marquinho,

A NXT 2.0 e a Gold Class vão muito bem para cores escuras, melhores do que em cores claras.
A lincoln só dá bons resultados com um polimento prévio.

A versão em pasta é fácil de aplicar/remover, dura e rende mais que a versão liquida. A liquida não compensa.

Abs!

Garagens:
Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 12 Mar 2014, 17:29

o orbital ou politriz (na velocidade minima)

vai ajudar so a aplicar ...

retirar e no mãozão mesmo

:61:

ps. sei que alguns vão protestar mas a minha politriz começa a trabalhar com

rotações baixas (1000 rpm) ... isto mais boina super macia ...e alguma pratica

nunca me causou problemas ... :76:

Forster
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: José Rodrigo Forster
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Forster » 12 Mar 2014, 17:33

Essa é a dureza do detalhe...rs
Vectra ELITE 2.4 16V 2006
Histórico -Vectra GLS 2000 2.2 8V prata escuna com ABS e AIR-BAG DUPLO, GOL 89 L 1.6, Chevette 93 L 1.6, Gol BOLA 95 CLi 1.8

mdemarquinho
GLS member
GLS member

por mdemarquinho » 12 Mar 2014, 18:00

rgapski escreveu:

Agradeço pela ajuda.

Marquinho,

A Collinite, principalmente a 915, é fenomenal, deixa um brilho intenso e tem uma durabilidade maravilhosa.
Nas como disse, dá um trabalhão pra aplicar, e principalmente, remover. Aquilo deve ter muita carnaúba na formula!
A 476 já é mais light, mas ainda assim, mais difícil de aplicar/remover que as meguiars ou mothers.

Aplicação de cera e máquina não combinam. Aplicação boa de cera é na mão mesmo, no máximo um auxilio de um pad aplicador.

É possível aplicar cera com a maquina, desde que ela seja orbital. O resultado não é melhor, nem mais fácil, que aplicado à mão.
Maquina rotativa não serve para aplicar cera! Jamais faça isso, pois corre-se o risco de acabar com a pintura do carro.

A collinite é uma cera manhosa para passar, mas depois que você pegar a manha, certamente não vai querer outra.
Assim que minha NXT acabar, vou usar a 476, que é "meio termo".

A dica que eu te dou para facilitar a aplicação é a seguinte:
1) Aplique à sombra e de preferencia no frio e com umidade alta.
2) Passe a cera em uma área de aproximadamente 30cm x 30cm por vez;
3) Passe uma camada bem fina, quase invisível. Não precisa deixar a pintura fosca de cera. Ela tem que ficar só com uma gordurinha, bem fina mesmo!
4) Assim que aplicar nessa área, passe a microfibra de leve, nada de esfregar.
5) Passe para a próxima área.

Se você não tem muita paciência pra fazer pedacinho por pedacinho, como exige a collinite, e sim prefere passar no carro inteiro e depois vir removendo, recomendo as seguintes ceras, pois de todas que já usei, são as mais fáceis de aplicar/remover.

- Meguiars NXT 2.0 em pasta (cera sintética) ou Meguiars Gold Class em pasta (carnaúba)
Alta Repelência à água, brilho molhado, fácil de aplicar e remover. Boa durabilidade.
A gold class dá um pouco mais de brilho, mas bem semelhante.

- Lincoln Carnaúba em pasta (cera de carnaúba)
Não dá o brilho da meguiars, mas da a mesma proteção à pintura. Mesma durabilidade e mais barata que a meguiars.

Tem a ultimate paste wax da meguiars, que dá até pra aplicar embaixo do sol, umas das ceras mais gostosas de se usar, mas o custo dela me faz não recomendá-la.

Abs!

Não tinha visto esse post, sorry.

Matou a pau, vou seguir as dicas.

Sempre aplico em um sabadão na garage de meu velho, mas nunca me atentei ao clima, sempre foi com sol ou seja, muito calor e a umidade estava bem baixa, típica do verão. Vou aproveitar esses dias de chuva aonde o clima está mais moderado e a umidade está mais em alta e vou aplicar como você disse. Realmente eu venho fazendo errado, eu vou passando com o aplicador (uma almofadinha azul) mas deixo a lataria fosca, por mais que tente passar pouco, ainda sim estou passando muito, espero quase 2 minutos para dar uma secada e venho com o flanela de micro fibra dando o lustre para puxar o brilho, mas esse momento de puxar o brilho que é punk, esse que eu queria um caminho mais curto mas blz, vou rever minha forma de aplicar.

Mas uma coisa que eu faço a risca é o tamanho da área aplicada, 30x30 mesmo, cheguei a fazer parte como metade de uma porta, depois a outra metade mas aí seca muito a sera e dificulta ainda mais para puxar o brilho.

Mas valeu pelas dicas, valeu mesmo

Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

por Edcezar » 12 Mar 2014, 19:12

Eu estava estranhando o trabalho que a collinite estava te dando...

Ja usei umas 4 vezes com camada bem fina e foi facil remover...
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Julio Cesar
GLS member
GLS member
Nome Completo: julio cesar cordeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

por Julio Cesar » 12 Mar 2014, 20:00

cera com sol é brabo de retirar...pqp...como eu disse em outros post´s, gostei muito da paste wax 3m, tem um cheiro agradável e é muito facil de tirar. Passei em minhas rodas e depois de 2 semanas foi só lavar q tava brilhando tanto quanto o dia em que eu passei. recomendo.
Vectra Elegance 2006 Preto
ABS + 4 Airbags + Sensor de Chuva, etc....

Levinthal
GLS member
GLS member

por Levinthal » 13 Mar 2014, 00:36

Pessoal, como viram acima comprei uma cera da mothers de carnaúba, mas líquida.

Apliquei ontem, e pelo que já li aqui (Marquinho e Raphael), acho que apliquei de forma errada. :2:

Foi a primeira vez, daremos um desconto.

Gostei muito do brilho, e a princípio acho que não criei nenhum srwill. Assim espero, rs.

Acho que meu maior erro foi de fato deixar secar muito e também por ter passado um pouco demais em algumas áreas. Passei no carro todo (do friso pra cima) e só depois retirei. Deveria, de fato, ter feito por partes.

Aqui algumas fotos (detalhe para a fita crepe isolando tudo! :)):

Durante a aplicação:

Imagem

Imagem

Após a aplicação:

Imagem

Imagem

Duas dúvidas:

1) Durante a aplicação, no início, percebi que a pintura estava muito "travosa", dificultando a passagem do aplicador. Isso é sinal de pintura contaminada?

2) Na hora de retirar a cera achei que ia sair com facilidade, mas ela "agarrou" um pouco na pintura. É normal? Como evitar.

Dicas são bem-vindas! :88:

Abs.

1054 mensagens