Olá amigos
Todos tiveram vontade ou a necessidade de algum dia remover a forração das portas do VECTRA C, ou ainda não removeram por não saber como realizar sem quebrar nada, então ao observar no fórum não encontrei um "Faça você mesmo" como este, então resolvi compartilhar com os irmãos.
Vamos lá, mãos a obra:
Primeiramente, é necessário:
1 Chave Torx 1,5mm
1 Chave de Fenda
Eis nossa porta Dianteira:
Primeiramente vamos remover a proteção do retrovisor, que também tem o Tweeter:
Para sua remoção, basta somente puxar com CUIDADO visto que tem a fiação do Tweeterr, e está fixado por 3 retentores.
Após sua remoção vc encontra internamente a fiação do Tweeter, e uma espuma de proteção anti-ruído, basta remover esta espuma:
Removendo a espuma ficará a vista o Tweeter e o plug da fiação:
Basta apenas realizar a desconexão do plug.
Após a remoção da proteção do retrovisor, vamos a remoção do forro, aqui temos:
2 parafusos torx na lateral, 2 parafusos torx embaixo da porta, 2 parafusos torx dentro do puxador da porta, e 1 parafuso torx dentro da manopla de abertura da porta.
Vamos lá as imagens, 2 parafusos torx na lateral:
2 Parafusos torx na parte de baixo:
Para demover os dois parafusos torx do puxador da porta temos que remover a capa de proteção:
Façamos isso com o auxilio de uma chave de fenda, pela lateral da capa, eis que é a forma e o o local indicado par realizar a remoção para não quebrar as travas de plástico:
Podemos já observar os dois buracos dos parafusos torx, é só remove-los:
Depois de remover este dois parafusos vamos para o último, que fica atrás da capinha e da manopla de abertura da porta:
Aqui novamente utilizaremos a chave de fenda para realizar a remoção da capa protetora do parafuso, pode se observar que há uma pequena fenda nesta capa, o que adentra de forma perfeita a chave de fenda para realizar a remoção:
Após a remoção da capa fica visível o buraco do parafuso, basta remove-lo:
Terminamos de remover os parafusos que fixam a forração da porta, mas antes de remove-la, temos que remover o controle dos vidros elétricos, pois há uma fiação e se puxarmos podemos rompe-la.
Para remover, devemos introduzir uma chave de fenda de forma exatamente igual na imagem abaixo, pois ai se encontra a trava que fixa o controle do vidro a forração da porta:
Introduza a chave e empurre com a ponta pra cima que o controle sairá:
Após puxar para fora o controle também sairá a fiação que está preso ao controle por um plug basta remove-lo:
Agora temos que remover a forração, aqui iremos observar que mesmo removendo os parafusos a forração está presa, pois além dos 5 parafusos, temos mais 5 Retentores, aqui para remover tem de PUXAR, não há outra alternativa, hehehe pode ser que os retentores quebrem, mas é somente fixadores que pode ser adquiridos em qualquer loja de acessórios automotivos, e por um preço bem pequeno.
Vamos lá a remoção, temos que puxar neste lugares primeiro:
Começando por baixo fica mais fácil a remoção, em cima é o mesmo procedimento, só PUXAR.
Ao puxar irá ver o cabo de aço que é engatado a manopla de abertura da porta, é só desenroscar, bem fácil:
Assim teremos removido a forração da porta dianteira:
Amigos, este procedimento é o MESMO para ambas a porta dianteiras!
Vamos a porta traseira:
devemos seguir o mesmo procedimento da porta dianteira para a remoção dos parafusos, que são 5 também:
2 parafusos torx na lateral, 2 parafusos torx embaixo da porta, 2 parafusos torx dentro do puxador da porta, e 1 parafuso torx dentro da manopla de abertura da porta.
Vamos lá as imagens, 2 parafusos torx na lateral:
2 Parafusos torx na parte de baixo:
Para demover os dois parafusos torx do puxador da porta temos que remover a capa de proteção:
Façamos isso com o auxilio de uma chave de fenda, pela lateral da capa, eis que é a forma e o o local indicado par realizar a remoção para não quebrar as travas de plástico:
Podemos já observar os dois buracos dos parafusos torx, é só remove-los:
Depois de remover este dois parafusos vamos para o último, que fica atrás da capinha e da manopla de abertura da porta:
Aqui novamente utilizaremos a chave de fenda para realizar a remoção da capa protetora do parafuso, pode se observar que há uma pequena fenda nesta capa, o que adentra de forma perfeita a chave de fenda para realizar a remoção:
Após a remoção da capa fica visível o buraco do parafuso, basta remove-lo:
Aqui a diferença é o controle do vidro elétrico, mais a diferença é o tamanho e o plug, pois a forma de remoção é igual do controle dianteiro:
Após isso proceda da mesma forma para remoção da forração, puxando-a:
Começando por baixo fica mais a fácil a remoção, em cima é o mesmo procedimento, só PUXAR.
Ao puxar irá ver o cabo de aço que é engatado a manopla de abertura da porta, é só desenroscar, bem fácil:
Quando remover a forração, não puxe tudo, pois há a fiação do Tweeter que tem que ser removida:
Feito isso, a forração da porta traseira foi realizada com sucesso. Este procedimento é IGUAL para ambas as porta traseiras.
Pronto amigos! De forma fácil e consciente realizamos a remoção de ambas a portas. Para a recolocação da forração é só seguir o tutorial de trás para frente, não tem erro.
***OBS: aqui vai uma Observação importante. Não se esqueça de recolocar o cabo de aço da manopla de abertura da porta, pois pode acontecer, e vc só irá perceber ao ter terminado de montar a porta e for utilizar a manopla quando for dar um rolê...hehehhehhe ai vai ficar com raiva e terá que desmontar tudo de novo.
Aw, sobre o RETENTOR, que irá quebrar quando puxar a forração da porta, é facilmente encontrado em qualquer loja de acessórios automotivos, abaixo uma imagem do mesmo:
Aqui na minha cidade, comprei por R$ 0,30 centavos cada.
Peço desculpas caso haja algum erro de português ou/e se não passei a informação clara ou/e a foto não tenha ficado de boa visualização e não tenha sanada a dúvida, mas como disse "qualquer dúvida só perguntar que esclarecerei com prazer"
Abraços e até a próxima.!!!