Vou explicar como fiz para trocar o radiador do meu Vectra CD 97.
Recentemente levei meu carro no mecanico pra trocar a junta do coletor de escape que estava vazando e fazia um barulho estranho, parecia tucho hidraullico só que era mais alto...
blz, o mecanico trocou as duas juntas do coletor (a que vai presa no cabeçote e aquela pequena na saida dos dois canos para o escapamento), só que pra variar acho que ele forçou o radiador e agora ele estava vazando naquela capa de plastico que tem do lado...
Já andei pesquisando e percebi que é um problema comum que aparece nos radiadores, mas se não fosse o mão redonda do mecanico creio que ele duraria mais um bom tempo (tá bem novo), mas...
Então vamos ao que interesa e chega de lamentações kkkk
Rodei várias oficinas e o que todos me disseram é que era para por um radiador NOVO e de boa marca, para durar mesmo, pois o trampo que dá para tirar e colocar o radiador no lugar não e bolinho não... (acabei percebendo na hora de fazer o serviço que ele não estavam exagerando...)
Tem que desmontar a frente do carro inteirinha. Para-choque, farois e seta, alma de aço, ventilador da frente, radiador do ar, tubagem de entrada de ar na caixa do filtro de ar... tudo mesmo... para chegar no bendito radiador do motor.
Vejam essa foto e reparem que é tudo preso no radiador:

Agora as peça:
Radiador Marca RV (Visconde) com 2 anos de garantia
2 Coxins inferiores do radiador
2 Coxins superiores do radiador
Coxins Novo e velho

Radiador Novo (em cima da caixa) e velho

Com menos de 10 Reais comprei essa capas dos pedais, o carro fica parecendo zero kkkkkk

Presilhas e espaguetes para dar acabamento nas fiações... eu recomendo pois com certeza elas estarão ressecadas

1° Passo (Retirar a grade e para-choque)
A grade só tem 3 parafuso 8mm e é encaixada no para-choque. Puxe para cima com cuidado.
O para-choque tem 5 presilhas em baixo, é so puxar o pino que parece um prego no meio da presilha e retira-la.
Depois tem 2 parafusos atrás da grade que já foi retirada, 2 parafusos embaixo do carro, 2 parafusos no para lama... e 2 parafusos escondidos atrás da capa que tem dentro do para lama, será necessario desencaixa-la e esterçar a roda para tem acesso a eles... Vejam:

Os circulos vermelhos são os pontos de fixação do para-choque (tem uma bolinha errada ai... ignorem ela),
os ciculos azuis são os do farol de milha que eu retirei para dar um trato.

No detalhe, o parafuso que fica amoitado atrás do para lama
==================================================================================================
2° Passo (retirar faróis, alma de aço e tubagem de ar)
Para retirar os farois, desligue os conectros do mesmo, o conector redondo grande é a alimentação das lampadas, o conector pequeno quadrado é do motor do ajuste eletronico de altura. Desligue-os com cuidado.
Retire o bocal das lampadas da seta girando um quarto de volta sentido anti-horario.
Solte os 3 parafusos 8mm que prendem o farol+seta e guarde bem o farol+seta (ele deve ser bem caro!!! kkkkk) Retire aqueles isopores que ficam embaixo do farol.
A alma de aço é presa por 6 porca 13mm. É só soltar e retira a peça de ferro.
Solte os parafusos 8mm que prende aquela tubagem de plastico que leva ar para o motor, desencaixe ela do filtro de ar, daquela peça que drena a agua e daquela caixa branca que fica atras do para lama (que eu não descobri a finalidade, pois não tem nada ali dentro )
Feito isso, o bang vai estar mais ou menos assim:

3° Passo (retirar ventiladores e radiador do ar condicionado)
O ventilador da frente é preso por 4 parafusos 10mm que prenden tambem o radiador do ar. Todo esse conjunto é fixado no radiador do motor. Desligue o conector do ventilador, solte os parafuso e retire-o.
O radiador do ar vai ficar solto, preso somente pela tubulação de gás. No canto inferior direito do radiador do ar tem uma junção parafusada com 1 parafuso 13mm. É necessario retira-la.
ATENÇÃO: Ao soltar essa junção o gás do ar condicionado vai sair... soltem devagar.
O ventilador de dentro do cofre do motor não precisa ser retirado, apenas solto. Solte 2 parafusos que prendem a parte de cima do mesmo; a parte de baixo é apenas encaixada no radiador, puxe para cima e desencaixe.

4° Passo (Retirar o radiador e instalar o novo)
Depois de tudo desmontado teremos acesso ao radiador do motor.
Desligue os conectores dos 2 termostatos (dependendo do ano do vectra não temos esses termostatos, fique esperto ao comprar o radiador novo).
Solte as 2 mangueiras grossas e aquela mangueira fina. O meu carro tinha aquela abraçadeiras de pressão; para soltar eu usei um alicate universal.
Solte os suporte que ficam em cima do radiador. Ai ele vai estar solto; retire-o dos coxins inferiores e retire o radiador POR BAIXO, por cima ele não sai por causa dos suportes do radiador+ventilador do ar.
Retire os 2 termostatos do radiador velho. Enquanto vc faz isso deixe a agua escorrer e abra a tampa do reservatorio de expansão.
Instale os termostatos no radiador novo, observando a posição que eles estavam. Eu usei adesivo de silicone naquele anel de cobre para garantir a vedação.

Agora o PULO DO GATO do negocio: limpe bem a parte das mangueiras que serão encaixadas no bocal, retire aquela incrustação que forma e deixe bem seco.
Retire os 2 coxins inferiores do suporte do radiador e instale o novo, vai ficar assim ó:

Coloque, com cuidado, o novo radiador nos suportes e ligue novamente as mangueiras.
PULO DO GATO PRINCIPAL: Aconselhado por alguns mecanicos, eu passei adesivo de silicone no bocal e nas mangueira do sistema. Como não foi trocado as mangueiras, elas já apresentam uma certa dilatação, o silicone fixa e ajuda na vedação. Suporta temperaturas de -60 a 230° C sem perder as propriedades de elasticidade e dureza (segundo o rótulo do produto).
Use alcool para limpar as mangueira antes de passar o silicone.
Radiador e mangueiras instalados:

5° Passo (Montagem + Acabamento nas fiações)
Não poderá ser colocado agua no sistema por pelo menos 12 horas para que o silicone vulcanize ( o meu ficou 16 horas secando).
Enquanto isso faça a montagem das peças retiradas na sequencia inversa da desmontagem.
Utilizando o espaguete e as presilhas (comprei em uma loja que instala som automotivo) substitua a que estao danificadas e va ajeitando e prendendo os fios.
Veja a tomada do ventilador da frente e os fio com o acabamento (parece o original!!!!)

Dai eu troquei as capas dos pedais, limpei ao ventiladores, dei um trato nos farois, no radiador do ar, na tubagem... e fui instalando novamente com muuita paciência...
Acabei era meia-noite, ele tava assim, só faltando colocar agua...

6° Passo (Colocando água)
No outro dia, depois do silicone secar, eu coloquei agua bem devagar para encher todas as partes do motor.
Dei partida e deixei funcionando um pouco com a tampa do reservatorio aberta e fui completando o que baixava (baixou bem pouco, 300 ml + ou -).
Deixei ligar a ventoinha umas 4 vezes (liga com 90 e desliga com 86°C) e tava tudo beleza sem vazamentos. Depois fui dar uma volta e tava tudo normal, graças a Deus!!!
Deu um puquinho de trabalho, foram umas 10 horas trabalhadas com muita calma e paciencia e prestando atenção para não danificar outras peças, mas o que vale é a satisfação do vectrão funcionando perfeito e o serviço com qualidade que só a gente conhece!!!
Qualquer coisa me mandem um e-mail: cldmjunior@hotmail.com
Respoderei assim que possivel