Tive problemas com temperatura de meu VCD 2000 2.2 16v, e percebi que a ventuinha não estava armando corretamente no primeiro estágio.
Meu mecânico procurou, fuçou e não achou e jurou de pé junto que meu carro não tinha o famoso cebolão, ela é comandada apenas pelo sensor de temperatura que fica ali diretamente no bloco. Eu também sempre achei que o carro tinha e acabei ficando curioso em buscar mais informações a respeito e, eis que acho algo muito interessante para todos... recomendo a leitura:
Sistema de injeção eletrônica: Vectra 2.0 - 8V e 16V (97/98) e 2.2 - 8V e 16V (98 a 03)
Nessa edição abordaremos as principais características do sistema Bosch Motronic M 1.5.4
O Motronic M 1.5.4 é um sistema de injeção eletrônica capaz de detectar e gravar na memória da unidade de comando diversos códigos de defeitos que facilitam o diagnóstico de falhas.
Esses códigos podem ser facilmente acessados por meio do conector de diagnósticos (ALDL) - veja dica 1. No Vectra B, a massa de ar admitida pelo motor e o avanço de ignição são calculados pela UCE utilizando-se principalmente informações dos sensores: pressão MAP, temperatura do ar ACT, temperatura da água CTS e rotação do motor. Este sistema trabalha em malha fechada, ou seja, utiliza sensor de oxigênio (sonda lambda) para a realização de correções na proporção da mistura.
Algumas particularidades relevantes desse sistema:
• Ventoinha: O ventilador de arrefecimento dos veículos Vectra B 2.2 8V fabricados a partir de 2000 e todos 2.2 16V são comandados pela UCE; os demais por interruptor térmico “cebolão”. Nos controlados pela UCE, o sistema utiliza o procedimento de Recovery como estratégia de funcionamento. Quando há presença de falha no circuito do sensor de temperatura da água (circuito aberto ou curto circuito) a ventoinha é acionada.
• Power Latch: Os veículos Vectra B 2.2 possuem um procedimento denominado Power Latch, que permite melhores partidas a quente. Ao desligar a ignição, a UCE continua aterrando o terminal 85 do relé principal por aproximadamente 20 minutos. Dessa forma o relé continua alimentando a UCE para que monitore as temperaturas do motor e do ar e faça as devidas correções no posicionamento do atuador da marcha-lenta, avanço de ignição e tempo de injeção.
• Acionamento da bomba de combustível: Nos veículos com motorização 2.2l, ao ser ligada a ignição, o relé da bomba é acionado por um segundo, pressurizando dessa forma a linha de combustível. Quando há sinal do sensor de rotação, a bomba é ativada continuamente. Nos 2.0 a bomba só é acionada se houver sinal de rotação do motor.
EGR• Sensor de Fase do motor: Esse sensor faz parte apenas dos veículos com 16 válvulas. Por meio das informações dos sensores de fase e de rotação, a UCE detecta a fase do primeiro cilindro. Com isso passa a ser capaz de controlar a injeção de forma seletiva. Graças à existência do sensor de fase nesses veículos, a injeção é seqüêncial. Esse sinal não é vital para o funcionamento do carro, ou seja, se houver falha no sensor o motor continua funcionando.
• Conversor de velocidade: Nos veículos que possuem ABS, o sinal analógico do sensor de rotação da roda dianteira esquerda é convertido em sinal digital de velocidade pela central do ABS e enviado à UCE. Para os veículos Vectra B que não possuem ABS, existe um conversor de sinal analógico/digital, localizado no compartimento do motor junto aos relés principal e da bomba.
• Sonda Lambda: É utilizada para informar a UCE das variações da concentração de oxigênio nos gases de escape do veículo (antes do catalisador). Nos veículos Vectra B 8 válvulas a sonda possui apenas um fio e nos 16 V possui três fios.
Sensor• EGR: O sistema de recirculação de gases do escapamento (EGR) é usado para diminuir os níveis de emissão de NOX (óxidos de nitrogênio) provocados pelas elevadas temperaturas da câmera de combustão. São utilizados dois modelos de válvula EGR nesses veículos. Os veículos Vectra B 2.2 8 V possuem a EGR mecânica e os 2.2 16V a EGR linear (elétrica). Já os 2.0 não possuem válvula EGR.
• Sensor de detonação: É um cristal piezo-elétrico que gera um pulso elétrico quando capta a detonação. Serve para informar a UCE da existência ou não de detonação (batida de pino) em algum dos cilindros. Faz parte apenas dos veículos Vectra B 2.0 16V, 2.2 8V e 2.2 16V.
• Imobilizador de partida: Todos os veículos Vectra B possuem como item de fábrica imobilizador de partida.
Dica 1 - Acesso aos códigos de defeitos
Como acessar os códigos de defeitos (por meio da lâmpada de manutenção)
1 - Com a chave de ignição desligada, interligue os terminais 5 e 6 do conector de diagnósticos (ALDL), curto - circuitando-os;
2 - Ligue a chave de ignição (sem dar partida);
3 - Conte as piscadas da lâmpada de manutenção urgente, conforme os exemplos:

4 - Desligue a ignição
5 - Retire o jumper (ponte) dos terminais A e B.
Dica 2 - Tabela de códigos de defeitos

Fonte: http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=542