Sou um feliz possuidor de um Vectra CD 1997 2.0 16v, e pra ser bem honesto até esse fim de semana eu nunca tinha andado em outro carro que não fosse o meu. Nesse sábado eu tive a oportunidade de dirigir o Vectra do Lourenço, um grande amigo meu. O modelo é um GLS 2000 2.2 8v. Guiei o carro e logo na saída já notei a diferença. A resposta do carro de fato aparenta ser mais rápida, em função das 8v. Não quer dizer que a resposta dos 16v seja lenta, muito pelo contrário, mas como o torque dos 8v aparece em rotações mais baixas, o carro passa essa impressão de ter mais resposta. Como eu disse, o torque aparece mais cedo, em rotações menores e se mantém alto mesmo subindo o giro. Achei o carro ideal pra uso urbano, pois não necessita de trocas constantes de marcha, como faço no meu carro , mas vale lembrar que isso varia muito do jeito de guiar da pessoa. Eu, por exemplo, sempre uso marchas em que a rotação se mantém o mais baixo possível, portanto é comum eu andar a 40km/h e estar de quarta, com o carro praticamente na marcha lenta. Eu prefiro andar assim pra não forçar demais o motor e consumir menos, portanto acabo tendo que voltar marchas com mais frequência. Ao passar por um quebra molas, eu sempre volto a primeira, e em um 8v acho que dá pra passar em alguns sem ter que voltar ela toda vez. Mas como eu disse, achei o carro ideal para uso urbano, mas não achei que fosse uma opção tão interessante no asfalto, pois quando o giro sobe muito o motor fica áspero, meio que "amarrado", e mais gastador também. Ainda não parei pra fazer média no meu carro, mas deve estar algo em torno de 8km/l na cidade e 13km/l na rodovia, e creio que um 8v seja mais econômico na cidade e mais gastador na rodovia, em função do desempenho dele em altas e baixas rotações. O meu carro, por exemplo, sustenta velocidades mais altas em giros bem mais baixos na rodovia, o que pode acarretar uma economia de combustível ainda mais sensível, e querendo ou não, o vectra é um carro bem gastador pra andar na cidade, principalmente se você for do tipo que sempre afunda o pé.
Eu vi uma sensível diferença em guiar os dois modelos, mas acho que ambos são igualmente bons tanto na cidade quanto na rodovia. Eu enfatizei muito as diferenças, mas no fim das contas eles possuem um comportamento bastante semelhante, e um rendimento igual. Essa diferença é mais pra quem tá muito acostumado a dirigir apenas vectra, mas acho que vale a pena considerar, já que sua grande dúvida é em relação aos motores.
Outro ponto relevante é a manutenção, que é de fato mais cara nos 16v, pois possuem mais peças. Logo que comprei o meu, mandei trocar a correia dentada, a correia de acessórios e todos os tensionadores, rolamentos e etc., e o serviço ficou em R$733,00. Vale lembrar que o serviço foi feito com peças originais ou de marcas conceituadas, e mão de obra qualificada. Creio que o mesmo serviço em um carro 8v ficaria em torno de uns R$400,00. Mas vale lembrar também que não é tudo no 16v que é mais caro. boa parte da manutenção é igual em ambos os modelos, o que muda mais é quando se fala em motor ou sensores, que ele tem em mais quantidade, o restante da manutenção é igual para ambos (até o óleo do motor é a mesma quantidade para os dois motores). E também, ele estraga com a mesma frequência que qualquer outro carro. Tira dessa cabeça a ideia de que o carro estraga fácil só por ser 16v, isso é conversa fiada de gente que não gasta com manutenção preventiva e prefere consertar o carro só depois que o estrago for completo. O que vai mandar nisso é o quanto ele foi bem cuidado pelo antigo dono. Se o ex-dono for um completo desleixado com o carro, ele vai te dar dor de cabeça com muita frequência, independente dele ser 8v ou 16v. E outra: todo carro usado tem algo pra fazer. Por mais que esteja impecável, sem pre vai ter algo que não esteja do seu agrado, seja um detalhe no interior ou algum vazamento pequeno que talvez nem o antigo dono tenha notado. Se possível, use apenas peças originais ou de marcas conceituadas, e também procure mecânicos bons e que não tenham preguiça de trabalhar, e seu carro vai durar a vida inteira.
Como mecânico, eu prefiro os veículos com 4 válvulas por cilindro, em função da durabilidade, economia e desempenho. Sou mecânico diesel e vejo na oficina em que trabalho que nem os veículos diesel pesados e extra-pesados escaparam das multi-válvulas. Cavalos mecânicos da Mercedes Benz (Axor e outros equipados com o motor OM 457), Scania (124), Volvo (FH), Iveco (Stralis) e outras marcas que utilizam motorização Cummins ou MWM já utilizam quatro válvulas por cilindro. A grande diferença nesses motores está no fato de que o comando de válvulas é acionado diretamente por engrenagens internas no motor, e fica no bloco do motor (exceto no Volvo FH), e não no cabeçote, como nos nossos carros de passeio, e também, a câmara de combustão (face do cabeçote) é plana, portanto as válvulas se abrem em um ângulo reto, impossibilitando a ocorrência de atropelamento das válvulas em caso de alguma quebra.
Voltando ao assunto principal, creio que valha a pena você comprar um vectra do modelo CD, por ser a versão mais completa, afinal, o preço dos carros usados não varia de versão para versão, e sim do ano/modelo e estado de conservação, e por mais que você ache um GLS bem completão (que foi o caso desse que eu dirigi, que tinha até bancos de couro), completo mesmo só o CD (o meu tem, além dos bancos de couro, teto solar, controle de tração, airbag duplo, freios ABS, mesmo sendo três anos mais velho ainda tinha alguns luxos a mais) Se você tiver verba suficiente, lhe recomendaria comprar o CD do Arquiteto, é só comprar e andar (pelas fotos dá pra ver bem né hahaha).
As diferenças dos carros que eu dirigi:
O meu é um CD 1997 2.0 16V com airbag, controle de tração, ABS e câmbio F18
O do Lourenço é um GLS 2000 2.2 8V com câmbio F23
Eu ainda prefiro o meu, por ser meu (óbvio kkkk) e pelo bom desempenho na cidade, e melhor desempenho em rodovias, mesmo eu não viajando muito, gosto de saber que quando eu precisar de performance eu vou ter ela disponível. Mas confesso que apaixonei com o 8v também.
Aí vai uma foto dos dois, no mesmo dia em que eu dirigi o carro (o meu é o da esquerda)
