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Vectra BTroca da junta do coletor - Vectra B

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Anderson Soares
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Troca da junta do coletor - Vectra B

por Anderson Soares » 22 Abr 2014, 08:01

Aí galera, alguem pode me dizer se é complicado trocar a junta do coletor....meu motor ta fazendo um barulho muito feio, e o mecanico disse ser essa junta.O motor é um 2.0 / 16v, tudo apertado, sem espaço pra nada.

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Alcir Andreoni
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Re: Troca da junta do coletor

por Alcir Andreoni » 22 Abr 2014, 13:12

Não é difícil trocar, mas o profissional deve ser muito cuidadoso, pois o coletor do 16V costuma empenar.

Tem que tomar cuidado com o torque dos prisioneiros, que costumam espanar o cabeçote.
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rgapski
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Re: Troca da junta do coletor

por rgapski » 22 Abr 2014, 13:48

Anderson,

Como o Alcir bem lembrou, o 16v tem problemas com empenamento do coletor ou quebra de um dos prisioneiros.

O certo é desmontar para poder analisar.
Se foi o prisioneiro, tem que levar até uma retifica para recolocá-lo.
O coletor é sempre bom verificar se tem empeno, se tiver, a própria retifica faz a plaina.

Até onde sei, a junta de escape só se danifica quando há um desses dois problemas.

Na troca, dê preferencia à junta original.

Abs!
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maat
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Re: Troca da junta do coletor

por maat » 22 Abr 2014, 23:40

Eu ouvi uns membros do Vectra owners club dizer que o que causa essa falha nos motores 16v é uma pequena falha de projeto.. eles falaram que quando era feita a troca da agua quente para a resfriada pelo radiador, ocorria um choque termico e isso acabava no empenamento da peça. Agora nao possuo conhecimento suficiente para poder afirmar uma teoria dessas. Abraço !
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Re: Troca da junta do coletor

por Alcir Andreoni » 23 Abr 2014, 13:19

maat escreveu:Eu ouvi uns membros do Vectra owners club dizer que o que causa essa falha nos motores 16v é uma pequena falha de projeto.. eles falaram que quando era feita a troca da agua quente para a resfriada pelo radiador, ocorria um choque termico e isso acabava no empenamento da peça. Agora nao possuo conhecimento suficiente para poder afirmar uma teoria dessas. Abraço !

Maat,

Acho que não! O empenamento é no coletor e não no cabeçote.
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rgapski
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Re: Troca da junta do coletor

por rgapski » 23 Abr 2014, 14:42

maat escreveu:Eu ouvi uns membros do Vectra owners club dizer que o que causa essa falha nos motores 16v é uma pequena falha de projeto.. eles falaram que quando era feita a troca da agua quente para a resfriada pelo radiador, ocorria um choque termico e isso acabava no empenamento da peça. Agora nao possuo conhecimento suficiente para poder afirmar uma teoria dessas. Abraço !


Maat,

Acho isso um tremendo de um mito...
Pra trocar a água do radiador, o motor tem que estar frio, no máximo morno. Se estiver quente, espirra água fervendo para todo lado!
Esse lance de água empenar motor é meio coisa das antigas, pelo menos eu nunca vi acontecer.
Se fosse assim, minhas motos de trilha teriam rachado inteiras ao passar em uma poça d'agua ou atravessar um riacho. Ou ainda, meus carros empenariam todos ao rodar em dias de chuva... rs

O que acontece ali é o seguinte: o escapamento tem diversos suportes, bem como o motor.
Com o passar dos anos, esses suportes (conhecidos também como coxins) afrouxam e cedem, permitindo uma maior movimento entre o motor e o escapamento.
É justamente nesse movimento amplo que as coisas começam a quebrar, e o primeiro deles é o prisioneiro do escapamento que vai no cabeçote, que não foi feito pra sofrer tensão em outro sentido senão o de aperto da rosca.

O coletor só vem a empenar quando o prisioneiro quebra, pois ele acaba sendo, de certa forma, "torcido".

Abs!
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Re: Troca da junta do coletor

por Almeidão » 23 Abr 2014, 15:07

rgapski, sua informação sobre a agua no motor foi quase perfeita, eu daria um 9 para ti sendo o maximo 10. E sobre a quebra de um prisioneiro ou mais é isto mesmo, apesar que a maioria das quebras são por aperto alem do que deveria. Eu nção sei se no 16V tem um suporte para segurar a descarga igual tem no 8V, o meu tem este suporte parafusado atrás do motor e como sou eu quam mexo ali, nunca coloco forçando, então o cabo de guarda chuvas balança junto com o motor e assim não força os prisioneiros. Cabo de Guada chuvas é esta peça da descarga que é parafusada no coletor.

Voltando agora na agua no motor quente, não estraga mesmo se ele estiver funcionando, mas o carro funcionando é outra coisa ao colocar agua fria nele. Exemplo do cebolão ou qualquer sensor que estando quente e o carro desligado e logo colocar agua fria em cima já podem pensar em comprar outro porque este já era. Ao colocar agua fria nestas peças com o motor funcionando já não estraga tão fácil como ele quente desligado.

Sobre o empeno, não empena mesmo mas não devemos abusar e jogar agua fria nele para nãso estragar alguns sensores.
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Forster
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Re: Troca da junta do coletor

por Forster » 23 Abr 2014, 18:51

Acho melhor um profissional fazer, pois se vc tiver problema com empenamento e/ou quebra de prisioneiro ele já consegue resolver..

abraço
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Re: Troca da junta do coletor

por Anderson Soares » 29 Abr 2014, 07:52

Valeu pessoal, vou fazer exatamente isso, levar em um proficional pra resolver o problema...vou me estressar menos rsrsrs

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Re: Troca da junta do coletor

por welington2014 » 27 Jun 2014, 18:45

Aproveitando aqui o top do amigo Anderson Soares, já sei muito bem dos cuidados com os prisioneiros que se deve ter etc.. mas.....qual chave e usada para se retirar os parafusos entre o coletor e o cano do escape e qual posição e feito o serviço por baixo do carro ou por cima mesmo? :52:
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Re: Troca da junta do coletor

por Adriano cruz » 27 Jun 2014, 19:43

Almeidão escreveu:rgapski, sua informação sobre a agua no motor foi quase perfeita, eu daria um 9 para ti sendo o maximo 10. E sobre a quebra de um prisioneiro ou mais é isto mesmo, apesar que a maioria das quebras são por aperto alem do que deveria. Eu nção sei se no 16V tem um suporte para segurar a descarga igual tem no 8V, o meu tem este suporte parafusado atrás do motor e como sou eu quam mexo ali, nunca coloco forçando, então o cabo de guarda chuvas balança junto com o motor e assim não força os prisioneiros. Cabo de Guada chuvas é esta peça da descarga que é parafusada no coletor.

Voltando agora na agua no motor quente, não estraga mesmo se ele estiver funcionando, mas o carro funcionando é outra coisa ao colocar agua fria nele. Exemplo do cebolão ou qualquer sensor que estando quente e o carro desligado e logo colocar agua fria em cima já podem pensar em comprar outro porque este já era. Ao colocar agua fria nestas peças com o motor funcionando já não estraga tão fácil como ele quente desligado.

Sobre o empeno, não empena mesmo mas não devemos abusar e jogar agua fria nele para nãso estragar alguns sensores.


Os 16v tem sim o suporte atrás do motor que segura a descarga, no meu tem, e por falar nisso o meu coletor tá empenado e o prisioneiro quebrou(o primeiro debaixo perto da termostática) porque tava sem os parafusos no suporte ai forçou o coletor no balanço do motor(maldito mexânico :77:). Deu uma barulheira danada, mas eu dei um jeito pra não fazer mais barulho, sem prisioneiro e sem retirar cabeçote :102:

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Re: Troca da junta do coletor

por Almeidão » 28 Jun 2014, 19:51

Adriano cruz escreveu:
Almeidão escreveu:rgapski, sua informação sobre a agua no motor foi quase perfeita, eu daria um 9 para ti sendo o maximo 10. E sobre a quebra de um prisioneiro ou mais é isto mesmo, apesar que a maioria das quebras são por aperto alem do que deveria. Eu nção sei se no 16V tem um suporte para segurar a descarga igual tem no 8V, o meu tem este suporte parafusado atrás do motor e como sou eu quam mexo ali, nunca coloco forçando, então o cabo de guarda chuvas balança junto com o motor e assim não força os prisioneiros. Cabo de Guada chuvas é esta peça da descarga que é parafusada no coletor.

Voltando agora na agua no motor quente, não estraga mesmo se ele estiver funcionando, mas o carro funcionando é outra coisa ao colocar agua fria nele. Exemplo do cebolão ou qualquer sensor que estando quente e o carro desligado e logo colocar agua fria em cima já podem pensar em comprar outro porque este já era. Ao colocar agua fria nestas peças com o motor funcionando já não estraga tão fácil como ele quente desligado.

Sobre o empeno, não empena mesmo mas não devemos abusar e jogar agua fria nele para nãso estragar alguns sensores.


Os 16v tem sim o suporte atrás do motor que segura a descarga, no meu tem, e por falar nisso o meu coletor tá empenado e o prisioneiro quebrou(o primeiro debaixo perto da termostática) porque tava sem os parafusos no suporte ai forçou o coletor no balanço do motor(maldito mexânico :77:). Deu uma barulheira danada, mas eu dei um jeito pra não fazer mais barulho, sem prisioneiro e sem retirar cabeçote :102:



Este é o problema, mecanicos mexem ali e 90% esquecem de colocar este parafuso neste suporte, quando comprei o meu dei uma geral por baixo e logo vi a falta dele também. Mas quanto tem esta habilidade de olhar?, Ou quantos sabem que deveria ter parafusos ali? Se levar em um mecanico para dar uma geral, se não tiver o parafuso, volta ainda sem ele.
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Re: Troca da junta do coletor

por kauansouza » 16 Abr 2015, 23:03

meu coletor ta sem 2 prisioneiros,1 ta quebrado e outro sem!!como vao connseguir tirar esse quebrado?
se ele qubrou no meio la dentro?

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