O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BTroca da junta do coletor - Vectra B

13 mensagens   •   Página 1 de 1
Anderson Soares
GL Member
GL Member
Nome Completo: Anderson Soares da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Troca da junta do coletor - Vectra B

por Anderson Soares » 22 Abr 2014, 08:01

Aí galera, alguem pode me dizer se é complicado trocar a junta do coletor....meu motor ta fazendo um barulho muito feio, e o mecanico disse ser essa junta.O motor é um 2.0 / 16v, tudo apertado, sem espaço pra nada.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Troca da junta do coletor

por Alcir Andreoni » 22 Abr 2014, 13:12

Não é difícil trocar, mas o profissional deve ser muito cuidadoso, pois o coletor do 16V costuma empenar.

Tem que tomar cuidado com o torque dos prisioneiros, que costumam espanar o cabeçote.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por rgapski » 22 Abr 2014, 13:48

Anderson,

Como o Alcir bem lembrou, o 16v tem problemas com empenamento do coletor ou quebra de um dos prisioneiros.

O certo é desmontar para poder analisar.
Se foi o prisioneiro, tem que levar até uma retifica para recolocá-lo.
O coletor é sempre bom verificar se tem empeno, se tiver, a própria retifica faz a plaina.

Até onde sei, a junta de escape só se danifica quando há um desses dois problemas.

Na troca, dê preferencia à junta original.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

maat
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: mateus felipe
Estado: Santa Catarina
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por maat » 22 Abr 2014, 23:40

Eu ouvi uns membros do Vectra owners club dizer que o que causa essa falha nos motores 16v é uma pequena falha de projeto.. eles falaram que quando era feita a troca da agua quente para a resfriada pelo radiador, ocorria um choque termico e isso acabava no empenamento da peça. Agora nao possuo conhecimento suficiente para poder afirmar uma teoria dessas. Abraço !
VCD 2.0 16v + 4x1 + Intake inox K&N (diy) + decat + escape 2" + taxa. (curtindo)
Minha garagem: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 928#p55928

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 23 Abr 2014, 13:19

maat escreveu:Eu ouvi uns membros do Vectra owners club dizer que o que causa essa falha nos motores 16v é uma pequena falha de projeto.. eles falaram que quando era feita a troca da agua quente para a resfriada pelo radiador, ocorria um choque termico e isso acabava no empenamento da peça. Agora nao possuo conhecimento suficiente para poder afirmar uma teoria dessas. Abraço !

Maat,

Acho que não! O empenamento é no coletor e não no cabeçote.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski

por rgapski » 23 Abr 2014, 14:42

maat escreveu:Eu ouvi uns membros do Vectra owners club dizer que o que causa essa falha nos motores 16v é uma pequena falha de projeto.. eles falaram que quando era feita a troca da agua quente para a resfriada pelo radiador, ocorria um choque termico e isso acabava no empenamento da peça. Agora nao possuo conhecimento suficiente para poder afirmar uma teoria dessas. Abraço !

Maat,

Acho isso um tremendo de um mito...
Pra trocar a água do radiador, o motor tem que estar frio, no máximo morno. Se estiver quente, espirra água fervendo para todo lado!
Esse lance de água empenar motor é meio coisa das antigas, pelo menos eu nunca vi acontecer.
Se fosse assim, minhas motos de trilha teriam rachado inteiras ao passar em uma poça d'agua ou atravessar um riacho. Ou ainda, meus carros empenariam todos ao rodar em dias de chuva... rs

O que acontece ali é o seguinte: o escapamento tem diversos suportes, bem como o motor.
Com o passar dos anos, esses suportes (conhecidos também como coxins) afrouxam e cedem, permitindo uma maior movimento entre o motor e o escapamento.
É justamente nesse movimento amplo que as coisas começam a quebrar, e o primeiro deles é o prisioneiro do escapamento que vai no cabeçote, que não foi feito pra sofrer tensão em outro sentido senão o de aperto da rosca.

O coletor só vem a empenar quando o prisioneiro quebra, pois ele acaba sendo, de certa forma, "torcido".

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 23 Abr 2014, 15:07

rgapski, sua informação sobre a agua no motor foi quase perfeita, eu daria um 9 para ti sendo o maximo 10. E sobre a quebra de um prisioneiro ou mais é isto mesmo, apesar que a maioria das quebras são por aperto alem do que deveria. Eu nção sei se no 16V tem um suporte para segurar a descarga igual tem no 8V, o meu tem este suporte parafusado atrás do motor e como sou eu quam mexo ali, nunca coloco forçando, então o cabo de guarda chuvas balança junto com o motor e assim não força os prisioneiros. Cabo de Guada chuvas é esta peça da descarga que é parafusada no coletor.

Voltando agora na agua no motor quente, não estraga mesmo se ele estiver funcionando, mas o carro funcionando é outra coisa ao colocar agua fria nele. Exemplo do cebolão ou qualquer sensor que estando quente e o carro desligado e logo colocar agua fria em cima já podem pensar em comprar outro porque este já era. Ao colocar agua fria nestas peças com o motor funcionando já não estraga tão fácil como ele quente desligado.

Sobre o empeno, não empena mesmo mas não devemos abusar e jogar agua fria nele para nãso estragar alguns sensores.
Imagem

Forster
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: José Rodrigo Forster
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Forster » 23 Abr 2014, 18:51

Acho melhor um profissional fazer, pois se vc tiver problema com empenamento e/ou quebra de prisioneiro ele já consegue resolver..

abraço
Vectra ELITE 2.4 16V 2006
Histórico -Vectra GLS 2000 2.2 8V prata escuna com ABS e AIR-BAG DUPLO, GOL 89 L 1.6, Chevette 93 L 1.6, Gol BOLA 95 CLi 1.8

Anderson Soares
GL Member
GL Member
Nome Completo: Anderson Soares da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Anderson Soares » 29 Abr 2014, 07:52

Valeu pessoal, vou fazer exatamente isso, levar em um proficional pra resolver o problema...vou me estressar menos rsrsrs

welington2014
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Adriano Ns
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.

por welington2014 » 27 Jun 2014, 18:45

Aproveitando aqui o top do amigo Anderson Soares, já sei muito bem dos cuidados com os prisioneiros que se deve ter etc.. mas.....qual chave e usada para se retirar os parafusos entre o coletor e o cano do escape e qual posição e feito o serviço por baixo do carro ou por cima mesmo? :52:
[Vectra cd 2.2 16v Auto 2001 138cv]

Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 27 Jun 2014, 19:43

Almeidão escreveu:rgapski, sua informação sobre a agua no motor foi quase perfeita, eu daria um 9 para ti sendo o maximo 10. E sobre a quebra de um prisioneiro ou mais é isto mesmo, apesar que a maioria das quebras são por aperto alem do que deveria. Eu nção sei se no 16V tem um suporte para segurar a descarga igual tem no 8V, o meu tem este suporte parafusado atrás do motor e como sou eu quam mexo ali, nunca coloco forçando, então o cabo de guarda chuvas balança junto com o motor e assim não força os prisioneiros. Cabo de Guada chuvas é esta peça da descarga que é parafusada no coletor.

Voltando agora na agua no motor quente, não estraga mesmo se ele estiver funcionando, mas o carro funcionando é outra coisa ao colocar agua fria nele. Exemplo do cebolão ou qualquer sensor que estando quente e o carro desligado e logo colocar agua fria em cima já podem pensar em comprar outro porque este já era. Ao colocar agua fria nestas peças com o motor funcionando já não estraga tão fácil como ele quente desligado.

Sobre o empeno, não empena mesmo mas não devemos abusar e jogar agua fria nele para nãso estragar alguns sensores.

Os 16v tem sim o suporte atrás do motor que segura a descarga, no meu tem, e por falar nisso o meu coletor tá empenado e o prisioneiro quebrou(o primeiro debaixo perto da termostática) porque tava sem os parafusos no suporte ai forçou o coletor no balanço do motor(maldito mexânico :77:). Deu uma barulheira danada, mas eu dei um jeito pra não fazer mais barulho, sem prisioneiro e sem retirar cabeçote :102:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 28 Jun 2014, 19:51

Adriano cruz escreveu:
Almeidão escreveu:rgapski, sua informação sobre a agua no motor foi quase perfeita, eu daria um 9 para ti sendo o maximo 10. E sobre a quebra de um prisioneiro ou mais é isto mesmo, apesar que a maioria das quebras são por aperto alem do que deveria. Eu nção sei se no 16V tem um suporte para segurar a descarga igual tem no 8V, o meu tem este suporte parafusado atrás do motor e como sou eu quam mexo ali, nunca coloco forçando, então o cabo de guarda chuvas balança junto com o motor e assim não força os prisioneiros. Cabo de Guada chuvas é esta peça da descarga que é parafusada no coletor.

Os 16v tem sim o suporte atrás do motor que segura a descarga, no meu tem, e por falar nisso o meu coletor tá empenado e o prisioneiro quebrou(o primeiro debaixo perto da termostática) porque tava sem os parafusos no suporte ai forçou o coletor no balanço do motor(maldito mexânico :77:). Deu uma barulheira danada, mas eu dei um jeito pra não fazer mais barulho, sem prisioneiro e sem retirar cabeçote :102:

Este é o problema, mecanicos mexem ali e 90% esquecem de colocar este parafuso neste suporte, quando comprei o meu dei uma geral por baixo e logo vi a falta dele também. Mas quanto tem esta habilidade de olhar?, Ou quantos sabem que deveria ter parafusos ali? Se levar em um mecanico para dar uma geral, se não tiver o parafuso, volta ainda sem ele.
Imagem

kauansouza
GL Member
GL Member
Nome Completo: kauan de Souza Alexandre
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por kauansouza » 16 Abr 2015, 23:03

meu coletor ta sem 2 prisioneiros,1 ta quebrado e outro sem!!como vao connseguir tirar esse quebrado?
se ele qubrou no meio la dentro?

13 mensagens   •   Página 1 de 1