O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BCaixa+Borracha Direção Hidraulica [help]

23 mensagens
  • 1
  • 2
Fransman
GL Member
GL Member
Nome Completo: Fernando Fransman
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Caixa+Borracha Direção Hidraulica [help]

por Fransman » 23 Abr 2014, 10:02

Buenas companheiros,

abro esse tópico no intuito de ler a opinião e as experiências dos senhores que ja tiveram que trocar/reparar a caixa de direção e trocar as borrachas.

No meu caso, fui alinhar e balancear os pneus e o mecânico viu que o volante estava parando torto e foi ver então que as borrachas onde a direção trabalha (que são 2) estavam gastas e trabalhavam conforme o voltante estorcia.

Já ciente que estava com vazamento na caixa eu pedi se o óleo que esta vazando não danificaria novamente as borrachas, casos somente elas fossem trocadas, e a resposta foi que sim, que danificaria após alguns meses novamente.

Concluindo, é necessário trocar o reparo da caixa e as borrachas, vou ligar daqui a pouco pra ver qual vai ser o orçamento.
É isso mesmo? Posso mandar fazer? Tem alguma dica para me ajudar? É algo que precisa ser trocado com urgência?

Desde já agradeço a cordial cooperação e atenção dos irmãos! :100:

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Caixa+Borracha Direção Hidraulica [help]

por Alcir Andreoni » 23 Abr 2014, 13:35

Desculpe mas não entendi que borrachas são essas...

Você tem mais detalhes?

O volante torto se acerta no ajuste dos braços axiais da direção, pelo menos assim penso eu...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Fransman
GL Member
GL Member

por Fransman » 23 Abr 2014, 16:08

Alcir Andreoni escreveu:Desculpe mas não entendi que borrachas são essas...

Você tem mais detalhes?

O volante torto se acerta no ajuste dos braços axiais da direção, pelo menos assim penso eu...

Então brother, eu acho que é as borrachas desses braços axiais ai que você disse.
Elas devem ficar paradas, mas quando giro o volante elas estão mexendo, disseram que é por vazar o óleo da caixa que está corroendo a borracha e estragando essa parte.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 23 Abr 2014, 16:40

Fransman escreveu:

Você tem mais detalhes?

Então brother, eu acho que é as borrachas desses braços axiais ai que você disse.
Elas devem ficar paradas, mas quando giro o volante elas estão mexendo, disseram que é por vazar o óleo da caixa que está corroendo a borracha e estragando essa parte.

As borrachas que você fala é como se fossem uma sanfona? Se for não são elas que atrapalham para centralizar o volante.

Se sua caixa está vazando, provavelmente você terá de trocar o reparo da caixa. Isso deve ficar em torno de R$ 500,00, dependendo de onde você levar.

Agora elas se movimentam sim.

Se não forem essas, mas as borrachas (buchas) de apoio da caixa, também podem ser danificadas pelo fluído da direção hidráulica.

Contudo é melhor você procurar quem faça somente serviços em direção hidráulica.

Já tive um caso em que condenaram a caixa de direção de um carro (R$ 1.000,00) e no fim era só lubrificação.
Imagem

Fransman
GL Member
GL Member

por Fransman » 23 Abr 2014, 16:50

Alcir Andreoni escreveu:
Fransman escreveu:

Você tem mais detalhes?

As borrachas que você fala é como se fossem uma sanfona? Se for não são elas que atrapalham para centralizar o volante.

Se sua caixa está vazando, provavelmente você terá de trocar o reparo da caixa. Isso deve ficar em torno de R$ 500,00, dependendo de onde você levar.

Agora elas se movimentam sim.

Se não forem essas, mas as borrachas (buchas) de apoio da caixa, também podem ser danificadas pelo fluído da direção hidráulica.

Contudo é melhor você procurar quem faça somente serviços em direção hidráulica.

Já tive um caso em que condenaram a caixa de direção de um carro (R$ 1.000,00) e no fim era só lubrificação.

Então, onde estou levando é especializado só em direção hidraúlica, eu tinha marcado já para trocar essas borrachas, mas lembrei antes de trocar de falar do vazamento q meu mecanico havia encontrado a alguns dias, que estava me obrigando a ter de completar o óleo de direção as vezes.

As borrachas que me mostraram la que precisa ser trocado é em forma de sanfona sim.

Vou ligar la agora pra ver quanto o cara vai me cobrar para fazer todo serviço.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 23 Abr 2014, 16:54

Fransman escreveu:Então, onde estou levando é especializado só em direção hidraúlica, eu tinha marcado já para trocar essas borrachas, mas lembrei antes de trocar de falar do vazamento q meu mecanico havia encontrado a alguns dias, que estava me obrigando a ter de completar o óleo de direção as vezes.

As borrachas que me mostraram la que precisa ser trocado é em forma de sanfona sim.

Vou ligar la agora pra ver quanto o cara vai me cobrar para fazer todo serviço.

Não são essas borrachas que vão fazer ou não vazar a caixa. Elas são apenas guarda-pó, que estando estragadas podem deixar entrar alguns detritos e danificar a caixa.

Você vai ter de trocar o reparo da caixa e, por consequência, as coifas. Peça para verificar se há folgas nos braços axiais e terminais de direção.
Imagem

Fransman
GL Member
GL Member

por Fransman » 23 Abr 2014, 17:02

Liguei lá, tudo vai dar R$650,00, trocar o reparo R$550,0 e R$100,00 dessas benditas borrachas que ainda não sei lhe explicar ao certo rs.

Acho que ta dentro do pedido né?

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 23 Abr 2014, 17:04

Fransman escreveu:Liguei lá, tudo vai dar R$650,00, trocar o reparo R$550,0 e R$100,00 dessas benditas borrachas que ainda não sei lhe explicar ao certo rs.

Acho que ta dentro do pedido né?

E como ficam os braços axiais e terminais de direção?

R$ 100,00 por um par de coifas?

Veja se são essas:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vectra-_JM
Imagem

Fransman
GL Member
GL Member

por Fransman » 23 Abr 2014, 17:08

Rapaz eu acho que são essas mesmas!

Então como funciona esses braços e terminais? Dai ja falo com ele amanhã tb na hora que eu levar o carro.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 23 Abr 2014, 17:12

Fransman escreveu:Rapaz eu acho que são essas mesmas!

Então como funciona esses braços e terminais? Dai ja falo com ele amanhã tb na hora que eu levar o carro.

Antes de desmontar, numa verificação de suspensão você consegue ver se os terminais/pivôs estão com folga. Normalmente os "técnicos" usam aquelas alavancas de borracheiro.

Os braços axiais você verifica mexendo os pneus montados no carro, quando você mexe os pneus dá para sentir a folga nos braços.

Essa é a maneira que uso para verificar sem desmontar...
Imagem

Fransman
GL Member
GL Member

por Fransman » 23 Abr 2014, 17:15

Hum, bom.. valeu a dica. Amanhã quando levar ja peço para verificarem isso e conto aqui qual foi o fim da história. rs

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 23 Abr 2014, 17:16

Fransman escreveu:Hum, bom.. valeu a dica. Amanhã quando levar ja peço para verificarem isso e conto aqui qual foi o fim da história. rs

Prepare o bolso! :62: :62: :62:
Imagem

Fransman
GL Member
GL Member

por Fransman » 23 Abr 2014, 17:23

:13: poiséé... obrigado pela atenção brow! :61:

corsa turbo
GLS member
GLS member
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por corsa turbo » 23 Abr 2014, 21:06

Boa noite.
As borrachas que estão citando devem ser os suportes de fixação da caixa, eu ja tive um problema, uma das braçadeiras de fixação quebrou e como conseguencia as borrachas desgastaram, elas são caras, cada uma uns R$50 mesmo, causa folga na direção, ao esterçar tem se um jogo na caixa.
Imagino ser isso, umaborracha dessa deve ter desgastado pelo contato direto com o óleo da direção hidraulica.
att
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Fransman
GL Member
GL Member

por Fransman » 23 Abr 2014, 22:49

corsa turbo escreveu:Boa noite.
As borrachas que estão citando devem ser os suportes de fixação da caixa, eu ja tive um problema, uma das braçadeiras de fixação quebrou e como conseguencia as borrachas desgastaram, elas são caras, cada uma uns R$50 mesmo, causa folga na direção, ao esterçar tem se um jogo na caixa.
Imagino ser isso, umaborracha dessa deve ter desgastado pelo contato direto com o óleo da direção hidraulica.
att

É isso mesmo meu caro! Tava pronto pra trocar só essas borrachas pois o cara que alinhou me alertou delas, mas ai fui ver e o buraco é mais embaixo, pois como ta com vazamento na caixa da direção vou precisa trocar o reparo, se não as borrachas vao danificar novamente em pouco tempo, é isso né?

Fransman
GL Member
GL Member

por Fransman » 24 Abr 2014, 16:03

Novidade, ao abrir a caixa identificaram que a gramalheira estava desgastada e que precisava passar por um processo de cromagem para restaurar + R$200,00!

R$850,00 tudo a brincadeira até agora, espero que baste. :62: :61: :13:

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 24 Abr 2014, 16:48

Fransman escreveu:Novidade, ao abrir a caixa identificaram que a gramalheira estava desgastada e que precisava passar por um processo de cromagem para restaurar + R$200,00!

R$850,00 tudo a brincadeira até agora, espero que baste. :62: :61: :13:

Uma pena você estar aí no Paraná!

Uma caixa a base de troca sai por R$ 500,00.

A "cromagem" não está cara não!
Imagem

Fransman
GL Member
GL Member

por Fransman » 24 Abr 2014, 17:08

Poisé rs :/

Menos mal que a cromagem então nao esteja fora de preço.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 24 Abr 2014, 17:11

Primeiro de tudo, está vazando ou humedecendo de óleo? Ali se o motrorista não for cuidadoso e forçar vai realmente minar um pouco de óleo quando o carro é bem usado, isto porque ele passa do limite dado de fábrica e logo começa a forçar os retentores e mina um pouco de óleo e quase nem percebe no reservatório e levaria 4 anos para baixar do máximo para o mínimo. Eu fiz no meu dois anéis de 2,5mm de espessura de Tecnil (Polipropileno) ele entra apertado na Cremalheira depois da axial, tirei as axiais e coloquei um em cada lado. Perdi pouco, bem pouco mesmo da direção final e logo não faz aquele barulho chato ao virar tudo e parou de minar óleo ali. Não sei o grau do seu problema, mas vai ai esta dica, e para os mais teimosos, não façam de 5mm de espessura eu fiz primeiro de 5 e diminue muito o fim da direção. Detalhe, fiz isto depois de verificar que a caixa estava sendo forçada ao chegar no final, ou seja ela já estava comida por ser ela o batente. Hoje é o anel de plastico que faz este trabalho.

Coifa das axiais tem que ser de plastico, estas que vendem de borracha, duram 60 dias. E para quem tem duvidas ela trabalha como uma safona nas pontas da caisa e nos pés das axiais, ou seja ao virar para esquerda ela na direita da caixa será esticada.
Imagem

Fransman
GL Member
GL Member

por Fransman » 25 Abr 2014, 09:09

Almeidão escreveu:Primeiro de tudo, está vazando ou humedecendo de óleo? Ali se o motrorista não for cuidadoso e forçar vai realmente minar um pouco de óleo quando o carro é bem usado, isto porque ele passa do limite dado de fábrica e logo começa a forçar os retentores e mina um pouco de óleo e quase nem percebe no reservatório e levaria 4 anos para baixar do máximo para o mínimo. Eu fiz no meu dois anéis de 2,5mm de espessura de Tecnil (Polipropileno) ele entra apertado na Cremalheira depois da axial, tirei as axiais e coloquei um em cada lado. Perdi pouco, bem pouco mesmo da direção final e logo não faz aquele barulho chato ao virar tudo e parou de minar óleo ali. Não sei o grau do seu problema, mas vai ai esta dica, e para os mais teimosos, não façam de 5mm de espessura eu fiz primeiro de 5 e diminue muito o fim da direção. Detalhe, fiz isto depois de verificar que a caixa estava sendo forçada ao chegar no final, ou seja ela já estava comida por ser ela o batente. Hoje é o anel de plastico que faz este trabalho.

Coifa das axiais tem que ser de plastico, estas que vendem de borracha, duram 60 dias. E para quem tem duvidas ela trabalha como uma safona nas pontas da caisa e nos pés das axiais, ou seja ao virar para esquerda ela na direita da caixa será esticada.

Salve Almeidão, então estava vazando ao ponto de pingar alguns pingos, que segundo os profissionais que viram meu carro era o que estava estragando as borrachas, ai como disse, quando abriram a caixa e viram que a gramalheira estava desgastada também e que ia voltar vazar daqui um tempo se não a ajeitasse.

23 mensagens
  • 1
  • 2