O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[dúvida] Temp p/ ligar ventiladores

5 mensagens   •   Página 1 de 1
jmaurin
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 13 Mai 2014, 14:31
Nome Completo: Jonis Maurin Ceará
Cidade: Ribeirão Preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

[dúvida] Temp p/ ligar ventiladores

por jmaurin » 13 Mai 2014, 14:34

Olá.
Alguem sabe quais as faixas de temperatura que a ECU original liga o primeiro e o segundo estagio dos ventiladores?

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 11:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: [dúvida] Temp p/ ligar ventiladores

por Alcir Andreoni » 13 Mai 2014, 15:21

Veja se este texto te ajuda:

1 - não existe a ventuinha do primeiro estágio e não existe a ventuinha do segundo estagio.
2 - São duas ventuinhas que sempre rodam juntos, ou seja assim que arma a ventuinha as duas giram juntas e assim
que param elas, param juntas e assim que aumenta a rotação elas aumentam juntas. Este aumento de rotação é o
segundo estágio.
3 - As duas ventuinhas tem 2 estágios de velocidades, o primeiro que roda lento e o segundo que gira em alta rotação
parecendo aquele veículo que roda nos pântanos.
4 - Sem o ar ligado, e com o sistema perfeito o segundo estágio que é a alta rotação não entra nunca. Salvo se tiver
problemas.
5 - ASSIM QUE VOCE LIGA O AR, o primeiro estágio das ventuinhas entram em ação e as duas funcionam juntas.

6 - SOBE O SEGUNDO ESTÁGIO. Com o ar ligado, existem duas opções para entrar a alta rotação que é o segundo
estágio.
PRIMEIRA OPÇÃO e quando a temperatura sobe e a pressão do ar está normal, ai elas são acionadas pelo cebolão.
Neste caso a agua chegou ao nível mais alto tolerável para este motor e o cebolão que tem 3 vias entra em ação na
via terceira que é para comandar a alta rotação. Lembro que um carro normal a temperatura de painel vai estar
entre 91 a 93º e vai levar ela lá para +/- 85º ou perto disto, tipo 84 ou 86º. Mais que isto, tem algo errado no
sistema.

SEGUNDA OPÇÃO - A pressão do ar aumenta e liga o segundo estágio da ventuinha e para isto não importa a
temperatura que esteja no painel e certamente estará bem mais baixa que 90, pode estar em 82 e nem fica ela
ligada muito tempo nesta alta rotação, é coisa mais rápida. Se estiver ligada e não desligar, então é um problema
com o ar, tipo o sensor estragou ou está com pressão demais.
Pior que, se estiver assim direto logo vai ter problema no relê que fica abaixo do volante lado esquerdo, ele
esquentará demais e derrete o plástico e para de funcionar, ou seja ficará colado no alojamento dele e ficarás sem
ar e sem ventilador interno.

PARA SABER SE O SEGUNDO ESTÁGIO ENTROU PELO AR OU PELA TEMPERATURA. Bem, isto é fácil, pela temperatura ele não entra nunca antes de 90º e sempre desliga perto dos 85º e pelo ar ele não fica nunca muito tempo ligado e pode entrar a qualquer momento antes desta temperatura.

Observar que se o cebolão estragar, o segundo estágio pode entrar sem o ar ligado e se isto acontecer, troque o logo porque ele vai parar a qualquer momento e isto serve para o primeiro e o segundo estágio.

Olha as dicas que dei sobre válvulas termostáticas, cebolões e aditivos. São informações valiosíssimas e totalmente grátis, pelo simples prazer de saber que seu carro pode ficar perfeito mesmo não sendo 0 km. Não deixe que o mecanico faça por conta dele, compre as peças e dê para ele trocar.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

jmaurin
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 13 Mai 2014, 14:31
Nome Completo: Jonis Maurin Ceará
Cidade: Ribeirão Preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: [dúvida] Temp p/ ligar ventiladores

por jmaurin » 13 Mai 2014, 17:41

Alcir, obrigado pelas informações....mas nem tudo que disse esta correto.
Um dos itens (e principal) que NAO esta correto é a informação sobre o cebolão. O Vectra, pelo menos o 2.2 16v, NAO possui cebolão. Todo o controle de velocidade das ventoinhas é feito pela ECU, de acordo com as temperaturas e meios de operação do motor. Caso exista algum problema nos sensores de temperatura (que nao sao 'ceboloes'), a ventoinha é ligada em sua velocidade máxima constantemente.
Com relação as duas ligarem juntas, eu já tinha essa informação. Referente ao segundo estágio 'nunca' ligar para o sistema de arrefecimento (agua), confesso que nao lembro de quando minha injeção era original.....mas tenho 80% de certeza que já ligou em altas temperaturas (aqui em RP é muito quente!). Por isso eu gostaria de saber quais as temperaturas de acionamento do primeiro e segundo estágio do vectra.
Hoje, uso somente o segundo estágio, iniciando em 93ºC e desligando quando chega nos 85ºC.

Caso queira, posso te passar toda uma documentação referente a todos os sensores e a ECU do vectra, assim como sua pinagem e ligação, modo de funcionamento, teste de sensores, etc...

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4174
Registrado em: 11 Abr 2013, 15:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [dúvida] Temp p/ ligar ventiladores

por Ju_Bueno » 13 Mai 2014, 17:58

Parceiro, acompanhe esse tópico que está ativo. Os relatos podem lhe ser bastante úteis. Abs!

http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... =45&t=4268
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Paulo Tenório
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 23 Mai 2013, 16:16
Nome Completo: Paulo César Tenório da Silva
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [dúvida] Temp p/ ligar ventiladores

por Paulo Tenório » 08 Jul 2014, 13:27

jmaurin,

Poderia me passar essa documentação que você tem?

5 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 181 visitantes

Bem-vindo: 13 Set 2025, 23:52